Pedido de ajuda
Moderador: mcerqueira
Olá a todos
Em Novembro fui a um canil municipal e adoptei o meu Dali.
É um gato lindo - amarelo tigrado - (não sei se é esta a denominação correcta), com cerca de 4/5 meses e super meigo, quer comigo, quer com o meu filhote de 13 anos, que o adoptou como o seu "filho".
Nunca tive um gato e apesar de ter lido imensas coisas de como o educar, sinto que há alguma coisa que está a falhar e a trazer-nos muitos problemas e preocupações: o Dali rói tudo.
Literalmente tudo: desde sapatos, a madeira, às esponjas da louça, aos rolos de papel higiénico, os ratos do computador, os fones e pior que tudo os fio eléctricos.
Como vivemos num apartamento, de onde ele não saí, a cada chegada a casa, já abrimos a porta a medo, à conta das surpresas que temos todos os dias e a temer pela sua integridade física.
Note-se que por toda a casa há brinquedos, uns forrados a sisal, outros de napa (como bolas fofas), dois arranhadores de corda (a que ele já arrancou as bolas guizo) e não liga a nenhum deles.
Haverá alguém que nos possa ajudar nesta situação?
Outra questão ainda: comprámos uma cestinha e uma mantinha, ambas polares, para maior conforto e ele recusa-se a dormir lá dentro.
Também haverá "solução".
Antecipadamente gratos
Eva e Afonso
Em Novembro fui a um canil municipal e adoptei o meu Dali.
É um gato lindo - amarelo tigrado - (não sei se é esta a denominação correcta), com cerca de 4/5 meses e super meigo, quer comigo, quer com o meu filhote de 13 anos, que o adoptou como o seu "filho".
Nunca tive um gato e apesar de ter lido imensas coisas de como o educar, sinto que há alguma coisa que está a falhar e a trazer-nos muitos problemas e preocupações: o Dali rói tudo.
Literalmente tudo: desde sapatos, a madeira, às esponjas da louça, aos rolos de papel higiénico, os ratos do computador, os fones e pior que tudo os fio eléctricos.
Como vivemos num apartamento, de onde ele não saí, a cada chegada a casa, já abrimos a porta a medo, à conta das surpresas que temos todos os dias e a temer pela sua integridade física.
Note-se que por toda a casa há brinquedos, uns forrados a sisal, outros de napa (como bolas fofas), dois arranhadores de corda (a que ele já arrancou as bolas guizo) e não liga a nenhum deles.
Haverá alguém que nos possa ajudar nesta situação?
Outra questão ainda: comprámos uma cestinha e uma mantinha, ambas polares, para maior conforto e ele recusa-se a dormir lá dentro.
Também haverá "solução".
Antecipadamente gratos
Eva e Afonso
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
Evagarcia posso sugerir-lhe por experiencia propria, que leve o gatuxo ao Vet ou o habitual ou outro que entenda, ela pode precisar de ser tratado a nivel comportamental com medicação que o Vet entenda ser apropriada; deste lado resultou um bocado mas não totalmente, no entanto a calma é muito maior.
desejo boa sorte a esse menino que afinal foi um sortudo
desejo boa sorte a esse menino que afinal foi um sortudo

<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
O gatinho pode estar a precisar duma companhia felina para se entreter mais na ausencia dos donos. Pense em ocupá-lo, adoptando um amiguinho de brincadeiras.
Boa sorte,
Leonilde Carvalho
Boa sorte,
Leonilde Carvalho
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Concordo com a sugestão da Leonilde, e parece-me ser muito cedo para medicar um gatinho que, no fundo, revela ser activo e saudável, e só quer é brincar, à sua maneira. O que a Eva tem aí deve ser o equivalente, numa criança, a um pouco de hiperactividade. Se o Dali puder gastar as suas energias em excesso em brincadeiras com outro gatinho pequeno, deverá cansar-se o suficiente para não pensar em fazer aquilo que, para nós, são asneiras (algumas até perigosas), mas para ele é um entretenimento quando se vê sozinho e entediado.
Também tenho uma gatinha que, em pequena, roía fios. E, como boa felina, deu-me cabo dum rato.
Mas esses comportamentos tendem muito a desaparecer quando eles passam a fase juvenil.
De qualquer modo, há coisas que continuo a não poder ter ao alcance dos meus gatos, hoje todos adultos, e mesmo daqueles que caminham para os 10 anos: por exemplo, o rolo do papel higiénico e o rolo de papel de cozinha. É a destruição total pela certa...
Também tenho uma gatinha que, em pequena, roía fios. E, como boa felina, deu-me cabo dum rato.

De qualquer modo, há coisas que continuo a não poder ter ao alcance dos meus gatos, hoje todos adultos, e mesmo daqueles que caminham para os 10 anos: por exemplo, o rolo do papel higiénico e o rolo de papel de cozinha. É a destruição total pela certa...

