Eu apenas dei um exemplo pessoal. Já estive numa situação menos boa e sei o quanto nos custou (a mim e ao meu marido). E se não tivesse sido a ajuda da família, que felizmente pôde ajudar, não sei como teríamos dado a volta por cima.
Felicidades!

Moderador: mcerqueira
É evidente que o amor pelo animal não se mede pela marca da ração que se lhe dáXanaB Escreveu:Olá
Também acho que não existe desculpa para abandonar mas infelizmente ainda existe muita gente com a mentalidade que os animais são como mobilia...
Não acho vergonhoso dar uma comida mais barata, eu já passei muitas dificuldades porque não tinha familia que me apoiasse...se não fosse o meu namorado teria passado fome e dormido na rua antes de arranjar casa...se até para mim compro comida de marca branca para poupar, não acho que seja vergonha comprar Whiskas para o meu Betinho...
Eu amo o meu gatinho e acho que ele se sente muito feliz porque eu dou-lhe muito amor...de certeza que ele prefere amor e atenção do que comer RC e não lhe ligarem nenhuma...mas isso é a minha opinião
NessieG Escreveu: Apenas falei do alugar casa como indicou. O problema das pessoas é que não sabem a lei de arredamento. Por lei um proprietário não lhe pode proibir a entrada de animais (desde que não ultrapassem o número permitido por lei), não se é obrigado a dizer que se tem animais. Por isso apenas digo que alugar casa não é desculpa para abandonar um animal. Mas pronto poderá ser complicado se for um proprietario estupido como há mtos, mas ai é ir procurar outra casa. Pelo menos é a minha opinião. Em vez de ter a casa enorme com quintal, tenho uma casa mais pequena e que gastei dinheiro em fazer algumas obras, para não ter problemas com proprietario, são opções de casa um!
Claro que há sempre problemas azares, etc etc, mas eu mandar abater um animal ou abandona-lo por falta de dinheiro.... nem sei... nem consigo imaginar!
eu já fiquei desempregada e sem um tuste de subsidio de desemprego. os animai eram bastantes. nunca meti nenhum na rua. hoje ganho 3 vezes menos. tb. não penso fazer issso. t~em menos espaço, menos condições? pior estariam se não tivesse acolhido. o que me preocupa não é a comida, é a saúde. estão velhotes e a saúde não perdoa. até agora não lhes tem faltado nada. oxalá que assim continue. para os manter, eu é que seiMariaChica Escreveu:Os arrendamentos podem até estar bem na zona onde vive. Não é em todos os lados.
Olhe que hoje a gente pode ter emprego e estar tudo bem, amanha pode ir tudo por água abaixo. Não me venha dizer que tem que se contar com isso porque são coisas que podem acontecer a qualquer um sem que se preveja. Já houve empregos seguros há anos atrás, agora não há, os dos "quadros" também são despedidos e têm sorte se as empresas lhes pagarem o que devem.
Para quem nunca sofreu com a crise, muitos parabéns. Mas, pelo menos, não critiquem nem ataquem quem por elas passa.
Oxalá que nunca aconteça consigo.
pode sempre pedir ajudar a associações, nomeadamente à animais de rua. elas ajudam na esterelização de animais abandonados. a preços muito mais baixosvtam Escreveu:Estimados amigos dos animais, gostaria de vos colocar uma questão que tem vindo a ser discutida num outro forum, que veio a ser desenrolada embora no forum errado.......
Eu e a minha mulher sempre fomos educados com a presença de animais ambos temos um carinho incondicional para com os animais, infelizmente não os podemos acolher a todos o que deve ser como todos vós, sentimos uma impotência enorme.........mas virar as costas e que não, isso não conseguimos.
Na minha zona de residência como em muitas outras existem gatos, para além do alimento e agua pensamos em poder fazer mais por eles - esteriliza-los - isso como sabemos é o ideal mas temos tb consciência que é a parte mais dispendiosa, na altura pensei em contactar o Vet. Municipal para saber da possibilidade de ajuda neste campo, o mesmo surpreendeu-me porque ainda me "ralhou" porque alimentava animais errantes e se eu sabia que isso é punivel por lei, claro que a minha reacção não foi das melhores, como um Vet se mostrava tão insensivel perante os animais sem dono? Desliguei-lhe a chamada na cara já não consegui falar mais.....
A colonia era relativamente pequena cerca de 10, na altura e em parceria com um outro Vet utilizei a verba do seguro dos meus caes e operei os animais, mas como todos tb sabemos novos residentes vão aparecendo e lá veem mais despesas.......
A questão que vos queria colocar, até pq alguns foristas me "acusaram" que eu ao alimentar os gatos estou a contribuir para aumentar o seu numero, quase me chamam de "parvo" por o fazer, que deveria deixar de lhes dar de comer para que eles não se reproduzam, na minha optica isto é uma perfeita parvoisse, pq não é por existir fome que os animais não aumentem pelo contrario estria a criar um outro problema - as doenças -
O que pensam ?
