Dúvidas sobre adoptar gato para apartamento

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

segunda set 13, 2010 9:28 pm

O meu gato morreu com 18 há dois anos e parecia um gato novo enorme e gordo :D

Uma tia minha teve uma gata que viveu 22 anos, e naquela altura nem havia rações era alimentada de restos e sempre foi muito saudável!
Sónia
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda set 13, 2010 9:42 pm

MRJN Escreveu:
anjjazul Escreveu:quando tinha quintal, o max arrancava o cimento das paredes à dentada. roeu-me as mangueiras e não podia ter roupa estendida. ele atirava-a ao chão e deitava-se em cima. roeu-me a porta que dava para a cozinha n vezes. uma vez cheguei a casa. estava ele com a cabeça metida no buraco da porta e os gatos no quintal. roeu-me os rodapés e até as escadas interiores. só se deixou desse desproposito quando veio para um apartamento em lisboa.
eu reconheço que agora t~em pouco espaço. eu tb. tenho. por enquanto temos de nos aguentar e rezar para que as coisas mudem
Ena o Max fez o contrário de outros animais. Em vez de melhorar o comportamento com espaço, melhorou sem ele :o

Eu também acho que num apartamento dois gatos são suficientes (no maximo 3) e trazidos de pequenos para se habituarem ao espaço reduzido e para que se um estiver amuado vai para a sala e o outro fica na cozinha. Nós que já estavamos a exceder o numero de seres lá por casa ainda bem que conseguimos uma casita maior e longe da cidade.

Não precisamos de ter quintal para ter animais desde que também não tenhamos o numero de animais em apartamento que teriamos num quintal muito menos variadas espécies (galinhas por exemplo). A mim faz-me confusão pessoas em apartamento com 15 gatos por exemplo mas isto sou eu e a minha opinião vale o que vale.

E também não se precisa de ser rico eu não sou rica apenas não dou tanto valor às coisas materiais que utilizo para me sentar ou tapar as janelas como muita gente dá e eu até comprrendo isso mas desde que fui viver sozinha e o dinheiro ou dava para comer durante 1 semana para mim e para as duas gatas ou para comprar um cortinado para a sala eu sempre optei pela primeira hipotese. Daí não ligar peva aos cortinados.

Ah sim e já usei sprays repelentes e elas lambiam aquilo com satisfação e antes que me morressem com problemas de intoxicação eu deixei de usar...
Se não fossem os sprays, acho que podia ter sido eu a escrever isto! :D :lol: para mim, também coisas são só coisas... quanto a 15 gatos num apartamento, bem... os meus eram mais, e era horrível. Só agora tenho essa noção, até porque não tinha grande alternativa. Temos de dar razão à lei, quando refere 4 gatos como nº máximo... cá em casa era um nunca acaber de pêlos, caixotes para limpar, depois começavam as guerrinhas, os animais não tinham a provacidade necessária. Desde que estou numa moradia com um pátio e sótãos imensos, noto-os muito diferentes, mais calmos, felizes e chego a ter a casa quase sem gatos! :lol: até eu estou outra... 8) :wink:
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda set 13, 2010 9:46 pm

Eu dou razão à lei e aos senhorios! E aos gatos, já agora!
Mas com espaço, se continuar a recolher gatos, daqui a pouco ficam ao monte outra vez....
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda set 13, 2010 10:24 pm

alguns nem entram em casa, moslie. São como uma colónia de rua protegida, esterilizo/castro, desparasito, alimento, trato se estiverem doentes. E custa-me menos apanhá-los, os que eram muito ariscos aqui em casa já começam a dar a mão. :) Neste momento, estou na sala do apartamento, com duas transportadoras montadas com patê delicioso e cheiroso lá dentro, após um dia de fome, duas cordas no colo (que estão amarradas às portas das transportadoras de modo a fechá-las com um puxão rápido) e a última gata não entra... vetranquil mandou-me tomar a mim!

A monte, só ficam se assim o desejarem. O espaço dá para muito mais gatos do que a minha bolsa e a minha capacidade comportam! ;)
dorinhagomes
Membro Júnior
Registado: sexta ago 06, 2010 3:57 pm

terça set 14, 2010 10:09 am

É muito bom ler os testemulnhos de tantas pessoas que, tal como eu, são apaixonadas por gatos! Vivo num apartamento com um grande terraço e o meu naruto é um grande sortudo. Fecho a sala e a cozinha enquanto não estamos em casa e tem ele o resto da casa para explorar e o terraço para brincar.

