Tita foi castrada e eu tou em pânico!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta dez 03, 2010 6:03 pm

Ela não está sonolenta por causa da esterilização, está é frio e assim que nos apanham no sofá, pimbas..... querem logo colo e ficam a dormir no quentinho.
Os meus fazem o mesmo, as vezes mal consigo tapar as pernas com a mantinha que já estão os 2 ao despique em cima de mim para o melhor lugar ao colo :roll:
Iris10
Membro Júnior
Registado: quarta dez 22, 2010 7:22 pm

quarta dez 22, 2010 8:44 pm

Boa noite a todos.

Tenho acompanhado o forum em silencio.

Mas hoje foi levar a minha Iris para ser esterilizada.

Quando a fui buscar, só pensei... Minha princesa, o que eu te fui fazer...

Anda de colar, continua de jejum, já tentou andar um bocadinho mas cambaleia muito... Fica durante algum tempo na caminha dela, depois farta-se e tenta sair... Vem pedir colo... Volto-a a adormecer ao colo e volto a colocá-la lá.

Será que tantos mimos fazem mal?

Ainda não miou. Suponho que não tenha dores.

Obrigada
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta dez 22, 2010 9:46 pm

mimos nunca fizeram mal a ninguém :lol:
o bicho está sob o efeito da anestesia. amanhã estará desperta. a operação não é pera doce, mas vai recuperar depressa.
as melhoras da menina
Iris10
Membro Júnior
Registado: quarta dez 22, 2010 7:22 pm

quarta dez 22, 2010 9:51 pm

anja-azul Escreveu:mimos nunca fizeram mal a ninguém :lol:
o bicho está sob o efeito da anestesia. amanhã estará desperta. a operação não é pera doce, mas vai recuperar depressa.
as melhoras da menina

Falei na questão dos mimos, porque pelo que li alguns vet. recomendam descanso em local com pouca luz e nada de estimulos.

Ela sempre foi muito mimalha.

Continua muito mole. Quando quer fazer xixi começa a ficar inquieta à espera que a coloquemos no seu wc.
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta dez 22, 2010 9:54 pm

pois se a menina foi recem operada, quer é sopas e descanso. uma operação dessas numa humana, demora muito a recuperar. numa gata é mais fácil, mas tb. dói
arassotnas
Membro Júnior
Registado: quinta nov 18, 2010 8:05 pm

quarta dez 22, 2010 11:25 pm

o meu gato foi capado na 2ªfeira, o que mais me custou foi a darem a anestesia, ele 'berrou' imenso, eu desatei a chorar, nao consiguia imaginar que lhe esta a doer quando lhe deram a 'pica', fez xixi e tudo, depois andou pelo consultorio ate lhe começar a dar-lhe os vomitos e começou a cambalear, meti-o na transportadora e foi ve-lo a adormecer de olhos abertos, meteu-me tanta pena que ja estava arrependida de sequer ter pensado em castra-lo. deixei-o la e fui para casa inventar mil e uma coisas para nao pensar nele, e quando o fui buscar estava deitado na transportadora e quando me viu fez um miar como quem diz 'voltaste, nao me vais deixar aqui'. Quando o trouxe para casa foi ve-lo a começar a andar devagarinho, quis logo ir comer e tentou subir para cima da cama, sempre que tentava caia, deu-me tanta pena ve-lo andar de perninha aberta e sempre a dormir, ainda um pouco tonto.

no dia a seguir ja andava aos saltos e a correr como se nao se passasse nada, estou bastante mais aliviada, mas que é uma experiencia e tanto para nós e para eles é..
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta dez 23, 2010 1:24 am

a mim o que custa mesmo é vê-los anestesiados, parecem mortos... apenas uma vez me entregaram um gato ainda muito grogue, mas já tinha acordado, apenas voltou a adormecer e, por ser grande e gordo, a anestesia demorou mais tempo a ser eliminada. Não foi numa castração, mas seria igual... foram quase 12 horas com o animal a dormitar e completamente "bêbado", e não foi fácil mantê-lo quente, eu tapava-o, ele destapava-se. Safaram-no o Mushki e o Blitzen, que eram bebés, adoravam o Kyikoo e foram dormir em cima dele... :lol:

