Olá a tod@s
Adoptei esta semana uma gata de 1 aninho, que foi abandonada no gatil. É a minha Mel, pois é mesmo um doce. Ainda nos estamos a conhecer mutuamente. Pelo que já percebi ela devia estar habituada a comer de tudo pois anda sempre pela cozinha a miar, mm com comida à disposição e, mal o frigorífico se abre, lá vai ela meter a cabecita.
Hoje tive a sua 1ª travessura: cheguei à cozinha de manhã e deparei-me com as minhas duas plantas... sem folhas! Ela comeu-as lol. Já vos aconteceu? Que fazer?, será que está com algum tipo de carência? A veterinária aconselhou-me a dar exclusivamente comida seca, o que cumpro, mas a diabreta parece querer mais qq coisa que eu não entendo...
Gata herbívora :)
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
Tenha cuidado com o tipo de plantas que tem em casa, algumas são tóxicas e podem causar graves problemas de saúde nos gatos, eu coloquei todas na varanda e vedei-lhes o acesso.
Pode comprar erva para plantar os gatos gostam de a comer.
Pode comprar erva para plantar os gatos gostam de a comer.
Sónia
Todos os gatos gostam de mordiscar plantas, é um vício e nada tem com carências alimentares ou vitamínicas, os gatos são carnívoros estritos. Há quem pense que os ajuda a expulsar as bolas de pêlo.
Cuidado porque existem várias plantas de casa como a hera, a dracaena, diffenbachia, etc por exemplo, que são tóxicas ou mesmo venenosas para os gatos.
Veja aqui neste link se tem alguma destas em casa e coloque-a fora do alcance da gata. http://www.felinus.org/index.php?area=a ... ow&id=1034
Cuidado porque existem várias plantas de casa como a hera, a dracaena, diffenbachia, etc por exemplo, que são tóxicas ou mesmo venenosas para os gatos.
Veja aqui neste link se tem alguma destas em casa e coloque-a fora do alcance da gata. http://www.felinus.org/index.php?area=a ... ow&id=1034
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Tal como a catrules, coloquei as minhas plantas numa varanda exterior à qual os meus gatos não têm acesso. Nem sei como se chamam, por isso resolvi jogar pelo seguro.
Mas tenho uma gata que adora verduras e fruta de Verão. Quanto estou a preparar uma salada, a Flea materializa-se imediatamente na bancada da cozinha para mordiscar as folhinhas. Além disso, adora fruta de Verão, que tem a casca fininha: morangos, cerejas, nêsperas, pêssegos... Mordisca-a e depois lambe o sumo. Mas é a única que conheço que faz isso.
Afaste, portanto, as plantas da sua gata. Não lhe fazem falta nenhuma, a não ser talvez uma tal erva-gateira, que nunca usei mas que dizem que os gatos comem para se purgar.
Esse interesse da sua gata pelo frigorífico deve ser mesmo só a habitual curiosidade dos gatos por tudo quando sejam espaços que normalmente não estão ao seu alcance. Muito cuidado com os electrodomésticos (frigorífico, máquinas de lavar): mantenha-os sempre fechados, pois já tem acontecido muita desgraça.
Quanto ao interesse pelas plantas, a Dinodane já o explicou.
Mas tenho uma gata que adora verduras e fruta de Verão. Quanto estou a preparar uma salada, a Flea materializa-se imediatamente na bancada da cozinha para mordiscar as folhinhas. Além disso, adora fruta de Verão, que tem a casca fininha: morangos, cerejas, nêsperas, pêssegos... Mordisca-a e depois lambe o sumo. Mas é a única que conheço que faz isso.
Afaste, portanto, as plantas da sua gata. Não lhe fazem falta nenhuma, a não ser talvez uma tal erva-gateira, que nunca usei mas que dizem que os gatos comem para se purgar.
Esse interesse da sua gata pelo frigorífico deve ser mesmo só a habitual curiosidade dos gatos por tudo quando sejam espaços que normalmente não estão ao seu alcance. Muito cuidado com os electrodomésticos (frigorífico, máquinas de lavar): mantenha-os sempre fechados, pois já tem acontecido muita desgraça.
Quanto ao interesse pelas plantas, a Dinodane já o explicou.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro
- Registado: domingo ago 15, 2010 2:31 am
- Localização: 1 gata (Lua), 2 chinchilas (Chim e Chilla), 1 tartaruga (Antranks Stranfans)
a minha tambem vai ter com tudo o que é planta. as 2 que tinha ela destruiu, por isso ja desisti das plantas lol
ela adora alface tambem, e fruta xD é mesmo engraçado. acho que a unica coisa que na verdade ela nao gosta mesmo é de salsichas, e ainda bem!
ela adora alface tambem, e fruta xD é mesmo engraçado. acho que a unica coisa que na verdade ela nao gosta mesmo é de salsichas, e ainda bem!
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta dez 29, 2010 8:57 pm
Obrigada a tod@s pelos esclarecimentos. Por sorte as plantas não deviam ser das "más", esta continua igual a ela própria
Na ausência de uma varanda resta-me a atitude radical: deixar de ter plantas (que neste momento já acontece eheh).
Relativamente aos mimos que dão aos vossos gatos, como a fruta por exemplo, não faz mal? A veterinária afirmou com tanta certeza que não devo dar nada de nada a não ser o granulado e um mimo. E este no máximo uma vez por semana (latinha). Como a Mel está esterilizada tem maior tendência para ficar gorducha.

