Como adorei ler estas palavras. É verdade que, tenho 2 gatos seniores, bastante brincalhões, mas calmos. Chegou em Agosto, a bebé Bianca que apesar de ter 3 meses, é ensinada pelos outros, que não evitam a bela da sapatada com as patas ,para a por na ordem. Regra geral, basta-me falar com eles, dizer-lhes para não fazer isso/aquilo, ou pergunto-lhes "achas bem o que estás a fazer?" e rio-me, faço-lhes uma festa e volto a reforçar "vá sai dai/vá não falas isso" e fico-me por ai...eles são teimosos, mas entre nós sei que existe essa cumplicidade. Já foi mais difícil mas a amizade, a confiança constrói-se!LuMaria Escreveu:A autoridade sobre os gatos não existe. Ou conseguem criar fortes laços de relacionamento ou o gato durante a sua vida fará apenas o que lhe apetecer e quando apetecer.
Criados os laços de compreensão e cumplicidade e o gato pode ser tão obediente como um cão.
Não substimem o vosso gato. Nunca lhe mintam. Nunca o chamem para experiênciar algo que possa ser desagradável para ele. Habituem-nos a pessoas, cães, transportadoras, saídas, veterinário e recompensem o vosso gato. Mesmo que o comportamento tenha sido péssimo na saída para o vet ou na mesa de observação. Mais importante que arranjar castigos é criar laços de total confiança.
Na generalidade os donos não percebem rigorosamente nada de gatos.
Adorei as suas palavras LuMaria, mesmo!