Preciso da vossa ajuda

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
treta
Membro
Registado: quarta jul 09, 2003 7:53 pm

terça nov 25, 2003 2:59 pm

Olá

Preciso da vossa ajuda, pois já não sei o que fazer, estou a ficar desesperada e ddesiludida.

O Oscar tem 4 meses e pensei em arranjar-lhe uma companheira. Pois é a Eva chegou ontem. Vinha sub-nutrida, mal tratada e com medo de tudo e todos.

Quando me foi entregue, disseram-me que não era aceite pelos restantes gatos da casa (parece que ao todo eram 5 e mais dois cães). À hora da refeição atiravam-se a ela e não a deixavam comer.

Só que agora atira-se ao Oscar, bufa-lhe, parece enraivecida. O Oscar ao principio ficou a olhar para ela (coitada passou-se) e não fazia nada, mas agora defende-se e é uma guerra pegada.

Sinceramente não sei se é brincadeira ou a serio (devo dizer que não tenho grande experiencia com gatos).
Ela não come, não bebe, esconde-se em todos os buraquinhos... e resolve fazer as necessidades onde calha :evil:

Será isto normal? Que faça com ela?
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça nov 25, 2003 3:18 pm

Olá

O melhor é para já manter os dois separados, mantenha a gatinha num compartimento onde o seu gato a possa cehirar através da porta. Deixe uma mantinha com ela, depois de um ou dois dias coloque a mantinha dela ao seu gato e a do seu gato a ela, assim tomam conhecimento do cheiro um do outro.
Eu também tenho uma gatinha nova há quase 3 semanas e ao princípio a Amélia bufava-lhe e rosnava, mas nunca lhe fez mal. Agora adoram-se.
Tente ir juntando os dois aos poucos. A gatinha também deve vir assustada uma vez que era maltratada e agora que vê que é só um gato tenta defender-se.

Vai ver que daqui a uns dias já se dão bem.

beijokas
Kathleen
treta
Membro

terça nov 25, 2003 3:53 pm

Olá Katleen

Obrigada pela ajuda. Sinceramente já não sabia o que fazer. Pensei que fizia bem em arranjar companhia ao Oscar que é um gatinho muito meiguinho e docil... uma ternura, e ao fim ao cabo só fiz foi mal, quase que me arrependo :oops:
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

terça nov 25, 2003 4:01 pm

olá treta,
acho que tem de ter um bocadinho de paciencia..pois eles ainda vao travar o conhecimento...ela pdoe estar mto assustada e por o que tenho lido eles nunca reagem bem a primeira companhia.....por isso mantenha os separado se va juntando os aos poucos ...coma sua observaçao e sempre atenta ...depois de sempre os mesmos mimos aos 2..para n se sentirem injustiçados :lol: :lol: ;) ;) vai ver k vai resultar e vai conseguir
beijinhos
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça nov 25, 2003 4:13 pm

Eu tenho duas gatas a Iscas e a Links. A Links tinha tido bebés, mas um cão, enquanto ela foi comer (ela tinha os gatinhos no nosso palheirozinho que temos ao lado da casa, escondidos) o cão matou-os :cry: a Links ficou inconsolável! Uma amiga minha tinha uma gata siamesa como a minha que também tinha tido filhotes a pouco tempo, pensámos que juntando o gatinho à Links ela ficasse mais feliz e o adoptasse. Mas quando pusémos o gatinho no ninho a Links ficou irada e zangada :( , lá percebeu que não era o gatinho dela e tratou-a mal. Essa gatinha é a Iscas ;) . Elas nem se podiam ver e a Iscas pequenina ficava no 2º andar da minha casa e a Links no 1º...Para não se cruzarem... :roll: .
Hoje em dia toleram-se e não brigam, mas não gostam de andar muito juntas lol cada uma no seu canto. Mas a maioria dos gatos aceita bem a chegada de outro. A culpa foi nossa por não termos experiência suficiente no campo. Vai ver que logo logo vão dar-se bem!! ;)
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

terça nov 25, 2003 4:33 pm

Claro que fez bem em arranjar companhia ao Óscar . Daqui a uns tempos vai vê-los felizes a brincarem um com o outro A gatinha já é adulta?
A aproximação terá que ser lenta e gradual uma vez que a gatinha parece “traumatizada” com a experiência vivida anteriormente. Além da dica já dada da troca de mantas faça o mesmo com a areia. Troque os tabuleiros para eles sentirem os cheiros. Se tiver uma porta de vidro por onde eles se possam ver sem se tocarem melhor ainda. Daqui a uns dias comece por pô-los a comer na mesma divisão. Vá aproximando as taças e em cada refeição faça com que a distância seja menor. Uma coisa que costuma resultar muito bem é brincar com os dois em conjunto. Com um daqueles brinquedos de gato tipo cana de pesca tente que eles brinquem ao mesmo tempo mas cada qual no seu canto. No inicio costumam medir distâncias e ver o que o outro está a fazer, mas quase sempre resulta bem.
Por norma a aproximação de dois gatos nunca é muito “pacifica” mas o final é compensador.
Boa sorte
Fátima
coe
Membro Júnior
Registado: sábado ago 02, 2003 3:55 pm

