Questão sobre LOP

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

quinta nov 18, 2010 5:08 pm

99smiles Escreveu:Amus, a opinião foi aos criadores em geral, sejam gatos ou cães, não está dirigido em particular ao gatil em causa que de certo tenta difundir a raça de que tanto gostamos com dignidade :wink:

A diferenciação que fazem dos animais de companhia e exposição é que é um pouco reprovável em sí, não deveria existir.
Os esmiuçamento dos pormenores a busca do animal perfeito é ridiculo a meu ver. Afinal eles sao todos animais e estão-se a borrifar para o capricho dos humanos que os obrigam a estar ali em exposição e a serem avaliados para uma coisa que a eles nem é sequer útil, reconhecimento da raça e um trofeu na prateleia.

Eles querem é como todos os outros felinos serem bem tratados, terem mimos e poderem estar sossegados em casa a brincar com um ratinho de corda :-)
Não teria dito melhor! É exactamente isso :wink:
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quinta nov 18, 2010 6:27 pm

Mary83 Escreveu: Antes de adquirir a gata conversamos, trocamos mais de 40 mails com esclarecimentos e dúvidads de parte a parte, informei-me junto do CPF e até coloquei essa questão do Lop apenas ser entregue depois de eu enviar comprovativo de castração da gata, e eles próprios referiram essa hipotese, que era uma salvaguarda que muitos criadores de animais impunham para que não haja, digamos, concorrencia directa no futuro. Sei que a gata é de linhagem pura, se assim se pode dizer, :P (ainda estou a aprender estas coisas) porque a própria criadora o referiu, no contrato de venda vêm referidos os pais da gata, nomeadamente o pai gatão sendo um campeão internacional, e a minha gata era a ultima da ninhada. Ou seja, sendo a ultima da ninhada, se tivesse as tais falhas de estalão da raça, não se poderia colocar a questão se é para concurso ou companhia, nem se poderia diferenciar o preço, sendo a ultima da ninhada, não havia hipotese, ou tinha "defeito" ou não tinha, não podia ter defeito se fosse para companhia e não ter defeito se fosse para criação ou concursos! Pelas longas trocas de impressão que tive com a tratadora, a ideia com que fiquei e que me foi passada foi exactamente essa, que ela como criadora por mais que acreditasse na minha palavra (em que a gata seria apenas para companhia e não para concursos ou criação), se me entregasse logo o Lop nada lhe daria garantia que dentro de um ano eu não estaria a vender gatos e em concursos a fazer concorrência!

Não sei se me fiz entender :roll: mas resumindo, acredito que muitos criadores estimem os seus animais e queiram o melhor para eles, mas também acredito que em muitos dos criadores o €€€ fala mais alto, e que embora gostem dos animais e os estimem, tudo não passa de um negócio.

Não quero com isto ferir susceptibilidades, é apenas uma opinião! :wink:
Confesso que a parte que destaco não percebi :? era a última da ninhada como? Era a única gatinha que faltava vender? Ou foi a última a nascer? No 1º caso nada impede que seja para pet ou para expo... depende do animal.

E tem a certeza que as palavras exactas da criadora foram estas:
"se me entregasse logo o Lop nada lhe daria garantia que dentro de um ano eu não estaria a vender gatos e em concursos a fazer concorrência!"
E sim concordo que muitos criadores vejam só €€ à frente. Graças a Deus não conheço nenhum assim :lol: Ou pelo menos que seja só movido por esse objectivo.

