dorok3 Escreveu:por castraçao nao e, ele e castrado...
certa vez voltou aleijado, agora ando cheia de medo que ele nao volte...

neste momento ele esta na rua...
que ei- de fazer

Olá,
mesmo esterilizados eles têm vontade de sair, já que apesar de não ser pela necessidade de procriar, é pela curiosidade e hábito de sair.
O melhor é ir para a rua e desatar a chamar incessantemente por ele!
Quanto mais cedo isso acontecer, menos a possibilidade de cada vez ele se poder afastar mais.
Uma boa táctica, (comigo funcionou *****) é numa caixinha fechada levar alguma ração dentro e abanar repetidamente ao mesmo tempo que o chama. Com isso vai fazer-se ouvir melhor e despertar nele a sua atenção, além da vontade de vir para casa comer.
Caso viva numa zona movimentada de pessoas e principalmente carros, o mais seguro é procurar e chamar o seu gatinho mais tarde, quando todos estiverem em hora de refeição, já que ele ao estar a dar atenção ao seu chamamento pode se desconcentrar e ser atropelado.
Boa Sorte e quando ele aparecer, é melhor criar vedações a fm de o impedir de voltar a "fugir".
Mas lembre-se que os gatos são muito Bons trepadores e "malabaristas", por isso uma vedação completamente fechada seria o ideal.
Falo por experiência própria que os meus gatos mesmo esterilizados eram "fujões" de primeira e nem com redes de 3 metros eu consegui evitar que eles trepassem.
Um Abraço