Gato com problemas hepáticos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

SofiaCosta
Membro Júnior
Registado: terça fev 24, 2009 3:55 pm

sábado jan 29, 2011 5:25 pm

Olá a todos, como estão?

Depois da perda avassaladora do meu gato mais velho, eis que o do meio está com problemas hepáticos...

Ficámos a sabê-lo hoje.

Não conheço ninguém que tenha passado pelo mesmo, assim sendo, recorro a vós para obter testemunhos de como é lidar com a situação.

A veterinária, disse-nos que não há cura para esta situação, uma vez que o problema se instalou no fígado... :(

Os olhos e a pele do Minus está já bastante amarelada. Ele perdeu peso em pouco tempo, não quer brincar, está bastante apático.

Hoje, passou o dia a vomitar e não consegue defecar.

A conselho da veterinária, administrámos um babygel, mas não está a fazer efeito... :(

O que nos é possível fazer mais para a obstipação? Estimular o ânus com alguma coisa, um cotonete, por exemplo?

Ele faz imensa força, coloca-se em posição para defecar, mas não sai nada... :(

Para a hepatite, vai começar a tomar comprimidos diariamente, a alimentação foi trocada para uma própria para este tipo de maleitas e vai também tomar vitaminas para que não perca tanto peso.

Obrigada a todos, pela ajuda e testemunhos que possam dar-me.
"One cat just leads do another." Ernest Hemingway
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado jan 29, 2011 5:54 pm

O babygel leva tempo a actuar. Pode defecar só amanhã. Se ele não come se calhar nem tem fezes.
A hepatite por norma está associada a alimentação, que come ele?
Um gato não emagrece de um dia para o outro. Deve andar doente há bastante tempo.
Que exames fez?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado jan 29, 2011 6:28 pm

só isso para um problema tão grave? :o
já tive alguns gatos com problemas hepáticos graves. a alice esteve internada vários dias e recuperou bem. se calhar, deve procurar uma 2ª opinião
SofiaCosta
Membro Júnior

sábado jan 29, 2011 7:13 pm

LuMaria, olá, olá!

Eles comem ração seca Cat Chow da purina, vamos variando os sabores, ora de frango e peru, ora de atum e salmão. E bebem água da torneira colocada num recipiente próprio.

O Minus tem 10 anos (não foi perguntado, mas pode ser relevante para alguma informação).

Ele começou a ficar mais cabisbaixo quando o nosso gato mais velho começou a adoecer. Falámos sobre isto com a veterinária que nos disse que seria uma situação normal, dado que toda a vida viveram juntos.

Pediu para estarmos atentos ao comportamento dele, se comia ou não, se vomitava e caso as mudanças acontecessem de forma radical, então seria necessário que o Minus fosse devidamente examinado.

O comportamento do Minus começou a seguir um padrão. Não comia tanto como antes, mas alimentavasse, continuava a beber água. As brincadeiras é que desapareceram por completo. Ele não é um gato dado ao colo e começou a sê-lo desde que o Miu faleceu (dia 19 passado).

Mais uma vez falámos com a veterinária que nos disse que poderia este comportamento mais dócil ou afável estar associado à perda do Miu. Mas para estarmos atentos ao que já havia mencionado.

Ontem, não comeu, de todo, alguma coisa. Mas bebeu água.

Durante a noite vomitou e esteve a vomitar (apenas espuma) durante a manhã.

A veterinária fez uma ecografia aos rins e fígado, apalpou a zona do sistema digestivo, examinou a cor da pele (afastando o pelo) e a cor dos olhos (sem ser na zona onde está a íris).

Não foram pedidas - para já - análises ao sangue.

Trouxemos para lhe dar a alimentação nova e a medicação. As vitaminas já cá tinhamos, pois o Miu também as teve que tomar.

A medicação é um comprimido Denosyl por dia, a alimentação foi passada para ração seca da Hills i/d (pelo que consta na embalagem é específica para problemas hepáticos) e as vitaminas são a nutri-cal.

