com cães não há grande problema, mas gatos não podem ficar mais de 48 horas sem comer. Havendo rações específicas e caras, uma pessoa tá bem tramada... gato que se preze adora comer a ração que não lhe pertence!

Um gato com problemas renais é bem capaz de desdenhar a ração que tem de comer, mas os outros pelam-se por ela... deve ser por lhes estar vedada! Eu aqui tenho um gato com alergias alimentares, que DEVIA comer apenas rações hipoalergénicas. São caras como tudo... claro que ele é um lambão e acaba sempre por ir comer ração dos outros, apesar de gostar da sua... o problema é que, além de alérgico e guloso, é totó, e, mesmo dando primeiro a comida aos outros, quando ele se decide a ir comer ("será que posso? é mesmo para mim? e será que gosto? é mesmo meu? eu quero da outra, eu não sei se gosto disto..." - deve ser o pensamento dele), já os outros terminaram e correm para a tacinha do Gabriel, que fica a ver navios... Muitas vezes isolo-o, claro, mas nem sempre é possível. Desde que descobri uma das gatas a encher o bandulho DENTRO do saco da d/d do Gabriel (2 quilos, supostamente para apenas um gato, que duraram menos de 1 semana...

), passei a misturar as rações e pronto... ao fim de semana separo, mas durante a semana não me é possível controlar todas as refeições de todos os gatos, e assim os riscos de algum adoecer por comer o que não deve também são minimizados.
Por acaso, os meus também se pelam pela C/D da Hills, embora haja apenas 2 a ter de comer dessa... por isso lá vão dois ou 3 punhados para o balde da "ração comunitária". Só não pode haver nenhuma de peixe, por causa do esquisitinho das alergias...
E é isso que sugiro que faça. Lentamente, vá reintroduzindo a AG, acrescentando um pouco mais nas taças dos gatitos, e dê-lhes de comer antes de dar ao residente mais antigo, sempre lhes diminui as "ganas".... boa sorte!

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!