E em alguns caso dá imenso dinheiro às lojas de animais onde se abastecem, ao veterinário, aos fornecedores de produtos, etc etc... na realidade os criadores não vêem nem um tusto de lucro, antes pelo contrário põem é dinheiro que não acaba :lol:

Atenção que respeito e compreendo o seu ponto de vista, só lhe queria mostrar " o outro lado" :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 18, 2010 6:39 pm

99smiles Escreveu: Eu digo, tenham dos 2. Deram-me o Jimmy, Azul da russia que era a raça que eu queria e gostava e depois arranjei a Suri, rafeirinha de gema. São os 2 lindos, meigos, mimados e as crianças lá da casa :-)
99smiles, não leve a mal o reparo, mas o Jimmy também é um gato comum de pelagem azul. Os Russian Blue têm olhos verdes...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta nov 18, 2010 9:10 pm

andei a cuscar alguns dos sites indicados no CPF de criação de persas e eu juro que se volto a ver escrito mais alguma vez "testes de PIF" ou "negativos a PIF" vou bater em alguém! :evil:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta nov 18, 2010 9:53 pm

Chamarrita Escreveu:
amus Escreveu:
Chamarrita Escreveu: (80% dos gatos persas são positivos a coronavírus e com altos índices, o que aumenta a possibilidade de ocorrência de PIF) mas quantos fazem o despiste para PKD?
Chamarrita, em que estudos ou situações se baseia para afirmar isto?
Tendo tido 3 mortes por PIF, pesquisei, pesquisei e pesquisei. Quis saber tudo sobre a doença. Então fiquei a saber que a grande maioria dos gatos é portadora do FCoV, com especial incidência nos gatos persa - talvez por que estes têm de viver mais confinados do que os outros devido às suas características... -, o que me foi confirmado por alguns veterinários com quem falei. Experimente fazer uma pesquisa por "gatos persa" e "coronavírus" e encontrará os números. :)
olhe, Amus, não resisti e fui procurar novamente. Aqui estão alguns links que referem a predisposição de raças, com Persas em 1º lugar:
http://www.anclivepa-mg.com.br/downloads/PIF2009.pdf

http://www.oakscats.com/artigos_pif.htm

Mas lá está, duas das causas prováveis de PIF são o stress e a superpopulação, e os gatinhos persas são sujeitos a um e outra com mais frequência do que outras raças menos comerciais. O stress pode ser causado pelas mudanças de ambiente, exposições, contactos com os outros gatos, manuseamento excessivo (os olhos têm MESMO de ser limpos e o pêlo tem MESMO de ser escovado... nem todos recebem com agrado estes "mimos"...). E as casas multi-gato são também propensas, afinal a Natureza acaba ser por equilibrar os números: quando são demasiados animais num determinado espaço, para além do stress de não se poderem isolar, há maior facilidade de contágio e os mais débeis são suprimidos. Não são conhecidos casos de morte por PIF em gatos de rua, no entanto a prevalência do FCoV é de acima de 90%... claro que muitos não morrem de PIF porque morrem antes de outras coisas. :roll: Mas eu acredito que o espaço, a liberdade e o ar fresco contribuem largamente para o não desenvolvimento da mutação, além de que só os mais fortes conseguem sobreviver.

Mas enfim, este tópico não é sobre PIF. :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta nov 18, 2010 11:02 pm

Mary83 Escreveu:
Tassebem Escreveu:Quanto à questão referida pela Mary83, eu não sou muito versada em LOPs, mas possivelmente a gatinha que adquiriu não seria um excelente exemplar da raça, com que valesse a pena fazer reprodução, e por isso também lhe terá sido vendida a um preço inferior, como animal de companhia.
Daí, digo eu, que a criadora só tenha querido entregar o LOP depois da esterilização, para se assegurar, da forma que lhe é possível, de que não haveria reprodução com a gatinha, dando origem à proliferação de mais exemplares «não tão bons» da raça.
Relativamente à minha gatinha quanto a questões de preço preferia não entrar por aí :D mas digamos que de barata não teve absolutamente nada. Tenho a certeza que é um excelente exemplar da raça, pois conheci pessoalmente a criadora, tal como o pai da gata (campeão internacional nesses concursos que eu confesso não perceber nada), e a mãe da gata.