Lamento, mas existem crianças COM FOME nas escolas portuguesas, sim! E o comerem gratuitamente na escola, tem muito que se lhe diga. Sinceramente, discordo, em absoluto, com aquilo que disse. Acho mesmo indecente tal opinião. É de quem não convive com essa realidade todos os dias e não vê crianças que realmente não têm o que comer porque os pais não lho podem dar. Não critico quem ajuda os animais mas acho que existem comparações que, pura e simplesmente, não se fazem.Chamarrita Escreveu:Alimentar animais errantes tem muito que se lhe diga. Sei que os cães não podem, por lei, andar nas ruas, mas há tantos abandonados e já lá nascidos e criados, os canis não podem recolher todos, as associações também não e, como todos os seres vivos, precisam de comer! Os gatos, legalmente, podem viver em liberdade. Se não os alimentarmos, vão ao lixo, tal como os cães e os humanos e todos os que padecem de fome. Eu não distingo quem sofre, quem não tem ninguém, quem não tem abrigo ou comida, seja homem, seja bicho, e estou a borrifar-me para as leis que proíbem a compaixão. Os maus-tratos e abandonos também são puníveis, e não vejo punidos quem os pratica. E para haver punição tem de se ser apanhado, e mesmo assim... Desde que se respeite o espaço público e o outro, posso e devo ajudar os que precisam de ajuda e quero lá saber do que diz a lei.
O que é preciso é realmente definir prioridades, o que é essencial. Não precisamos nem de um terço do que temos, e há muitos sem nada. Não concebo, por exemplo, que se gaste dinheiro em caminhas, arranhadores, brinquedos, coleirinhas e areias e não se desparasitem, vacinem ou esterilizem os animais. Não entendo como pode ter-se tv por cabo, internet, telemóveis com 65655 funções e não ter dinheiro para gastar com os animais. Também não faz sentido, para mim, gastar 11 euros em areia e comprar Fr******* para alimentar o bichano, como ainda noutro dia vi - e não deixei passar em branco, e a pessoa ainda se ofendeu. É difícil combater a ignorância de quem quer permanecer ignorante, mesmo com bons modos.
Não é preciso alimentar o mercado, é preciso alimentar os animais. E, enquanto seres humanos, somos responsáveis por aqueles que cativamos, como a Raposa ensinou ao Principezinho.
Estranhamente, costumam ser os que têm menos os que mais partilham. Só esses, talvez, entendam o que é desejar e não poder ter. Todos nós nos queixamos de barriga cheia: tomamos banho com água quente e potável enquanto outros morrem de cólera e desenteria; lamentamos a subida do IVA de 6 para 23% no "leite com chocolatinho" para as crianças e eu pergunto-me, mas que raios, tem de ser leite COM CHOCOLATE? as crianças precisam disso? E vejo também as supostas crianças carenciadas, subsidiadas, a serem negligentes com os materiais que lhes são DADOS, a comerem gratuitamente na cantina da escola e a encherem sacos com gomas e terem roupas de marca e telemóveis... as tais "criancinhas com fome" mencionadas por todos aqueles que criticam quem ajuda os animais e partilha com eles a sua vida.
Há efectivamente crianças com fome, porque há adultos que têm filhos como se não houvesse maneira de os evitar, porque se limitam a pari-los e a sociedade que os crie. Porque as pessoas estão todas muito conscientes dos seus direitos, mas não dos seus deveres. Porque a civilização tal como a conhecemos sofre da maldição do rei Midas e o dinheiro é todo-poderoso.
Oh céus, onde eu eu já vou...está tudo doido, é o que é!
Eu não disse que não existem crianças com fome nas escolas e fora delas. Há crianças que só têm refeições porque a escola lhas dá, e não só almoçam gratuitamente, como lancham a meio da manhã e a meio da tarde, às expensas da escola, justamente porque os pais não podem/não sabem tratar delas. Mas não são estas crianças que vão ao café nos intervalos encher sacos com gomas, diariamente e mais que uma vez por dia! O que eu quis dizer é que as pessoas criticam quem ajuda aos animais falando das criancinhas com fome, mas não conheço nem uma, das que criticam, que mate a fome a uma criança (nem a ninguém...). As crianças carenciadas continuarão a usufruir do leite com chocolate, as outras, francamente, não precisam disso. Se leu todo o meu comentário, poderá confirmar que eu não neguei a existência de fome, que a há, cada vez mais. Mas continuo a afirmar que a pobreza material de uns se deve, essencialmente, à pobreza de espírito de outros.... e isto serve para toda a miséria e toda a fome, animal e humana. Não sou eu que faço a comparação, são os que criticam e comparam o que não é comparável...Garfield2010 Escreveu:
Lamento, mas existem crianças COM FOME nas escolas portuguesas, sim! E o comerem gratuitamente na escola, tem muito que se lhe diga. Sinceramente, discordo, em absoluto, com aquilo que disse. Acho mesmo indecente tal opinião. É de quem não convive com essa realidade todos os dias e não vê crianças que realmente não têm o que comer porque os pais não lho podem dar. Não critico quem ajuda os animais mas acho que existem comparações que, pura e simplesmente, não se fazem.