Dúvidas sobre gatinha adoptada...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

happinessy
Registado: domingo set 05, 2010 7:55 am

terça set 07, 2010 9:31 am

olá, sou nova por aqui, fui adoptada por uma gata á porta de casa, noutras condições, nunca tomaria esta iniciativa, até porque tenho medo de gatos. A kitty é muito amistosa e entrou aqui pela "própria pata", deixa fazer tudo sem ser agressiva, menos dar banho, a reacção qd tentei, foi mesmo o fugir a "sete patas", desisti...
Não sei a idade ao certo, não a posso mesmo levar ao veterinário a esterilizar, mas ao menos dou-lhe conforto, comida e carinho. Falei com o veterinário municipal, q me disse q ainda q não sendo obrigatório em Portugal os gatos serem vacinados, em Novembro vacinaria a kitty gratuitamente se eu quisesse e eu vou, claro. :)
Quanto á esterilização, disse q não há apoios nenhuns, mas q a pílula foi perigosa para as gatas há 10 anos atrás, quando não existia nada específico para animais e dava-se a pílula das mulheres, hoje em dia é seguro, mas que um cancro pode aparecer em qualquer animal ou pessoa, tomando ou não a pílula...
Agora as perguntas:
_Não lhe quero dar outra coisa q não seja ração mas ela passa o tempo a miar porque quer outra comida, já juntei um pouco de água á ração, mas só resultou 2 dias, ontem assaltou a travessa da carne que estava na mesa, como fazer com que ela não adquira este hábito e coma a ração??
-A assanhadice dela nocturna assusta-me um pouco....Será
que com a idade passa?
Enquanto escrevia este post, a kitty acabou de ter a primeira reacção agressiva cá em casa...tava debaixo da aranha do meu bebé, como já vai sendo hábito, e quando a quis tirar arranhou-nos e mordeu-nos aos dois, fiquei apavorada,dei-lhe uma palmadinha no rabo, chamei-a para a cozinha e fechei-a lá de castigo...
Acham que ela entende q fez mal?Senão, como fazê-la entender?
_é verdade que os gatos são ciumentos a ponto de atacar?
-por fim, queria o testemunho de uma história de sucesso de quem tenha dado pílula á sua gata a longo prazo sem problemas de saude com a bichana...
nta: já desparasitei por dentro e por fora!! :wink:
<p>Fico doente com os casos de maus tratos a animais:-(</p>
<p>Feliz com a minha bichana!...</p>
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça set 07, 2010 11:59 am

Olá, happinessy,

Em primeiro lugar, seja bem-vinda e muitos parabéns por ter deixado que a Kitty a adoptasse. :D

Não se preocupe com o banho da Kitty; ela toma-o diariamente sozinha. :wink:

Quanto à esterilização, é pena que o veterinário municipal não possa fazê-la, mas já foi bom ter-se disponibilizado para vacinar a Kitty. O facto é que a pílula facilita o aparecimento de certos tumores; além disso, também não é propriamente barata. Se vir quanto vai gastar ao longo de vários anos em pílulas, possivelmente ficará ela por ela com a esterilização. Além disso, os cios podem ser muito incomodativos para a gatinha, e para os donos e vizinhos, se a Kitty for ruidosa. Além disso, ela terá mais tendência a fugir de casa. Não sei se há alguma associação na sua zona de residência que pudesse ajudá-la a esterilizar a Kitty a um preço mais razoável, ou até uma clínica veterinária que aceitasse que a happinessy pagasse a esterilização faseadamente. É uma questão de a happinessy procurar saber.

Quanto às suas perguntas, insista na ração, de preferência sem água, pois a Kitty já não deve ser bebé. Aqui em casa, se viro costas por um segundo, os meus gatos também querem «assaltar» o que estiver em cima da bancada ou da mesa, mas eu não deixo. É uma questão de termos atenção e, depois, os nossos cuidados vão-se mecanizando. Se preciso for, ponha-a fora da cozinha ou da sala na hora da vossa refeição, para poderem comer descansados.

Não tenho nenhuma gata que se assanhe à noite, por isso não posso aconselhá-la quanto a isso, mas certamente outros foristas partilharão consigo as suas experiências nesse aspecto.

