Coleiras

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

jonniboy
Membro Veterano
Registado: quinta set 25, 2003 7:42 pm

terça dez 02, 2003 11:36 am

Oi!!
Queria que me dissessem se se deve pôr coleira nos nossos peludos (estou a referir-me principalmente aos gatos que não saem de casa)?
Inté!
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça dez 02, 2003 11:40 am

Olá

Não é muito aconselhável. Nos saltos o gato pode prender a coleira em algum sitío e asfixiar. Existem umas coleiras com um fecho de segurança que se solta em casos destes, mas não é muito aconselhável mesmo assim. para além disso estraga um bocadinho o pêlo.
Pode sempre colocar o microchip, em caso de fuga de casa, está identificado.

beijokas
kathleen
Ninita2
Membro Veterano
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm

terça dez 02, 2003 11:51 am

Olá :D

Subscrevo o que a Kathleen disse, é perigoso e estraga muito o pêlo naquela zona, ficam com um pescoço "fininho". Fora isso eles geralmente não gostam nada e nas horas vagas entreteem-se a tentar tirá-la, e aí vem outro perigo porque às tantas conseguem enfiá-la na boca e por vezes já não conseguem tirar o que pode dar mau resultado..... Enfim, tudo isto é uma chatice porque eles ficam tão giros de coleirinha....!! :D

Beijocas
Nikitagatita
Membro Veterano
Registado: quinta fev 27, 2003 11:10 am

terça dez 02, 2003 12:05 pm

Olá,

Realmente eles ficam muito giros com uma coleirinha ;)
Uma das coisas que me avisaram desde o inicio, além dos perigos que a kathleen e a Ninita2 mencionaram, é que o guizo, que normalmente vem com quase todas as coleiras, é prejudicial aos ouvidos dos pequenos, pois como sabem eles têm uma audição muito apurada e aquele barulhinho torna-se muito, mas mesmo muito incomodativo para eles.
;)
treta
Membro
Registado: quarta jul 09, 2003 7:53 pm

terça dez 02, 2003 2:08 pm

Olá

Ainda bem que falam nisso :o a primeiro coisa que comprei para o Oscar foi uma coleirinha e agora para a Eva tambem tratei logo de arranjar-lhe uma. :?

Dá me ideia que andam "despidos" sem a coleirinha... ficam tão giros :oops:

Mas depois de ler isto vou já tirar-lhas. ;)

Tenho realmente aprendido muito neste forum :D

beijinhos
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça dez 02, 2003 2:24 pm

eu gosto de ver os gatos (e cães) de coleira. quando tinha quintal, andavam todos de coleira e uma placa identificatória. todos... enfim :oops: :oops: agora, alguns usam, outros, não. comecei por tirar a do gaspar, porque o mafarrico gosta de esconder dentro da parte interna do fogão. pode ficar estrangulado. aos outros, à medida que as coleiras se vão estragando, não sei se as renove. o guizo... não sei se incomoda os gatos. acho que só nas correrias, estes fazem barulho.
acho que a coleira com placa podem ser úteis para 9identificar um gato se este desaparecer. mesmo num apartamento. ainda hoje, lamento a sara não trazer coleira. desapareceu de um 3º andar. nunca, ninguém a viu. talvez ajudasse, talvez não.
Ninita2
Membro Veterano
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm

terça dez 02, 2003 9:05 pm

Nikitagatita Escreveu: Olá,

Realmente eles ficam muito giros com uma coleirinha ;)
Uma das coisas que me avisaram desde o inicio, além dos perigos que a kathleen e a Ninita2 mencionaram, é que o guizo, que normalmente vem com quase todas as coleiras, é prejudicial aos ouvidos dos pequenos, pois como sabem eles têm uma audição muito apurada e aquele barulhinho torna-se muito, mas mesmo muito incomodativo para eles.
;)
E ainda em relação aos guizos há outra coisa interessante: o barulho atrapalha-os nas suas caçadas! Já pensaram bem? O bichinho a tentar sêr súbtil e esquivo com um "badalo" ao pescoço :lol: Realmente perde logo o elemento surpresa! Quando li isto achei um piadão pois nunca tinha pensado nisso!! Desde então nunca mais deixei os guizos nas coleiras. De qualquer forma, os meus gatos não aceitam a coleira, quando se apanham sózinhos roem-na toda até rebentar! O Kito é o único que não se rala nada com ela, mas lá está, fica com o pêlo feio, por isso nunca mais usou. Enfim, quando vejo aquelas coleirinhas todas giras nas lojas passo-me! :lol:

Beijocas
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

terça dez 02, 2003 9:54 pm

Tive uma má experiencia com coleiras!!

A minha gata quando devia ser 1 ano (e isto já foi à bastante tempo, cm devem calcular...pa quem não sabe,já lá vão optimos 10 anos de vida)... A minha gata ficou presa pela coleira naqueles pregos em forma de gancho,mas na tábua de engomar, se a minha avó não estive-se em casa, a gata tinha morrido,porque a minha avó mal viu a gata pendurada,socorreu-a logo! Foi remedio santo, nunca mais quiseram pôr coleira na gata!! E ela até nem se importou ;)
Pode ficar bonito,mas é bastante perigoso,como todos sabem!!

