O meu Tomás .. FILV FELV ?!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
shaftpolls
Registado: quarta nov 26, 2008 5:54 pm

terça ago 17, 2010 10:51 am

Tenho o meu tomás desde 2003, um lindo gato amarelo, com uma capacidade fora do comum de socializar com Humanos ou outros cães, nunca tive outro assim, não foge de nada nem de ninguém, um amor...

O gato foi-me dado por uma pessoa que tinha mais de 20, tudo gatos problemáticos e na altura ela falou-me destes FILV e FELV e disse que não fazia análises. O meu tomás tinha 3/4 meses quando o fui buscar a casa da senhora.

Passados uns meses já em minha casa fugiu da janela atrás das gatas e tive 15 dias para o conseguir apanhar.

Entretanto 7 anos passaram, nunca teve problemas de saúde assinaláveis à excepção de notar nos últimos tempos que tinha as gengives inflamadas, via-se que não mastigava e engolia a ração apenas, a Veterinária aconselhou anti-inflmatórios e um medicamento conhecido para gengivites, o facto é que nunca melhorou, mas levava a vida 100% normal, e no último ano andava até com peso a mais. (Sempre dei ração Royal Canin.).

Na passada quinta-feira (à 5 dias) notei um comportamento estranho, metia-se nos cantos e notei que não comia, eventualmente já não comia à mais tempo, mas como está com mais 2 gatas é dificil controlar. Ou seja, desde que começei a reparar até hoje não comeu mais nada, tentei todos os comeres que possam imaginar.

Entretanto fui a uma veterinária na costa pois a minha veterinária estava de férias e só voltava ontem.

Após apalpação notou uma massa no abdmonen e fez eco e confirmou que havia algo junto ao rim/intestino/ganglio. Disse-me que o mais provável era ser um tumor, ou eventualmente uma obstrução intestinal. Aconselhou-me a operar de imediato para perceber o que era. Eu decidi aguardar mais umas horas pela minha veterinária e fui lá ontem à tarde.

A minha veterinária necessitou fazer nova ecografia pois a anterior não tinha relatório, apenas uma carta de recomendação, e segundo ela e mais um colega dizem que essa massa está espalhada, não é apenas uma : Os rins estão sobredimensionados, fizeram análises ao sangue e bioquimicamente está tudo bem, no entanto segundo eles dizem que não vale a pena abrir o tomás, a doença será algo tipo Linfoma e já está com mais metasteses. Segundo eles não vale a pena submete-lo a uma intervenção. Ele está muito magro, e ontem deram 6 seringas de soro e um vitaminas.

Dizem-me que devo ir lá todos os dias para dar o soro, deram-me uma xarope para eu dar em casa para estimular o apetite/ou vitaminas não percebi bem, e no fundo ver o quanto ele aguenta até ponderar a eutanásia.

A minha questão aqui aos amigos foristas é : Não poderei realmente fazer mais nada por ele ? Algo alternativo, qq coisa lá fora.. faço tudo por ele..

Caso não haja vou fazer o que ele mais adora, levá-lo a passear à rua, é a única coisa que o levanta e o tira debaixo da cama, basta pegar na trela e lá vem ele...

Escusado será dizer que estou de rastos, numa semana vejo o meu amigo condenado à morte no prazo de dias.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça ago 17, 2010 11:00 am

Lamento a sua situação. Não percebi bem a questão do FIV e Felv, embora qualquer uma das doenças tenha associado uma propensão para desenvolvimento de linfomas, penso que pode haver linfoma sem FIV ou Felv.

De qualquer modo, se tem duvidas quanto à opinião da sua vet, aconselho a consultar outro.

No entanto, tem que haver muita sensatez e cuidado, para não sujeitar o gato a tratamentos excessivos e de resultado duvidoso. Quando as probabilidades de sucesso são reduzidas, não concordo em expor o animal a mais sofrimento.
Face à opinião desses vets, terá que se encher de coragem e ajudar o seu amiguinho a passar os seus dias o melhor possivel e, quando vir o sofrimento a aumentar, ajudá-lo a partir, que é um grande acto de amor.
Muita força e coragem!
shaftpolls

terça ago 17, 2010 11:26 am

Obrigado pela resposta..

As lágrimas têm-se sido muitas desde ontem como deve imaginar..

A questão do FILV e FELV foi para dar a ideia que eventualmente ele terá alguma delas, pois foi um gato que esteve em ambiente de risco.

No fundo já tive duas opiniões, o primeiro queria abrir para ver o que era... o segundo diz que não aconselha abrir pois está´muito avançado.

