Morte Subita

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

txucas
Mensagens: 9
Registado: segunda nov 17, 2003 2:54 pm
Localização: 1 gatinho (Baltazar:

segunda nov 17, 2003 3:06 pm

Olá,
Aconteceu-me uma coisa tristissíma este fim-de-semana, tinha um gatinho, o Gaspar, que encontrei abandonado ainda com os olhinhos fechados e que andei a criar a biberão, já tinha cerca de 2 meses e meio, mas ontem faleceu.
Ainda chamamos a veterinária, mas já não havia nada a fazer. Aparentemente estava saúdavel, mas ganhou uma espécie de liquido no cerebro, tendo desmaiado ontem às 11h20, e veio a falecer cerca das 11h45.
Quando o encontrei a primeira coisa que fiz foi leva-lo ao veterinário para saber a melhor forma de o tratar e alimentar, comprei leite em pó e amamentei-o a biberão, tendo posteriormente ensinado o Gaspar a comer, sempre tive o cuidado de lhe dar peixinho cozido e carne cozida com legumes ou arroz, para que tivesse uma alimentação saudável e adequada à um gatinho desta idade.
Nos ultimos 15 dias já comia secos para gatinhos e tava lindo com um pelo sedoso e muito brincalhão, como é natural nos gatinhos da idade do Gaspar. Era extremamente asseado e adorava dormir na nossa cama.
Gostaria de saber se me poderiam esclarecer melhor sobre este tipo de doença.
Sempre tive gatinhos, mas nunca tinha acontecido uma situação destas.
Como devem calcular, e especialmente aqueles que adoram animais como eu, a perda foi enorme, assim como a tristeza que sinto cada vez que entro em casa e não encontro o Gaspar.
Sei que nenhum será igual a ele, mas gostaria de ter outro gatinho, só que sem saber mais sobre esta doença, tenho receio de me afeiçoar novamente voltar a perder outro gatinho desta forma tão inesperada.
Por isso peço a vossa ajuda no sentido de me fornecerem mais informações sobre este tipo de doenças.
Obrigado
Sónia
Tchinho
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
Localização: 1 cão, 2 gatos, 2 coelhos, pássaros e peixes

segunda nov 17, 2003 3:16 pm

Olá

Sinto muito pelo teu Gaspar :( :cry: :cry: :cry: ....
... Não te posso ajudar sobre essa doença, porque não sei nada... mas vou tentar lêr nuns livros que tenho em casa, para ver se falam sobre isso ;)

Acho que deverias de arranjar outro gatinho, não é que este vá substituir o outro... não é isso... mas acho que te irias sentir muito melhor ;) ... quando chegasses a casa ias ter um amiguinho à tua espera ;)

A membro Nynf, tem 3 gatinhos que resgastou da rua, se quiseres manda-lhe uma pm ;) ... podes ver as fotos deles no posto: 3 dados e mais 3 para dar.

Beijinhos

Tchinho
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda nov 17, 2003 3:17 pm

Olá

Bem vinda ao forum, é pena que a sua primeira mensagem seja por um motivo tão triste. Espero que melhores dias venham. E sinto muito o que se passou com o seu gaspar.

Não lhe posso fornecer muitas informações sobre essa doença, mas penso que é bastante rara. Lembr-me de há muito tempo atrás ter lido um caso semelhante aqui. Pediu autópsia ao gatinho? É que só assim se consegue determinar exactamente a causa da morte.

Não pense que o mesmo pode acontecer a um futuro gatinho.
Fez o que pode por esse, mas ele já podia vir com alguma doença quando o apanhou. O que interessa é que lhe deu todo o carinho.

Beijokas
kathleen
aflbs
Membro Veterano
Mensagens: 340
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am
Localização: Mtos gatos e mtos cães!

segunda nov 17, 2003 3:18 pm

Ola,

Antes de mais nada, as minhas condolências pela sua perda. Sei o que dói e nada do que lhe disserem agora minimizará a dor. No entanto, acho que não deve ter medo de voltar a adoptar logo que se sinta preparada para isso. Ajudará a atenuar a dor e o medo de perda.

Em relação à doença do Gaspar, não sei que lhe diga, não tenho formação nessa área, só experiência e nunca passei por semelhante situação.
No entanto, já pensou em autópsia? Além de especificar a causa da morte, vai contribuir para que de futuro se possa prevenir uma doença.

Para pedir autópsias, o melhor será dirigir-se à Faculdade de Medicina Veterinária mais próxima da sua área de residência. Não quer pensar nessa possibilidade?

Deixe-se seduzir por um novo amiguinho, é o melhor para o coração!