Quanto ao episódio que conta, tenho uma gata que, quando está em certas posições (deitada, por exemplo), não gosta de ser agarrada e faz menção de morder, quer dizer, faz que vai morder mas não finca os dentes, numa espécie de aviso. Aí, se quero mesmo pegar-lhe para ela sair de onde está, tento distraí-la com um brinquedo ou uma bola de papel. Há gatos que mudam comportamentos quando nós lhes ralhamos, mas outros não, pelo que não sei se a palmadinha ou o castigo irão adiantar. Sobretudo quando a Kitty estiver próximo do seu bebé, evite provocar reacções dela que possam ir ao ponto de provocar ferimentos no menino.

Muito boa sorte e felicidades com a Kitty. :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
happinessy

terça set 07, 2010 2:00 pm

"Além disso, os cios podem ser muito incomodativos para a gatinha, e para os donos e vizinhos, se a Kitty for ruidosa. Além disso, ela terá mais tendência a fugir de casa."

:? Mas a pílula não evita os cios? Não anula esses instintos? :?
<p>&nbsp;</p>
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

terça set 07, 2010 2:31 pm

A pílula foi feita para o ser humano e não para animais. Promove consideravelmente o aparecimento de cancro as gatas e cadelas. O que não pode gastar agora em esterilização, poderá ter que gastar muito mais a tratar um cancro.

Sugestão: faça um mealheiro para a gatinha, todos os meses põe X, quando der conta já tem o necessário para a esterilizar.

A pílula além de fazer mal, sai caro, mais vale poupar e fazer a esterilização.

Quanto à alimentação, ração e água, não precisa de lhe dar mais nada, claro que de vez em quando um miminho (patê ou peixinho cozido, etc) não lhe fará mal, mas para já deve habituá-la a comer só ração.
"Procuro dono de ra&ccedil;a, porque dono vira-lata eu j&aacute; tive!"&nbsp; - Campanha de adop&ccedil;&atilde;o no Brasil
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça set 07, 2010 2:32 pm

Sim, é verdade, mas teria de ser muito rigorosa mesmo nas tomas.

Esqueci-me há pouco de mencionar que a pílula promove também o aparecimento de piómetras, para além de tumores mamários, etc. Ao dar a pílula à sua gatinha, poderá estar a poupar dinheiro agora, mas a probabilidade de ela vir a sofrer e de a happinessy vir a gastar muito mais dinheiro do que com a esterilização é elevada.,

Pode pesquisar mais noutros sites, mas leia este, por exemplo:

http://apaff.net/ver.php?id=2343
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

terça set 07, 2010 2:36 pm

Olá,

se a sua gata for pequena e ainda não ter tido o 1º cio tome em conta que a probabilidade de ela vir a ter cancro da mama é mto mto reduzida, mtas teorias de quanto diminui, mas o consenso é mesmo que reduz imenso, depois do 1º cio aumenta e ao fim do 3º ou 2º cio (dependendo do estudo) já quase não faz diferença em termos de reduzir a probabilidade de cancro da mama é claro, em termos comportamentais é sempre bom a castraçao, não têm que passar pelo cio da gata :? .

Relativamente ao ralhar, a minha gata sempre percebeu quando levava umas palmadas que estava a fazer mal e só repetia mais umas vezes... Ainda hoje quando arranha fora do sitio basta dizer o nome dela que ela disfarçadamente vai arranhar para o arranhador. Mas claro depende dos gatos tem de tentar perceber a sua gata e ver o que funciona melhor com ela…
Para a distrair um bom truque é a abanar a caixa de guloseimas para gatos, elas sempre deixaram tudo o que estavam a fazer para ir buscar uma guloseima!

Assanhar-se durante a noite nunca me aconteceu, mas as minhas gatas sempre foram mta activas à noite, põem-se a correr feitas doidas… Costumam é esconder-se atrás das portas para nos “atacar” as pernas, dando umas mordidelas, é só mesmo a brincar e nunca nos fizeram mal.
happinessy

terça set 07, 2010 2:39 pm

"Sugestão: faça um mealheiro para a gatinha, todos os meses põe X, quando der conta já tem o necessário para a esterilizar. "

A propósito...Quanto custa ao certo esterilizar?
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano

terça set 07, 2010 2:47 pm

Varia muito, happinessy. Informe-se nas clínicas veterinárias da sua área de residência. Explique que gostaria de esterilizar mas que não dispõe de muito dinheiro e que era uma gatinha de rua. Quem sabe não lhe fazem um preço que tenha isso em atenção...
Nuvem_Branca
Membro
Registado: quarta abr 14, 2004 2:10 pm

terça set 07, 2010 3:15 pm

Parabéns pela adopção!
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça set 07, 2010 3:33 pm

happinessy Escreveu:.... Falei com o veterinário municipal, q me disse q ainda q não sendo obrigatório em Portugal os gatos serem vacinados, em Novembro vacinaria a kitty gratuitamente se eu quisesse e eu vou, claro. :)
Tente informar-se 1º de que vacinação o veterinário se referia - penso que a única vacinação gratuita disponível nos canis municipais é a anti-rábica, que não tem qualquer interesse para um gato de casa (ou mesmo que saia). É também a única que é obrigatória para cães em Portugal, portanto desconfio que fosse a ela que o vet se referia.