Na ausência de uma varanda resta-me a atitude radical: deixar de ter plantas (que neste momento já acontece eheh).
Relativamente aos mimos que dão aos vossos gatos, como a fruta por exemplo, não faz mal? A veterinária afirmou com tanta certeza que não devo dar nada de nada a não ser o granulado e um mimo. E este no máximo uma vez por semana (latinha). Como a Mel está esterilizada tem maior tendência para ficar gorducha.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
O meu gato adora fruta, framboesas, pessegos, morangos, é louco por iogurte, já a gata não liga, o que ela adora é comer da nossa comida.
O vet também disse a mesma coisa, só precisam da ração mais nada, eu não consigo ser tão rigorosa, se eles pedem, dou-lhes a provar sempre um pouquinho, mas são jovens e saudáveis, se o animal tiver algum problema de saúde, ou alguma alergia é evidente que se deve seguir uma dieta mais rigorosa.
O vet também disse a mesma coisa, só precisam da ração mais nada, eu não consigo ser tão rigorosa, se eles pedem, dou-lhes a provar sempre um pouquinho, mas são jovens e saudáveis, se o animal tiver algum problema de saúde, ou alguma alergia é evidente que se deve seguir uma dieta mais rigorosa.
Sónia
A minha nunca lhe deu para atacar as plantas, embirrou apenas com um feto, tirei-lho do alcançe.
... mas há pouco li algo sobre o auxílio de "ervas" na expulsão do pêlo engolido...
Semeei à uns dias uma taçita com cevada... é inútil ou até prejudicial? ...ou tem algum benefício?
... mas há pouco li algo sobre o auxílio de "ervas" na expulsão do pêlo engolido...

Semeei à uns dias uma taçita com cevada... é inútil ou até prejudicial? ...ou tem algum benefício?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal
Ha ervas que podem comer e outras que sao toxicas. Aqui tem um site em portugues que mostra as plantas nao toxicas. http://gatoseplantas.multiply.com/photos/album/7/7[url]MFPJ Escreveu:A minha nunca lhe deu para atacar as plantas, embirrou apenas com um feto, tirei-lho do alcançe.
... mas há pouco li algo sobre o auxílio de "ervas" na expulsão do pêlo engolido...![]()
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
qualquer gramínea é boa para os gatos. Uma vez que não podem caçar ratos e passarinhos, cujos pêlos e penas ajudam a limpar o aparelho digestivo das bolas de pêlo, os gatos ingerem fibras vegetais, que têm o mesmo efeito. Eu costumava plantar alpista, fica muito mais em conta que a erva para gatos à venda por aí ( e ao fim e ao cabo, é a mesma coisa, mas compra um quilo pelo mesmo preço da embalagem com a imagem de um gatoMFPJ Escreveu:A minha nunca lhe deu para atacar as plantas, embirrou apenas com um feto, tirei-lho do alcançe.
... mas há pouco li algo sobre o auxílio de "ervas" na expulsão do pêlo engolido...![]()

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!