Comida seca vs comida húmida

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

quinta set 30, 2010 2:44 pm

NessieG Escreveu:
pathelen Escreveu:Se você reparar quase não se vê publicidade à Hill's...
Pessoalmente prefiro Hill's mas isso é como tudo, é uma opinião... a minha gatinha pequena andava com diarreias horriveis e com a Hill's ID (hill's para problemas intestinais) continuava com diarreia e com a Royal Canin passou-lhe a diarreia (e mais uns remedios à mistura potentes, pq nada mais funcionavam que resolveram logo o assunto, por isso poderá não ter sido da ração).
Segundo o vet uns animais reagem melhor com determinadas composições de uma marca do que da outra....

Sendo mesmo purista (e não levem a serio estou apenas a brincar) vou começar a alimentar as minhas gatas pondo uns ratos em casa para elas caçarem... :lol: passa a ser a alimentação delas, mais natural que isso não há!! (JUST KIDDING)
Há ainda a vantagem de terem de fazer exercício pra comer. Isso é que é juntar o útil ao agradável :D .
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quinta set 30, 2010 2:46 pm

Pois, ficam todos musculados, nada de barrigas gordas e fofas :lol:
Sónia
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

quinta set 30, 2010 2:47 pm

Concordo plenamente 99 Milles e assino por baixo! :wink:
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

quinta set 30, 2010 2:52 pm

Upa upa já estou a ver a começar a nascer uma nova teoria!! Qual ração, qual carne crua!! Carne viva a correr é que está na moda lol..

PS: Eu não deveria falar mto tenho duas porquinhas da india e ontem apanhei a Mia dentro do parque delas mas em vez de as tentar apanhar estava mais interessada em tentar provar a ração que tinham.... já não há gatos como antigamente...

Mas sim smile concordo o importante é que tenham um lar, carinho e que sejam saudaveis o resto já somos nós a complicar...
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quinta set 30, 2010 2:55 pm

catrules Escreveu:Pois, ficam todos musculados, nada de barrigas gordas e fofas :lol:
Assim , não têm piada.... sem pançolas para apalpar...
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

quinta set 30, 2010 2:57 pm

Garfield2010 Escreveu:
catrules Escreveu:Pois, ficam todos musculados, nada de barrigas gordas e fofas :lol:
Mas sempre ficam mai baratitos :lol: . Eu dispenso a pançola da Sakura se comer de graça. E depois ensino-a a caçar para os doninhos, que isto de aumentarem o IVA não sei não.
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta set 30, 2010 3:56 pm

:lol: :lol:
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

quinta set 30, 2010 4:50 pm

Mindless Escreveu:
Garfield2010 Escreveu:
Mas sempre ficam mai baratitos :lol: . Eu dispenso a pançola da Sakura se comer de graça. E depois ensino-a a caçar para os doninhos, que isto de aumentarem o IVA não sei não.
Lol olha ai está uma maneira de superar a crise, por os bichinhos a caçar :twisted:
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
yonisia
Membro
Registado: segunda out 18, 2010 4:53 pm
Localização: O meu gatito Artur, o cão dos meus pais, Puto-P. ...na memória e no ♥, a Pyu,o Piri e o Roli.

segunda jan 24, 2011 1:04 pm

Como também não chego a conclusão nenhuma em relação a dar só comida seca ou húmida... estou a dar ao meu raçao seca todos os dias, e 2 ou 3 vezes por semanas lá lhe dou uma latinha....1 ou 2 veses por semana também lhe cozo um bocadinho de frango, ou de peru.Peixe ainda não calhou.

Tenho dado entre Shesir, Sheba ,de vez em quando Purina(gourmet kiten) ...uma vez comprei duas saquetas hills kitten ....mas no geral são todas muito caras para lhe dar só comida humida!
Pergunto-me quais serão as melhores comidas humidas, relação preço/qualidade,mas sempre que pesquiso nunca encontro nada a mesmo de 90 centimos a lata.