Edit : falta mencionar o babygel, mil desculpas. Sendo o efeito do mesmo quase imediato em bebés, crianças e adultos, não seria de esperar que o mesmo acontecesse também num gato? Isto tendo em atenção o tamanho do mesmo, quando comparado com bebés, crianças e adultos. Se até amanhã não defecar, quais são as medidas que devemos tomar? (amanhã não nos é possível ir à clínica veterinária, porque se encontra encerrada)
SofiaCosta
Membro Júnior

sábado jan 29, 2011 7:29 pm

anja-azul, boa tarde.

Obrigada pelo comentário.

Ao fim de quanto tempo foi feito o internamento da Alice? Ou quais foram os sintomas que ditaram o internamento da gatinha?

Tenho algum receio em deixar a situação alastrar-se demasiado e quando der por isso já é tarde demais para alguma coisa.

A veterinária disse-nos que estando o problema no fígado não existiria cura, apenas seria posível atenuarmos o que se está a passar.

Informou-nos também que o Minus deve comer todos os dias, mesmo que para isso tenhamos que o obrigar. Confesso que esta parte me faz alguma confusão.. Como é que obrigo um gato a comer? Desfaço a ração e dou numa seringa? (esqueci-me de colocar esta questão à veterinária)

A recuperação da Alice implicou o deixar de tomar a medicação diária ou manteve-a na mesma?

Beijinhos!
LuMaria
Membro Veterano

sábado jan 29, 2011 7:52 pm

Não. O babygel não tem efeito imediato nos animais.
Tem a certeza que está com prisão de ventre? Se come pouco e vomita pode não ter fezes.
Como não fez análises ao sangue?
O meu gato fez em novo uma crise hepática devido a comer bolo com doce de ovos. Foi medicado a injectáveis, levou soro até parar de vomitar e o processo de recuperação do figado ainda foi moroso. Não foi internado, evito isso ao máximo, a menos que seja imprescindivel.
Não sei que lhe diga. Tem confiança na médica?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado jan 29, 2011 9:20 pm

SofiaCosta Escreveu:anja-azul, boa tarde.

Obrigada pelo comentário.

Ao fim de quanto tempo foi feito o internamento da Alice? Ou quais foram os sintomas que ditaram o internamento da gatinha?

Tenho algum receio em deixar a situação alastrar-se demasiado e quando der por isso já é tarde demais para alguma coisa.

A veterinária disse-nos que estando o problema no fígado não existiria cura, apenas seria posível atenuarmos o que se está a passar.

Informou-nos também que o Minus deve comer todos os dias, mesmo que para isso tenhamos que o obrigar. Confesso que esta parte me faz alguma confusão.. Como é que obrigo um gato a comer? Desfaço a ração e dou numa seringa? (esqueci-me de colocar esta questão à veterinária)

A recuperação da Alice implicou o deixar de tomar a medicação diária ou manteve-a na mesma?

foi logo internada. não comia, estava amarela e doia-lhe a zona abdominal. fez análises e ecografia. acusou lipidose hepática e pancreatite. esteve muito para lá. isto porque estava muito gorda e deixou de comer. está novamente gorda. ando a reduzir a dose.
o joão gato há muitos anos, tb. teve um problema hepático. felizmente não era hepatite, mas foi grave. recuperou e durou mais 10 anos.
as melhoras do menino. não espere que essa doença não tem esperas
Beijinhos!
anja-azul
Membro Veterano

sábado jan 29, 2011 9:23 pm

peço desculpa da resposta anterior. agora tenho dificuldade de escrever e visualizar textos longos.