Fiquem Bem
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

terça dez 02, 2003 9:59 pm

Caríssimos:

Concordo que as coleiras são muito perigosas podendo principalmente causar sufocação.
Quando a minha gata Maria veio cá para casa coloquei-lhe uma coleira para as pulgas. Não gostou muito mas parecia estar-se a adaptar aos poucos à dita coleira... senão quando, num dia que, felizmente eu estava em casa (e ela também), tentou tirar a coleira com as patas. A coleira deslocou-se à frente para dentro da boca e ficou-lhe atravessada no focinho (metade dentro da boca e o resto passava-lhe pela parte de trás do pescoço).
Não sei se conseguem imaginar mas ainda me lembro da aflição da gata a tentar retirar a coleira sem conseguir - dava pulos enormes e tentava meter a pata entre a coleira e a boca, parecia estar a sufocar. :(
Corri imediatamente para a acudir e claro, para mim foi fácil retirar a coleira...
A partir desta data NUNCA mais coloquei coleiras aos meus gatos!!!!!!!!!!

Bem-haja a todos
ALONGO
Membro
Registado: quarta out 08, 2003 4:24 pm

quarta dez 03, 2003 3:35 pm

Eu há mais de cinco anos quando trouxe a minha Pantufa para casa também comprei uma coleira toda bonita com um guizinho, mas ela nunca a suportou, 1º foi o guizo que imediatamente o retirei e depois a propria coleira, começou a por a boca e as patas e fiquei assustada que nunca mais lha coloquei, acabou por ir para o lixo. E 3º o pelo fica todo levantado fica feio, nunca mais pensei nisso e acho que foi o melhor que fiz.

Beijinhos
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quarta dez 03, 2003 5:41 pm

Olá

Eu ao contrário de todos vocês, pus coleiras nos meus dois gatos. Primeiro, porque vão para o quintal, telhados e arredores e ao pé de mim, todos temos gatos e até há gatos parecidos e todos os dias temos visitas de gatos vizinhos nos quintais e há uma que até entra sorrateiramente e enfia-se debaixo da cama da minha mãe :o , o meu Tobias adora, vai logo ter com ela :o
A coleira serve para identificar a quem pertence cada gato ;) . Nunca ficaram presos em nada, porque as coleiras deles têm uma parte com elástico, que se eles ficarem presos em algum lado, essa parte estica e eles conseguem tirar a cabeça e libertarem-se :) .Não têm guizos, mas têm chapinhas redondas com o meu numero de telefone.
Quanto ao pêlo, não está feio no sítio da coleira, porque eu não a aperto muito e à noite quando eles vão dormir para o meu quarto eu tiro-as e volta a pô-las na manhã seguinte.

Beijinhos

Tchinho
sromao
Membro
Registado: quinta ago 28, 2003 12:05 am

quarta dez 03, 2003 6:17 pm

Olá,

Durante os 2 anos que tive a minha 1ª Camila nunca consegui pôr-lhe coleira. Mais por uma procupação estética do que de segurança comprei uma coleira e mandei fazer uma placa com o nome e telefone. Sempre bufou e tentou tirar a mesma pelo que acabei por desistir de lha pôr visto que não tinha acesso à rua.
Quando fugiu em Março deste ano, apesar de todas as buscas que fiz não a achei e tenho noção de que se tivesse a coleira possivelmente seria encontrada.
Assim que adoptei a minha 2ª Camila, coloquei-lhe a coleira com chapa e nome, e nunca a tirei. Cedo se acostumou a ela e não noto que fique desconfortável. Não sabia que o guizo era prejudicial. A partir de hoje vou tirá-lo.

Susana
Psyche
Membro Júnior
Registado: sexta nov 07, 2003 7:37 pm
Contacto:

quarta dez 03, 2003 6:35 pm

Olá a todos!!

Quando o meu tio me ofereceu o Liberdade comprei-lhe logo uma coleirinha com um guizo. Achava que ele ficava muito giro com a coleira e como ele saia à rua era uma maneira de eu o sentir mais protegido. Nos primeiros cinco minutos andou a rebolar-se por todo o lado a tentar apanhar o guizo, mas logo se habituou. A coleira tinha uma parte de elástico e quando se prendia em algum sítio ele conseguia tirá-la, tanto que uma vez chegou a casa sem ela.
À Dea também comprei uma coleira azul que eu achei amorosa. E ela, ao contrário do Liberdade nem se importou nada com o guizo. Mas é um facto que fica com o pelo um bocado estragado na zona do pescoço, e embora esta coleira tenha também uma parte em elástico, corre sempre o risco de se prender em algum lado e não se conseguir desprender. Por isso, como ela também não sai de casa, suponho que a melhor opção seja deixá-la andar sem coleira.

Psyche
miriel
Membro
Registado: domingo jul 06, 2003 2:04 pm

quarta dez 03, 2003 7:06 pm

Ola a todos!

As minhas duas gatas já usaram coleiras: Ficavam lindas!
Sempre tive o cuidado de comprar daquelas coleiras com uma parte de elástico para não acontecerem acidentes. Mas apesar disso, apanhei um susto com a Blackie, não sei como conseguiu ficar com ela presa na boca, quando cheguei a casa e vi a sua aflição, primeiro não percebi porque ela devia estar com muitas dores e fugia, depois lá consegui perceber o que era e tive que lha cortar. Foi cá um susto!
Resumindo, nunca mais lhe pus coleira, ás duas.

beijokas
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta dez 04, 2003 10:53 am

Ah e mais um pormenor, as coleiras dos meus gatinhos são reflectoras, para se conseguirem ver bem à noite, quando os faróis dos carros incidem neles ;) . São cor de laranja fluorescentes ;) eles ficam lindos, parece que vão sair à noite ;)

Beijinhos

Tchinho
Responder

Voltar para “Gatos”