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
O meu Tareco também era uma "peste". Rasgava tudo, desde os cobertores da cama dela, aos lençois da minha cama e da minha filhota.
Este Natal adoptei mais um gatinho, desde esta altura que o Tareco nunca mais rasgou nada. Está tão feliz com a companhia que nem tem tempo para fazer disparates.
A conselho da vet está a comer RC Calm. Tem-no ajudado bastante a acalmar. Há cerca de dois meses que não morde.
Atenção que o Tareco não era filho único , tenho mais uma gatinha a Cusca, mas nunca se aceitaram. A Cusca simplesmente odeia o Tareco. E ele precisava de companhia felina para brincar.
Este Natal adoptei mais um gatinho, desde esta altura que o Tareco nunca mais rasgou nada. Está tão feliz com a companhia que nem tem tempo para fazer disparates.
A conselho da vet está a comer RC Calm. Tem-no ajudado bastante a acalmar. Há cerca de dois meses que não morde.
Atenção que o Tareco não era filho único , tenho mais uma gatinha a Cusca, mas nunca se aceitaram. A Cusca simplesmente odeia o Tareco. E ele precisava de companhia felina para brincar.
Os meus também tinham a mania de roer com essa idade 4/5 meses, o que associei a muda dos dentes, tão como as crianças eles tb têm a necessidade de morder coisas.
Depois da fase dos dentes e de alguns raspanetes valentes eles perderam esse vicio (tirando tudo o que é cartão marcha).
Depois da fase dos dentes e de alguns raspanetes valentes eles perderam esse vicio (tirando tudo o que é cartão marcha).
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi
O meu mais pequeno (quase 5 meses) a semana passada decapitou-me o carregador do telemóvel, quando acordei vi uma ponta de fio no chão da sala, mais a frente, outra, lá se foi o carregador!
É normal, uns mais activos outros menos mas acho que com a idade acalmam, e sim uma companhia ajuda muito, desde que se dêem bem!

É normal, uns mais activos outros menos mas acho que com a idade acalmam, e sim uma companhia ajuda muito, desde que se dêem bem!
<p><strong> "A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais são tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a União Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ração)</strong></p>
<strong>
<p class="title">Número Solidário Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (€ 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
<p><strong>Linha de apoio a União Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ração)</strong></p>
<strong>
<p class="title">Número Solidário Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (€ 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
-
- Membro
- Registado: quarta jun 23, 2010 1:57 pm
True true, a segunda melhor coisa que fiz, desde ter adoptado o Camões, foi ter adoptado o segundo bicho, o SrGato. Deixamos de andar com as mãos e sofás roídos. agora roem-se um ao outroleonildecarvalho Escreveu:O gatinho pode estar a precisar duma companhia felina para se entreter mais na ausencia dos donos. Pense em ocupá-lo, adoptando um amiguinho de brincadeiras.
Boa sorte,
Leonilde Carvalho

-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
- Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...
Bagaudae Escreveu:True true, a segunda melhor coisa que fiz, desde ter adoptado o Camões, foi ter adoptado o segundo bicho, o SrGato. Deixamos de andar com as mãos e sofás roídos. agora roem-se um ao outroleonildecarvalho Escreveu:O gatinho pode estar a precisar duma companhia felina para se entreter mais na ausencia dos donos. Pense em ocupá-lo, adoptando um amiguinho de brincadeiras.
Boa sorte,
Leonilde Carvalho

<p>Se os humanos têm Alma,os animais também têm Alma. Se os humanos têm Livre Arbítrio, os animais também o têm. Se não podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benefício da dúvida! </p>
<p>Marc Bekoff</p>
<p>Marc Bekoff</p>
Obrigado a todos pelas sugestões.
acredito que adoptar um outro gatinho poderia ser a solução, mas face à situação familiar é impossível mesmo.
O Dali lá vai roendo (é mais rato que gato, como diz a minha mãe) ouvindo muitos raspanetes e levando a nossa paciência aos limites.
Mas, em contrapartida, lá vem com as meiguices e acalma as nossas "iras".
Já agora se alguém souber e que possa ajudar agradecia:
sabem alguma "receita" que ajude a evitar que o pelo caía tanto?
No caso dos cães, a veterinária do meu dalmata (que infelizmente já não está entre nós) aconselhou a colocar na comida uma colher de óleo de girasol.
acredito que adoptar um outro gatinho poderia ser a solução, mas face à situação familiar é impossível mesmo.
O Dali lá vai roendo (é mais rato que gato, como diz a minha mãe) ouvindo muitos raspanetes e levando a nossa paciência aos limites.
No caso dos cães, a veterinária do meu dalmata (que infelizmente já não está entre nós) aconselhou a colocar na comida uma colher de óleo de girasol.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
Não é normal que o pêlo caia com tanta intensidade fora da época própria (Primavera/Outono) da muda de pêlo.Evagarcia Escreveu:Obrigado a todos pelas sugestões.
Hoje em dia uma boa ração ajuda a que o animal mantenha o seu pêlo em boas condições sem necessidade de extras.
Sónia
Escovadelas são duas por semana. Não sei se será verdade, que nunca tive gatos, mas pelo que me dizem o pelo fininho e amarelo, como ele tem, caí mais.
Será mesmo verdade?
Ração costumo dar purina one. Pode não ser a melhor de todas, mas é a que a minha bolsa permite comprar. Por isso fiz a pergunta?
Será mesmo verdade?
Ração costumo dar purina one. Pode não ser a melhor de todas, mas é a que a minha bolsa permite comprar. Por isso fiz a pergunta?
só um aparte: eu tb dava a purina e mudei para Arden Grange.Evagarcia Escreveu:Escovadelas são duas por semana. Não sei se será verdade, que nunca tive gatos, mas pelo que me dizem o pelo fininho e amarelo, como ele tem, caí mais.
Será mesmo verdade?
Porque:
melhor composiçao
conselho do vet
melhor preço..cerca de 3,70€/Kg contra os 6€/800g da purina
o pelo dele está melhor.nota-se