a alice ficou logo internada a soro e com medicação. demorou alguns dias a comer. foi um grande susto
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado jan 29, 2011 9:24 pm

tive um dejá vu... :o :? Em Junho acolhi um gato com 8 anos, gorducho, que havia perdido a sua dona. Quando o recebi, já tinha perdido bastante peso - estava com cerca de 8 quilos, mas pesava 11 quando a dona adoeceu. Com a doença da dona, o Tomé foi-se abaixo: deprimiu. Não sei exactamente que tratamento lhe foi feito, mas dele fez parte um antidepressivo que, tendo-o ajudado a "aguentar-se", arruinou-lhe o seu frágil fígado. Ao fim de um mês em minha casa, e quando parecia estar a começar a adaptar-se a todas as mudanças na sua vida, o Tomé deixou de comer e começou a vomitar espuma. Ao segundo dia sem comer, gordo como era, temi o pior e levei-o ao vet, onde foram feitas análises e ecografia. Foi-lhe diagnosticada lipidose hepática, provavelmente associada a depressão. Fez tratamento em casa, recuperou ao longo de 15 dias, já brincava e dava a barriguinha e começou a comer por si, peixe cozido. Não aceitava mais nada, e antes estava a comer latinha a/d à seringa. Claro que não era a mais indicada, mas mais importante que tudo era fazê-lo comer qualquer coisa. Mas, passados esses 15 dias, voltou a entristecer, a ficar amarelo, deixou novamente de comer. Dessa vez ficou internado 5 dias, não tinha possibilidade de o tratar em casa, mas levava-lhe o peixito cozido, que ia comendo com alguma vontade. Estava a soro, mas recusava comer à seringa. No quarto e quinto dias de internamento estava muito bem disposto e com apetite e, como tinha de comer com frequência e no dia seguinte era Domingo, voltou para casa. Esteve bem um dia... segunda à tarde teve de ser novamente internado, não queria comer nada. Quarta feira, iam prepará-lo para colocar o tubo esofágico, quando decidiram tentar novamente dar-lhe latinha, e comeu, e não vomitou. Não colocaram o tubo, que seria a última alternativa, mas tinha sido o canto do cisne. Quinta feira desistiu, quis apenas dormir e não acordou mais.

A lipidose hepática é MUITO grave e o prognóstico é muito mau. Surge mais facilmente em gatos gordos, mas qualquer gato deprimido que perca o apetite pode vir a padecer. Depois é uma "pescadinha de rabo na boca", a trsiteza leva perda de apetite, a perda de apetite à lipidose, a lipidose à anorexia...

Peça à sua vet uma explicação detalhada do diagnóstico. Aceito perfeitamente, pelos sintomas que descreveu, que não necessite de análises para confirmação. Seja o que for, a verdade é que o Minus tem de comer e recuperar a saúde para poder superar a perda do mano.

Não é tarefa fácil, e vai necessitar de muita força para não desanimar. Tem a vantagem de conhecer bem o seu amigo, o que lhe permitirá definir melhores estratégias para o convencer a comer e a recuperar a alegria, mas esteja ciente que são falíveis, se ele não estiver disposto a cooperar. Mesmo estando, não é fácil: na lipidose, o figado fica "entupido" de gordura, o que leva à morte das células. Não é possível metabolizar os nutrientes, e, quando um órgão como o fígado perde a capacidade de autoregeneração, o corpo cede.

Desejo com muita, muita força que o seu Minus possa ultrapassar tudo isto, e que Sofia tenha ânimo para os dois. Mas desejo ainda com mais força que não seja nada disto, que não seja nada de grave!
Faça das tripas coração... faça tudo, meta baixa, mime-o, dê-lhe tudo o que ele gosta.... mas tenha presente que ele pode não se salvar, e não vai ser por culpa sua, nem por culpa dele. Na lipidose não há culpados, apenas vítimas. :(

Muito, muito boa sorte, e um grande abraço.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuMaria
Membro Veterano

sábado jan 29, 2011 9:58 pm

Chamarrita, calma aí. Uma coisa é lipidose, outra é hepatite. Alimentar um animal com hepatite, sem regras, é matá-lo em dias.

