Questão sobre LOP

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Phobia
Mensagens: 4
Registado: terça nov 16, 2010 1:57 pm

quarta nov 17, 2010 10:44 pm

Olá!

Tenho uma dúvida sobre LOPs! Espero que a questão não seja repetida, se for, peço desde já desculpa!!

Estou a pensar adoptar um gatinho e poderá vir a ser de raça. Se eu adoptar um gatinho sem LOP mas cujos ambos os pais tenham LOP (às vezes vê-se essas situações por parte de pessoas que não fazem criação e apenas têm uma ninhada antes de esterilizar os gatos), posso eu depois obtê-lo? Se sim, que documentos preciso de pedir à pessoa que me vender o gato?

Não pretendo fazer criação profissional nem exposições mas, como pretendo vir a arranjar namorados/as ao bichinho que ficar comigo, quero ter tudo em ordem para poder registar eu os gatinhos e não ter problemas com isso.

Obrigado!!

Jo
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta nov 18, 2010 12:10 am

com ou sem LOP, esterilize o gato e deixe a criação para quem sabe. Pode arranjar depois namorada(o) para o(a) bichano(a), esterilizado(a) também, e adoptar 3 ou 4 bebés dos milhares que são postos para adopção, abandonados ou negligenciados por criadores amadores... se a resposta lhe parece agressiva, peço desculpa desde já, mas num momento em que (finalmente) os cidadãos começam a estar sensíveis ao flagelo dos abandonos e dos abates, havendo já um grande movimento a nível nacional, e num momento em que associações e particulares estão a rebentar pelas costuras com tantos animais, bebés e adultos, e o trabalho parece nunca ter fim, falar de criação irrita-me profundamente.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Phobia
Mensagens: 4
Registado: terça nov 16, 2010 1:57 pm

quinta nov 18, 2010 12:32 am

Cara Chamarrita,

Lamento que tenha essa opinião de mim apenas por um post...

Sempre tive gatos e AMO gatos, NUNCA faria mal a qualquer animal! Até me pôs de lágrimas nos olhos, bolas!

Todos os meus gatos (meus mesmo de casa ou os que arranjei para fazer companhia às minhas avós) foram resgatados da rua, onde estavam abandonados... uma delas até foi dada por uma pessoa que ia por a gatinha na rua porque o cão que já tinha morria de medo da gata... diversas situações deste género, que já todos conhecemos.

Lá porque quero juntar à família um animal de raça não faz de mim má pessoa! E por ter estas dúvidas não faz de mim um criador amador que vai mal tratar gatos!!!

Essa duvida surge e quis pedir ajuda... Em tempos tive um vizinho que tinha dois gatos machos de raça e um deles era esterilizado e o outro ainda não era. Esse que não era ainda quando o conheci, foi acasalar algumas vezes com gatinhas da mesma raça e o senhor ficava com um gatinho para dar a alguém conhecido ou vendia... Quando o gato já tinha dois ou três ano ele esterilizou-o pois às vezes demorava muito a dar os gatos, apegava-se, tinha medo de não serem bem tratados etc. A minha ideia era fazer algo assim, mas como deve ser! Com registos e etc. para poder dar ou vender a pessoas REALMENTE interessadas... Além do mais esta ideia ainda está muito verde; se vir que não tenho capacidade para ter ninhadas, não o farei!

Enfim... nem vou continuar mais. Fiquei mesmo chocada com a sua resposta... Eu adoro os meus gatos, considero-os os meus fieis amigos e JAMAIS faria algo contra o seu bem-estar, saúde ou felicidade.

A quem me poder responder... agradeço na mesma!

Jo
Phobia
Mensagens: 4
Registado: terça nov 16, 2010 1:57 pm

quinta nov 18, 2010 12:36 am

Vi que entretanto acrescentou algumas frases ao seu post....

