Depois de dois dias sem dar demasiada importância começo a preocupar-me, e por isso queria pedir uma opinião, uma ajudinha, qualquer comentário. Antes de mais espero que não pensem que é uma brincadeira, o assunto é o seguinte:
Tenho um gato, o Ramone, com um ano e meio. No sábado à tarde, sem motivo aparente, começou a ficar com um medo inexplicável do comando da tv (encolhe-se com as orelhas para trás, foge, só se depois de um bom bocado é que o gato lá dá umas sapatadas mas sempre bem afastado...). Não foi só do comando como de muitos outros objectos perfeitamente normais (escova do cabelo, garrafas de plástico, etc.). Hoje fui dar-lhe ração da minha mão (aliás como faço quase todos os dias à mesma hora) e até com a ração ele mostrou medo! Anda muito calado e a esconder-se em cantos escuros, já não liga a festinhas, desconfia de tudo e mais alguma coisa e não conseguimos perceber a razão. Talvez tenha apanhado um susto grande sem nos apercebermos, mas o seu comportamento mudou mesmo.
De resto nunca teve problemas de saúde e não tem sintomas, vê, ouve, come e mexe-se bem. É sério que não percebo.

É tudo. Só queria algum conselho e saber se já aconteceu alguma coisa parecida aos vossos gatos, ou que se pode fazer (para além de muita paciência) para tentar fazé-lo voltar ao normal, porque a verdade é que até parece mais triste e está-nos a deixar bastante preocupados.
Muito obrigado e até breve!