O Kiko foi esterelizado...duvidas
Moderador: mcerqueira
olá a todos, hoje o Kiko foi esterelizado...correu tudo bem, está um pouco amuado mas acho normal.
Tenho uma questão para vos colocar: a minha vizinha que tem muita experiência em gatos fiou escandalizada pelo KIKO trazer aquele "funil" no pescoço...
A veterinária explicou-me que ele devia usar durante 8 dias e na proxima consilta iria tira-lo, isto para que ele não lambêsse e infeccionasse a zona da cirurgia.
Não é normal depois deste tipo de cirurgia trazerem o tal "funil"???
Tenho uma questão para vos colocar: a minha vizinha que tem muita experiência em gatos fiou escandalizada pelo KIKO trazer aquele "funil" no pescoço...
A veterinária explicou-me que ele devia usar durante 8 dias e na proxima consilta iria tira-lo, isto para que ele não lambêsse e infeccionasse a zona da cirurgia.
Não é normal depois deste tipo de cirurgia trazerem o tal "funil"???
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm
Marmag, já não me lembro como foi com os meus mais velhos, mas os mais novos não usaram funil.
Se o veterinário do Kiko mandou usar, ele lá sabe. Mas acho que não faz mal telefonar e perguntar se o pode tirar quando o Kiko está sob vigilância, para não se lamber.
Se o veterinário do Kiko mandou usar, ele lá sabe. Mas acho que não faz mal telefonar e perguntar se o pode tirar quando o Kiko está sob vigilância, para não se lamber.
Olá IHaveadream, pois ele está mesmo triste por causa do funil
Hoje vou deixá-lo assim, amanhã ligo ao vet e pergunto
Obrigada
Hoje vou deixá-lo assim, amanhã ligo ao vet e pergunto
Obrigada
-
- Membro Veterano
Isso de estar triste é normal (e, se o vir começar a andar de marcha-atrás, também não se admire
). Ponha-lhe o comedouro e o bebedouro um bocadinho mais altos, facilita. Mas olhe que antes triste que com uma infecção... 

tadinho...agora deitou-se na cama do meu filho, cobri-o com uma manta e tá a dormir.
essa da macha atrás é que não sabia...é porquê?
essa da macha atrás é que não sabia...é porquê?
É por causa do "funil", como lhes limita a visibilidade e embarram com ele nas coisas, tendem a "meter a marcha atrás".
Os meus machos também não usaram funil, mas também já vi pessoas escandalizadas por femeas com costura interna usarem e o meu vet não dispensa e eu concordo.
Os meus machos também não usaram funil, mas também já vi pessoas escandalizadas por femeas com costura interna usarem e o meu vet não dispensa e eu concordo.
É normal usarem funil e muitas "vizinhas" que se "escandalizam" fogem com o rabo à seringa quando se tira o funil e depois o gato ou gata aparecem com um molho de bróculos no local da cirurgia.
Se o vet aconselhou, siga o conselho do vet. Porque se tiver de pedir responsabilidades se algo correr mal, vai ser ao vet, e não à sua vizinha.
Se o vet aconselhou, siga o conselho do vet. Porque se tiver de pedir responsabilidades se algo correr mal, vai ser ao vet, e não à sua vizinha.

<p>Se não pode adoptar um amigo de 4 patas, ajude a salvá-los! Divulgue ou apadrinhe!!! </p>
A Maggie foi esterilizada faz a próxima quinta feita um mês e também trouxe o funil. Correu tudo bem, mas bem posso dizer: bendito funil!
Mesmo assim, o primeiro que lhe colocaram, ela no próprio dia conseguiu tirar pois começou a andar em macha atrás e a passar-se, e o que eu me vi à rasca para lho voltar a meter. Ainda assim, o mesmo era curto e ela conseguiu ao longo dos dias tirar o penso, conseguindo inclusivé tirar um pontinho, mas já mesmo no dia de ir tirar os pontos. Felizmente que a costura nunca infectou, teve sempre bom aspecto... e nesse dia, a vet achou que ela devia ficar mais 2 dias com penço antes de tirar os pontos, substituindo o funil por outro maior!
Mas voltando atrás, ela ao fim do 2º dia já se tinha habituado. Agora, o funil é daquelas coisas: se eles já deitam coisas ao chão sem o funil, imagine-se o bicho a andar em cima dos moveis com aquilo a esbarrar contra tudo, lá em casa foram duas jarras!!