Compreendo o que diz mas, mesmo assim, porque há muitos abandonados, não quer dizer que também se deixe os de raça de parte... até agora nunca tive nenhum e agora talvez venha a ter... ainda nem decidi. E mesmo que venha a ter e com ninhadas, mesmo que nunca consiga dar nem um, nunca os poria na rua!! morria primeiro eu antes disso poder acontecer...

Seja como for, será sempre um animal amado e respeitado, da rua ou do gatil mais fino que por aí houver!
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta nov 18, 2010 1:54 am

fiz uma correcção, porque fiquei tão indignada que escrevi de rajada. Eu também compreendo o que diz, mas não posso aceitar... :( repare que eu não emiti uma opinião a seu respeito, aconselhei-a (de forma rude, reconheço) e constatei factos. É claro que os gatos de raça não são de forma alguma excluidos: infelizmente, são cada vez mais, sobretudo os persinhas, que são tão dependentes, tanto trabalho dão e tantas doenças genéticas carregam consigo por falta de cuidado na criação. Também estes já são encontrados na rua abandonados e despejados nos canis municipais. Se os rafeiritos estão mal, estes estão piores, porque dependem completamente do ser humano para a sobrevivência, o seu pêlo e olhos requerem mil cuidados... E carregam as faltas de quem se pôs a criá-los sem fazer o despiste de doenças genéticas, como a Doença do Rim Poliquístico - doença que passa de pais para filhos, sejam puros ou não, tenham ou não LOP. Tenho a meu cuidado mais de duas dezenas de gatos e apenas 3 foram adoptados "em consciência". São todos rafeiros. Dois são peludos: uma gatita com pouco mais de um ano muito parecida com um Bosques, lindíssima, que me foi dada em bebé, resgatada da rua por uma amiga de gatos, por saber que eu adoro esta raça e NUNCA cairia na tentação de a deixar ter ninhadas (e bem jeito me dava pô-los a render... :twisted: ). Foi esterilizada logo aos 6 meses; o outro, é um rafeirito de pêlo comprido e narizinho um pouco mais pequeno que o normal, olhos grandes e ovalados... pois, "atira" para o persa, o gene está lá. É mais ou menos da mesma idade da outra peludita. Teriam filhos lindos e peludos mas, como se não bastasse ela estar esterilizada, também ele foi castrado antes de completar um ano de idade. Não sei se tem PKD, mas a probabilidade é grande. Se tiver, resta-me dar-lhe a melhor vida possível enquanto cá andar e não permitir que sofra quando chegar a sua hora - de qualquer modo é este o meu "modus operandis", com ou sem doenças. Mas o que é certo é que não deixará descendência e não multiplicará o flagelo, se for portador.

Também tenho uma gatinha amarela filha de gatos amarelos, que me deu um colega. Insistiu que eu devia ter um dos seus gatinhos amarelos, tão saudáveis, lindos e meigos. Deixava a gata criar uma vez por ano, sempre com o mesmo pai (fechava-os na garagem durante o cio da gata...), tinha sempre reservas e dava todos os gatinhos... até que começou a deixar de os dar, a haver desistências devido ao elevado e incomum número de fêmeas nascidas amarelas. Pude escolher, aliás, só aceitaria se fosse uma fêmea, e entregou-me a Joaninha com 7 semanas de idade. Por aqui, também já não há mais gatinhos amarelos! Foi esterilizada com 7 meses e só não foi antes porque teve giardia.. Já a mãe e as irmãs continuam condenadas, porque ele não esteriliza. Os gatinhos dele são realmente saudáveis e muito acarinhados, e também já recolheu alguns da rua - só não recolhe mais porque tem a casa cheia. Porque quis encher a casa com os "seus". E, à conta destes nascidos em casa, há outros tantos que continuam a sofrer na rua ou num canil municipal, ou em espera nalguma associação ou família de acolhimento temporário.

Eu sei que não prometeu fazer criação e apenas perguntou sobre o LOP, mas o preço das esterilizações é desincentivador, e a tentação de gerar gatinhos filhos dos gatos mais lindos - os nossos - é grande, e pode causar cegueira.

