Gostaria de obter a vossa opinião e conselhos, para o seguinte:
Daqui a um ano, é provável que mude de casa. Felizmente moro numa zona de campo, pouco urbana e muito calma. A casa para onde pretendo mudar-me fica a cerca de 1 km de distância (se tanto) e terá um terreno muito grande.
O meu gato, era um gato de rua que me adoptou

Com este gato, as minhas preocupações maiores na mudança é saber se ele perceberá que vai viver numa nova casa, porque como a distância entre uma e outra é tão 'curta', tenho receio que ele vá para a antiga morada e para isso tem que atravessar um estrada principal, que me deixa deveras preocupada.
Outra situação que me preocupa ainda mais, é com outra gatinha, que há uns meses vai todos os dias comer a minha casa. Aliás, ela praticamente já se mudou para lá, mas apesar de ser muito meiga, é muito tímida e tem muito medo de entrar dentro de casa. O máximo que consegue fazer, é entrar para a cozinha, mas se eu lhe fechar a porta fica muito nervosa e quer logo sair. Por isso, coloquei uma caminha debaixo do meu alpendre, muito quentinha e ela lá passa praticamente o dia todo. De manhã é à hora do jantar, abro a porta da cozinha, dou-lhe comida e ela por ali fica, sentada dentro da cozinha, mas com a garantia de ter a porta aberta.
Já a esterelizei e penso que quando me mudar, gostaria de a levar porque corro o risco dos novos donos da casa não gostarem de gatos e correrem com ela de lá e da bichinha ficar sem alimento, uma vez que já está bem gordinha, porque se habituou a alimentar-se ali.
Mas tenho muito receio que se a levar, ela em pânico fuja e me desapareça para sempre. Não sei se a posso fechar em casa nos primeiros dias ou se isso ainda vai potenciar mais os seus medos.
É que ter uma moradia não é o mesmo que ter um apartamento. Numa distracção os gatos fogem para a escada, nas moradias, fogem para a rua.
Estando num sítio totalmente novo, não sei como irão reagir à situação.
Eu sei que ainda falta muito, mas é uma situação em que já penso muitas vezes.
Agradeço a vossa opinião!
Saudações,
Filipa