Não liga aos cortinados, nunca sujou nada. É uma pestinha pois adora morder, mas só em pessoas!!! :lol:

O que ele estraga: arranha nas cadeiras da casa de jantar e nos sofás. É um facto, mas eu adoro-o na mesma. Comprei umas forras paras as cadeiras e ele ainda quer arranhar mais...Tirei as forras. A casa é dele também...

Nunca tive medo que ele caisse. Vivemos num 1º andar e ele põe-se à janela, mete-se no muro do terraço. Mas pouco, ele gosta mais de estar em casa ou à espera que as moscas passem perto dele.

O naruto é um gato de um ano e meio e é muito dependente, mia de manhã porque quer mimo e colo. Tem uma adoração por mim quase paranóica. Literalmente abraça-me a ronronar de manhã e à noite (quando me apanha em casa). Desde pequenino que comelça a fazer o movimento de mamar nos meus cabelos e ouve-se o som do "mkekmkek".
No minuto seguinte começa a morder-me todo contente, de orelhas para trás a pedalar nos braços, cotovelos. É doidinho, mas é o meu menino querido. :lol: :lol:
Não pode ver outros animais, ataca e é mau, mau!Quer ser filho único, não quer cfoncorrencia.
8) Tenho a teoria que todos os gatos têm um lado imprevisível. Mas nós adoramos!
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça set 14, 2010 10:25 am

moslie Escreveu:Acha muito 17 anos num gato? Olhe que os gatos vivem mais que os cães, conheci quem tivesse uma gata com 21 anos. Com 10 anos morreu uma gata que eu dei, e morreu porque apanhou a malvada doença de cancro, mas quem a via dizia que era uma gatinha nova!
não acho nada estranho. a rita vai fazer 16. o que acho estranho , é ele estar muito mais activo e brincalhão que a gata
anjjazul
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

terça set 14, 2010 11:19 am

As minhas hoje andam impossíveis! Ai Chamarrita se fossem 15 gatos dava em doida! Estas duas hpje com mais 13 gatos havia de ser bonito!

Acho que elas já perceberam que ando a ficar neurotica com o desemprego e então fazem mais besteiras ainda para eu não perder o ritmo de ralhar com pessoas como fazia no meu antigo trabalho. :lol:
Chamarrita
Membro Veterano

terça set 14, 2010 10:34 pm

pois... eu tinha 17, aqui em casa... mas, como estive de baixa, tinha mais do que tempo para tratar deles todos. Felizmente tive a sorte de me mudar agora que as aulas começaram, senão não ia conseguir tratar os bichanos e trabalhar ao mesmo tempo! Entretanto, resgatei o casalinho órfão e, quando voltei ao canil de Monsanto, trouxe mais 5: Platão, um siamês melguinha, melguinha, tagarela e magrinho, já não é novo mas tornou-se a minha sombra desde o primeiro dia; a Samira, uma pretinha com 3 pêlos brancos no peito, olhos amarelos e redondos, linda; a Clio, prenha quase a rebentar, que foi esterilizada logo no dia seguinte, pq receei q parisse por causa da viagem e do stress, a Paloma, que tinha parido lá 6 bebés, só veio uma viva mas morreu no dia seguinte, a mão não tinha leite, e o Filipinho, branco e tigrado (tabby clássico), que gritava desesperado... :(

Portanto, a minha "colónia" é de 24 gatos. E dos dóceis, que são uma dúzia, apenas 5 ou 6 dormem dentro de casa - porque eu faço questão; por eles, dormiam no pátio, ou no monte de feno, ou... :D
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça set 14, 2010 10:43 pm

Epá isso para mim são gatos a mais, independentemente das instalações onde vivem :roll:
Sónia
Chamarrita
Membro Veterano

terça set 14, 2010 10:57 pm

para mim, são suficientes. :) mas em apartamento, ralmente não devem ser mais de 4 ou 5. Meia dúzia, vá, se o apê for grandito.

Ah! E já consegui levar a gatinha brava, finalmente! trouxe as armadilhas, duas, armei-as, cozi frango (mal passado) e coloquei como isco, tapei as armadinhas com um lençol e... A CABRA DA GATA ENTROU VOLUNTARIAMENTE NA TRANSPORTADORA! só me apeteceu estrafegá-la! :twisted: andou a gozar com a minha cara... :o :evil: mas já está livre e foi logo ter com os seus amigos! :D
Zanys
Membro Júnior
Registado: terça set 21, 2010 4:40 pm

quinta set 23, 2010 12:38 pm

:D
Adorei ler as vossas experiências e descrições das traquinices dos nossos belos gatões e gatinhas;)

Sempre tive animais em casa, e apaixonei-me por um maluquinho por gatos... Passados 3 meses de eu e o meu namorado estarmos a viver juntos ofereceram-nos o Ulisses. Um gatinho preto lindo com olhinhos verdes e uma manchinha em forma de coração branco na barriga!

