Problemas com ninhadas de Siamêses

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

aerodolphin
Membro Júnior
Registado: sábado nov 01, 2003 12:00 pm

domingo nov 16, 2003 12:00 am

Tenho duas gatas e um gato siamêses, e tenho tido alguns problemas em algumas ninhadas que nascem.
Ás vezes acho que os gatos comem os filhotes acabados de nascer.
Sabem porque razão?
Já me disseram que é o macho que faz isso para que a gata fique mais depressa com o cio. Será verdade?
Ajudem-me a resolver este problema.
Desde já obrigado.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo nov 16, 2003 12:58 am

Olá!

1º ponto: Nunca se deve deixar o macho ter acesso às criasnos primeiros tempos (semanas). Mas a gata costuma impedir aproximações.
2º ponto: é bem provável que seja a fêmea a comê-los. Isso acontece, ou pode acontecer em duas situações - ela sentir que algo não está bem com eles (alguma deformação) e mata-os (processo de selecção natural), ou alguém mexer nas crias, ou até proximidade de outros gatos (lá está, o macho) ou outros animais.
Sei de um caso em que, por causa de se não ter tomado precauções, e se ter deixado entrar outros gatos onde a gatinha tinha acabado de ter crias, ela comeu-as todas :? Só ficou metade de uma, porque a gata já não tinha mais estômago ... foi horrível ...
Mas uma pergunta: porque deixa a gata engravidar? Tem a quem dar as crias, ou tenciona ficar com todas?
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
aerodolphin
Membro Júnior

domingo nov 16, 2003 1:09 am

Sou criador de siamêses.
Mas tensiono castrar a siamêsa mais velhina, ficando só a mais novita a procriar.

Muito obrigado pela ajuda, vou tomar precauções.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo nov 16, 2003 9:44 am

aerodolphin Escreveu: Sou criador de siamêses.
Mas tensiono castrar a siamêsa mais velhina, ficando só a mais novita a procriar.

Muito obrigado pela ajuda, vou tomar precauções.
Um criador que não sabe porque é que a femea está a comer as crias e que vem para um forum perguntar em vez de ter ido imediatamente ao veterinário...é de estranhar, ou não é? :o
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo nov 16, 2003 9:58 am

Olá

Já agora, quantas ninhadas tira por ano ?

E que siameses tem ? Têm o chamado defeito genético da cauda ou não ?

E são mesmo siameses ou daqueles que as pessoas consideram siameses ? :)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
crismaya
Membro
Contacto:

domingo nov 16, 2003 10:03 am

Olá aerodolphin:)

Eu tenho uma gata Siamesa!!! E ela já teve várias ninhdas e nc fez tal coisa!!! Ela qdo tem os filhotes come as placentas??? Será que tem falta de algum tipo de vitamina, ferro ou magnésio e acaba por comer os filhotes??? è que já mencionaram o facto de ñ se dever colocar nenhum macho por perto, mas o macho que tenho ñ influênciou o comportamento da minha gata!!!

Veja o que o Vet diz relativamente a isso e já agora partilhe o que ele disse, para o caso de vir a acontecer com mais alguns dos amiguinhos!!!

Cumprimentos
:D
rita_x
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2003 8:26 am
Localização: Trinca - cadelinha e Miss - Gatinha ambas já partiram e agora os meus amores Dandy, Gastão e Cherry,

domingo nov 16, 2003 11:47 am

Olá!!

Além das razões indicadas pela Miadores, eu tenho conhecimento de um caso assim em que a gata comeu os filhotes. Foi feita a mesma questão ao vet deles e ele disse que a gata era ainda muito nova (tinha 8 meses) e ainda não tinha a noção do que era ser mãe e como tal rejeitou o que lhe "saiu de dentro".
Tenha cuidado, são vidinhas que estão nas suas mãos!!!! Se não sabe pergunte a um veterinário como fazer nessas situações!!!

Rita
aerodolphin
Membro Júnior

domingo nov 16, 2003 12:22 pm

Nynf eu perguntei a um veterinário como é obvio. O que ele me disse foi para afastar o macho mal elas tivessem filhotes. Mas como eles normalmente nascem de noite, quando chego de manhã encontro o desastre. Isso ocorreu-me três vezes. Uma acho que foi devido ao facto da mãe ser muito novinha, e as outras duas talvez devido ao pai. Agora quando vejo que se aproxima a altura de ter os gatinhos separo o macho.

Tenho duas ninhadas por ano por cada gata. Uma das gatas tem o tal defeito genético (a mais velha que quero castrar) mas a outra é normal. Coloquei algumas fotos deles no meu album, brevemente estarão disponíveis.
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo nov 16, 2003 12:56 pm

Sempre gostei da explicação mitológica para o defeito genético, é deliciosa :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
aerodolphin
Membro Júnior

domingo nov 16, 2003 12:58 pm

Qual é a explicação mitológica para esse defeito genético?
Não conheço.
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo nov 16, 2003 1:01 pm

aerodolphin Escreveu: Qual é a explicação mitológica para esse defeito genético?
Não conheço.
As princesas do reino do Sião usavam as caudas dos seus gatos para guardar as suas jóias enquanto se banhavam.
Ninita2
Membro Veterano
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm

domingo nov 16, 2003 1:18 pm

CasadeAnaval Escreveu: As princesas do reino do Sião usavam as caudas dos seus gatos para guardar as suas jóias enquanto se banhavam.
Tipo cabide? :lol: :lol: :lol:
Que máximo! O meu Kito (atenção não é siamês, é dos que as pessoas consideram siamêses ;) , é filho de uma siamêsa com um rafeirito e foi oferecido à minha mãe) tem o tal defeito na cauda, nós chamamos-lhe uma vírgula porque parece mesmo, e não sabíamos dessa lenda! Que giro! :D Nós por acaso achamos a cauda dele muito gira, é tipo meia cauda com uma curva na ponta :D

Beijocas
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo nov 16, 2003 1:26 pm

Nynf eu perguntei a um veterinário como é obvio. O que ele me disse foi para afastar o macho mal elas tivessem filhotes. Mas como eles normalmente nascem de noite, quando chego de manhã encontro o desastre. Isso ocorreu-me três vezes. Uma acho que foi devido ao facto da mãe ser muito novinha, e as outras duas talvez devido ao pai. Agora quando vejo que se aproxima a altura de ter os gatinhos separo o macho
que histórias tão bem contadas. tira o macho, mas as crias são comidas :o :o ninguém nasce ensinado, mas já que está com a "mão na massa", é melhor informar-se bem antes de voltar a fazer "criação".
crismaya
Membro
Contacto:

domingo nov 16, 2003 1:27 pm

Olá de novo!!!

Eu tenho uma gatinha Siamesa como podem ver no meu àlbum e ñ tem o rabo cortado!!! E no entanto tb é pura!!!! Que eu saiba isso ñ indica se são puros, certo?!
Na descrição das raças na Arca de Noé tb mostram-nos como tendo rabo comprido: http://arcadenoe.clix.pt/race.php3?race=90

Imagem:

Imagem

Pelo menos foi o que aprendi, mas a lenda é mto gira!!!

Cumprimentos :)
Ninita2
Membro Veterano
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm

domingo nov 16, 2003 1:32 pm

Tanto quanto sei, hoje em dia a cauda torta é considerada um defeito genético. Acho que um siamês puro não pode têr essa característica.... não é? Não tenho a certeza se é assim, mas li que era comum considerarem-se os siamêses puros se tivessem a tal cauda, mas agora é considerado um defeito a eliminar. Certo....?

Beijocas
Responder

Voltar para “Gatos”