Outra coisa estranha com que me deparei:
Como tenho plantas em casa,claro que dei uma vista de olhos nesta lista de plantas tóxicas :
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... s+t%F3xica
Reparei que a 1ª da lista é aloé vera : no outro dia ia para comprar shesir para gatinhos e são de frango....com aloe!

http://www.schesir.it/pt/cat_filettopol ... itten.html

claro que não acredito que uma marcas destas ponha plantas toxicas para os bichanos,mas a duvida já foi suficiente para nao lhe comprar esta variedade.......mas qual será a explicação?
Última edição por yonisia em segunda jan 24, 2011 8:25 pm, editado 1 vez no total.
Sophie58959
Membro Júnior
Registado: sábado dez 11, 2010 11:55 pm

segunda jan 24, 2011 1:18 pm

O meu gato tem a ração à disposição e à hora do jantar come todos os dias meia saqueta/lata...

Tenho cá várias marcas, gourmet (latas de 170 ou 180gr não me lembro) que dá para 3 vezes, umas latinhas do mesmo género da gourmet gold mas marca auchan, saquetas da RC e gourmet para o fds, e comprei também umas latinhas da marca Cosma que há na zooplus... Na última encomenda que tinha feito lá tinham-me dado de oferta 4 latinhas pequenas para ele experimentar e adorou (parece mesmo comida verdadeira lá dentro - acho que as da schezir também são assim)..

De qualquer das formas, a maneira mais economica das latinhas é compra-las sempre o tamanho maior e dividir por vários dias (desde que depois tapadas e guardadas no frigorífico para não se estragarem).

http://www.zooplus.es/shop/tienda_gatos ... eba/206474
yonisia
Membro
Localização: O meu gatito Artur, o cão dos meus pais, Puto-P. ...na memória e no ♥, a Pyu,o Piri e o Roli.

segunda jan 24, 2011 8:23 pm

eheheh,estou fâ da zooplus ainda mesmo antes de ter lá feito compras.
Ainda hoje comprei 2 latas de shesir ,que encontrei numa lojinha de produtos para animais perdida no Cais do Sodré...há 1 mes atrás custavam 1€ cada,hoje já paguei 1.20€!!

Estas questões da alimentação correcta,se calhar a virtude há-de estar algures no meio, entre a ração, a carne natural e as latinhas de comida,ehehe :)

...também há uns tempos que ando tentada a dar peixe e carne cruas ao meu bichano.Mas não sei se lhe posso dar assim o frango normal do supermercado, pois já ouvi que se não for cozida pode transmitir doenças e/ou parasitas ao bicho.
Por isso até agora ainda só dei lhe carne cozida como lambisguice...ainda por cima cima já é a 2ª vez que o tento desparasitar com vitaminth e ele vomita sempre, vou ter mudar de desparasitante !
Dilemas,dilemas... :P
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

terça jan 25, 2011 8:49 am

A minha Tita foi desparatisada em Agosto pela primeira vez, e agora a vet recomendou-me ir lá no próximo mês para tornar a dar a vacina!
Quanto a comidas...como ela hoje faz 8 mesinhos ainda lhe continuo a dar ração da RCanin kitten, raramente lhe dou comidinha humida ou de latas, pois isso estraga-lhe o apetite. A verdade é que antes dava-lhe comidinha humida ao fim de semana e durante a semana a gulosa já não me comia a ração, pois tal como me explicou a vet a comida humida e de latinhas tem um efeito nos gatos como têm as batatas fritas ou o Macdonalds no ser humano, é bom mas comido em excesso faz mal.
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
yonisia
Membro

