Gata Arisca demais.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
bombo
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 8:57 pm
Localização: cães, iguana, mts passaros, mts peixes, hamsters, coelhos anões, tartarugas

domingo ago 29, 2010 3:05 pm

Boa Tarde,

Na semana passada foi-me oferecida uma gata com 11 meses. O Problema está é que a gata no primeiro dia nem chegar perto deixava, porem com o passar do tempo já deixa fazer festas mas com um bufar sempre.
A minha questão é. a gata não sai dos esconderijos, ta sempre enfiada em todos os buracos, como é que conquisto a confiança de uma gata adulta?

Obrigado.

Bruno
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo ago 29, 2010 3:21 pm

Olá, Bruno, :)

Com muita calma e pacìência. :wink: Mas diga-me, antes do mais, a sua gatinha veio da rua ou foi criada em casa?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

domingo ago 29, 2010 3:29 pm

é como foi dito Bruno, só mesmo o tempo e muuuiiita paciência... e carinho.

ela vai adaptar-se ao ritmo dela, acredita. :wink:

o melhor é não forçar nada, nenhum contacto fisico deve ser contra a vontade dela, principalmente pegar ao colo... os gatos encontram forma de se aproximar dos donos!!

continua a fazer festas, a falar com carinho... ela vai amar. não cries expectativas de tê-la já completamente rendida ao dono... isso vai levar o seu tempo.

be strong, be patient, be brave :D

boa sorte
bombo
Membro Veterano
Localização: cães, iguana, mts passaros, mts peixes, hamsters, coelhos anões, tartarugas

domingo ago 29, 2010 3:30 pm

A Gata foi criada em casa.... mas sempre foi arisca... :s
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo ago 29, 2010 4:14 pm

Então, Bruno, talvez continue sempre a ser arisca... mas o mais natural é que não. :wink: Agora ainda está há muito pouco tempo aí em casa, para além de ser reservada ainda está um pouco receosa. De qualquer modo, com os gatos não há outra solução, temos de respeitar a personalidade deles, e forçá-los é pior a amêndoa que o cianeto... quer dizer, a emenda que o soneto. :lol: :lol:

Como disse a enolamai, não force nada, fale-lhe baixinho e com meiguice, trate-a bem. E, muito possivelmente, a pouco e pouco, ela irá aproximar-se. Atire-lhe bolinhas de papel, brinque com um boneco pendurado de um pauzinho com uma guita fazendo-o saltitar levemente no ar, junto do focinho dela, ou serpenteando com ele no chão. No caso de uma gatinha que é naturalmente pouco sociável, pode demorar meses até, mas aposto que, quando ela vir que pode confiar, se vai aproximar dos donos.

Outra coisa que me esqueci de perguntar é se ela (como se chama?) está esterilizada. Para além de outras vantagens em termos de comportamento e de saúde, pode também tornar-se menos arisca. :wink:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
bombo
Membro Veterano

domingo ago 29, 2010 4:41 pm

Boas...

Obrigado pelas respostas...

O nome dela é Becas, é uma gata persa... e não é esterellizada...

Ela não é má... mas está sempre escondida.. :/ Mas com o tempo espero que comece a sair do buraquinho dela :)
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

segunda ago 30, 2010 12:29 am

Por acaso sempre pensei tambem que precisavamos de dar espaço aos bichos para se ambientarem, que os iamos conquistando pelas festas e mimo... ate me dizerem o contrario numa associação onde levei umas gatas de rua para esterelizar, e uma ninhada que ja fui tarde para operar a mãe e tive de esperar ate eles terem 1.5 mes para serem adoptados...

lá perguntei qual era o metodo que usavam para amansar os gatinhos que ate á altura não tinham tido contacto com pessoas...
a senhora disse que no inicio tinham os bebes em jaulas grandes e metiam as mãos la dentro e lhes iam mexendo ate eles pararem de bufar e estarem habituados a serem tocados... isto em bebes de 2 meses... não sei se numa gata quase adulta não a traumatizaria negativamente. :wink:

mas os persas são conhecidos por serem muito calmos e apegados aos donos...
eu acho que a melhor maneira é conquista-los pelo estomago, e nunca tentar pegar-lhes á traiçoeira... inicialmente mexer só quando deixam e estão a vontade para isso... é o meu truque para apanhar as gatas de rua.
ao fim de uns dias e umas latas de comida humida... é certinho, pelo menos festas ja permitem.

chato, vai ser quando precisar de a escovar, que deve se feito no minimo semanalmente.
ai sim precisa mesmo de lhe tocar e agarrar :wink:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

segunda ago 30, 2010 2:24 am

Bruno boa sorte á sua gatinha, 1 persa nunca fica arisco sem ter motivo para tal :roll:

tenho varios animais mas há quase 1 ano alguem sem sequer me conhecer me confiou a Meggie, persa colorpoint, não legitima apenas por não ter documentos não se sabe a idade dela nem o que sofreu é uma querida mas com alguns meditos que vão ser dificeis de controlar pois tenho tb por aqui "1 cangurú" :wink: a Kelly

Será que a sua gatinha sofreu já com humanos e outros animais daí o refujio dela?a Meggie passava dias hibernada debaixo duma cama, tive de mudar de estratégia mesmo.

desejo boa sorte para si com essa gatuxa e mostre-nos 1 foto dela,gosto de todos os animais mas aprecio em especial persas pela calma que nos conseguem transmitir.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
xangalanga
Registado: segunda nov 30, 2009 10:49 am

segunda ago 30, 2010 10:55 am

olá,

Eu já passei pelo mesmo com o meu Bibu, ele era da rua e foi lá para casa ainda pequeno, e também se escondia em todos os buracos e bufava sempre que me aproximava...cheguei a desesperar e também escrevi neste forum a pedir ajuda...

Tive que ter muita paciência, passava horas em frente aos esconderijos dele a tentar que ele brinca-se com bolinhas presas por um fio, escondia-me atrás de portas para ele não me ver e atirava para a divisão onde ele estava brinquedos presos por um fio ou bolinhas...e demorou muito tempo até ele querer brincar e depois muito tempo até ele se aproximar de mim...

Para ele se habituar a mim eu também costumava pegar num pano fofo para pegar nele ao colo, embrulhava-o e ficava com ele no colo a fazer festas e falar baixinho, e ele até chegava a dormir aqueles sonos bons de esticar as patinhas...mas quando acordava geralmente voltava a fugir para os mesmos esconderijos, era desesperante...

Demorou 1 mês e meio até ele vir ter comigo por vontade própria e dar-me a primeira turrinha...fiquei tão feliz pensei que ele nunca se ia habituar a mim e que nunca ia poder pegar nele ao colo espontaneamente...agora é o meu companheiro anda sempre atrás de mim pela casa, basta eu sentar-me no sofá que ele salta logo para o meu colo, é super fofo e muito brincalhão...

Recomendo-lhe muita paciência e principalmente nunca desista dela, vai ver que com o tempo ela vai se acostumar a si e também vai ser a sua companheira...

Boa sorte!!
Responder

Voltar para “Gatos”