Ora... eu optei por me resignar... e adaptar a árvore e decorações Natalícias à gataria, tal como fiz com a decoração da casa do resto do ano...
O 1.º Natal com gatos em casa foi no ano passado... a árvore era de 1m e pouco e todos os dias estava no chão pq o meu Jacó António pensava que tinha talento para estrela e trepava até ao píncaro! O presépio... bem... esse era assaltado vezes sem conta durante o dia... o menino Jesus, passou mais de 1 semana desaparecido (acabei por ir dar com ele debaixo do sofá) e as ovelhas que eu tinha ficaram reduzidas a metade...
Ora então agora as adaptações... este ano optei por comprar uma árvore bem maior e pesada, o resultado foi deixar de cair, o que é um grande progresso! Os enfeites são bem grandes, de forma a não terem hipótese de serem comidos; fitas e luzes, simplesmente não pus, enchi a árvore de bonecos e pronto, não quero gatos assados nem engasgados! O presépio, optei por fazer uma bricolage e colar as figuras todas a uma base em madeira, o Jacó e o Tobias já lá andaram a testar e a confirmar que não conseguem arrancar as ovelhas à dentada! As únicas luzes que coloquei em casa foram no presépio, também estão coladas e só são acesas na noite de natal com supervisão permanente (e foram acesas para a foto, claro)
Não tenho hipótese de fechar as decorações numa divisão pq a minha sala não tem porta, quando se entra em casa, entra-se directamente na sala, e a única hipótese seria ou fechar os gatos num quarto, ou decorar a cozinha... nenhuma dessas opções estiveram na minha lista, portanto adaptei-me, como em tudo o resto que fiz desde que chegaram os 3 peludos lá a casa!
Mas como podem ver na foto, há gato escondido com o rabo de fora debaixo da árvore! Todos os dias há decorações a refazer, mas é como digo... já me resignei!!
Por isso, o que recomendo em relação às decorações natalícias é: PACIÊNCIA, carradas de paciência e muita precaução e adaptação!