Na altura entrei inclusivamente em contacto com o clube português de finicultura e recomendaram-me a criadora onde comprei, e quando eu referi a gata que estava a pensar comprar, disseram-me que a ninhada tinha sido registada. A questão aqui do LOP apenas ser entregue após a castração é simples, não ponho em causa o facto da criadora poder adorar os seus gatos, mas para poder entrar em concursos internacionais e ser reconhecida e recomendada pelo CPF é preciso dinheiro, e para ter dinheiro é preciso ter gatas a render, e quanto mais rara é uma raça, mais cobiçada e mal alto pode ser o seu valor. Assim o Lop é uma garantia que ela tem, de que do lado de lá não lhe vão fazer concorrencia no negócio, pois eu posso ficar com uma gata e dizer que a quero apenas para companhia, a criadora da-me o Lop e eu passado um ano estou a fazer criação e a vender gatos, a entrar em concursos... ou seja fazer concorrencia. Assim, depois de castrada, não há problema de eu ter o Lop, de ter um atestado da linhagem pura dela, pois daquele mato, já não vai sair concorrência 8)
Pode ter sido isso, mas pode também ter sido o que eu disse antes. Tudo depende se comprou como animal para reprodução ou animal de companhia (e os preços são diferentes), como entretanto o Amus já explicou muito bem.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Mary83
Membro Veterano

sexta nov 19, 2010 9:13 am

amus Escreveu:Confesso que a parte que destaco não percebi :? era a última da ninhada como? Era a única gatinha que faltava vender? Ou foi a última a nascer? No 1º caso nada impede que seja para pet ou para expo... depende do animal.

E tem a certeza que as palavras exactas da criadora foram estas:
"se me entregasse logo o Lop nada lhe daria garantia que dentro de um ano eu não estaria a vender gatos e em concursos a fazer concorrência!"
E sim concordo que muitos criadores vejam só €€ à frente. Graças a Deus não conheço nenhum assim :lol: Ou pelo menos que seja só movido por esse objectivo.

E em alguns caso dá imenso dinheiro às lojas de animais onde se abastecem, ao veterinário, aos fornecedores de produtos, etc etc... na realidade os criadores não vêem nem um tusto de lucro, antes pelo contrário põem é dinheiro que não acaba :lol:

Atenção que respeito e compreendo o seu ponto de vista, só lhe queria mostrar " o outro lado" :wink:
Era a ultima gata a ser vendida!
Entendo o seu pondo de vista, tal como você procurou mostrar um lado, o lado bom, eu procurei mostrar também o outro lado, o menos colorido digamos, mostrar que as duas situações são possiveis. Conheço alguns criadores, não muitos, mas alguns, tanto de gatos como de cães, e conheço os dois lados da moeda, o sentimental onde o animal está em primeiro e o racional...!
Quanto a minha gata foi como referi, se eventualmente ela tivesse alguma "falha" a criadora não teria evidenciado a linhagem/arvore genealogica e teria sido aberta comigo, pois desde inicio fomos francas uma com a outra e não ficaram dúvidas de parte a parte, por outro lado sendo a ultima gata a ser vendida não havia a tal escolha que referi "é para criação é perfeita, linhagem pura, sem "defeito", é para companhia pode ser mais barata pois tem "defeito". 8)

Seja como for, é a minha gatinha e suei muito para a poder ter, com Lop ou sem Lop será sempre amada e querida.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta nov 19, 2010 10:03 am

dinodane Escreveu:
99smiles Escreveu: Eu digo, tenham dos 2. Deram-me o Jimmy, Azul da russia que era a raça que eu queria e gostava e depois arranjei a Suri, rafeirinha de gema. São os 2 lindos, meigos, mimados e as crianças lá da casa :-)
99smiles, não leve a mal o reparo, mas o Jimmy também é um gato comum de pelagem azul. Os Russian Blue têm olhos verdes...
Eu sei disso :wink: mas tirando esse pequeno pormenor ele é igualzinho :lol: Por isso continua a ser o meu azulão 8)
Mary83
Membro Veterano

sexta nov 19, 2010 11:39 am

E um belo Azulão 99miles, é um belo gato! :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”