Um gato com "tinha"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
xauxau
Membro Júnior
Registado: quinta jul 31, 2003 3:34 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos (Nini,Tisha,B.P.,Minou,Domino,Flu,Simba)

quarta dez 03, 2003 3:17 pm

Estou com um problema. Há cerca de mês e meio adoptei um gatinho abandonado. Tudo estava bem até que notei que estava a ficar com peladas na cabeça. Levei-o ao vet e depois de fazer análises constatou-se que tinha "tinha".
Está medicado mas não vejo grandes melhoras.
Será que algum de voces já passou por isto e me pode explicar qual é o desenvolvimento normal desta doença.

obrigado
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

quarta dez 03, 2003 3:28 pm

Olá Xau xau

Nunca se passou com nenhuma das minhas gatinhas felizmente, mas já tive uma amiga (a forista walking) que teve as gatitas dela com tinha e já passou.É uma doença que demora algum tempo a curar mas com paciência chega lá vai ver.Dê uma olhadela lá no tópico dela que se chama ''tinha'', neste link:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=9656

Tem lá um pouco de polémica mas se quiser mande-me PM.

As melhoras.
;)
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta dez 03, 2003 6:15 pm

Olá!
Os meus bébés também tinham. E estão completamente curados! ;)

O seu vet chegou a fazer análise para precisar o tipo de tinha? Há três.
A medicação passa por medicação oral e tópica. Continuada e persistente, resolve-se.
Se quiser mais esclarecimentos, mande p.m.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
xauxau
Membro Júnior

quinta dez 04, 2003 8:30 am

Bom dia.

O vet inicialmente raspou o local mais afactado e examinou ao microscópio, depois esteve a ver o meu peludinho com uma luz (não sei o que era) e por fim retirou amostras do pelo e ficou em cultura durante 10 dias. Deu-lhe um comprimido a irá actuar durante um mês e estou a por um liquido nas zonas infectadas.

Obrigado pela ajuda.

bjs
Miadores
Membro Veterano

quinta dez 04, 2003 1:20 pm

Olá!

Essa luz que refere, é luz negra. Quando se vê através dela, os fungos "brilham". Os meus também foram, e eu estive a ver, o vet mostrou-me.
Esses pêlos ficam em cultura, exactamente para definir o tipo de tinha.
agora esse comprimido de que fala, é muito forte.
É pequenino o gatinho? geralmente assim pequeninos, o medicamento dado é diário e em dose adequada ao peso. É que esse mensal exige um determinado peso já do animal. quanto pesa ele? Sabe a idade, mais ou menos?
<p>&nbsp;</p>
xauxau
Membro Júnior

quinta dez 04, 2003 2:08 pm

O B.P. segundo o vet tem entre 3 e 4 meses na altura da consulta pesava 1200 gramas. Já tomou o medicamento no dia 21 de novembro e para já não vejo qualquer alteração.

Ele é um peludinho muito brincalhão e muito meiguinho que até custa acreditar que está doente, embora eu saiba que me pode contagiar não consegui impedi-lo de dormir na minha cama.
O vet disse que se tivesse que apanhar a " tinha" já estava contagiada, agora só quero que o meu peludinho fique bom.

bjs
Miadores
Membro Veterano

quinta dez 04, 2003 2:22 pm

Olá

Bem, há vets que optam por essa dose. O grande problema é que esses medicamentos podem ter efeitos secundários (ao nível do aaparelho digestivo, e sobretudo fígado). É por isso que há quem opte pela dose diária (com esse peso, é dado 1/4 de comprimido). Foi o que os meus tomaram, durante um mês, mais uma semanita, +/-, e curaram.
Para além de lhes aplicar localmente uma loção própria.
Agora, eu tive o máximo de cuidados com o contágio, porque a tinha é altamente contagiosa mesmo para nós. sempre que lhes tocava, lavava as mãos com Betadine, solução espuma. Até porque tenho mais gatos e naão queria ser eu o veículo de contágio.
Se fosse a si, mesmo assim (achei "curiosa" essa observação do vet.) passava a lavar bem as mãos sempre que lhe tocasse.
Como disse, a tinha cura-se mas é demorado.
Tenha paciência e perseverança. Vai ver os resultados ;)
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”