Beijokitas,
Filipa
Miadores
Membro Veterano
Mensagens: 2295
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Localização: siameses, europeus comuns, cadela SRD

segunda nov 17, 2003 3:19 pm

Sónia

Lamento imenso a sua perda, todos nós sabemos bem, infelizmente, dar valor a esse sentimento.
Mas como deve calcular não é via net que vamos dar "palpites" porque seria isso mesmo. Só o vet, vendo o gatinho, e examinando pode e deve dar uma opinião fundamentada.
Eu sei que pode ser muito custoso para si, mas no seu caso eu não hesitaria em pedir uma necrópsia. Não só esclareceria todas as dúvidas como poderia ajudar, e isto também é muito importante, a conhecer melhor a doença que tiver sido e ajudar futuros casos.
Está esta semana num dos artigos da Arca, precisamente este assunto.
Aconselho-a a que vá ler, e se decida. Não sei o que fez ao corpo, mas teria de ser rápido, para ser possível o exaame.
Não sei também onde mora, mas os hospitais veterinários, fazem esses exames. Pelo menos a situação triste que está a viver poderia ter um aspecto positivo.
Mais uma vez, peço desculpa por lhe estar a falar disto, e manifesto a minha simpatia.

Abraço
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
rita_x
Membro Veterano
Mensagens: 610
Registado: sexta set 12, 2003 8:26 am
Localização: Trinca - cadelinha e Miss - Gatinha ambas já partiram e agora os meus amores Dandy, Gastão e Cherry,

segunda nov 17, 2003 3:59 pm

Olá! Lamento muito o que aconteceu com o seu Gaspar. A minha Miss também só durou 8 mesinhos e foi horrível pois já todos estavamos muito apegados.
Na minha opinião, o melhor que tem a fazer é a necrópsia como disse a Miadores. Vai fazê-la sentir-se mais segura numa futura adopção se souber ao certo o que teve o seu Gaspar.
No caso da Miss foi logo detectada uma grande anemia da qual não conseguiu recuperar pois era FIV+ (da parte da mãe) e ainda tinha leucose.

Beijinhos e muita coragem

PS.: Quando quiser adoptar um novo menino fale aqui com os foristas da arca, todos nós sabemos sempre de algum bichano que procura uma casinha.

Rita
shelly
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: terça mar 26, 2002 3:34 pm
Localização: 4 gatos, 1 cão, 2 agapornis fischer, 2 piriquitos e 5 canários e uma tartaruga

segunda nov 17, 2003 5:38 pm

Olá

Lamento imenso o que aconteceu com o teu gatinho :cry:
Não te posso ajudar, pois não sei nada sobre essa doença, mas penso qua a melhor pessoa para te esclarecer será um Vet..
Tenta obter informação através do site dos hospitais veterinários.
Beijinhos
Shelly
_cryinsoul_
Membro
Mensagens: 90
Registado: quarta out 22, 2003 10:01 am
Localização: 3 gatas lindas Luna, Leisha e Lee(estas 2 ultimas que saudades eu tenho vossas pequeninas),frodo

segunda nov 17, 2003 11:38 pm

Sonia
Lamento mt a perda do seu pequenino. Sei perfeitamente como se sente e como doi, ja que tb eu perdi recentemente 2 gatinhas bebe.
Quanto a doença penso que devera esclarecer e pedir informaçoes ao veterinario. Ja agora o gatinho fez necropsia? Pq ai iria ficar totalmente esclarecida sobre o que foi, alem de poder ajudar em casos futuros,quem sabe.. Eu fiz isso com a ultima gata que perdi.
Bjinhos e muita força
txucas
Mensagens: 9
Registado: segunda nov 17, 2003 2:54 pm
Localização: 1 gatinho (Baltazar:

terça nov 18, 2003 11:11 am

Quero agradecer a todos a força que me têm dado pela perda do Gaspar.
Embora não o traga de volta, mas como sentia necessidade em saber o porquê de um gatinho tão saudável e brincalhão falecer assim tão de repente fui ontem falar com a veterinária e já esclareci melhor as causas. Não me recordo o nome técnico que ela deu, mas em termos mas simples, o que aconteceu foi que o Gaspar tinha uma deficiência cogénita que acontece em gatos e cães, e que só se revela a partir de 1 ou 2 meses de vida, daí ter inchada a cabecinha e ter rebentado liquido no interior do cérebro.
Por isso não vale a pena estar a cortá-lo para averiguar, coitadinho.
Em relação a uma nova adopção, também vos agradeço as dicas, mas houve uma vizinha que já deu um à minha mãe, todo branquinho.
Estava muito maltratado e assustado, nem tem pelinho nas orelhas, porque tá cheio de frieiras. Já fui com ele ao veterinário, e como já tem cerca de 4 meses já tá vacinado e desparasitado.
Chama-se Baltazar: Babar para os amigos.
Não tem a vida do Gaspar nem a vontade de brincar porque tá muito assustado, e muito carente de atenção e de uma alimentação saudável.
Bem hajam e mais uma vez obrigado a todos
aflbs
Membro Veterano
Mensagens: 340
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am
Localização: Mtos gatos e mtos cães!

terça nov 18, 2003 11:24 am

Ola,

Os meus parabéns pelo Babar! ;) Com o tempo ele perde o medo e vai tornar-se o gatão que sonha. E nós cá estaremos para o presenciar!!!

