gato a ficar gordo...preciso de ajuda!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
LenaPS
Membro
Registado: quinta fev 28, 2008 2:18 pm

segunda out 18, 2010 10:38 pm

Olá amigos

vou tentar resumir o meu pequeno (grande...) problema:

Sempre tive gatos, mas alimentava-os incorrectamente sem saber.A minha primeira gatinha só comia latas, o veterinario nao me dise os contras disso e como eu era garota nao sabia.Entretanto ela faleceu com 14 anitos e arranjei outro gatinho.Que começou também com a mania das latas

há 3 anos, fui-lhe buscar um irmao, e aí sim, informei-me de tudo e passei a dar ração seca adequada, purina one para esterilizados.O Tommy ( o mais velho adorou essa comida... e desde entao consegui que ele se habitua-se a raçao seca)

O problema é o seguinte: ele agora mexe-se menos, nao por falta de atençao, a verdade é que tem um fascinio tao grande pelo irmaozinho que nao me chama para brincar, só praa dar mimo, lol.
Consequencia disso, a raçao que eu dantes dava aos 2 ( 65 gramas para c ada um, ponho em 2 taças à descriçao) agora parece estar a engorda-lo.
a veterinaria disse que ele estava gordo, que nao era necessario dar comida propria..simplesmente tinha de dar menos.Ele tem 6,5 quilos, sendo que o que está bem tem 5,6 e ela diz que está óptimo. O meu problema é..como faço para cortar na ração de um e não cortar na de outro…não quero que o outro passe fome !! Se calhar não estou a fazer bem…é que eu deixo duas tacinhas à descrição o dia todo mas com a ração certa.O problema é que não sei se cada um come a parte que lhe compete ou se o gordinho anda a roubar comida ao mano…( muito provavelmente….) a veterinária sugeriu que eu não tivesse à descrição e que desse por 3 vezes tipo ( de manha, a tarde e a noite…) mas é viável??e se um dia me atraso..os desgraçados não comem…faz-me confusão pensar que podem estar com fome e não têm comida…para alem de que eles comem mais durante a noite…que de dia…
o que faço!? Como fazem os donos de 2 ou mais gatinhos?

o

om o miky, por isso tem vindo a aumentar o peso.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça out 19, 2010 1:28 am

uma vez que vai deixar de ter a comida à disposição e são só dois, separe-os nas horas das refeições. Se a diferença de tamanhos entre eles for considerável, também pode colocar a comida do menos pesado numa caixa de cartão com uma abertura onde o outro não caiba.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

terça out 19, 2010 8:54 am

Bom dia Lena,

Eu desde à uns 2meses para cá comecei a dar a ração separada às minhas gatinhas, pois uma tem de comer uma ração especial para problemas intestinais e não pode comer outra (agora já começa aos poucos a comer ração normal), no principio dava ração especial para as duas, mas não é viavel, pois a ração é mto cara, então comecei a separa-las!

Dou-lhes de manha, quando chego a casa e no resto do dia elas já começaram a ganhar o habito de me pedir papinha, e eu vou dando.
No principio fazia-me confusão pois a minha Buffy não é mto de comer, então no principio não comia quase nada logo de manha, mas também isso só durou uns 2dias, depois disso começou a comer logo bastante bem de manha :P!
Não se preocupe, eles não vão morrer de fome, mesmo se demorar mais a chegar a casa (a não ser claro que seja só mesmo no final da noite ai recomendo deixar a ração à disposição) elas depois compensam quando chegar :).

Relativamente a separa-los, nunca separei as minhas, e quando estou ao pé delas, elas sabem mto bem qual a ração delas e não andam a roubar ração uma da outra, sempre comeram juntas.
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
NessieG
Membro Veterano
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

terça out 19, 2010 8:54 am

Bom dia Lena,

Eu desde à uns 2meses para cá comecei a dar a ração separada às minhas gatinhas, pois uma tem de comer uma ração especial para problemas intestinais e não pode comer outra (agora já começa aos poucos a comer ração normal), no principio dava ração especial para as duas, mas não é viavel, pois a ração é mto cara, então comecei a separa-las!

Dou-lhes de manha, quando chego a casa e no resto do dia elas já começaram a ganhar o habito de me pedir papinha, e eu vou dando.
No principio fazia-me confusão pois a minha Buffy não é mto de comer, então no principio não comia quase nada logo de manha, mas também isso só durou uns 2dias, depois disso começou a comer logo bastante bem de manha :P!
Não se preocupe, eles não vão morrer de fome, mesmo se demorar mais a chegar a casa (a não ser claro que seja só mesmo no final da noite ai recomendo deixar a ração à disposição) elas depois compensam quando chegar :).

Relativamente a separa-los, nunca separei as minhas, e quando estou ao pé delas, elas sabem mto bem qual a ração delas e não andam a roubar ração uma da outra, sempre comeram juntas.
LenaPS
Membro

terça out 19, 2010 8:18 pm

olá

obrigada pelas respostas, a opção da caixa de cartao é uma ideia super original, mas a diferença nao é muita de tamanho.O "gordinho" é só um pouco mais barriguitas... o outro nao, por isso cabem os dois nos mesmos sítios.
Assim sendo vou fazer como sugeriu a NessieG, a quem eu agradeço o testemunho!!!

Sabe muito bem vir aqui desabafar e ouvir as vossas ideias.Mais uma vez ajudaram-me imenso!Obrigada

Depois volto daqui a uns tempos para dizer como vai o "barriguitas"comilão"

:)
NessieG
Membro Veterano

quarta out 20, 2010 5:12 pm

De nada Lena, espero que o seu comilão comece a perder peso!

Esquci-me de uma coisa, no meu post anterior disse que durante o resto do dia (quando já estou em casa) lhes ia dando ração quando elas pediam, mas não dou mais do que lhes é destinado. De manha peso a ração delas, na taça, e vou dando a ração que está na taça.

Se comerem tudo têm de esperar até ao dia seguinte... claro que às vezes tenho pena e lá lhes dou um pouco mais, mas elas não têm problemas de peso. No seu caso acho que tem de ser inflexivel, não pode comer mais do que deve, senão não perde peso :| !

boa sorte com o seu gordito!
LenaPS
Membro

quinta out 21, 2010 10:59 am

obrigada :) vou fazer isso mesmo
SusanaBor
Membro Júnior
Registado: terça mai 25, 2010 1:17 pm

quinta out 21, 2010 11:02 am

Eu faço exactamente da mesma forma que a NessieG. Só comem quando tamos em casa. Como venho a hora de almoço a casa n tem problema.
Claro que neste momento como tenho as minhas lindas a recuperar da gastroentrite têm ração á descrição. Mas quando tiverem totalmente boas volta a rotina. :)
RitaSobral
Membro
Registado: sábado set 13, 2008 7:35 pm

Milu (Porquinho da India homosexual).

quinta out 21, 2010 12:46 pm

ja esperimentou disponibilzar-lhe comida somente a certas horas? Como almoço e jantar?

A minha quando começa a ficar preguiçosa demais vo pica-la e brinco varias vezes ao apanha a bola com ela para correr e exercitar.

Nao é so o gato que tem e vir ate nos.. temos de fazer o mesmo. ;)
Responder

Voltar para “Gatos”