sexta mar 25, 2011 11:49 am

Olá!Resgatei este tópico para actualizar o regime que tenho feito ao Artur.Ele está a crescer a olhos vistos, tem um pelo muito brilhante,vai ao wc fazer o nº2 uma vez por dia, faz mt exercicio...está saudável,em resumo. :)
A vet tem estado de acordo, mas ainda a não actualizei com o complemeto de carne crua,que comecei mais recentemente.
De momento ele vai fazer 6 mesinhos(este domingo,dia 27 ,ieei 8) ) e continuo a dar-lhe a RC36.
Como complemento dou 2, às vezes 3 vezes por semana uma latinha de humida.Dou metade de manhã, e o resto ao fim do dia e ajusto a dose de ração, menos umas 30gr.
A húmida,por causa das finanças tenho de alternar entre shezir kitten e sheba,e às vezes lá vai um gourmet gold :roll:
Agora tb comecei a introduzir a carne crua, também como complemento.Depois de muitas pesquisas,o que faço é comprar peito de frango do campo,corto em pequenas doses de 7 a 10gr e congelo por uma semana ,pois consta que mata os germes.
A razão de dar esta quantidade especifica tem a ver com o que li(no site da cachorro verde se não estou em erro): se se dá carne crua apenas como complemento ,deve-se dar apenas até 10% da dose diária de ração, logo se ele comer 80gr de ração deve comer até 8% de carne.
Vou fazer isto da carne crua 1x de 15 em 15 dias,para já, depois pensarei em aumentar esta dose e diminuir as latas..
Até gostava mesmo de o passar a regime raw, mas para já para já, ele agora tem uma saca de 10kg de RC a comer :lol: e depois, tenho um congelador pequeno.
Além disso,como há poucos vets a apoiar,ou com infoemações sólidas do regime raw, e me apoio apenas em informação da web ainda tenho algum receio que se a menos que compre apenas carne "biológica", o regime saia muito caro.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta mar 25, 2011 2:39 pm

Grande parte dos vets não está de acordo com o regime RAW por um motivo simples: eles sabem que carnes se vendem no talho. Antibióticos, hormonas, corantes, há um pouco de tudo; por outro lado, as rações são produzidas com o que sobra destas carnes e ainda mais uns complementos e cereais... Assim, não se pode dizer que haja uma dieta ideal. Entre a alimentação industrial e a natural, proveniente de um ambiente contaminado, venha o diabo e escolha.

Ainda assim, eu também vou alternando entre a ração seca, as latas e saquetas e a carne (vinda directamente da horta dos meus pais, mais "biológica" é difícil), e por isso aconselhei-me com a vet por causa da carne crua. Ela recomenda um tempo de congelação de 3 semanas, se a temperatura for de -18º ou superior, por causa das bactérias, que são bastante resistentes ao frio.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

sexta mar 25, 2011 3:40 pm

Chamarrita Escreveu:Grande parte dos vets não está de acordo com o regime RAW por um motivo simples: eles sabem que carnes se vendem no talho. Antibióticos, hormonas, corantes, há um pouco de tudo; por outro lado, as rações são produzidas com o que sobra destas carnes e ainda mais uns complementos e cereais... Assim, não se pode dizer que haja uma dieta ideal. Entre a alimentação industrial e a natural, proveniente de um ambiente contaminado, venha o diabo e escolha.

Ainda assim, eu também vou alternando entre a ração seca, as latas e saquetas e a carne (vinda directamente da horta dos meus pais, mais "biológica" é difícil), e por isso aconselhei-me com a vet por causa da carne crua. Ela recomenda um tempo de congelação de 3 semanas, se a temperatura for de -18º ou superior, por causa das bactérias, que são bastante resistentes ao frio.
Que tópico interessante! Eu de vez em qdo dava franguinho ou peixe cozinhado à minha menina, mas ela nos últimos tempos manda-me comê-lo eu :S (principalmente se for peixe).

Quanto aos húmidos ainda n convenci o marido (que houve mto o vet...) a entrar numa dessas, e ele acha que é capricho! Mas qq dias começo a introduzir duas vezes por semana que só faz é bem.
Responder

Voltar para “Gatos”