Ajuda:Menu caseiro para gatos e alimentos perigosos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
MariaTeresa
Membro Júnior
Registado: terça jul 13, 2010 9:21 am

quinta jan 06, 2011 9:17 am

Bom dia!

Eu estou com um problemazito com a minha garota mais nova! A Mia qdo veio p cá mostrou logo o q era!! N havia nd q ela n trepasse, n arranhasse, n destruisse mas acima de td tinha uma obsessão por comida.. um desepero total! Bastava eu fazer um pão com manteiga e pronto, lá ficava eu com as pernas ás riscas!! Bem, entretanto vieram os cios e ela acalmou e em Julho passado foi esterilizada e agora esta muito mas muito pior! Cozinhar para mim é um tormento (a q eu já me habituei :wink: ), as facas têm de estar todas lavadas antes do jantar ir p a mesa, se por acaso tenho de tirar uma panela do fogão tenho de imediatamente por outra no sitio pq a Mia fica tão desorientada q perde a nocão do perigo e pode queimar as patas, enfim :? mas o meu problema maior nem são estes pormenores importantes mas q eu consigo controlar, o problema é q eu n sei q tipo de alimentos são perigosos p ela.. a unica coisa q ela n come é cebola e alhos, de resto marcha td!! Louro, pimentos, oleo, azeite, salada, carne, td!! Se vocês me pudessem dar uma ajudinha eu até lhe fazia uma comidinha á parte :D e se tivesse uma ideia dos alimentos q podem ser perigosos p ela era tb uma grande ajuda! :)
Em relacão a portas, pois, como temos uma kitchnet, n as há! :? e fecha-la no quarto tds os dias custa-me pq elas n estão habituadas a estarem fechadas.. .. o ideal seria eu puder aliviar-lhe um pouco a gula e e n ter de as fechar :wink:

Agradeco desde já as vossas opiniões! :)
AFreire1976
Membro
Registado: sexta set 24, 2010 8:26 am

quinta jan 06, 2011 10:35 am

A cebola, o alho, o chocolate são exemplos de alimentos tóxicos para os gatos!
A nível do comida cazeira, pode dar-lhe frango, ou peixe cozido sem sal, e também atum sem sal nem óleo, tudo somente cozido em água.
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

quinta jan 06, 2011 12:04 pm

A alimentação tem muito que se lhe diga...

Em países da europa do Sul como Portugal, ainda se defende que uma alimentação baseada em secos (ração) é a melhor opção para os gatos. Essencialmente nos países nórdicos oscila-se entre a defesa de uma alimentação húmida ou então, entre a combinação de ambas.

Não há receita que iguale a natureza... Se o alimento seco é mais práctico para os donos e por si só garante mais componentes essenciais, o facto de alimentar felinos com alimentos processados é totalmente anti-natura e pode a longo prazo trazer diversas complicações, principalmente a nível urinário ou fígado.

Uma boa comida húmida (e há muito poucas disponíveis em PT), aproxima-se mais das suas necessidades, no entanto tem outros contras, nomeadamente face à saúde oral e ao excesso de proteína que pode, a longo prazo, esforçar os rins.

Nos Estados Unidos, por exemplo, começam a surgir teorias que defendem a alimentação em cru.

Apesar de já haverem algumas marcas no mercado, torna-se dispendiosa. A opção, pouco práctica mas mais próxima do ambiente natural dos felinos, é a de preparar as refeições em casa. Porém, é necessária muita pesquisa e aprendizagem, já que a dieta crua deverá garantir todos os nutrientes e proteínas necessários. Combinar as quantidades exactas e os ingredientes necessários para cada refeição não é fácil. Para além disto, tratando-se de alimentos crus, estão mais sujeitos a contaminações, portanto a confecção terá que cumprir precauções essenciais.

A título de curiosidade aqui ficam alguns links sobre a "raw diet".
Por todas as razões acima, confesso que ainda não me atrevi a experimentar.

http://www.rawfedcats.org/
http://cats.about.com/cs/nutrition/a/rawfooddiet.htm
http://www.catinfo.org/
http://www.catnutrition.org/recipes.php

Atenção aos alimentos mencionados pela Ana Freire: Chocolate, cebola, alho e outos alimentos ácidos são altamente prejudiciais para a saúde dos gatos.

