Gatinho - conselhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
hsff
Membro Júnior
Registado: quarta dez 01, 2010 4:11 pm

quarta dez 08, 2010 3:06 am

Anamar7 Escreveu:Queríamos comprar um gatinho (os m/ filhos, principalmente), mas tenho algumas dúvidas:
- As gatas são mais meigas (melhor p/ as crianças)?
- Que raça? São todos lindos (só o Persa os miúdos acharam "com cara de zangado :lol: ")
- Temos um cão (ainda cachorro) - com harmonizar estas 2 criaturas?
- Não faço questão de LOP, mas quero um animal saudável e de preferência sem ser de gatis de "produção intensiva". Visitei alguns limpos e cuidados, mas outros...valha-me Deus!...
- Que vacinas tenho que verificar e com que idade podem ser retirados ás mães?
- Não quero gastar mais de 300€ (não excluo adopção, mas não me parece viável em animais de raça, embora conheça alguns casos de sucesso)
- Tenho bastante espaço disponível (não sei se é relevante)
Para nós um animal é para "a vida", p/ cuidar com carinho e ensinar ás crianças a responsabilidade e ternura por outro ser vivo.
Nunca tive um gato, nada sei do assunto, toda a ajuda é benvinda.obg

BEM ESCREVO EM LETRAS BEM GRANDES PORQUE ESTOU DE BOCA ABERTA A LER TAMANHA COISA COM TANTO GATO A PRECISAR DE UM LAR MUITAS DAS VEZES COMO FORMA DE SEREM ABATIDOS E QUE E 1FACTO QUE DEPOIS DE OS LEVAR MOS PARA CASA AGRADECEM NO SEU GEITO O FACTO DE OS TERMOS TIRADO DALI EU NAO ENTENDO O PORQUE DE A QUERER COMPRAR 1 ANIMAL QUANDO HA TANTOS PARA DAR ISTO REVOLTA ME FRANCAMENTE OS MEUS VIERAM OS 2DA RUA E SINCERAMENTE NAO HA EURO NO MUNDO QUE MOS COMPRASSE
hsff
Membro Júnior
Registado: quarta dez 01, 2010 4:11 pm

quarta dez 08, 2010 3:06 am

Anamar7 Escreveu:Queríamos comprar um gatinho (os m/ filhos, principalmente), mas tenho algumas dúvidas:
- Que raça? São todos lindos (só o Persa os miúdos acharam "com cara de zangado :lol: ")
- Não faço questão de LOP, mas quero um animal saudável e de preferência sem ser de gatis de "produção intensiva". Visitei alguns limpos e cuidados, mas outros...valha-me Deus!...
- Não quero gastar mais de 300€ (não excluo adopção, mas não me parece viável em animais de raça, embora conheça alguns casos de sucesso)
Para nós um animal é para "a vida", p/ cuidar com carinho e ensinar ás crianças a responsabilidade e ternura por outro ser vivo.

BEM ESCREVO EM LETRAS BEM GRANDES PORQUE ESTOU DE BOCA ABERTA A LER TAMANHA COISA COM TANTO GATO A PRECISAR DE UM LAR MUITAS DAS VEZES COMO FORMA DE SEREM ABATIDOS E QUE E 1FACTO QUE DEPOIS DE OS LEVAR MOS PARA CASA AGRADECEM NO SEU GEITO O FACTO DE OS TERMOS TIRADO DALI EU NAO ENTENDO O PORQUE DE A QUERER COMPRAR 1 ANIMAL QUANDO HA TANTOS PARA DAR ISTO REVOLTA ME FRANCAMENTE OS MEUS VIERAM OS 2DA RUA E SINCERAMENTE NAO HA EURO NO MUNDO QUE MOS COMPRASSE
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta dez 08, 2010 3:10 am

