Dúvidas sobre castração de gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

adribeiro
Membro
Registado: segunda dez 27, 2010 9:22 pm
Localização: Mimo, Suri, Simba, Luna, Ez, Tarzan e Shaki (Gatos); Penny, Sheldon (Tartarugas); Tita (Cadela)

quinta jan 27, 2011 8:54 pm

LuMaria Escreveu:
yonisia Escreveu:LuMaria : compreendo o que diz,claro,e se calhar quem anda no forum ha mais tempo que eu deve levar com uns personagens de vez em quando.....e só para concluir o que indicou : há veterinários e veterinários e donos e donos, não é ? :wink:
Não é uma questão de personagens. Vejo por sistema um mau relacionamento e um grande afastamento entre o médico veterinário e o cliente. Não é benéfico para ninguém. Deve haver empatia e cumplicidade entre os dois. Só assim nasce a confiança.

Uma castração por 239 euros é desnecessáriamente cara, mas assim de repente posso apontar um local que pratica esse preço. O serviço é melhor? Obvio que não.
Eu por acaso também me apercebo disso. As pessoas não comunicam, mas a culpa vem dos dois lados, do cliente e do vet, às vezes os vets não sabem falar (e já conheci muitos assim) e às vezes as pessoas também não falam, e isso já me transcende.

Passei por muitos vets até encontrar a actual, saí chateada de muitos sítios (nomeadamente de um em que o fulano tirou uma seringa do lixo para dar uma injecção ao meu gato) e vi casos de grave adoração ao dinheiro e pouca adoração aos animais. Morreram-me muitos bixos e gastei rios de dinheiro em vets (eu não, na altura os meus pais). Não digo que fosse tudo incompetência, mas grande parte foi.

Até ao dia, em que o Mimo, às 0h de um feriado começou com convulsões, e eu liguei a dezenas de vets e ninguém me atendeu, até que há um que atende. Fiz 80km às 2h da manhã, com o gato nos braços e quando lá cheguei estava uma vet já com tudo pronto, e o que é certo é que ela salvou o Mimo. Quando tenho uma dúvida, seja domingo, segunda ou feriado, envio uma sms, e 5min depois tenho uma resposta (se é normal ou se devo ir pra lá de imediato). O Mimo foi lá castrado e paguei 30€, ela explica-me tudo, eu pergunto tudo, e é a única em quem confio, por algum motivo faço 80km para ter uma consulta.

A questão que vejo aqui muitas vezes debatida, é que não nos devemos ficar por um vet, se achamos que não há confiança, as dúvidas são normais, e os animais são nossos, como tal, se com um filho doente não paramos até que encontremos uma resposta, e perguntamos e conversamos etc, não vejo porque com um animal deva ser diferente.
"Cats rule, dogs drool."
marianovo
Membro
Registado: sábado jan 22, 2011 10:47 pm

domingo fev 06, 2011 12:50 am

Aproveitando o topico
Falei com o vet que segue o huky e disse-me que ja o posso castrar, que apartir dos 4 meses e meio ate aos 8 / 9 meses é o ideal.
Estou a pensar marcar pra proxima sexta-feira ou pra seguinte (tenho que ver , a disponibilidade no meu work) ja que o vet me disse que tenho que o levar em jejum de manha, que a operaçao é relativamente simples, mas que permanece la ate ao fim da tarde (pra ver a reaçao dele ao acordar da anastesia, e avaliar a situaçao) que passados dois dias tenho que la voltar pra seguir o tratamento e curativo. e que ao 8 dia tenho que la voltar pra retirar os pontos.
A minha duvida é que ja li algures mtos donos a dizer: "no dia asseguir ja tava como novo"
É mesmo assim?
Quais as complicaçoes que podem existir?

Desculpem se talvez seja ignorancia minha, mas pensei que seriam pontos tipo daqueles que se desfazem sozinhos...
Pensei que fosse mais simples do que aquilo que agora me esta a parecer!
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo fev 06, 2011 2:06 am

a não ser que o gato tenha algum ou ambos os testículos inclusos, nunca ouvi falar em "curativos" e "tirar pontos" na castração de um gato. o procedimento é simples e rápido, o maior risco é mesmo a reacção à anestesia. Geralmente, tudo corre bem, e quanto mais jovem for o animal, mais rápida é a sua recuperação. Apesar de ter a minha opinião, sei que em países como os EUA ou mesmo o Brasil, machos e fêmeas são esterilizados a partir dos 3 meses de idade. Por cá, e porque as técnicas são diferentes e ainda pouco estudadas, é habitual esterilizar fêmeas a partir dos 5 meses, e os machos a partir dos 6, ou quando os testículos descem e é verdade, no dia seguinte estão "como novos" - alguns retornam à "normalidade" poucas horas depois da castração, tudo depende da reacção à anestesia. Por norma, um gato grande e gordo demora mais tempo a eliminá-la. A mais segura é a volátil, mas a fixa também tem uma boa margem de segurança. Se o gatito está bem de saúde, não tem porque correr mal. :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
domingo fev 06, 2011 9:49 am

[qDou um alerta..Há veterinarios que falam muito em e dão muitas explicações, mas isso somente é para mascarar a falta de competência..tomem isso em conta..Nem sempre o bem falante é o melhor.

