Luta entre as minhas duas gatas! Ajudem-me por favor!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mguilherme
Registado: sábado jan 01, 2011 6:13 pm

sábado jan 01, 2011 6:19 pm

Boa tarde!
Peço desculpa por este ser o meu primeiro post mas é algo desesperado!

Tenho duas gatas, uma europeia comum com 6 anos e um siamesa com 5 anos.
Sempre se deram bem, apesar da mais velha sempre ter sido mais autoritária e a mais nova mais brincalhona.
Mas hoje, a mais nova assustou-se com qualquer coisa, ficou irriçada, foi de encontro à mais velha e começaram a lutar ao ponto da mais nova urinar de medo!

Desde então, já passaram várias horas e não as conseguimos sequer aproximar uma da outra, a mais nova apesar de estar cheia de medo, vira-se contra a outra, coisa que até hoje nunca tinha tido coragem para o fazer.

Para terem noção em 6 anos, a mais nova só se tinha assanhado uma vez! E foi com ela própria ao espelho quando era bebé.

Qual a melhor abordagem? É desesperante, pois estão as duas algo assustadas e não se podem sequer cruzar.

Por norma, na natureza, deixa-se as coisas tomar o seu rumo mas eu não consigo vê-las a lutar.

Por favor! Ajudem-me! Já estive quase para ir ao veterinário.

Mário Guilherme
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado jan 01, 2011 7:04 pm

Olá, mguilherme,

Felizmente nunca passei por situação semelhante com os meus gatos. Volta e meia têm os seus arrufos, mas já sabem que eu não gosto e um ou dois berros esfriam-lhes os ânimos.

De qualquer forma, o que me ocorre aconselhar é não forçar para já a aproximação entre as duas gatas. Deixe-as acalmar e esquecer a briga, e deixar que elas próprias voltem à convivência normal. Dê bastantes mimos às duas, para se sentirem seguras e para as tranquilizar.

Oxalá a situação se resolva rapidamente.

Bom Ano Novo! :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado jan 01, 2011 7:18 pm

não estará doente? o 1º sintoma de doença da kitty foi tornar-se agressiva com os outros gatos. o pantufinha que era um paspalhão, no final batia muito no flávio. tb. pode ser algum cheiro, ciúmes. sei lá :roll:
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

sábado jan 01, 2011 10:34 pm

A primeira coisa como ja aqui foi dito, sera ver se a gata mais nova nao estara doente, ja que foi esta pelo que me apercebeu comecou a se atirar a outra, se este nao for o caso, pode ser que ela esteja a tentar tomar o lugar de gato dominante, acontece as vezes que eles medem forcas para acertar o dominio. Eu aconselho que as deixe lidar com isso sozinhas, a nao ser que se peguem e a coisa fique feia, ai recomendo que use um borrifador com agua para as apartar, nunca se meta no meio pois pode sair bastante magoada.
mguilherme
Registado: sábado jan 01, 2011 6:13 pm

domingo jan 02, 2011 1:27 am

Muito obrigado pelos comentários :)

A pequena esteve um pouco sobressaltada a noite e a manhã toda com o fogo-de-artificio, etc. e houve qualquer coisa que a stressou de repente. Ela está bem, só assustada, já estive a falar com um veterinário.

O que tenho estado a fazer e, parece resultar, é associar o cheiro de cada uma delas a actos positivos.

A mais velha hoje não me deixava chegar ao pé dela após ter mexido na mais nova, assanhava-se logo. A pouco e pouco lá consegui fazer-lhe festas e dar comida, ainda rosna um bocado por vezes mas com o tempo parece-me que vai lá.

O que mais me assustou foi mesmo o estado em que a mais nova ficou, ela é altamente pachorrenta, brincalhona e passou o dia petrificada, nem comeu, nem foi à areia. Constantemente em alerta, passou o dia todo ao colo pois é a única forma de se acalmar um bocado.
Amanhã se continuar assim, faz uma visita ao veterinário para levar um calmante...
Responder

Voltar para “Gatos”