As gatas, quamto mais adultas, mais tempo demoram a recuperar, e também depende da anestesia ser fixa ou volátil. A maioria das minhas gatas saltava e corria poucas horas depois da OVH, algumas ficaram mais molenguitas, mas no dia seguinte estavam finas. Os machos, logo que acordaram, não era nada com eles... :D custa sempre submetê-los a anestesias, mas os contras de os manter inteiros são muito superiores, por isso nem penso no assunto. ;)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
tonilda
Membro
Registado: domingo ago 15, 2010 2:31 am
Localização: 1 gata (Lua), 2 chinchilas (Chim e Chilla), 1 tartaruga (Antranks Stranfans)

quinta dez 23, 2010 3:12 pm

Boa tarde.
só agora vi o topico, e ja o devia ter vindo bisbilhutar à mais tempo =/
a minha menina tambem foi estirilizada ha 2 semanas e 2 dias.
Foi com pontos intradermicos, mas nao reagiu mt bem, e inflamou.
Para começar, nem fui eu que a fui deixar no vet, pois uma semana antes ja eu andava a xorar e a pensar no que a ia submeter, e ser eu a ir la po-la era impensavel.
Gostava que ela la tivesse passado a noite, mas veio no mesmo dia para casa (tambem nao fui eu que a fui buscar) e qd xeguei olhei para ela e desatei a xorar, nao lhe conseguia tocar seqer. afastei-me, respirei fundo e fui para junto dela, dar-lhe mimos. Foi horrivel, culpei-me por ela estar assim, pois ela estava tao bem, tao feliz antes de a operar e de repente vejo uma gata triste, que miava com dores, com um olhar que arrepiava, e com um vazio abaixo das costelas que me metia do.
ficou 2 dias sem comer, o que para lhe dar a medicaçao foi um problema. la comprei wiskas saqetas e lambia o molho, sempre era melhor que nada. ao 3º dia ja estava mais animada, mas o funil fazia-lhe ainda mta confusao e a mim tambem, resolvi entao fazerlhe uma camisolinha. de noite como nao a podia vigiar, ficou com o funil e a camisolinha, mas acabei por optar apenas pelo funil. Fomos à vet ao fim dos 5 dias, pois aquilo estava mt inchado, e achei que nao era normal.
A vet disse-me que de facto nao era normal, sao raras as gatas que reagem mal aos pontos intradermicos, mas que aquela inflamaço passaria, e ela nao podia de todo brincar (coisa que ja fazia e mt).
Passados 3 dias lá voltei eu, pq o inchaço cada vez estava pior, procurei na net e nao achava ninguem que tivesse passado pelo mesmo, e claro la fui eu de novo ha vet. Ela tinha uma vermelhidao junto à costura e descobrimos que ela roçava la com o funil, tive de vestirlhe a camisolinha, e disseram para por bepante e fazer gelo uma vez por dia. fiz tudo isso, e la voltei eu passados outros 3 dias, e la me deram mais anti inflamatorio para 2 dias. Finalmente ao fim de 12 isto começara a desinchar.
Como estudo fora, e agora estou de ferias, voltei para a minha casita, e ela veio comigo. é tempo de natal e ela vai ter de ficar sozinha, entao na 3ª feira, passados precisamente 15 dias da operaçao, achei aquilo mt melhor, mas queria que uma veterinaria visse e limpasse a costurita que ja estava fechada mas um pouco inchada ainda.
O funil vou tira-lo amanha (pq nao quero deixa-la uma noite sozinha com ele), mas antes vou limpa-la mt bem e deixa-la lavar-se e ver se nao mexe mt na costura, mas em principio ja podera andar sem ele.