o gato ideal é aquele que lhe vai fazer "plim"; que lhe dará um "baque" e saberá com as entranhas que é ele; que valerá cada momento vivido, seja pouco ou muito tempo; que a escravizará e ao qual satisfará todos os caprichos, mesmo fingindo que se zanga; aquele de quem falará a toda gente "com um brilhozinho nos olhos". E, muito provavelmente, como gato ideal que se preze, vai "cair-lhe do céu" quando menos esperar. :) :D
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

quarta dez 08, 2010 5:37 pm

Anamar7 Escreveu:
chillisauce Escreveu: Outra coisa se quer o gato/ gata como animal de companhia eu aconselho a castrar pois se tiver um macho quando ele vai marcar territorio,( O Merlin quando esta em cio fica numa marquize grande que tenho), as femeas quando entram em cio ( chamam e nao se calam) e nao vai aguentar o barulho, alem disso ha a pilula para as gatas nao entrarem em ciclo mas essas a longo prazo podem causar complicacoes (como tamem o cancaro da mama), eu levo a BLU ao veterinario quando ela entra em cio e nao quero que acasale , ele poe um spray que faz com que nao entre em cio, mas fica muito caro, e isso e porque eu faco criacao e nao quero que ela engravide sempre que entre em cio. Tem que ter a saude da gatinha em conta, se esta a pensar em a ter so como animal de estimacao o mais apropriado sera a castracao
Tem razão. Tenho lido mais um pouco e conversado com diversos criadores e também concluí que ser o mais indicado. De início achei que os criadores estavam a forçar, para eliminar a concorrência -aquela cena de só darem o LOP mediante o comprovativo da castração achei excessivo - mas suponho que seja uma forma de salvaguardar o negócio.
Sim mas nao so, o criador quando registra o gato no nome do novo dono tem que por se o animal e para criacao ou de companhia, o Tica e outras entidades so registram o animal como companhia se este estver castrado por essa razao os criadores tem que ter comprovativo de castracao para mudar o registro para os novos donos, isso tambem para acabar com muitas pessoas que tambem fazem criacao com gatos que nao tem qualidade de acasalemento. Os gatitos que nascem com melhor qualidade normalmente sao vendidos para show ou criacao, por exemplo, uma gata Bengal que tenha 4 filhotes e um nasce com as orelhas mais pequenas e as marcas mais salientes, o rabo mais curto e grosso, esse gatito tem qualidade de show ou para criacao, entao esse gato vai ser mais caro, O Marbel ou marmore nao pode ter manchas olho de boi ( ou seja nao pode ter manchas grandes e redondas para poder entrar em showe muitas vezes e raro aparecerem sem a mancha de boi entao quando aparece um Marbel sem a mancha de boi vai custar mais caro pois o gato sera qualidade de show
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

quarta dez 08, 2010 5:50 pm

hsff Escreveu:

Acho que essa decisao cabe a senhora que vai comprar ou adoptar o gatinho, eu tenho gatos de raca e ja tive gatos adoptados, alias eu ainda pago a uma pessoa de familia para cuidar duma gatinha abandonada que vinha comer a minha casa quando eu vivia em Portugal, quando viemos para Inglaterra eu nao quis que ela passasse fome e apesar dela nao ser minha eu todos os meses mando dinheiro para a minha prima comprar comida para lhe alimentar, e mesmo assim tenho gatos de raca e faco criacao, ter gatos de raca ou comprar gatos de raca nao me faz maior ou menor do que qualquer outra pessoa e por uma pessoa querer ter um gato de raca nao faz da pessoa caprichosa, ha muitas pessoas que tem animais que compraram e mesmo assim adoptam ou ajudam de outra maneira. o que interessa e que a senhora de uma vida digna a qualquer animal comprado ou adoptado, e so ela e que pode decidir.
Anamar7
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:03 pm

quarta dez 08, 2010 7:29 pm

chillisauce Escreveu: Acho que essa decisao cabe a senhora que vai comprar ou adoptar o gatinho quote]
Uff, obg! Finalmente alguém que entende...
Os foruns existem p/ as pessoas trocarem ideias e opiniões, mas não percebo pq têm que ser tão agressivas - esta intolerância indicia já um problema de atitude...Achei estranho, até fui confirmar se não estaria no local errado, tipo 1 forum só p/ adoptantes :wink: - mas não - há aqui mais gente com animais comprados...A Administração permite isto, ou não terá reparado?...
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

