Gata bebé - morde

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

aniratacana
Membro Júnior
Registado: quinta set 06, 2007 6:17 pm
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.

segunda out 18, 2010 7:03 pm

Boa noite,

É a primeira vez que escrevo neste forum e não sei se estou a colocar a mensagem no local correcto, por isso caso não esteja peço desculpa.

Este verão, no final do mês de Julho, encontrei um gatinho no meu quintal, ainda tinha os olhos fechados, estava sujo, e ainda tinha o cordão umbilical. Não havia sinais da mãe por perto, apenas outros gatinhos no quintal do vizinho mortos. Calculei que teria apenas um dia e tentei ver tudo o que deveria fazer para o poder salvar.
Confesso que não tenho experiência absolutamente nenhuma com gatos, foi a primeira vez que algo me aconteceu e nunca tinha sonhado sequer em ter o gato em casa. Tenho muitos outros animais mas gatos nunca tive.
Mas com calma e depois de contactar 3 veterinários que me disseram que era praticamente impossível o gato sobreviver, passados 2 meses aqui está ele, vivinho da silva.
O cordão umbilical só lhe caiu uma semana depois de o encontrar e os olhos só abriram 15 dias depois.
Já foi ao veterinário e levou as vacinas necessárias e já sei que é uma gata.
A minha questão para quem tem mais experiência é, ela ainda não sabe sequer miar, a veterinária diz que ela está um bocado mais pequena que um gato normal. E nunca conviveu com gato nenhum, mas connosco, só quer morder para brincar.
E eu penso que seja um comportamento normal, até pk ela não tem outra forma de brincar, mas tenho medo que isso a torne mais agressiva no futuro pois não sei se é um comportamento normal, volto a repetir que nunca tive gatos.

Deixo aqui uma foto de quando a encontrei e uma mais recente.

Imagem

Imagem
Bagaudae
Membro
Registado: quarta jun 23, 2010 1:57 pm

segunda out 18, 2010 7:54 pm

Cruzes que coisa linda!!

Eles tendem a morder, aliás, é uma das maneiras que têm de "ver" o mundo e conhecer. Parece-me é que esse comportamento não deverá ser muito encorajado, mais tarde, não digo que se torne mais agressiva, mas vai continuar a morder e quando for maior e com mais força, pode magoar.

os pequenito costumam achar praticamente tudo o que mexe um atractivo e um convite à brincadeira. Tente tirar partido disso. Os meus gostam particularmente de: coisas peludas (peluches pequenitos), bolas seja lá do que for e palhinhas. E fios, mas isso pelo que percebo pode ser perigoso sem supervisão, por isso tb não encorajo muito.

EDIT/PS: Ah, e muitos parabéns por ter socorrido esse bicho. Ter um gato em casa é uma óptima e atribulada experiência :lol:
aniratacana
Membro Júnior
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.

segunda out 18, 2010 8:02 pm

Sim, ela já tem muita coisa com que brincar e também adora peluches, até porque nos primeiros tempos tinha muitos para a aquecer e para fingir ser a mãe e os irmão.
Ela está super pegada a nós aqui em casa, salta para o colo para dormir, se lhe tocamos está sempre a ronronar... só que quando lhe dá para a brincadeira ataca tudo o que mexe e com a boca... Os pés então é uma coisa.... não pode ver ninguém descalço ao pé dela...
Não incentivar será o quê? Apenas evitar que morda ou repreender quando o faz? Não sei se aprendem como os cães.

Esse é outro dos meus problemas... é que depois tenho um labrador em casa também e a convivência entre os dois não tem sido fácil, mais porque o cão tem medo dela... e ele é muito maior e tenho medo que a aleije...
Mas isso deverá ser outra coisa que deverei começar a deixar não é? Eles devem começar a conviver um com o outro o mais cedo possível certo?

