Persa Chinchilla - Gravidez

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Amvargas
Registado: quinta dez 09, 2010 12:06 pm

quinta dez 09, 2010 12:15 pm

Boas a todos,
tenho 2 gatos persa chinchilla, 1 gatinha e 1 gatinho. Foram comprados a um criador em espanha. Recebi todos os documentos de registo dos gatos, documentos esses que já foram aprovados pela federaçao portuguesa de felinicultura e como tal conto concluir o registo dos gatos em portugal em janeiro.
Mas a minha questão, para a qual pedia o vosso apoio não é essa. Os gatinhos tem ambos 1 ano e meio e ela ainda à muito pouco tempo esteve no cio, mas nao me parece que eles tenham copulado. Quando ela está no cio ele por vezes marca territorio em casa, o que para mim não é grave porque sei que é algo que está na natureza deles e que eu optei por manter ao querer ter ninhadas, e para além disso ele marca territorio sempre em sitios muito faceis de limpar (felizmente :) ). O meu receio é que ele, por alguma razao nao esteja a conseguir copular (ha algumas comuns e conhecidas?) e que esteja a entrar em stress com isso. Disseram-me que se os gatos nao conseguem copular quando a gata está com o cio podem entrar em stress e convem consultar o veterinario. confirma-se? Desde já obrigado
pelosanimais
Membro Veterano
Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm

quinta dez 09, 2010 3:35 pm

Se os gatos foram criados juntos ha uma grande probabilidade de nunca copularem
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

quinta dez 09, 2010 3:52 pm

Bem a unica experiencia que tenho é com um casal de persas que um tio do meu namorado teve...

Eles viveram a vida deles sempre juntos, sem serem esterelizados, e só copularam 1 unica vez e só depois de ele ter aumentado a libido com uma gatinha rafeira que apanhou a jeito, tadinha... e por acaso a persa entrou em cio na mesma altura ele aproveitou o balanço... lol
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta dez 09, 2010 4:03 pm

Amvargas, não percebo nada do assunto, mas aqui ficam duas sugestões:

Consultar o subfórum dos gatos persas, pode ser que lá encontre algo sobre o assunto: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=113

Entrar em contacto com o criador e colocar-lhe as suas questões.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

quinta dez 09, 2010 5:09 pm

Tassebem Escreveu:Consultar o subfórum dos gatos persas, pode ser que lá encontre algo sobre o assunto: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=113
Negativo - fórum muito pobrezinho com pouca informação e completamente às moscas :wink:!

Sinceramente não sei responder à sua questão Amvargas e subscrevo a última sugestão da Tassebem, a de contactar o criador dos seus gatinhos e tentar assim esclarecer as suas dúvidas.
Tenho é 3 perguntas para lhe fazer: por acaso está registado como criador no CPF? Vai vender as ninhadas? Com LOP?
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 09, 2010 5:42 pm

Amvargas Escreveu:Boas a todos,
tenho 2 gatos persa chinchilla, 1 gatinha e 1 gatinho. Foram comprados a um criador em espanha. Recebi todos os documentos de registo dos gatos, documentos esses que já foram aprovados pela federaçao portuguesa de felinicultura e como tal conto concluir o registo dos gatos em portugal em janeiro.
Mas a minha questão, para a qual pedia o vosso apoio não é essa. Os gatinhos tem ambos 1 ano e meio e ela ainda à muito pouco tempo esteve no cio, mas nao me parece que eles tenham copulado. Quando ela está no cio ele por vezes marca territorio em casa, o que para mim não é grave porque sei que é algo que está na natureza deles e que eu optei por manter ao querer ter ninhadas, e para além disso ele marca territorio sempre em sitios muito faceis de limpar (felizmente :) ). O meu receio é que ele, por alguma razao nao esteja a conseguir copular (ha algumas comuns e conhecidas?) e que esteja a entrar em stress com isso. Disseram-me que se os gatos nao conseguem copular quando a gata está com o cio podem entrar em stress e convem consultar o veterinario. confirma-se? Desde já obrigado
Não sendo grande expert e sabendo o que sei de conversar com criadores da raça tenho a dizer o seguinte:

- seja nos persas seja noutro gato qualquer, as fêmeas só aceitam os machos quando estão no cio, portanto não percebo a frase a bold. Fora do cio NÃO PODE haver nem cópula nem tão pouco gravidez. Talvez o macho seja ainda inexperiente.

- Tenho que perguntar se os gatos são irmãos... atenção à consanguinidade especialmente se existirem casos de rim poliquístico na família dos animais...