O custo das esterilizações varia de zona para zona e de vet para vet, nada como perguntar por aí.
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

terça set 07, 2010 4:05 pm

happinessy Escreveu:"Sugestão: faça um mealheiro para a gatinha, todos os meses põe X, quando der conta já tem o necessário para a esterilizar. "

A propósito...Quanto custa ao certo esterilizar?
Tal como já foi dito varia muito de vet para vet e da zona do país, mas peça vários orçamentos e escolha o que mais lhe convier.

Há clínicas que facilitam o pagamento, podendo pagar em 2 ou 3 vezes.
"Procuro dono de ra&ccedil;a, porque dono vira-lata eu j&aacute; tive!"&nbsp; - Campanha de adop&ccedil;&atilde;o no Brasil
Minhamicas
Registado: sexta ago 13, 2010 11:09 am

terça set 07, 2010 9:48 pm

happinessy Escreveu:"Além disso, os cios podem ser muito incomodativos para a gatinha, e para os donos e vizinhos, se a Kitty for ruidosa. Além disso, ela terá mais tendência a fugir de casa."

:? Mas a pílula não evita os cios? Não anula esses instintos? :?
Olá Happinessy!
Infelizmente a pilula não é solução para os cios ruidosos, só mesmo para evitar a gravidez e, mesmo assim, quando não esquecemos de lhe dar na devida altura!
Parabéns pela linda Kitty :wink: :wink:
avieira
Membro Júnior
Registado: sexta nov 20, 2009 2:40 pm

quinta set 09, 2010 3:52 pm

olá,
tive uma gata que durou 14 anos e tomou sempre a pilula, sem problemas. os cios não eram ruidosos, só mudava o comportamento, do género rebolava-se mt mais, sp de rabo no ar, etc etc etc... :roll:

claro que é mt melhor esterilizar. ao longo de 14 anos, não faço ideia quanto foi gasto pelos meus pais e p mim em caixas de pilula felina... mas concerteza dava pra várias esterilizaçoes!!

alem disso, os gatitos são manhosos e mais que uma vez nós davamos-lhe o comprimido e ela punha-o fora... além de que se deixarmos passar a data pode sempre acontecer a gravidez...

por isso a minha sugestão vai de encontro ao que já aqui foi dito, faça um mealheiro e quando der por ela já pode esterilizar a menina. é um sossego para si e para ela. :wink:

aqui na zona, as esterilizações das femeas rondam os 100/150e. (um absurdo na mnh opinião, que deveria pelo menos ser dedutivel no irs) :wink:
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quinta set 09, 2010 10:59 pm

avieira Escreveu:olá,

aqui na zona, as esterilizações das femeas rondam os 100/150e. (um absurdo na mnh opinião, que deveria pelo menos ser dedutivel no irs) :wink:
Concordo plenamente com tudo o que disse, especialmente com a última parte

Agora imagine esterelizar três gatas!
sanaMalina
Membro Veterano
Registado: terça jul 21, 2009 2:58 pm

quinta set 09, 2010 11:55 pm

Acabei de esterilizar a minha gata e fiquei estupefacta com o preço! A esterilização da minha gata de 3,5kl ficou praticamente ao preço da esterilização da minha cadela de 15kl! A diferença ficou em 40 a 50€! Ela ia ser esterilizada de qualquer maneira mas a este preço se não conseguir arranjar um part-time (sou estudante) nunca vou conseguir esterilizar as minhas bebés de 2 meses. Claro ainda tenho algum tempo mas mesmo assim é difícil.
Em tempos, quando falei em esterilização ao meu vet ele falou numa injecção. Não sei muito mais sobre isso mas lembro-me que ele me aconselhou na altura a optar primeiro pela injecção e mais tarde esterilizar.
<p>760 501015 - fa&ccedil;a uma chamada e ajude a alimentar um animal abandonado!</p>
<p><a href="http://www.uniaozoofila.org/index.php?o ... &acute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Sandra</p>
Responder

Voltar para “Gatos”