Nunca tinha tido gatos, nem lhes tinha achado mta piada, mas arranjei esta, e é mais mimada que sei la o que. Sou super maricas no que toca a agulhas, anestesias e recuperaçoes, ou seja tudo isto tem sido um inferno, tanto para mim como para ela que ja anda com o funil ha quase 20 dias.
Desculpem o testamente, mas achei bom poder partilha-lo convosco =$

Boas festas
Anamar7
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:03 pm

quinta dez 23, 2010 3:32 pm

Aiii! Agora que tinha arranjado coragem para marcar a cirurgia do gato, dou com os olhos neste tópico! Se já me estava a sentir uma Bruxa por fazer isto ao animal, agora estou razoavelmente horrorizada...Eu sabia que não poderia ser tão inóquo como me têm dito, que o bicho não tem dores, vómitos, etc! O tanas! Estarei mesmo a colocar o interesse do bichito acima da m/ comodidade? Comprimidos, Betadine, Colar?! Eu nem consigo cortar-lhe as unhas com medo de o magoar! E como podem pôr betadine em gatos que são autênticas bolas de pêlo? Não me digam que vem c/ toda a zona púbica rapada...Arr, pela conversa do Veterinário parecia um piquenique, mas afinal a recuperação demora quanto tempo?
tonilda
Membro
Localização: 1 gata (Lua), 2 chinchilas (Chim e Chilla), 1 tartaruga (Antranks Stranfans)

quinta dez 23, 2010 8:19 pm

:O ahaha
nao é assim tao mau, o que aconteceu com a minha é uma coisa mt rara. ela veio sem penso e nao tive de lhe fazer rigorosamente nada, apenas dar os comprimidos que foi so abrir a boca e ja está. =)
se for um gato nao custa nadinha, a gatita sim é mais chato, mas ao 3º dia ela ja está optima e vais estar sempre a ralhar. Fala com o veterinario e sabe que cuidados teras de ter. Nao te arrependas de o fazer, pois se for gata, vais darlhe a pilula e mais tarde teras de operala para tirar quistos e afins, ou seja, é melhor que a estirilizes ja, e de preferencia qd possas tar pelo menos 4 dias em casa com ela. Só nao me arrependo pq sei que mais tarde ela iria ser operada por parvoice causada pela pilula ou assim.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta dez 23, 2010 9:28 pm

Anamar7 Escreveu:Aiii! Agora que tinha arranjado coragem para marcar a cirurgia do gato, dou com os olhos neste tópico! Se já me estava a sentir uma Bruxa por fazer isto ao animal, agora estou razoavelmente horrorizada...Eu sabia que não poderia ser tão inóquo como me têm dito, que o bicho não tem dores, vómitos, etc! O tanas! Estarei mesmo a colocar o interesse do bichito acima da m/ comodidade? Comprimidos, Betadine, Colar?! Eu nem consigo cortar-lhe as unhas com medo de o magoar! E como podem pôr betadine em gatos que são autênticas bolas de pêlo? Não me digam que vem c/ toda a zona púbica rapada...Arr, pela conversa do Veterinário parecia um piquenique, mas afinal a recuperação demora quanto tempo?
É um macho?
É mesmo um piquenique, acredite. Os meus machos nunca trouxeram funil, indicação de pôr betadine ou algo do género, nem qualquer tipo de restrições. Ao chegarem a casa, estavam literalmente aos pinotes.

A forista que falou em vómitos com a anestesia, o animal devia estar em jeuim para evitar essa situação.
Nunca trouxe um animal anestesiado ou semi para casa, nem o meu vet autorizava, a restrição é só poderem comer e beber no dia seguinte e nunca nenhum (macho ou femea e já lá vão bastantes) me vomitou.
O antibiótico tem que ser dado -se não consegue dar comprimido pode pedir um injectavel de longa duração, embora nos machos não faça grande sentido, já que toma apenas uns 3 dias por precaução.
Não é egoísmo, é mesmo mais saudavel para eles, nas femeas evita uma série de problemas fisicos e nos machos evita o stress de querer ir atrás de femeas e não poder (além de não marcarem território).