-Caso consiga uma gravidez deve informar-se muito bem porque os partos das persas são muitas vezes complicados, há inércia uterina, as cabeças são grandes, as gatas jovens desinteressam-se dos gatinhos, tem obrigatoriamente que ajudar no parto porque as persas são más mães, não limpam os gatinhos, não cortam os cordões... as cesarianas não são raras, enfim, uma dor de cabeça.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

quinta dez 09, 2010 5:50 pm

pelosanimais Escreveu:Se os gatos foram criados juntos ha uma grande probabilidade de nunca copularem

Que giro... então sempre é verdade :o pois os meus pais têm em casa deles dois gatos, um macho e uma femea, e nas alturas do cio o gato bem se tenta afiambra à gata mas ela não deixa e arranha-lhe o focinho todo cada vez que ele tenta :) . Foram criados juntos desde pequenos, e nunca procriaram
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 09, 2010 6:05 pm

Mary83 Escreveu:
pelosanimais Escreveu:Se os gatos foram criados juntos ha uma grande probabilidade de nunca copularem

Que giro... então sempre é verdade :o pois os meus pais têm em casa deles dois gatos, um macho e uma femea, e nas alturas do cio o gato bem se tenta afiambra à gata mas ela não deixa e arranha-lhe o focinho todo cada vez que ele tenta :) . Foram criados juntos desde pequenos, e nunca procriaram
Olhe que não sei se é e tantas vezes vai o cântaro à fonte até que se parte...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Amvargas

quinta dez 09, 2010 6:24 pm

Boa tarde a todos e desde já obrigado pelas respostas. Vamos por partes. Resposta ao jmac:
por acaso está registado como criador no CPF? r: Ainda nao estou. ja mandei todos os papeis dos gatos para o CPF, que os analisaram e aceitaram para registo do LOP dos gatos. Conto registar-me como criador e registar os gatos em portugal (LOP) em janeiro.
Vai vender as ninhadas? r: Sim. conto vender as ninhadas a alguem que eu ache (sem conhecer nao temos certezas) que vai tratar o gatinho como mais um membro da familia. nao tenho intençao de vender a criadores para os fecharem em jaulas para procriar. Mas sim, conto vender com LOP e sem exigir castraçoes. So exijo respeito e amor pelo animal.
Os meus 2 gatos sao 2 membros da minha familia. trato-os como tal e se puder vender alguns gatinhos, melhor. São de uma raça linda e rara em portugal.
Amvargas

quinta dez 09, 2010 6:25 pm

Boa tarde a todos e desde já obrigado pelas respostas. Vamos por partes. Resposta ao jmac:
por acaso está registado como criador no CPF? r: Ainda nao estou. ja mandei todos os papeis dos gatos para o CPF, que os analisaram e aceitaram para registo do LOP dos gatos. Conto registar-me como criador e registar os gatos em portugal (LOP) em janeiro.
Vai vender as ninhadas? r: Sim. conto vender as ninhadas a alguem que eu ache (sem conhecer nao temos certezas) que vai tratar o gatinho como mais um membro da familia. nao tenho intençao de vender a criadores para os fecharem em jaulas para procriar. Mas sim, conto vender com LOP e sem exigir castraçoes. So exijo respeito e amor pelo animal.
Os meus 2 gatos sao 2 membros da minha familia. trato-os como tal e se puder vender alguns gatinhos, melhor. São de uma raça linda e rara em portugal.
Amvargas

quinta dez 09, 2010 6:29 pm

Resposta ao dinodane:
- seja nos persas seja noutro gato qualquer, as fêmeas só aceitam os machos quando estão no cio, portanto não percebo a frase a bold. Fora do cio NÃO PODE haver nem cópula nem tão pouco gravidez. Talvez o macho seja ainda inexperiente.
Resposta: nao pus nenhuma frase em bold, pelo menos propositadamente :) eles vivem juntos, sem restriçoes, com excepçao de quando ela era muito nova eu os ter separado no primeiro cio dela, por me terem dito que era muito cedo para ela engravidar.
- Tenho que perguntar se os gatos são irmãos... atenção à consanguinidade especialmente se existirem casos de rim poliquístico na família dos animais...
resposta: os gatos sao de ninhadas e mae e pai diferente. A mim o que me disseram é que ser da mesma mae é que era grave. confirma-se? de qualquer forma nao é o caso.
Amvargas

quinta dez 09, 2010 6:33 pm

continuaçao da resposta ao dinodane:
-Caso consiga uma gravidez deve informar-se muito bem porque os partos das persas são muitas vezes complicados, há inércia uterina, as cabeças são grandes, as gatas jovens desinteressam-se dos gatinhos, tem obrigatoriamente que ajudar no parto porque as persas são más mães, não limpam os gatinhos, não cortam os cordões... as cesarianas não são raras, enfim, uma dor de cabeça.
resposta: ja me tinham informado disso, de qualquer forma obrigado. e sim, no caso de ela engravidar será todo o processo seguido pelo veterinario deles.