O Ulisses foi abondonado por duas vezes, foi encontado no caixote do lixo e quem o acolheu "cansou-se" dele... É um gato que mia/"conversa" muito, mas assim que lhe pegavamos ao colo, calava-se. Nunca foi muito de colo ou mimos só quando lhe apetecia, pede:) É muito brincalhão, os melhores brinquedos para ele são canetas, tapetes, berlindes (loucura), bolas de papel de alumínio... Nunca me estragou muita coisa, a loucura dele era os cortinados e uma vez a brincar desequilibrou-se e rasgou-me um cortinado... Tivemos que o educar - subimos a bainha dos cortinados da sala e começamos a usar um frasquinho com moedas pequenas que chocalhávamos sempre que ele ia-se enrolar nos cortinados - ele assustava-se e acabou por deixar de brincar om os cortinados. Mas noutras coisas, como o assunto tapetes, tivemos que ceder... nem pensar remover o tapete esfarrapado que a minha sogra comprou no chinoca e que já tem uma cor indefenida... fica deprimido! O meu namorado construi-lhe um poste para arranhar de 1 m de altura e le pendura-se lá.. adora! E claro deixou de atacar os tapetes que também são nossos...
Ao contrário do que pensamos é muito fácil e muito mais barato, construirmos um destes postes!

Agora adoptei o Davinci, um gatinho de 7 meses... é uma pilha e um poço de ideias loucas! Dá duplos mortais, cambalhotas, pula etc - até o Ulisses se cansa só de olhar para ele. E ás tantas o Ulisses vai ganhar um problema cardíaco, porque a diversão preferida do terrorista do Davinci é mesmo pregar sustos ao Ulisses, e comer-lhe a comida dele...
O Davinci já me atacou também os vasos de plantas, que o meu namorado adora... Falaram-me em regar as plantas com chá de verbena/lúcia-lima para ver se ele desiste da ideia porque acho que les detestam o cheiro desta planta... Vou experimentar e se resultar , partilho:)
Tou a ficar preocupada porque o Davinci ás vezes vira-se a nós, foge de nós... outras vezes vêm-se aninhar no meu colo, pede festas etc... Agora tenho é andado cheia de arranhadelas...como nunca andei com o Ulisses! O meu namorado, como o Davinci não liga ao frasco das moedinhas, atira-lhe com jactos de água do borrifador, e claro dizemos o "Não!" muitas vezes... mas nem sempre é muito eficaz...
Mas concordo com os foristas, o comportamento e a estratégia depende da personalidade do gato que nos calha...
Mas independentemente de tudo, um gato bem cuidado é muito gratificante e é a alegria em qualquer casa!
Desculpem o longo desabafo.. mas desde que encontrei o foro, tenho-me revisto nas dificuldades dos donos e tenho aprendido imenso, assim farei os meus felinos mais felizes com a ajuda e partilha de todos:)

Obrigada a todos
Saudações felinas
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

quinta set 23, 2010 12:57 pm

Princesan,

Já tomou alguma decisão acerca da adopção?

Se decidir adoptar, não se esqueça de vir aqui mostrar o gatinho. :)
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
s_o_n_i_n_h_a
Membro
Registado: sábado jul 10, 2004 4:25 am

terça set 28, 2010 11:15 am

Olá
comecei com um gatinho à quase 13 anos, um enjeitadinho pela mãe a quem não consegui virar as costas. Ainda não tinha tido gatos, alimentava os da rua mas não lhes conhecia as manhas. Arrisquei e apesar de estar acostumada a cães, os gatos despertavam-me um misto de alguma curiosidade e muito receio. E se arranhasse tudo, e se se assanhasse e me mordesse?? Arrisquei. Aprendi a compreender um gato, hoje apenas pela sua postura, pelo seu olhar, já calculo o que irá acontecer a seguir. Ao fim destes anos, já vou no 3º e sei que não vou ficar por aqui. O local que estragam é sempre o sofá. Troquei-o 2 xs nestes 13 anos e já desisti. É preferível ir trocando de colchas que protegem tb dos pelos. De resto nada de estragos e se os houver nada que uns rom-rons não me façam esquecer.
Boa sorte com a adopção! :P
Responder

Voltar para “Gatos”