Pensei em medicação alternativa, qualquer coisa... Sinto uma mágoa muito grande por ir partir mais alguém que amo, ele é uma referência tendo em conta que a minha familia já foi toda.
NuriaAN
Membro
Registado: domingo mar 21, 2010 12:08 pm

terça ago 17, 2010 5:19 pm

A questão do FILV e FELV foi para dar a ideia que eventualmente ele terá alguma delas, pois foi um gato que esteve em ambiente de risco
Olá shaftpolls, lamento imenso o que está a passar neste momento. Em relação á questão do Fiv e Felv o melhor seria realizar exames médicos, porque de facto se o gatinho esteve num ambiente não controlado e se a sua antiga dona não levava os gatos aos veterinário, e como tal não havia um "controlo" pode haver claro o risco de o seu gato ter contraído estas doenças. Não ei se queria uma resposta a esta questão mas resolvi dá-la a mesma.

Mas a sua veterinária disse que o seu gatinho está em estado terminal?

Lamento mesmo muito.. :(

editado para alterar a quote
shaftpolls

terça ago 17, 2010 8:37 pm

Agradeço as vossas respostas.

Hoje fui novamente dar o soro e deu-me um comer especial, que poderei dar pela seringa caso ele insista em não comer, o que é a realidade.

Falei à veterinária na possibilidade de procurar outra solução, ela foi clara : Ele tem um linfoma em estado avançado e caso queira submeter o gato a experimentações e sofrimento aconselha a faculdade veterinária.

Ela diz que se fosse dela apenas tentava mante-lo com qualidade de vida até já não dar mais, pois a recuperação é virtualmente impossível..

Será o que vou fazer, prefiro dar-lhe 15 dias sem grandes sofrimentos, do que 3 meses no veterinário a ve-lo sofrer ainda mais.
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

terça ago 17, 2010 8:47 pm

Shaftpolls,

Lamento imenso que o seu gatinho tenha uma doença incurável :( . Imagino como ele deve ser importante para si. Mas tem de ser forte!
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça ago 17, 2010 9:46 pm

shaftpolls Escreveu:Agradeço as vossas respostas.

Hoje fui novamente dar o soro e deu-me um comer especial, que poderei dar pela seringa caso ele insista em não comer, o que é a realidade.

Falei à veterinária na possibilidade de procurar outra solução, ela foi clara : Ele tem um linfoma em estado avançado e caso queira submeter o gato a experimentações e sofrimento aconselha a faculdade veterinária.

Ela diz que se fosse dela apenas tentava mante-lo com qualidade de vida até já não dar mais, pois a recuperação é virtualmente impossível..

Será o que vou fazer, prefiro dar-lhe 15 dias sem grandes sofrimentos, do que 3 meses no veterinário a ve-lo sofrer ainda mais.
Decisão sábia. muita força.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
franjinhas1
Membro
Registado: segunda jan 28, 2008 6:33 pm

terça ago 17, 2010 11:16 pm

Lamento muito...

Nem imagino a dor... :cry: :cry:

aproveite bem esses ultimos dias com o Tomás e não o sujeite a sofrimentos desnecessários... :(

Muita força...
NuriaAN
Membro
Registado: domingo mar 21, 2010 12:08 pm

terça ago 17, 2010 11:27 pm

Lamento imenso shaftpolls. Tomou a decisão acertada. Mais uma vez lamento. :(
mjoaocunha
Membro Veterano
Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm

quarta ago 18, 2010 12:22 am

Lamento o q está a passar e revejo-me naquilo q escreveu. Perdi vários gatos devido a doenças derivadas do Felv e nem quero imaginar q a partir de amanhã irei recomeçar tudo de novo com o Tobi.

Força, muita força e tomou a atitude certa, mimo e atenção enquanto o gatinho tem qualidade de vida e não o sujeitar a spfrimento q não leva a nada.
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condi&ccedil;&otilde;es para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta ago 18, 2010 6:47 am

Bom dia shaftpolls.

Sinto muito pelo que está a passar, bem como pelo seu gatinho.

Após leitura, só me resta dizer-lhe que forçar o sustento do seu amiguinho é alimentar-lhe o sofrimento. Ajude-o a partir com a dignidade que ele merece.

Desejo-lhe muita força e aqui vai um beijinho de solidariedade.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
OhLinda
Membro
Registado: sexta jan 30, 2009 1:06 pm

quarta ago 18, 2010 8:34 am

Bom dia shaftpolls,
lamento imenso aquilo por que está a passar o seu Tomás. Provavelmente, se fossem feitas análises, teriam verificado que ele era positivo ao FILV e FELV. E aí ter-se-ia procurado dar um tipo de actuação diferente ao longo da sua vida.
Porém, agora, ao acontecer o que que está a contecer, já com metástases a desenvolver, é realmente preferível, tentar dar-lhe um final de vida o melhor possível, e não o submeter a 'experiências' que lhe vão causar mais sofrimento.
Custa muito vermos os nossos queridos animais a sofrer.
Boa sorte até ao fim. Muita força para encarar esta realidade shaftpolls ! :cry:
Responder

Voltar para “Gatos”