Quanto aos donos...não precisamos de ir longe..quantas questões são colocadas aqui na net porque o dono se esqueceu de as colocar ou não teve para isso e depois fazer um simpleste telefonema para esclarecer é chato..é bem melhor vir ao forum perguntar...depois levam com respostas tecnicas de analfabetos, reformados do comercio, ou pré-adolescentes e ficam satisfeitos
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo fev 06, 2011 10:03 am

Bom, que castração tão cheia de meandros. Veja lá bem isso, porque nunca vi pontos numa castração.

E não vejo qual a necessidade de castrar um gato aos 4 meses, a partir dos 7 vai mais que a tempo.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
domingo fev 06, 2011 10:11 am

curativos...é usado no Brasil...estranho... :o
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
marianovo
Membro

domingo fev 06, 2011 1:06 pm

Pois.. na hora nao me lembrei...
Porque os pontos e curativo, deve ser nas femeas quando sao esterelizadas, e nao quando os machos sao castrados.
dianacampos
Registado: segunda fev 07, 2011 9:14 am

segunda fev 07, 2011 9:47 am

Então o Artur ja foi castrado ? :)
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

segunda fev 07, 2011 2:38 pm

yonisia Escreveu:...
Além disso, na minha prespectiva,veterinária ou não, ela acaba por estar a vender um serviço.E aqui falamos com os "consumidores".
...
No dia em que achar que os meus animais não estão a ser observados por um profissional de saúde mas por um vendedor, mudo de vet :?

Quando nasce a desconfiança com o/a vet é porque algo vai mal... :|

Por acaso relativamente às rações a minha vet teve uma resposta semelhante à da LuMaria... correntes de opinião, modas e evoluções estão sempre a acontecer, e é preciso analisar o que está envolvido.

Quando se trata de saúde deve haver, no meu entender, uma relação vet/animal/"dono" muito honesta que nos permita recorrer "sem medos" a esse profissional.

Todas as restantes opiniões, deverão ser encaradas como troca de experiencias e não como verdades absolutas. :)
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
adrribeiro
Membro
Registado: segunda fev 07, 2011 8:25 pm
Tartarugas: Sheldon e Penny

segunda fev 07, 2011 9:01 pm

Os meus gatos são todos esterilizados, ficam 8h sem comer e 4h sem beber água, acho eu, antes de ir para a veterinária... Normalmente chegam lá, são anestesiados, rapam os pelinhos dos tintins, abrem, cortam o que têm a tirar, e não dão pontos nenhuns, e eles voltam para casa finos :) No dia a seguir já andam aos pinotes...

Não é desgraça nenhuma, não é uma intervenção complicada, é claro que não deve ser confortável no primeiro dia ou segundo, mas nunca vi nenhuma alteração comportamental nos meus meninos.
Andreia & Mimo
marianovo
Membro

segunda fev 07, 2011 9:29 pm

Amanha vou voltar a ligar ao vet.
Liguei hoje pra marcar, sera na sexta-feira as 10h que o tenho k levar la, e disse-me que tem de estar em jejum, e que depois so a tarde é que terá alta, no entanto esqueci-me de perguntar se do jejum tambem faz parte a agua.
Apartir de que hora tenho que retirar a comida... e a agua como é tambem!
Na hora parece tudo tao obvio... e depois ponho-me a pensar... e fiquei com essa duvida!
Amanha la terei k ligar mais uma vez.

Quanto ao curativo, pontos... Foi confusao minha.
Porque ele teve-me a explicar o processo nos machos e nas femeas, e eu pimba fixei o pior processo, nas femeas!
adrribeiro
Membro

segunda fev 07, 2011 9:33 pm

É sempre assim Maria :oops:

Na altura não temos dúvidas, e depois mais tarde é que começamos a pensar 8)
Andreia & Mimo
marianovo
Membro

segunda fev 07, 2011 9:36 pm

LuMaria: O huky tem 5 meses (fez no dia 4)
O vet. disse-me que apartir dos 4 meses e meio e 8 / 9 meses é o ideal.
Cabe a cada dono decidir!
Antes dos 4 meses e meio é que NAO FAZEM, mas apartir dai, qualquer altura o fazem (acho eu)
Aconselhou-me apenas que entre as idades referidas quanto mais cedo melhor, pra evitar tambem a marcaçao de territorio.
adrribeiro
Membro

segunda fev 07, 2011 9:52 pm

marianovo Escreveu:LuMaria: O huky tem 5 meses (fez no dia 4)
O vet. disse-me que apartir dos 4 meses e meio e 8 / 9 meses é o ideal.
Cabe a cada dono decidir!
Antes dos 4 meses e meio é que NAO FAZEM, mas apartir dai, qualquer altura o fazem (acho eu)
Aconselhou-me apenas que entre as idades referidas quanto mais cedo melhor, pra evitar tambem a marcaçao de territorio.
Eu acho que também depende dos tintins, mas corrijam-me se estiver errada.

O Mimo foi lá várias vezes, até terem tamanho suficiente :oops:
Andreia & Mimo
marianovo
Membro

segunda fev 07, 2011 9:58 pm

Em relaçao ao tamanho dos tintins ja nao sei dizer se tem alguma coisa haver... :o
O certo é que os tem grandotes... ja pra nao dizer que anda la com a dita coisa de fora imensas vezes...
Poe-se a lamber aquilo, aquilo sai pra fora ele fica a olhar e volta a lamber... aquilo mexe um bocadinho de nada e ele volta a lamber...
Deve ser normal... acho eu :oops:
Responder

Voltar para “Gatos”