Só para terem noção da diferença de tamanhos

Imagem

Imagem
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

segunda out 18, 2010 8:15 pm

Também tenho um que encontrei órfão com 1 semana e agora esta com mês e meio, e sim também morde em tudo o que se mexe, e que não se mexe, só está bem de boca aberta!!!

Eles aprendem a controlar a força da mordida quando brincam com os irmãos, nos nossos casos é mais complicado, mas eles acabam por se controlar!
E não eles não aprendem como os cães, mas é possível educa-los, apesar de não ser tarefa fácil, aprendem a respeitar o chinelo!!
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

segunda out 18, 2010 8:15 pm

Que minorquinha linda! :D
Muitos parabéns :D .
Bagaudae
Membro

segunda out 18, 2010 8:20 pm

Bom, eles com dois meses são os seres mais destemidos do planeta.

A relação com cães não lhe sei dizer pois nunca tive gatos e cães ao mesmo tempo, com certeza outros utilizadores que frequentam assiduamente o fórum lhe darão melhores conselhos.

Quanto ao não incentivar, penso que basta não alinhar na brincadeira. Quando o Camões era pequenito, emboscava-nos os tornozelos e mãos sempre que podia. Nós achamos aquilo um máximo e acabamos por dar continuidade às brincadeiras mexendo as mãos para ele atacar e lutar. Quando começou a doer mais um bocado, já ele estava muito habituado e agora é mais complicado para ele entender que não o deve fazer.

Se não der continuidade À brincadeira, eventualmente eles encontram outra coisa qualquer que os entretenha.
Minhamicas
Registado: sexta ago 13, 2010 11:09 am

segunda out 18, 2010 9:48 pm

Aniratacana, que lindos amigos você tem!!!
Não acredito que esse lindo Labrador lhe faça alguma diabrura! É sem duvida aconselhavel supervisionar os primeiros contactos, pode demorar algumas semanas, mas o Labrador não tem "ar" de ser mauzinho e de certeza que vão ser grandes companheiros!
Tenho amigos que passaram pela mesma situação, também com um Labrador e, com paciência e muito carinho, o gatinho foi aceite pelo "grandão" e agora é um doce com o Tico (gato).
Os meus pais passaram por uma situação identica, mas o cão é de pequeno porte, e, sempre foi muito ternurento ver a amizade dos dois, brincam imenso. Como é, apesar de tudo, mais pesado e forte que o gato, este por vezes mia e "bufa" para o avisar que o está a magoar, mas eles entendem-se muitissimo bem! E por vezes fazem de almofada um do outro! No caso deles o ditado " dão-se como cão e gato" definitivamente não se aplica!
Espero que com os seus aconteça o mesmo, porque de facto são lindos!
Boa sorte!
Minhamicas
Registado: sexta ago 13, 2010 11:09 am

segunda out 18, 2010 10:02 pm

Desculpem voltar...mas só para compartilhar convosco que a Micas quando veio para minha casa, tinha pouco mais de um mês e também tinha esse vicio, mas eu pressionava-lhe o nariz e ela não gostava nada! Sempre que ela me mordia as mãos eu "atacava-lhe" o nariz, quando não conseguia apanhar-lhe o nariz, apanhava uma boa sapatada! Ainda hoje, ao fim de 6 anos, ela por vezes está no meu colo e lambe-me as mãos, mas logo a seguir vêm as mordidinhas nos dedos e se exagera na pressão, tem um apertão de nariz, vai logo embora! Mas acho que fez efeito, pois passou a ser muito raro atacar-me!
Um abraço
aniratacana
Membro Júnior
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.

segunda out 18, 2010 10:50 pm

O cão não lhe faz mal, no inicio tentou abocanhar mas foi porque não sabia o que era e pensava que era uma bola para brincar...
Agora não, só tem a mania de quando a vê ir imediatamente cheirar-lhe o rabo, coisa que ela odeia!!!! Fica toda eriçada e afasta-o com aqueles ruidos tipicos de gato...
Mas de resto até não se dão mal durante o tempo que têm estado juntos... o grande problema é mesmo a diferença de tamanho e força... porque se o Ralph (cao) se lembra de a pisar, ou mesmo sem querer, mata a gata....... =S