Mesmo assim, o primeiro que lhe colocaram, ela no próprio dia conseguiu tirar pois começou a andar em macha atrás e a passar-se, e o que eu me vi à rasca para lho voltar a meter. Ainda assim, o mesmo era curto e ela conseguiu ao longo dos dias tirar o penso, conseguindo inclusivé tirar um pontinho, mas já mesmo no dia de ir tirar os pontos. Felizmente que a costura nunca infectou, teve sempre bom aspecto... e nesse dia, a vet achou que ela devia ficar mais 2 dias com penço antes de tirar os pontos, substituindo o funil por outro maior!
Mas voltando atrás, ela ao fim do 2º dia já se tinha habituado. Agora, o funil é daquelas coisas: se eles já deitam coisas ao chão sem o funil, imagine-se o bicho a andar em cima dos moveis com aquilo a esbarrar contra tudo, lá em casa foram duas jarras!!

Obrigada a todos pelas respostas!
O Kiko parece-me +/- bem com o funil...tem algumas dificuldades em comer e beber...mas lá se vai desenrascando.
Ele ficou 30h sem comer, só hoje de manhã lhe demos comida...estava esfomeado.
até agora ele comia Friskies...mas depois de tanto mal ouvir dizer aqui no forum sobre essa comida, resolvi fazer um esforço extra e comprar-lhe reção Royal Canin...estou a fazer mistura para que deixe gradualmente a ração anterior, mas o inteligente já comeu a nova toda
O Kiko parece-me +/- bem com o funil...tem algumas dificuldades em comer e beber...mas lá se vai desenrascando.
Ele ficou 30h sem comer, só hoje de manhã lhe demos comida...estava esfomeado.
até agora ele comia Friskies...mas depois de tanto mal ouvir dizer aqui no forum sobre essa comida, resolvi fazer um esforço extra e comprar-lhe reção Royal Canin...estou a fazer mistura para que deixe gradualmente a ração anterior, mas o inteligente já comeu a nova toda

-
- Membro Veterano
É, os salafrários escolhem.
Se ele faz isso, ponha muito poucochinho da nova de cada vez, por causa das diarreias.

Se ele faz isso, ponha muito poucochinho da nova de cada vez, por causa das diarreias.

Parabéns Marmag, mais uma boa iniciativa com o seu Kiko - a castração.
Vai ver que foi o melhor para ele (enfim, digamos que sim, coitados
), pois não haverá o perigo de ele fugir para ir atrás das gatas. Ficam eufóricos e podemos ficar sem eles se há um pequeno descuido. Além de que se torna um gatinho mais bonito, com boa comidinha, bom tratamento é só crescer e ser feliz
A questão do funil; é realmente necessário manter o funil, mas nos gatos é por menos tempo, ao fim de 3/4 dias, segundo informação dos vets, já se pode tirar. Até porque a castração não é uma operação propriamente dita, como no caso das gatas, com a esterilização. é só retirar os 'grãozinhos', e é um local que cicatriza rapidamente, sem nenhum inconveniente.
Logo, logo, o menino livra-se desse funil 'chato' e passa a fazer a sua vidinha normalmente e feliz
Vai ver que foi o melhor para ele (enfim, digamos que sim, coitados

A questão do funil; é realmente necessário manter o funil, mas nos gatos é por menos tempo, ao fim de 3/4 dias, segundo informação dos vets, já se pode tirar. Até porque a castração não é uma operação propriamente dita, como no caso das gatas, com a esterilização. é só retirar os 'grãozinhos', e é um local que cicatriza rapidamente, sem nenhum inconveniente.
Logo, logo, o menino livra-se desse funil 'chato' e passa a fazer a sua vidinha normalmente e feliz

-
- Membro Júnior
- Registado: terça ago 17, 2010 12:48 pm
O meu gato na altura em que foi esterilizado não trouxe funil. Geralmente as fêmeas é que usam funil depois de tal intervenção, pois o procedimento é mais complicado.
Mas andar de funil é so mais uma segurança para que o animal nao ande pra la a mexer e estrague qualquer coisa! Ele estes dias vai andar mais em baixo mas isso rapidamente passa
voces têm é que lhe dar muitos miminhos e ter paciencia com ele!
Boa sorte!
Mas andar de funil é so mais uma segurança para que o animal nao ande pra la a mexer e estrague qualquer coisa! Ele estes dias vai andar mais em baixo mas isso rapidamente passa

Boa sorte!

Impressionante...as coisas que aqui se aprende!
IHaveadream e eu a pensar que deveria fazer exactamente o oposto...dahhh
Obrigada a todos!
IHaveadream e eu a pensar que deveria fazer exactamente o oposto...dahhh
Obrigada a todos!