A minha esfomeada Mel

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Espiralando
Membro Júnior
Registado: quarta dez 29, 2010 8:57 pm

segunda jan 17, 2011 8:51 pm

Olá a tod@s

A minha linda e doce Mel (adoptada à 3 semanas) tem 1 aninho e, segundo a veterinária, dar-lhe 60 gramas de comida por dia é suficiente.

Mas quem convence a Mel que ela não deve comer mais? A toda a hora ela pede comida! Dou-lhe de manhã e ela come quase tudo de seguida. Quando retorno ao final do dia, ela mia desalmadamente à volta da sua tigela. E, dando-lhe comida ela come tudo! Não consigo não lhe dar, mas também não quero que ela engorde muito e, estando ela esterilizada, isso acontece com mais facilidade...

que me aconselham?
Obgda
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda jan 17, 2011 8:58 pm

esse é o meu grande problema. os meus passam o tempo a pedir comida. e berram que se fartam. a alice está gordissima. estou a tentar fazer orelhas moucas e a reduzir a dose. como é velhota, come senior que tb. não engorda tanto. o isaias vai pelo mesmo caminho. a esse, não vou ceder. daqui a pouco estão doentes
adribeiro
Membro
Registado: segunda dez 27, 2010 9:22 pm
Localização: Mimo, Suri, Simba, Luna, Ez, Tarzan e Shaki (Gatos); Penny, Sheldon (Tartarugas); Tita (Cadela)

segunda jan 17, 2011 9:07 pm

anja-azul Escreveu:esse é o meu grande problema. os meus passam o tempo a pedir comida. e berram que se fartam. a alice está gordissima. estou a tentar fazer orelhas moucas e a reduzir a dose. como é velhota, come senior que tb. não engorda tanto. o isaias vai pelo mesmo caminho. a esse, não vou ceder. daqui a pouco estão doentes
O meu Mimo também, é tipo peixe, se deixar, come até rebentar :?
E depois quando o tento pôr a dieta, ele está sempre a chamar-me para o sítio da ração e berra feito desgraçado e toda a gente diz "Eh pá dá lá comida ao gato coitado, está a desesperar... Porque não fazes tu dieta?" E pronto, Mimo 1 Andreia 0.
"Cats rule, dogs drool."
adribeiro
Membro
Localização: Mimo, Suri, Simba, Luna, Ez, Tarzan e Shaki (Gatos); Penny, Sheldon (Tartarugas); Tita (Cadela)

segunda jan 17, 2011 9:10 pm

Ainda há pessoas que dizem "ah os meus gatos têm sempre comida à disposição..."

Se o meu tivesse sempre ração à disposição, em vez de 7kg pesava 70, deixava de ser um gato e passava a ser um urso.
"Cats rule, dogs drool."
Espiralando
Membro Júnior

Bem, então pelo que leio, as 60 gr são a dose adequada, a sua gulodice é que exige mais, não é?
Ela já é cheinha, não posso permitir que ela fique gorda, não é saudável!
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

adribeiro Escreveu:
anja-azul Escreveu:esse é o meu grande problema. os meus passam o tempo a pedir comida. e berram que se fartam. a alice está gordissima. estou a tentar fazer orelhas moucas e a reduzir a dose. como é velhota, come senior que tb. não engorda tanto. o isaias vai pelo mesmo caminho. a esse, não vou ceder. daqui a pouco estão doentes
E depois quando o tento pôr a dieta, ele está sempre a chamar-me para o sítio da ração e berra feito desgraçado e toda a gente diz "Eh pá dá lá comida ao gato coitado, está a desesperar... Porque não fazes tu dieta?" E pronto, Mimo 1 Andreia 0.
pois...mas quando se cede, adoecem. a alice esteve gravemente doente. emagreceu mas voltou a engordar. está disforme. não pode continuar assim :cry:
Espiralando
Membro Júnior

segunda jan 17, 2011 9:11 pm

adribeiro Escreveu:Ainda há pessoas que dizem "ah os meus gatos têm sempre comida à disposição..."

Se o meu tivesse sempre ração à disposição, em vez de 7kg pesava 70, deixava de ser um gato e passava a ser um urso.

Ahahahahah, também já disse o mesmo, a gata parece um aspirador!, tudo o que lhe ponho desaparece logo e mais houvesse!
anja-azul
Membro Veterano

segunda jan 17, 2011 9:15 pm

Espiralando Escreveu:
adribeiro Escreveu:Ainda há pessoas que dizem "ah os meus gatos têm sempre comida à disposição..."

