Tenho neste momento um gato com uma grave otite provocada por fungos E ácaros (além de pneumonia bacteriana...

). Tem também umas peladitas no pescoço e numa das patas, e a parte externa de uma das orelhas fez uma ferida feia de tanto coçar... o desgraçado, que veio do canil de Monsanto a 9 de Setembro, ainda não teve tempo de começar a ser feliz - nem sequer ainda pôde ser castrado!
É um gato triste, o Filipinho. Quando o levei ao vet, foi por causa da respiração ruidosa e de sangrar do nariz; achei que também tinha ácaros nos ouvidos, já que se coçava bastante, e estava desconfiada de um fungo na pele, porque começou também a morder a cauda e as patas. Veio de lá de funil, com um monte de medicamentos para tomar e aplicar nos ouvidos. O problema é que ele não é um gatinho meigo... não é bravo, mas é muito, muito assustado e podem imaginar o suplício que é limpar os ouvidos 1 vez por dia (o vet mandou duas, mas simplesmente não consigo, tento limpar o melhor possível quando consigo agarrá-lo), aplicar o produto, que até é específico para cães (mas funciona lindamente em gatos, nestas situações) - o que vale é que são só 5 dias desta coisa - e dar-lhe antibiótico e expectorante injectável... O pior é que o bichano começa a stressar, e se o ponho numa jaula fica tão triste que nem come. Portanto tenho mesmo de o perseguir pela casa com toda a medicação atrás e tratá-lo quando lhe deito a mão!
MAS... o facto é que está a resultar, já não coça desesperadamente o funil

, a respiração normalizou, o nariz já não sangra, e isto apenas ao fim de 4 dias de tratamento. Até agora, nenhum dos outros gatos apresenta otite fúngica, mas alguns já andam com ácaros nos ouviditos, os ácaros são muito contagiosos; os fungos também, mas um bom sistema imunitário acaba por impedir/ combater infecções.
O Filipinho também já se adaptou ao funil, não tenta tirá-lo e já não vai contra tudo nem anda de marcha-atrás. Custa-me vê-lo triste e com medo quando me aproximo dele, mas tem mesmo de ser tratado, e estas coisas demoram....
Fale com o seu vet, podem realmente ser fungos - consegue-se saber facilmente através de uma cultura -, que requerem tratamento específico, e muitas vezes se confundem com otites comuns provocadas por ácaros. Também existem no mercado pipetas específicas para estes primos das aranhas, discuta com o seu vet se não será caso para as aplicar.
Boa sorte e as melhoras para os gatinhos... e que sejam fáceis de tratar!

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!