terça nov 25, 2003 4:33 pm

Ola e parabens pela acção.Eu tenho 3 gatos, duas gatas e um gato;ele da-se bem com as duas,mas elas e "numca soube porque"toleram-se,mas muito mal.tenha muita paciencia e mantalha-os separados por enquanto.Ela como é uma gata que sufreu maus tratos esta muito traumatizada, mas isso passa com o tempo.tente dar atenção há recem chegada, feiche-se com ela num compartimento da casa,mas só os dois de de-lhe mimos.E ESPERE PELOS RESULTADOS.NÃO SE ESQUEÇA QUE O GATO É UM BICHO QUE TEM O SEU TEMPO.MUITAS TORRINHAS DA ANA
treta
Membro

terça nov 25, 2003 5:11 pm

Olá a todos

Muito obrigada pela vossa ajuda.

A quem perguntou se a gatinha era adulta... não ela tem 3 meses mas é realmente minuscula :( (até tenho duvidas... mas a antiga dona confirmou os 3 meses)

Mais uma duvida:

Tendo a Eva 3 meses e o Oscar 4, comem da mesma ração. Será aconselhavel por comida em taças separadas ou podem comer da mesma? (claro que agora não se os vou separar!!)

Em relação à areia, tenho a mesma duvida... terei que ter uma caixa para cada um?

A minha casa não é lá muito grande...
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

terça nov 25, 2003 6:49 pm

Olá treta

A situação será temporaria, eu tenho 5 gatos e a cada adição passei por essa situação ... entre 3 a 7 dias é absolutamente normal ...

Parabens pela decisão e nunca te arrependas

Jokas
ChinaBlue
abc_girl
Registado: terça set 09, 2003 12:31 am

terça nov 25, 2003 7:26 pm

oi treta! eu tambem ja tive muitos gatos. Uns conviviam melhor outros pior mas no geral eram todos amigos uns dos outros.
o unico gato que tenho recentemente(o branquinho) tem uma frida na orelha e a pouco tempo ele envolveu-se numa briga com outros, por causa dele ter aquela ferida os gatos ele ficou mais vulneravel e quando regrecou a casa vinha todo porco e ferido, mas esta e a vida dos gatos.
fico triste pela tua gata e por isso mesmo dou-te um conselho: dalhe mimos, muitos mimos porque ela agora esta rebelde, mas como ela e muito nova talves isso pase com o tempo. :D

jokas

[email protected] ;)
abc_girl
Registado: terça set 09, 2003 12:31 am

terça nov 25, 2003 7:28 pm

oi treta! eu tambem ja tive muitos gatos. Uns conviviam melhor outros pior mas no geral eram todos amigos uns dos outros.
o unico gato que tenho recentemente(o branquinho) tem uma frida na orelha e a pouco tempo ele envolveu-se numa briga com outros, por causa dele ter aquela ferida, ele ficou mais vulneravel e quando regrecou a casa vinha todo porco e ferido, mas esta e a vida dos gatos.
fico triste pela tua gata e por isso mesmo dou-te um conselho: dalhe mimos, muitos mimos porque ela agora esta rebelde, mas como ela e muito nova talves isso pase com o tempo. :D

jokas

[email protected] ;)
treta
Membro

sexta nov 28, 2003 4:38 pm

Obrigado a todos os que me deram conselhos para a adaptação da Eva.

Pois é resultou mesmo. Separei-os como aqui me disseram. Ontem quando ia tratar da Eva, esta fugiu da divisão onde estava e foi ter com o Oscar, começaram a lamber-se um ao outro ;) :lol:

Hoje de manhã surpresa ... acordei com a Eva na minha almofada junto à minha cara a ronronar e o Oscar (como sempre) deitado ao meu lado de barriguinha para o ar como se fosse um bébe.

A Eva ainda não se deixa pegar muito, quando nos aproximamos foge (tadinha ainda tem medo), mas quando conseguimos fazer festinhas enrosca-se toda e ronrona.
Fui dar com eles os dois à pouca em cima da cama do meu filho, enroscadinhos um no outro a dormirem :lol: :lol: :lol: :D

Ela é mesmo linda mas muito pequenina, mas parece que é normal pois o pai dela é Europeu e a mãe siamesa.
Uma ternura :D :D :D :D :D :D :D :D
Responder

Voltar para “Gatos”