Ainda em relação ao peixe, basta pensarmos que num ambiente natural, o gato não pesca, caça. Apesar de serem loucos por peixe (e por leite para consumo humano), nenhum destes alimentos faz parte da dieta natural de um felino. O peixe pode gerar intolerâncias alimentares mas, se mesmo assim, como mimo ocasional, quiser dar peixe à Mia faça-o muito esporadicamente e sempre cozinhado sem sal.

Em relação à loucura por comida que descreve, por experiência própria sei que se o permitisse, os meus gatos fariam igual fita e comeriam tudo o que pudéssem, desde frutas a sopa, manteiga, pão, até mesmo cebola, alho ou chocolate. Mas não o permito, nem tão pouco deixo que estes saltem para a bancada da cozinha. Sei que o fazem quando não estou em casa mas connosco lá não se atrevem. Com o compromisso de cuidarmos deles, devemos garantir a sua segurança e para tal há que estabelecer e aplicar regras... E olhe que sei bem o que são arranhadelas e choros por causa de comida ;)
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
MariaTeresa
Membro Júnior

quinta jan 06, 2011 12:35 pm

Pois.. eu tb n estou mto inclinada para esse tipo de alimentacão.. :? tanto a Zoe como a Mia comem racão e gostam! Eu só me lembrei de uma comidinha caseira p lhes fazer um miminho :) tb é certo q eu nunca as incentivei a saltar p a bancada da cozinha.. a Zoe aprendeu mas Mia n! Bater-lhe nem pensar, n me sinto confortavel a faze-lo por isso n o faco, esguichos c agua, ela adora, barulhos c papel só lhe suscita curiosidade! Olhe é como nós, tb há pessoas q nunca apredendem :D

Seja como for obrigada pela dica :)
cuze
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 10:57 am

quinta jan 06, 2011 12:53 pm

A minha gata é a mesma história!

A única coisa eficaz que tenho para a por fora da bancada ou da mesa, é se tiver a comer laranjas meter-lhe a casca ao pé do nariz, ou isso ou alho e cebola, é vê-la a fugir a sete patas, a escorregar e tudo. :lol: Actualmente já só de ver a laranja e eu lha mostrar, ela foge.

De resto, sopa adora, carnes e peixes parece uma desvairada, frutas e doces nem por isso. Também já ouvi dizer que os doces são extremamente perigosos para os gatos pois causam graves problemas ao nivel do figado, penso. Não sei, mas isso também é coisa que nunca a deixo sequer cheirar.

De resto, raramente a deixo comer algum destes alimentos, lá de vez em quando lhe cozo uma pescada ou lhe dou um bocado de fiambre quando começa a miar desalmadamente.

Ainda assim, de vez em quando dou com ela a sorripiar-me a comida do prato, já a vi a comer cenouras ou tomate!! :o :o

Enfim... ela até espuma da água de lavar a loiça come. Actualmente quando lavo a loiça tenho de fechar a porta da cozinha pois é impossivel fazê-lo com ela por perto, visto que me salta pra cima da bancada e vai de tentar "caçar" a espuma e depois provar!! :lol: :lol: :lol:
MariaTeresa
Membro Júnior

quinta jan 06, 2011 1:55 pm

Essa ideia da laranja é optima!! :D hj já vou experimentar!! A Mia Pia é um diabito mas verdade seja dita, n a trocava por nd deste mundo! :)
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

quinta jan 06, 2011 7:07 pm

Ha um mito que gatos selvagens nao comem peixe, mas ha gatos selvagens que comem peixe. Um exemplo, o gato leopardo asiatico, tambem o Leopardo, o Tigre entre outros. podem ver nestes videos alguns gatos selvagens a apanhar peixe para comer.
http://www.youtube.com/watch?v=HvgvndlGgFg
http://www.youtube.com/watch?v=pU6X8sVIWFg
http://www.youtube.com/watch?v=pKPyhde4m2s
Responder

Voltar para “Gatos”