Também já tive a sua postura; felizmente, mantive-me pelos fóruns e entrei neste mundo dos animais desfavorecidos, especialmente os gatos, e pude constatar que a quantidade de gatas a parir na rua é assustadora, a quantidade de bebés que nascem com problemas é avassaladora, que, por muito que se esterilizem as gatas de rua e se recolham, criem e tratem os filhotes, é um trabalho de Penélope que parece não ter fim, porque logo mais uma gata de casa é abandonada prenha, ou foge com o cio, ou são encontrados gatinhos recém nascidos ou nem tanto assim em ecopontos, caixotes do lixo, dentro de sacos fechados, à porta de clínicas veterinárias dentro de cestinhos ou de transportadoras, atirados por cima de muros,.... podia aqui estar toda a noite.

Não duvido do seu amor pelos bichanos, nem estou a julgá-la e muito menos a condená-la. Estou é muito cansada e triste, e também eu fiquei de lágrimas nos olhos quando li o seu post, que, sei, não foi nada mal intencionado - tal como eu não estou mal intencionada para consigo. Mas dê uma vista de olhos pelo fórum das adopções e dos gatos, visite o site www.adopta-me.org e veja com os seus olhos, e sinta com o coração.

Quanto à sua pergunta inicial: se os pais do gatinho tiverem LOP e fizer questão de que o seu tenha, peça para os proprietários registarem a ninhada, assumindo os custos, ou coloque a pergunta ao Clube Português de Felinicultura, decerto saberão responder melhor que eu.

Mais uma vez peço desculpa pelo meu tom inicial, nunca pretendi ofender ou magoar - apenas abrir os olhos. ;)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Phobia
Mensagens: 4
Registado: terça nov 16, 2010 1:57 pm

quinta nov 18, 2010 2:44 am

Pazes feitas! :wink:

Conheço esse site e já o andei a explorar nos últimos dias. Adoptei o meu "mais novo" através da Arca de Noé há uns anos e é sempre estes sítios que procuro quando surge a oportunidade ou me pedem ajuda para arranjar gatinhos.

Compreendo perfeitamente a sua opinião também... ainda mais se é alguém que se dedica de corpo e alma à causa, mais sentirá na pele todas essas desgraças que se vão encontrando... :(

Prometo que vou pensar ainda com mais força neste assunto e pensar as minhas opções!
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta nov 18, 2010 3:12 am

Não precisa de prometer nada, confio que o seu bom senso falará sempre mais alto. Se assim não fosse, nem tinha escrito tão longo "testamento" clarificando a minha posição e apresentando desculpas... nem esperaria por uma resposta; agora posso ir dormir descansada ;)

Pazes feitas, então! :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Mary83
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am
Localização: 1 gata - Tita

quinta nov 18, 2010 10:12 am

Entendo perfeitamente o ponto de vistas de vocês as duas (Chamarrita e Phobia) porque estou a viver uma situação parecida.

Como morei muitos anos numa aldeia, desde miúda que fui habituada com animais, sempre tive gatos e cães e todos eles eram adoptados e bem tratados, nunca lhes faltou carinho e comidinha. Acho que não se devem "humanizar" os animais, mas acho que devemos trata-los com respeito e a partir do momento que assumimos um animal doméstico TEM DE SER PARA A VIDA, tem que se ter conscìência de todas as responsabilidades que isso acarreta, e saber que por mais bonito e fofinho que seja trás despesas, faz asneiras, tem a sua própria personalidade e que não é por ele não ser ou fazer aquilo que nós queremos que nos podemos encher dele e atirar com ele à rua, como se atira com lixo. Um animal é uma vida, e como tal temos de a respeitar, e se assumimos cuidar dessa vida tem de ser até ao fim.

Infelizmente na aldeia onde morava praticamente ninguem via assim os animais, os pastores divertiam-se muitas vezes a atiçar os cães de guarda aos gatos que andavam pela rua, ou então matavam-nos a pedrada. Mas na minha casa, ensinaram-me a tratar os outros seres vivos com respeito, por isso, como o que não faltavam por ali eram gatos vadios, eu ia sempre adoptando um ou outro, cheguei a ter 6 ao mesmo tempo. Mas confesso que sempre tive um fascinio especial pelos Azuis da Russia.

