Eu acho que ninguém deve adoptar/comprar/whatever um gato por pena, nunca.
Se alguém quer um gato, que seja porque gosta e está disposto a disponibilizar-lhes todos os cuidados e afecto necessários até ao fim da vida do animal, e não porque de repente lhe apetece ter um gato, ou para "entreter" filhos ou outros, ou mesmo só para dizer que tem um.
Ninguém é obrigado a escolher um determinado gato(seja ele de rua/abandonado ou não), deve ser escolhido aquele(s) que as pessoas considerarem que é "O MEU GATO", aquele que irão sempre gostar acima de todos os outros pois é simplesmente AQUELE, e cuidar por gosto de o fazer e não por pena do animal. O gato pode ser muito bem tratado "por pena", mas nunca será tão bem tratado como se gostassem mesmo dele, e além de mais, ninguém tem e "nem devia" fazer isso, quem errou ao deixar nascer aquele animal e/ou abandonou é que é o responsável por ele. Mas isso num mundo ideal que não é este...
Claro que há "montanhas" de gatos bebés, adultos, velhos, grandes, pequenos, felpudos, claros, escuros, monocromáticos, multicores, calmos, terroristas, etc, etc, etc abandonados e a definhar e morrer por falta de serem adoptados, e se for adoptado "um" destes, fantástico, mas que seja por gostar do animal.
Depois há quem, não por pena, pois acho que é porque de facto ADORAM qualquer gato(ou outro), se sente "responsável" por estes animais e gasta mundo e fundos para os "recuperar" e lhe arranjar um dono decente. É compreensível que seja lhes seja frustrante ver alguém comprar um quando outros estão a morrer. Mas pelo menos os que "recuperam" e integram já saiem dessa situação, além de incentivarem o não-abandono e adopção.
Idealmente(para mim), se o gato é um animal doméstico, então este só se deveria reproduzir controladamente, e apenas os indivíduos que possuissem características para tal(indivíduos sem predisposição genética para doenças, com características desejadas, porte, cor, feitio, etc) assim reduzindo/acabando com o número gigante de gatos que há "a mais", mas também os existentes seriam mais saudáveis e mais facilmente aceites. E esta reprodução seleccionada, seria praticada com todos os animais, sendo eles de raça(para cumprir standard) ou "rafeiros"(para possuirem determinadas características pré-seleccionadas mas não exigindo o "encaixe" num standard pré-existente). E todos estariam registados e com a "ascendência", mesmos dos "rafeiros" seriam conhecidos os ascendentes, fossem eles a mãe pequena e preta com o pai amarelo e felpudo, netos dos avós brancos, etc(assim até nestes se teria conhecimento de doenças e características genéticas que pudessem ser portadores). Esterilização por imposição... nunca... perderiam-se boas características... mas claro que assumindo que todas as pessoas seriam responsáveis.
Ups...

acho que me desviei um pouco do assunto... mas prontes...