Xana foi operada de urgência

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
del3
Membro Júnior
Registado: segunda fev 18, 2008 10:09 pm

terça set 28, 2010 10:17 pm

Boa noite

Hoje preciso de "colo".
A minha gatinha Xana teve que ser operada de urgência, pois tinha 1 linha a sair pelo ânus.
Já alguns dias que notava manchas no chão de vomitado, como tenho 2 gatos não sabia qual era.
Atribuia isso a ter-lhes mudado a alimentação, pois a Veterinária aconselhou-me a começar a dar-lhes alimento húmido e não granulado, como até agora.
Hoje de manhã quando me levantei, era cócó em todas as casa, tapetes sujos como se tivessem roçado com o rabo sujo. Foi um pandemónio. E o cheiro!...
Procuro os dois gatos, para ver qual era o que estava sujo. Quando pego na Xana reparo que lhe sai um fio pelo ânus, puxei um pouco e a Gatinha miou com dores.
Fui logo ao Veterinário, tirou uma Ecografia e foi operada.
Diagnóstico: Fios que a Gata engoliu, não sei como, que se encontravam no estômago num rolo e um fio ao longo dos intestinos.
Foi imediatamente operada, embora o quadro clínico ainda não fosse grave.
Falei com a Veterinária que me disse, que tive muita sorte em a gata ter um fio à mostra, pois eu não me apercebia e quando ela piorasse podia já ser tarde, pois corria o risco de os intestinos formarem um "acórdeão" e apodrecerem.
Já a fui visitar, estava a soro, muito querida e a pedir festas, pôs logo a patinha de fora e miava muito mansinho. tentei-lhe tocar na barriga e miou com sinal de dor.
Amanhã vem para casa, em princípio, e espero que tudo corra tão bem como até agora.
Agora o preço é que foram elas!...
Acredito que muita gente não pudesse mandar operar o animal.
O outro gato sinto-o triste. Será que sente a falta da gatinha?
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça set 28, 2010 10:41 pm

Claro que precisa de colo! Quem não precisaria... :(

Foi um susto grande, mas ainda bem que foi a tempo!
Agora vamos desejar que a recuperação seja calma e que tudo corra bem!

Realmente os gatinhos pregam-nos cada susto! Eu também estou sempre atenta àqueles fios dos sacos do lixo, que são uma tentação para eles... :roll:

As melhoras e venha dar notícias por favor!

Abraço
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

quarta set 29, 2010 8:41 am

As melhoras para a pequena e um abraço para si.
del3
Membro Júnior

quarta set 29, 2010 12:22 pm

Obg pelas palavras amigas.
Xana ainda está internada e espero ir buscá-la ao final do dia. Já telefonei, está esperta e está tudo a correr dentro da normalidade.
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

quarta set 29, 2010 1:18 pm

De3,

Ainda bem que alerta sobre este assunto. Há algum tempo aconteceu o mesmo com o meu Gucci. Ele "comeu" umas linhas que estavam no chão e eu só me apercebi disso quando ele as vomitou e defecou. Ele depois ficou bem e não precisei de o levar ao vet, mas até agora não tinha noção que ele tinha corrido tanto perigo.
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta set 29, 2010 1:32 pm

Sei de um cão que engoliu a fita de uma cassete. Foi operado e, no caso dele, foi um milagre (acho que tiveram de retirar um bom bocado do intestino), mas ficou bom.

As melhoras da Xana.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
del3
Membro Júnior

quinta set 30, 2010 8:11 pm

Xana saiu ontem da clínica.
Esteve bem, mas não comeu, levei-a novamente à Veterinária que a pôs a soro pois ainda tinha o catéter e agora às 8 horas quando a fui buscar estava mais esperta.
Agora o problema é o meu outro gato que se assanha a ela e a mim, por causa dos cheiros.
Estou convencida que o pior já passou e agora é dar tempo ao tempo.
Não se ganhou para o susto.
Eu já sabia que os fios eram muito perigosos para os gatos, pois às vezes via um programa de televisão que salvo erro era o Hospital dos Animais e alertavam para esta situação.
Agora, ainda não percebo, aonde é que ela foi achar os fios, que ainda por cima era um rolo enorme que estava no estômago e um fio ao longo dos intestinos.
Acho que eu e a minha Xana tivémos uma sorte do "caraças".
Obg pelas palavras de apoio que recebi.
Assim gosto deste Fórum.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta set 30, 2010 8:41 pm

os gatos fazem coisas que não lembram ao diabo. a xana teve muita sorte. as melhoras e mais juizo :P
anjjazul
JessyLAF
Membro
Registado: sexta ago 31, 2007 12:48 pm

terça out 05, 2010 8:00 pm

Isso aconteveu ao meu cão, ele tinha feito um grande cócó com uma fita enorme de uma cassete!
VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

terça out 05, 2010 8:40 pm

JessyLAF Escreveu:Isso aconteveu ao meu cão, ele tinha feito um grande cócó com uma fita enorme de uma cassete!
Vá lá que não foi preciso rebobinar. :lol:
del3
Membro Júnior

quarta out 06, 2010 9:48 am

Bom dia

Venho dar notícas da minha Xana.
Ela encontra-se em franca recuperação.
Já vomitou duas vezes, mas liguei para a Veterinária e pode ser normal após um pós-operatório.
De resto corre, salta para cima da televisão e a espertalhona já foge de mim, porque pensa que lhe vou dar os comprimidos.
Já só a aconsigo agarrar distraída.
A costura está óptima.
Sabem que não ficou com pontos à vista e nem com ligaduras??
Quando a fui ver depois da operação, pensei que a encontrava cheio de pensos. Qual quê?? Nem um penso!... E eu na minha ingenuidade, perguntei à Veterinária se ela tinha sido operada? E a Veterinária lá me deu o nome técnico da costura, que não me lembro, mas disse-me que era uma costura cosida de dentro para fora, género de costura de cirurgião plástico.
OK!... lá fiquei convencida e sabem que mais: Não ganhei para o susto!..
Já estou mais aliviada, e agora sei que o pior já passou!...
Ainda estou perplexa sem saber aonde é que ele foi encontrar os fios, para os engulir!....

Agora já sei e também já sabem senhores forista:

GATOS E FIOS NÃO LIGAM!...
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quarta out 06, 2010 9:54 am

Continuação das melhoras :D

Que grande susto deve ter sido :(
S&oacute;nia
babyboy
Membro
Registado: sexta out 08, 2010 8:08 pm

sexta out 08, 2010 9:54 pm

Muito cuidado com o que têm ao alcance dos animais! Plantas então... quantas não são tóxicas! Objectos pequenos (berlindes, afiadeiras, borrachas,... tudo o que for pequeno...) :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”