Finalmente em relação e eles terem sido criado juntos. Sim, vieram para minha casa aos 3 meses, vindos do mesmo criador. No penultimo cio dela ela fez todo o processo para a copula (orgao sexual de fora em cima dela a morder-lhe o pescoço para a imobilizar e copular), mas nao se consumou ou pelo menos nao engravidou. eu sinto-o é stressado. ela teve o cio mas ja passou e nao devem ter copulado.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta dez 09, 2010 6:43 pm

pelosanimais, nunca tal tinha ouvido e não me parece que seja nada assim. Os animais não têm a noção de que existe parentesco próximo entre eles quando se trata da satisfação de instintos básicos.

Tenho cá dois irmãos em casa há dois anos e meio, vieram com um mês. Ele é castrado e ela esterilizada, e volta e meia ele tenta «acasalar» com ela.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta dez 09, 2010 7:04 pm

Tassebem Escreveu:
pelosanimais, nunca tal tinha ouvido e não me parece que seja nada assim. Os animais não têm a noção de que existe parentesco próximo entre eles quando se trata da satisfação de instintos básicos.

Tenho cá dois irmãos em casa há dois anos e meio, vieram com um mês. Ele é castrado e ela esterilizada, e volta e meia ele tenta «acasalar» com ela.
mas é verdade. Podem não ser irmãos nem sequer parentes proximos, mas há casais que criam uma relação de afecto ou do que for que acabam por se ver como "irmãos" no sentido humano da palavra. Tb tenho alguns criados juntos desde bebés, e uma história gira para contar: o Joca tinha 10 meses e ainda não tinha apresentado sinais de "hormonas aos saltos", pelo que aguardava pelo mês de Julho (e o subsídio de férias ;)) para o castrar, quando chegou a Natalinha. Aquilo foi amor à primeira vista e eis o Joca alrmado em galaró, arrastando a pequena pelo pescoço para todo o lado e tentando montar a piolha que ainda nem 3 meses tinha, a fazer frente ao amigo Kyikoo, que ainda hoje é o dobro dele, e a esguichar xixi contra as paredes... Não tentou nunca nada com outros gatos, machos ou fêmeas, só com aquela. Por graça, tirei fotos e apresentei-as no vet como justificação para a castração urgente - o Jova ficou conhecido como "o violador" :lol: - e lá foi destintinzado. No dia a seguir à destintinzação... estava a dar de mamar à Natália! Claro que reclamei no vet, tinha pedido castração, não mudança de sexo... :? bom, a gajita mamou nele até aos 7 ou 8 meses, parou quando perdeu o seu melhor amigo (que tb mamava no Joca). O tempo passou-se, a Natália foi esterilizada aos 6 mesitos, e um dia resolvo alegrar o pessoal fazendo uma "Catnip Party". A Natália, habitualmente séria e compostinha, rebolava-se de patas para o ar, e o Joca reacendeu a antiga paixão, tentando montá-la... de todas as vezes que snifavam catnip, acontecia isto :lol: mas NUNCA fora das "festas"!

Tb há gatos castrados que insistem em montar objectos, como o urso de peluche que uma amiga minha teve de esconder. O gato era obcecado por ele, cortejava-o e masturbava-se. Nunca ligou a gatas. E essa amiga tem agora um gato adulto e ainda inteiro que é um verdadeiro padreco, e ela tem MUITOS gatos. Nem um xixizinho fora do sítio. :o gatices! :twisted:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tassebem
Membro Veterano

quinta dez 09, 2010 7:55 pm

Chamarrita, estes também são inseparáveis, dormem juntinhos, onde está um está o outro, se um mia o outro vai logo ver o que se passa. Só que, de vez em quando, o Andrea vê a Butterfly, digamos, com outros «olhos» (apesar de ser cego e de ambos serem neutros)...

Por isso não me parece que uma relação de irmãos ou como que de irmãos seja impeditiva de nada, na altura em que a natureza fala mais alto. De qualquer forma, não é de fiar e, como tal, convém não facilitar.

Mas deixemos este off-topic sobre «relações incestuosas», que já vai longo, uma vez que não corresponde ao caso dos gatinhos do Amvargas e não é essa a questão que ele colocou, uma vez que o rapaz até lhe dá o jeito, mas não concretiza (está como algumas equipas de futebol :lol: ).

Só mais um conselho ao Amvargas: informe-se bem, antes de dar azo a ninhadas, sobre o potencial «bom mercado» que irá ter. Segundo me foi dito, neste momento a venda de bons exemplares de raça (e então se for a futuros donos seleccionados) está complicada.
Responder

Voltar para “Gatos”