quarta dez 08, 2010 7:51 pm

hsff Escreveu:BEM ESCREVO EM LETRAS BEM GRANDES PORQUE ESTOU DE BOCA ABERTA A LER TAMANHA COISA COM TANTO GATO A PRECISAR DE UM LAR MUITAS DAS VEZES COMO FORMA DE SEREM ABATIDOS E QUE E 1FACTO QUE DEPOIS DE OS LEVAR MOS PARA CASA AGRADECEM NO SEU GEITO O FACTO DE OS TERMOS TIRADO DALI EU NAO ENTENDO O PORQUE DE A QUERER COMPRAR 1 ANIMAL QUANDO HA TANTOS PARA DAR ISTO REVOLTA ME FRANCAMENTE OS MEUS VIERAM OS 2DA RUA E SINCERAMENTE NAO HA EURO NO MUNDO QUE MOS COMPRASSE
Muito cuidadinho com os extremismos :?!
Tenho 3 gatas, todas adoptadas. Não é por isso que deixo de gostar de algumas raças de gatos embora talvez nunca me aventurasse a comprar um a um criador. É uma opção, a minha.
Hipoteticamente falando, e se eu decidisse comprar um animal de raça a um criador? Qual o problema? Que eu saiba é um direito que me assiste e no meu dinheiro ainda mando eu. Aceitaria que alguém me desse uma opinião defendendo em vez disso a adopção e fundamentasse essa opinião constructivamente, mas tentar impôr isso e ainda por cima com má educação? Naaa, não me parece :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
NuriaAN
Membro
Registado: domingo mar 21, 2010 12:08 pm

quarta dez 08, 2010 10:55 pm

Anamar7 Escreveu:
chillisauce Escreveu: Acho que essa decisao cabe a senhora que vai comprar ou adoptar o gatinho quote]
Uff, obg! Finalmente alguém que entende...
Os foruns existem p/ as pessoas trocarem ideias e opiniões, mas não percebo pq têm que ser tão agressivas - esta intolerância indicia já um problema de atitude...Achei estranho, até fui confirmar se não estaria no local errado, tipo 1 forum só p/ adoptantes :wink: - mas não - há aqui mais gente com animais comprados...A Administração permite isto, ou não terá reparado?...
LOL é sempre assim. Mas pronto o importante é que está ciente da responsabilidade e procurou informar-se. Acho que aqui ninguém vai nem tem que julgar se comprar em vez de adoptar. As pessoas podem ficar um pouco afectadas com este assunto adoptar/comprar porque muitos de nós já vimos o estado em que alguns animais de encontram e como poderiam ficar melhores. Isso é uma decisão pessoal. Por falar nisso, já se decidiu em relação à raça?
NuriaAN
Membro
Registado: domingo mar 21, 2010 12:08 pm

quarta dez 08, 2010 10:59 pm

mas comigo os animais são para a vida.
Sinceramente acho que é só isso que interessa, que eles sejam amados, respeitados e bem tratados o resto da sua vidinha
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

quinta dez 09, 2010 5:01 am

Anamar7,

Eu acho que quando se decide ter um gato o mais importante é gostar de gatos, tal como é importante gostar de crianças quando se decide ter um filho. É claro que todos os pais gostariam de ter um filho meigo, bonito, inteligente e responsável, etc. Mas e se ele não tiver estas características? Irão ama-lo menos por isso?