Assim, apesar de já ter tido ao longo desta minha vida, vários gatos rafeiros enquanto morei com os meus pais, este ano decidi que era tempo de poder ter a minha primeira gatinha Azul da Russia, só minha para morar comigo. Lá contactei uma criadora desta raça, e consegui a minha gatinha com pedrigree, mas na altura a dona tambem me referiu que só me entregaria o Lop depois de eu a castrar. Na altura quando ela me disse isso eu fiquei chocada, pois achava desumano estar a fazer isso a pobre bichanita, ela não poder dar continuidade, acabar nela mesma, tão linda e esteril, eu determinar isso sem ela poder escolher... até que descobri este forum... e aí a minha opinião mudou um pouco!

Castrei esta semana a Tita, continuo de coração partido e acho que nunca mais esquecerei aqueles olhinhos tristes de quando a fui buscar à vet, mas se é para ela ter uma esperança media de vida maior, e uma melhor qualidade de vida, achei que o devia fazer, continua a meter-me confusão saber que ela nunca poderá ter filhotes, que eu nunca os poderei ver crescer, mas temos de pensar que nem toda a gente trata os animais com respeito e dignidade como nós, e já há tantos bichanitos abandonados pela rua... e depois sendo so uma gata sei que posso cuidar dela em condições, se ela tivesse filhotes, eu não poderia ficar com eles, e se os desse... nunca sabemos do lado de lá como as pessoas os vão tratar.

Não sei como é que os criadores de raça vêm os animais, mas a ideia com que fiquei é que vêm as gatas como fabricas parideiras para aquilo dar dinheiro, e eu por mais que quisesse e adorasse ficar com um filhote da minha Tita, sei que neste momento da minha vida não me seria possivel, não teria condições (já adquirir a Tita foi uma saga de longos anos he he), assim sendo, espero ter a Tita do meu lado durante muuuuuuuuuuuuuuuitos e largos anos.
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
99smiles
Membro Veterano
Mensagens: 1117
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta nov 18, 2010 11:17 am

Eu também compreendo e respeito a opinião dos 2 lados. Realmente com tantos animais abandonados a precisarem de um lar e com a falta de condições financeiras que vivemos é dificil conseguir adoptar todos aqueles que queremos ou que nos aparecem na rua, mas.... eu também cheguei a imaginar filhotes dos meus, como é que seriam?? Lindos como o pais de certeza, ao fim de 3 meses de amamentação e de os ter ali comigo todos os dias seria impensável para mim conseguir dá-los, ficava com eles todos nem que fossem uns 10 e como não posso cair nesse erro, castração com eles.

Mas e se castrarmos todos os gatos, os de raça puro também não têm direito a sua continuidade? E alguns são tão dificeis de arranjar. Porque deverá uma pessoa ser descriminada por querer ter o gato que gosta em deterimento dum rafeirinho, que pode ser lindo a sua maneira e ainda mais meigo que um de raça puro (como acontece na maioria das vezes).


Eu digo, tenham dos 2. Deram-me o Jimmy, Azul da russia que era a raça que eu queria e gostava e depois arranjei a Suri, rafeirinha de gema. São os 2 lindos, meigos, mimados e as crianças lá da casa :-)