E quanto a pessoas que vivem em apartamentos e têm gatos, a única solução para eles não fugirem é mesmo manter as janelas sempre fechadas certo? Eles não aprendem que dali não se passa?
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça out 19, 2010 1:35 am

sempre que o pequenito morder com força, aperte-lhe o nariz, como disse a outra forista, ou belisque-o numa orelha! é assim que os manos e as mãos os ensinam a controlar a força. ;) uma boa beliscadela na orelha costuma ser remédio santo - não é preciso ferir, mas convém que lhe doa um bocadinho... ;) e sobretudo evite usar as mãos nas brincadeiras!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça out 19, 2010 1:37 am

aniratacana Escreveu: a única solução para eles não fugirem é mesmo manter as janelas sempre fechadas certo? Eles não aprendem que dali não se passa?
aprender, aprendem. Mas um passarito, uma borboleta, qualquer coisa que os atraia pode distraí-los e fazê-los esquecer... janelas fechadas, sempre!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça out 19, 2010 10:21 am

Primeiro que nada, muitos parabéns por não ter desistido da cria, agora é uma gatinha muito bonita e concerteza muito mimada.
Mais uma menina de sorte neste forum dedicado a eles.

Quanto a questão das mordidas, tente comprar brinquedos de serrapilheira, que agora há muitos nas lojas de animais, é mais facil para eles pegarem e mordem do que os de plastico e tente incentiva-la a morder o brinquedo e não as vossas mãos.
Bagaudae
Membro

terça out 19, 2010 11:37 am

aniratacana Escreveu: (...)

E quanto a pessoas que vivem em apartamentos e têm gatos, a única solução para eles não fugirem é mesmo manter as janelas sempre fechadas certo? Eles não aprendem que dali não se passa?
Eu por mim, mantenho as janelas e varandas dos compartimentos a que eles têm acesso fechadas. Se quero abrir ou arejar alguma divisão primeiro ponho-os dali para fora. O risco é muito grande para arriscar a tentar ensinar-lhes. Só de pensar no Camões ou Sr.Gato no fundo do 5º andar até me dá arrepios :?
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça out 19, 2010 11:52 am

Janela com mosquiteiros é o mais seguro. Melga não entra e gato não sai.
Peçam ao pai natal janelas com rede mosquiteira, assm podem sempre ter a janela de uma divisão aberta para arejar a casa sem o perigo dos bichinhos salatrem pela janela.
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

terça out 19, 2010 12:12 pm

Em casa tenho um cão e duas gatinhas. Quando elas eram bebés também tinham tendência para mordiscar, mas com o tempo isso passou. Os brinquedos ajudam, as minhas não brincavam com os delas mas sim com os do Brahma (grande porte e arraçado de Pastor alemão e Golden). A relação entre os três é óptima e acima de tudo muito divertida. Ele coitado não tem mãos a medir, anda sempre a ver se elas estão bem, ora cheira uma ora cheira outra, ora lambe uma ora lambe outra e tem sempre a localização delas sob controlo, o único senão neste relacionamento a três é que elas andam sempre com penteados novos e originais, pois ele como anda sempre com elas na boca elas ficam todas babadas, sim é verdade babadissimas, e depois de secas ficam com o pêlo mais duro até parece que têm gel no pêlo, mas de resto ele é um doce para elas, adora-as. Contrariamente ao que se pode pensar ele, coitadinho é um pau mandado no meio delas e quando a gatinha mais velha se zanga, ele é que paga. Sim, ela corre atrás dele e finca-lhe os dentes e então é ver a Pinfinhas a correr atrás do Brahma e este muito aflito com o rabinho entre as pernas. Mas é muito gratificante e divertido. Adoro as minhas meninas e o meu Brahma (este também o criei desde o segundo dia de vida, adoro-o)
Responder

Voltar para “Gatos”