Quando se adopta um gato acaba por acontecer mais ou menos o mesmo. Cada bichano tem a sua personalidade e cabe a nós donos aceita-los como são. Uns mais meigos, outros mais esquivos, uns mais sossegados e outros mais traquinas, mas todos igualmente adoráveis. Isto por uma simples razão: porque gostamos de gatos!
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

quinta dez 09, 2010 1:32 pm

Eu acho que ninguém deve adoptar/comprar/whatever um gato por pena, nunca.
Se alguém quer um gato, que seja porque gosta e está disposto a disponibilizar-lhes todos os cuidados e afecto necessários até ao fim da vida do animal, e não porque de repente lhe apetece ter um gato, ou para "entreter" filhos ou outros, ou mesmo só para dizer que tem um.
Ninguém é obrigado a escolher um determinado gato(seja ele de rua/abandonado ou não), deve ser escolhido aquele(s) que as pessoas considerarem que é "O MEU GATO", aquele que irão sempre gostar acima de todos os outros pois é simplesmente AQUELE, e cuidar por gosto de o fazer e não por pena do animal. O gato pode ser muito bem tratado "por pena", mas nunca será tão bem tratado como se gostassem mesmo dele, e além de mais, ninguém tem e "nem devia" fazer isso, quem errou ao deixar nascer aquele animal e/ou abandonou é que é o responsável por ele. Mas isso num mundo ideal que não é este...
Claro que há "montanhas" de gatos bebés, adultos, velhos, grandes, pequenos, felpudos, claros, escuros, monocromáticos, multicores, calmos, terroristas, etc, etc, etc abandonados e a definhar e morrer por falta de serem adoptados, e se for adoptado "um" destes, fantástico, mas que seja por gostar do animal.
Depois há quem, não por pena, pois acho que é porque de facto ADORAM qualquer gato(ou outro), se sente "responsável" por estes animais e gasta mundo e fundos para os "recuperar" e lhe arranjar um dono decente. É compreensível que seja lhes seja frustrante ver alguém comprar um quando outros estão a morrer. Mas pelo menos os que "recuperam" e integram já saiem dessa situação, além de incentivarem o não-abandono e adopção.
Idealmente(para mim), se o gato é um animal doméstico, então este só se deveria reproduzir controladamente, e apenas os indivíduos que possuissem características para tal(indivíduos sem predisposição genética para doenças, com características desejadas, porte, cor, feitio, etc) assim reduzindo/acabando com o número gigante de gatos que há "a mais", mas também os existentes seriam mais saudáveis e mais facilmente aceites. E esta reprodução seleccionada, seria praticada com todos os animais, sendo eles de raça(para cumprir standard) ou "rafeiros"(para possuirem determinadas características pré-seleccionadas mas não exigindo o "encaixe" num standard pré-existente). E todos estariam registados e com a "ascendência", mesmos dos "rafeiros" seriam conhecidos os ascendentes, fossem eles a mãe pequena e preta com o pai amarelo e felpudo, netos dos avós brancos, etc(assim até nestes se teria conhecimento de doenças e características genéticas que pudessem ser portadores). Esterilização por imposição... nunca... perderiam-se boas características... mas claro que assumindo que todas as pessoas seriam responsáveis.

Ups... :oops: acho que me desviei um pouco do assunto... mas prontes...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 09, 2010 5:50 pm

hsff Escreveu:

Reportado.

Você não tem o direito de questionar a opção da pessoa que abriu o tópico.
Comprar ou adoptar são opções individuais de cada um que nem sequer são objecto de discussão... e ambas devem ser tomadas de forma responsável e informada como a pessoa que abriu o tópico pretende fazer.

Escrever em maiúsculas no fórum equivale a GRITAR e é de má educação.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 09, 2010 5:57 pm