Temos que combater os milhares de animais abandonados, nascidos na rua, divulgar a esterilização, mas também não quero reencarnar daki a muitos anos e conhecer gatos em cativeiro num zoo, como uma raça em extinção porque durante anos se bateu nas pessoas para castar tudo que o era gato :wink:
Mary83
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am
Localização: 1 gata - Tita

quinta nov 18, 2010 11:35 am

99smiles Escreveu: Temos que combater os milhares de animais abandonados, nascidos na rua, divulgar a esterilização, mas também não quero reencarnar daki a muitos anos e conhecer gatos em cativeiro num zoo, como uma raça em extinção porque durante anos se bateu nas pessoas para castar tudo que o era gato :wink:
Conseguiste traduzir na perfeição o meu sentimento, é mesmo isso! Acho que as pessoas têm de se responsabilizar, não se pode deixar que haja uma epidemia de gatos mas tambem não se deve "discriminar" quem goste de fazer criação responsavel de gatos de raça ou que prefiram um gato de raça em detrimento de um gato rafeirinho. :D
Até agora não senti qualquer tipo de "represália" ou critica dirigida directamente ao meu caso, mas de alguns posts que fui lendo desde que por cá ando, fui sentindo um pouco esse sentimento de que alguem que tenha adoptado um gato de raça em detrimento de um gato abandonado é um pouco criticado pela negativa. Não estou a apontar o dedo a ninguem em especifico, estou a penas a dar uma opinião do que vou lendo nos vários posts.

Por causa de determinadas raças serem tão raras torna o preço delas absurdo, fazendo com que muitas poucas pessoas tenham o privilegio de ter correndo-se o risco de um dia deixar de existir, por outro lado é verdade que ha muitos gatos abandonados que precisam de um lar, mas não os podemos acolher a todos. É uma situação complicada!
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
NessieG
Membro Veterano
Mensagens: 451
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

quinta nov 18, 2010 12:02 pm

Compreendo também perfeitamente os dois lados. Eu ando à que tempos a pensar em ter um Maine Coon.. queria um macho pois são maiores, mas sempre que vejo fotos adoro as femeas...

E, apesar de tão cedo isso não vir a poder ter o meu Maine Coon pois agora tenho mais um gato na minha casa que provavelmente vai ficar por lá e 3 é o meu limite, estava a pensar seriamente em comprar uma fêmea e fazer apenas uma ninhada com ela, e esteriliza-la em seguida, mas assim fazer continuidade dela, ter o meu Maine Coon macho como queria inicialmente, sem ter que pagar uma fortuna e ao mesmo tempo ter possibilidade de ver ela ser mamã, de ver os bebes crescerem, e fazer com que o que gosto dela tenha continuidade...

Mas depois vem o outro lado da moral... mas e estou a pensar no melhor para ela? Para a saúde dela? Estou a ser egoísta em querer que a linhagem dela tenha continuidade?

Neste momento até é complicado uma pessoa assumir que quer fazer uma ninhada de um gato de raça, esse logo isto e aquilo, e os gatos abandonados (tenho 3 de momento), se o fizesse não era pelo dinheiro, mas sim pelo gosto que tenho por esses gatos...
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
Mary83
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am
Localização: 1 gata - Tita

quinta nov 18, 2010 12:16 pm

NessieG Escreveu:Compreendo também perfeitamente os dois lados. Eu ando à que tempos a pensar em ter um Maine Coon.. queria um macho pois são maiores, mas sempre que vejo fotos adoro as femeas...

E, apesar de tão cedo isso não vir a poder ter o meu Maine Coon pois agora tenho mais um gato na minha casa que provavelmente vai ficar por lá e 3 é o meu limite, estava a pensar seriamente em comprar uma fêmea e fazer apenas uma ninhada com ela, e esteriliza-la em seguida, mas assim fazer continuidade dela, ter o meu Maine Coon macho como queria inicialmente, sem ter que pagar uma fortuna e ao mesmo tempo ter possibilidade de ver ela ser mamã, de ver os bebes crescerem, e fazer com que o que gosto dela tenha continuidade...

...
Lá está... neste momento é disso que me arrependo :( ter castrado a minha Tita que só fazes 6 meses na proxima semana, tão pequenina, sem nem sequer ter tido uma ninhada dela nem lhe ter dado a oportunidade de ter um bébé que fosse, se calhar se fosse hoje era o que teria feito, agora já está.
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
catrules
Membro Veterano
Mensagens: 2752
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
Localização: 1 Gato
1 Gata
1 Papagaia

quinta nov 18, 2010 12:24 pm

Epá eu sou totalmente diferente, apesar de amar de paixão todos os animais que tive, nunca tive essa ideia de lhes dar continuidade, fazendo ninhadas. Nem tem a ver com se há muitos animais abandonados ou não sempre fui assim, foram todos lindos e especiais e são sempre recordados com muito amor e saudade, mas nunca senti necessidade de ter um filhote para me recordar...