Em relação ao Gaspar... Realmente é preciso azar, coitadinho... Se realmente está certo o qua a vet diz, então não valerá a pena a necrópsia, pois para doenças congénitas nunca haverá uma cura, são más formações que pode calhar a qualquer um, até nos humanos acontece com frequência, não é?

As melhores felicidades para o novo amigo!

Vá dando novidades!

Beijokitas,
Filipa
aflbs
Membro Veterano
Mensagens: 340
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am
Localização: Mtos gatos e mtos cães!

terça nov 18, 2003 11:25 am

Repetida... :oops:
Última edição por aflbs em terça nov 18, 2003 11:43 am, editado 1 vez no total.
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça nov 18, 2003 11:40 am

Olá

Se a vet lhe deu essa explicação então talvez não valha a pena a necropsia.
Fico contente por saber que já tem um novo amigo. Vai ver que com o tempo, com os mimos que vai receber ele fica um gatinho meigo e mais confiante.

beijokas
kathleen
Bernardinha
Membro Veterano
Mensagens: 392
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

terça nov 18, 2003 6:35 pm

txucas, lamento muito o que aconteceu ao seu gatinho, a perda é enorme :( depois de tanta dedicação.
Realmente faz-me imensa confusão esta questão da morte súbita, porque não é a primeira vez que leio algo acerca disso aqui no fórum. Uma forista, uma vez disse aqui que o gatinho estava no colo, saltou para o chão e pronto...ficou ali...sem razão aparente, morreu.
Isto mexeu bastante cmg, porque tendo eu duas meninas, parece que nunca estão a salvo, parecem saudáveis, e td o mais, mas pode acontecer assim....que coisa tão triste. Desde essa vez, cada vez que vomitam, para purgar fico com o coração nas mãos e quase que choro! Quando finalmente lá saem os pelinhos até dou graças a Deus.

Jokas e um conselho...arranje outro gatinho, mas desta vez tente que ele já venha desmamado, é mt importante para o desenvolvimento social do seu gatinho e não só.
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
rita_feria
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am
Localização: Duas gatas.

terça nov 18, 2003 8:26 pm

Olá Txucas,

Tenho muita pena pelo que aconteceu ao Gaspar, de facto nunca se sabe o que pode vir a acontecer. No entanto fico contente que esta tristeza não tenha impedido a sua aproximação a um outro bicharoco ;) . Muitas felicidades para o Babar e para a sua "dona"!!

Bjs,
Rita
crismaya
Membro
Mensagens: 84
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Fiona, Kitty, Chiclet, Mini e Milk
Contacto:

terça nov 18, 2003 9:22 pm

Olá Txucas,

Tenho a dizer q lamento imenso a perda do Gaspar! :( Espero q o seu novo gatinho, o Babar seja mto feliz junto de si e dos seus!!!


Agora vou partilhar a história q fala de um caso semelhante ao q se passou com ele o Gaspar!!!
:(

Tenho uma gatinha Siamesa q teve uma ninhada qdo tinha sete meses, ou seja, no seu primeiro cio, pq ela é daquelas malandrecas q nc se nota qdo tem o cio e como foi o 1º ñ consegui detectar nd de diferente a ñ ser qdo começou a ficar inchada pela precoce gravidez!!!
A ninhada nasceu (com o meu apoio,pois, ela espera por mim p/ ter os filhotes) e nasceram 5 belos gatinhos mas dois morreram qdo tinham 1 semana e 1 mês!!! O que morreu primeiro teve um inchacho estranhíssimo na pata dianteira e o Vet disse q poderia ser uma lesão do nascimento e q ñ se podia fazer mto pq era mto pequenino e pediu q fosse vigiando mas tenho a dizer q morreu passados dois ou três dias se bem me lembro e o segundo teve um inchaço parecido mas mto maior por de trás da Nuca (atrás da cabeça) e morreu também passado uma semana (telvez por ser mais crescido) e os outros vingaram todos e estão todos de saúde!!! O Vet disse q podem ter ocorrido estas más formações por ter empranhado tão novinha! :(

Esta foi a explicação q recebi!!! Espero ter sido útil!
Pode ñ ter nd a ver com o caso mas decidi partilhar este caso convosco!!!

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Gatos”