Custa um bocadinho (nas femeas, nos machos é mesmo fácil) mas salvo casos raros corre sempre bem.
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

quinta dez 23, 2010 9:32 pm

Iris10 Escreveu:Boa noite a todos.

Tenho acompanhado o forum em silencio.

Mas hoje foi levar a minha Iris para ser esterilizada.

Quando a fui buscar, só pensei... Minha princesa, o que eu te fui fazer...

Anda de colar, continua de jejum, já tentou andar um bocadinho mas cambaleia muito... Fica durante algum tempo na caminha dela, depois farta-se e tenta sair... Vem pedir colo... Volto-a a adormecer ao colo e volto a colocá-la lá.

Será que tantos mimos fazem mal?

Ainda não miou. Suponho que não tenha dores.

Obrigada
Olá Iris... a tua descrição fez-me lembrar o dia em que castrei a minha Tita, mal a vi pensei exactamente o mesmo "o que te fui fazer...". Os primeiros dias custou-me imenso ve-la assim, tinha de lhe dar comidinha húmida que ração ela nem lhe pegava e muitos miminhos. Não te preocupes... os primeiros dois dias são mais complicados, depois ela volta ao normal.
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
arassotnas
Membro Júnior
Registado: quinta nov 18, 2010 8:05 pm

sexta dez 24, 2010 12:17 pm

É um macho?
É mesmo um piquenique, acredite. Os meus machos nunca trouxeram funil, indicação de pôr betadine ou algo do género, nem qualquer tipo de restrições. Ao chegarem a casa, estavam literalmente aos pinotes.

A forista que falou em vómitos com a anestesia, o animal devia estar em jeuim para evitar essa situação.

o meu gato tambem nao trouxe funil. e quando falei nos vómitos, o meu tambem tava em jejum, tanto que quando lhe deu os vomitos so sai uma especie de liquido, e tambem nao era agua porque eu lhe tirei tudo. as vezes é normal a anestesia dar vómitos, ja ouvi veterinarios dizerem que é bom eles vomitarem para a anestesia sair.

eu optei por capar o meu porque tenho gatas no meu prédio e ele andava sempre a fugir para as escadas a procura delas e a marcar territorio a porta da minha vizinha. é sempre melhor porque tambem previne mais doenças. Mas se calhar podem optar por nao ver, eu vi a anestesia e ele a adormecer e foi das coisas que mais me custou.. se acham que nao vao aguentar peçam para nao ver nada :? a mim custou-me imenso mas se tivesse de o fazer outra vez optava por ver, nao consigo imaginá-lo lá sem mim.
anja-azul
Membro Veterano

sexta dez 24, 2010 12:46 pm

Anamar7 Escreveu:Aiii! Agora que tinha arranjado coragem para marcar a cirurgia do gato, dou com os olhos neste tópico! Se já me estava a sentir uma Bruxa por fazer isto ao animal, agora estou razoavelmente horrorizada...Eu sabia que não poderia ser tão inóquo como me têm dito, que o bicho não tem dores, vómitos, etc! O tanas! Estarei mesmo a colocar o interesse do bichito acima da m/ comodidade? Comprimidos, Betadine, Colar?! Eu nem consigo cortar-lhe as unhas com medo de o magoar! E como podem pôr betadine em gatos que são autênticas bolas de pêlo? Não me digam que vem c/ toda a zona púbica rapada...Arr, pela conversa do Veterinário parecia um piquenique, mas afinal a recuperação demora quanto tempo?
e se ela tiver um problema que a obrigue a esta cirurgia? o que faz? é evidente que é uma grande cirurgia, mas tomara os humanos recuperarem como os animais. ao fim de uma semana, estão óptimas. como não gosto de ver o efeitoda anestesia, tento que fiquem de um dia para o outro.
tonilda
Membro

segunda dez 27, 2010 11:01 pm

o modo como fala parece ser mesmo de um macho. se assim o é, nao tem mesmo nada de mais nem de preocupaçoes. é uma coisa minima!
Responder

Voltar para “Gatos”