Ahahahahah, também já disse o mesmo, a gata parece um aspirador!, tudo o que lhe ponho desaparece logo e mais houvesse!
uma vez sai de casa cedo e só voltei muito tarde. deixei várias tijelas com comida para o dia. ainda não tinha saído e já as tijelas estavam vazias :roll:
adribeiro
Membro

anja-azul Escreveu:
adribeiro Escreveu:
pois...mas quando se cede, adoecem. a alice esteve gravemente doente. emagreceu mas voltou a engordar. está disforme. não pode continuar assim :cry:
Anja-azul, sabe o que faço agora? Secalhar é super errado, mas "engana-o"...
Dou-lhe comida muitas vezes, muito pouco. Tenho um copo da vet, com a medida da ração que ele deve comer, encho-o de manhã e dou-lhe um pouco... E depois quando ele começa a pedinchar, dou-lhe mais um ou dois coisinhos de ração. Não excedo a dose e ele fica feliz porque passa o dia a comer. Porque independentemente da comida que lhe dê, passado um bocado ele volta para vir pedir comer, é como se se esquecesse, e quer coma as 60grs, ou apenas 15, ele come tudo e depois recomeça o berreiro. É estranho, porque na quinta, os gatos que andam soltos, têm comida sempre à disposição e nunca comem muito, os gatos em apartamento, dá ideia que ficam entediados e dá-lhes para comer. Secalhar o que estou a dizer é ridículo, mas pronto.
"Cats rule, dogs drool."
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

Nesses casos, tem que se dividir a dose em 3 ou 4 refeiçoes diarias e nao ceder a dar mais.
adribeiro
Membro

segunda jan 17, 2011 9:18 pm

Espiralando Escreveu:

Sim o meu é daqueles bem potentes também :D bem mas apetite é bom sinal, quando eles deixam de comer é que está tudo estragado :roll:
Eu nesta época de exames, também como tudo e mais apanhasse... :oops:
"Cats rule, dogs drool."
anja-azul
Membro Veterano

segunda jan 17, 2011 9:18 pm

3 ou 4 vezes? normalmente ponho comida por volta das 7.45 da manhã. às 9.30 já estão esfomeados. e se berram :roll: a cinderela e a rita não se calam enquanto não lhes dou comida
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

segunda jan 17, 2011 9:27 pm

Os meus (embora so o Pip tenha dose controlada) comem quando me levanto, quando chego a casa e quando me deito. Deixo os pratos bastante tempo e eles trocam de prato, nao sei quem come o que, mas o Pip (que fica fechado na sala na hora da comida) come aquela dose e mais nada.
E se miar, azar.
Claro que seja a que horas for que eu passe na cozinha, ha sempre um que pensa que e hora de comer, mas ignoro e pronto.

Sou uma dona muita ma!
adribeiro
Membro

segunda jan 17, 2011 9:36 pm

Bingley Escreveu:Os meus (embora so o Pip tenha dose controlada) comem quando me levanto, quando chego a casa e quando me deito. Deixo os pratos bastante tempo e eles trocam de prato, nao sei quem come o que, mas o Pip (que fica fechado na sala na hora da comida) come aquela dose e mais nada.
E se miar, azar.
Claro que seja a que horas for que eu passe na cozinha, ha sempre um que pensa que e hora de comer, mas ignoro e pronto.

Sou uma dona muita ma!

não consegui não me rir :twisted:

É eu agora já não ultrapasso a dose, mas foi com o sistema de dividir a dose por muitas vezes ao dia, ele não quer saber se come muito ou pouco de uma vez, dou-lhe um croquete e ele vai-se embora todo contente com aquele rabo gordo a abanar.
"Cats rule, dogs drool."
bernas_setter
Membro
Registado: sexta abr 07, 2006 10:47 pm

segunda jan 17, 2011 9:50 pm

Boa noite

Só para ter uma ideia, aqui em casa há uma gata amarela europeu comum.
Ela tem horários muito rígidos: acorda TODOS os dias entre as 7:10 e as 7:20 da manhã. Salta para a cama de quem a alimenta e com a real pata destapa-a, saca das unhas e toca de dar patadas na cara até acordar a coitada que tem de lhe ir encher o badulhinho. Se me contassem não acreditava, mas eu vejo esta cena muitas vezes e facto é, que alguém aqui em casa anda com o nariz arranhado :lol:
A gata é esperta que até mete nervos (dizem que os gatos amarelos são os mais inteligentes), é esterilizada e está um pote, mas como podem ler, ela quando quer alguma coisa e não lha dão é violenta :lol:

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Gatos”