Até me chateia que as pessoas façam propostas para que os meus animais sejam papás ou mamãs.

O meu cão era um pequinês na altura, há 25 anos, pelo menos onde eu morava, não se viam cães destes e os meus pais eram todos os dias bombardeados com pedidos de matrimonio canino, era um enjoo.
Depois foi a minha coelha anã a receber essas propostas e agora é a Shima pq "parece um Bosques da Noruega" :o as pessoas têm uma grande obsessão por gatos de pêlo comprido, desde que tenham pêlo comprido já sao de raça, daí as ninhadas de rafeiros que são vendidos mais baratinhos como se de raça pura se tratasse, lá está o que dizem o barato sai caro.

A mim não me choca que se comprem animais desde que seja a bons criadores, irrita-me mais darem dinheiro por um parecido à raça x, se é para serem apenas parecidos vão ao canil ou a uma associação, são grátis :wink:
Última edição por catrules em quinta nov 18, 2010 2:06 pm, editado 1 vez no total.
S&oacute;nia
NessieG
Membro Veterano
Mensagens: 451
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

quinta nov 18, 2010 12:51 pm

Catrules,

concordo no que diz em fazer ninhadas de animais rafeiros, se é para comprar um rafeiro vou a um canil ou gatil, não vou comprar de certeza... Para fazer ninhadas de rafeiros muito menos...
Quem o faz para mim sim, olham os animais apenas como uma maquina de fazer dinheiro, pura e simplesmente.

Mas isso só terminará quando as pessoas meterem na cabeça que não se deve comprar animais a criadores duvidosos.

O que ponho em causa e ultimamente se achar que é mau fazer qualquer tipo de ninhada, mesmo que seja entre animais de raça.... até mesmo eu, tendo esta opinião tenho os meus dilemas morais...
Mas se pensar bem não consigo ver mal nisso, se for feito de forma conscienciosa, se o pai que se escolher for saudável, ter uma linhagem genética saudável e for da mesma raça, qual o mal de se querer ter um filhote ou dois desse animal (Não o considero uma recordação nenhuma, é um animal, não é um objecto para se considerar como uma souvenir), se ainda tiver pessoas (amigos, familiares) que também queiram...

E é uma delicia ver elas serem mamas...

Mas depois disto tudo, continuo com o meu dilema... mas no fundo o que é que é melhor para eles??
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
catrules
Membro Veterano
Mensagens: 2752
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
Localização: 1 Gato
1 Gata
1 Papagaia

quinta nov 18, 2010 1:09 pm

Pois, lá está, eu não acharia uma delicia ver a minha gata a ser mamã, apesar de adorar ver gatinhos bebés (quem não gosta) ela é e será sempre a minha bebé.

Atenção que é só a minha opinião é o que eu sinto, sei que a maioria das pessoas pensa como voces, querem ter um filhote dos seus animais e se estes forem de raça a percentagem sobe ainda mais, é um facto e sei que é assim.

Aqui em minha casa, quando estes já não estiverem neste mundo, (espero que seja só daqui a 20 anos :)), podem vir outros, ou não, não sei, mas diferentes sempre, aliás o que eu gosto de todos os animais que sempre fui tendo, foi a forma como chegaram até nós, à excepção de 1 todos foram inesperados, nada planeado, mas sempre muito amados.

Cada um sabe de si pesem então os prós e os contras e decidam com consciência e se de facto decidiram deixar vir mais ninhadas ao mundo sejam responsáveis por esses seres e tentem lhes dar um lar em condições :)
S&oacute;nia
Responder

Voltar para “Gatos”