Anamar7 Escreveu:Isto do "mercado de gatos" tem muito que se lhe diga... :cry:
Se um Criador alega estar inscrito no CPF, o seu Gatil/Nome não deve constar da lista que o Clube disponibiliza?
Tenho ouvido cada história! Parece que estamos na época de saldos felinos - as ninhadas são geralmente programadas para Janeiro ou fim do Verão (já me explicaram porquê, não recordo c/ precisão mas é mais por razões comerciais, que fisiologicas do animal :roll: ). Porém, muitos possuem "restos" que querem impingir com uma "pequena atenção". As razões alegadas são várias, desde "a gata engravidou acidentalmente e o clube não permite registar a ninhada", "o animal foi reservado mas o potencial comprador desapareceu e agora não se vende um animal adulto", há muita criatividade p/ justificar o desconto. Algumas razões poderão ser válidas, mas como distinguir da intrujice? Estamos a falar de criadores referenciados e registados, mas não sei, algo não soa bem...Por outro lado, os criadores maldizem-se uns aos outros com uma virulência de pasmar "sim, ele vendeu um gato que morreu ao fim de 1 semana, quer dar esse desgosto aos s/ filhos?" - Não, claro que não, mas também não quero negociar com uma língua viperina! Caramba, ainda estou mais confusa que quando comecei esta demanda pelo "gato ideal". :|
Olá Anamar.
a gata engravidou acidentalmente e o clube não permite registar a ninhada
- eu não optaria por este criador. O criador ético tem a obrigação de resguardar os animais, sabe perfeitamente quantas ninhadas uma fêmea deve ter na sua vida reprodutiva e este tipo de "acidentes"... enfim, de acidentes nada têm, é fazer render o peixe.

é natural competição entre criadores mas também descartaria quem maldissesse os outros.
o animal foi reservado mas o potencial comprador desapareceu e agora não se vende um animal adulto"
É uma razão válida, a meu ver.
Se um Criador alega estar inscrito no CPF, o seu Gatil/Nome não deve constar da lista que o Clube disponibiliza?
Sim.

Se quer realmente um animal de raça pura não compre sem LOP. Para isso existem n gatinhos a custo 0, obtém um belíssimo animal na mesma e não está a fomentar criadeirices. Não compre em sites manhosos nem em loja.
Boa sorte.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

quinta dez 09, 2010 6:10 pm

Anamar7 Escreveu:Isto do "mercado de gatos" tem muito que se lhe diga... :cry:
Tenho ouvido cada história! Parece que estamos na época de saldos felinos - as ninhadas são geralmente programadas para Janeiro ou fim do Verão (já me explicaram porquê, não recordo c/ precisão mas é mais por razões comerciais, que fisiologicas do animal :roll: ). Porém, muitos possuem "restos" que querem impingir com uma "pequena atenção". As razões alegadas são várias, desde "a gata engravidou acidentalmente e o clube não permite registar a ninhada", "o animal foi reservado mas o potencial comprador desapareceu e agora não se vende um animal adulto", há muita criatividade p/ justificar o desconto. Algumas razões poderão ser válidas, mas como distinguir da intrujice? Estamos a falar de criadores referenciados e registados, mas não sei, algo não soa bem...Por outro lado, os criadores maldizem-se uns aos outros com uma virulência de pasmar "sim, ele vendeu um gato que morreu ao fim de 1 semana, quer dar esse desgosto aos s/ filhos?" - Não, claro que não, mas também não quero negociar com uma língua viperina! Caramba, ainda estou mais confusa que quando comecei esta demanda pelo "gato ideal". :|

E quem os compra é que financia essas situações!
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

quinta dez 09, 2010 6:24 pm

Não sou contra a criação ou a decisão de comprar um animal. Infelizmente vivemos num mundo onde mais de 50% dos criadores apenas o fazem pelo dinheiro e não pelo gosto, onde as autoridades não são suficientemente eficazes na fiscalização.
Na minha opinião deveria ser respeitado o supremo bem estar do animal, sempre, enquanto que muitos criadores vendem os animais como se de coisas se tratassem, não se preocupando com o seu futuro e se a pessoa terá condições físicas e mentais para o bem tratar, afinal para muitos e até aos olhos da lei são mesmo COISAS, nada mais.

Qualquer badameco é criador, basta para isso ter uns euros... quem financia a crueldade? Quem os compra em saldos por metade do preço!
Os animais deviam ser tratados mais como gente e menos como coisas... o humano sim, não vale nada, é falso, egoísta, cruel...

“Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Nesse dia um crime contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade.”

(Leonado Da Vinci)
Responder

Voltar para “Gatos”