Mas também não sei a que é que a forista se refere quando diz que o problema dele não tem cura. Hepatite tem cura.
SofiaCosta
Membro Júnior

sábado jan 29, 2011 10:00 pm

LuMaria, Obrigada.

Não fazia ideia que o efeito seria diferente. Julguei, inclusivamente, que o efeito em animais fosse mais célere, tendo em atenção o tamanho dos mesmos quando comparados connosco.

O Minus tenta defecar, mas nada sai... Mesmo após a colocação do babygel, já tentou e nada sai. Não percebo se está ou não associada alguma dor, algum mau estar... Mas algo se passa.

Com a tamanha força que faz, o esfincter chega a ficar saliente e mais avermelhado. Reparei nisto antes de lhe administrar o clister. Liguei para a veterinária questionando se mesmo assim daria o babygel, ao que me foi respondido que sim.

Embora sejam situações semelhantes, os seres são diferentes, mas recordo-me que quando o meu filho andava com mais cólicas, algumas vezes ficava também com o esfinter no mesmo estado, devido à força exercida. Com ele o que fazia era a estimulação do rabinho e ao mesmo tempo ia levantando as pernocas, ajudando assim a aliviar as dores, as cólicas e os cocózinhos iam saindo, mesmo que fosse pouco.

No caso dos gatinhos, não sei mesmo o que fazer como estimulação. Mas sim, tem razão, não estando o Minus a comer, pouco ou nada haverá para defecar. Só que se assim é, a que se deve a força que tem vindo a exercer?

Relativamente às comidas, o Minus é muito esquisito. Só come a ração seca. O Miu amava comida húmida e todos os dias lhe colocava um pedacinho de manhã e outro à noite. O Minus nunca tocava na comida seca. O mesmo se aplica para outras coisas que os gatos que conheço costumam gostar - fiambre, frango assado, peixe cozido... O Minus passa isto tudo ao lado. Em contra partida, a mais nova, até pão come :)

Na clínica, foi-lhe administrada uma injecção contendo o mesmo medicamento que irá tomar, doravante, em comprimidos.

Os motivos pelos quais não foram feitas análises ao sangue, não lhos sei dizer, porque também não questionei.

Deduzo apenas, sem qualquer conhecimento veterinário, que tendo em atenção os sintomas apresentados, a descrição do que tem acontecido cá em casa e a ecografia se chegásse à conclusão que o Minus padece de hepatite.

Iremos fazer o tratamento que nos foi indicado e na próxima semana regressaremos à clínica, para que seja feita uma reavaliação. Poderá ser que nessa altura sejam realizadas as análises.

Se entretanto, foi verificado que o Minus não melhora, não come, continua a vomitar - espuma ou comida - então voltaremos mais cedo para que seja feita uma ecografia, de modo a ver em que estado se encontra o fígado.

Quanto à confiança, temos sim.

Há alguma coisa que deva perguntar-lhe?

É que, como referi no início, não conheço ninguém que tenha passado pelo mesmo... Não sei o que é preciso saber, o que não é necessário saber... Vou acatando tudo quanto me dizem e filtrando o que julgo ser mais importante.

Assim, se houver alguma coisa mais com que me deva preocupar e/ou perguntar à médica, dado que a LuMaria já passou por isto, pode, por favor dizer-me o que é?

Obrigada!
LuMaria
Membro Veterano

sábado jan 29, 2011 10:10 pm

Muito honestamente agarrava no gato e ía a um hospital veterinário. Na minha ignorância não consigo relacionar a obstipação como resultado da hepatite. E se o animal tem algo nos intestinos? Uma linha, sei lá.
O que eu faria era correr para o ajudarem. Mas lá está, estou a leste. Só vejo o que escreve.
SofiaCosta
Membro Júnior

sábado jan 29, 2011 10:26 pm

anja-azul, obrigada mais uma vez.

*

Chamarrita, como está?

A veterinária não nos falou em lipidose - não me recordo de ter escutado tal coisa.

Mas o Minus era gorducho, também, não tanto como o Tomé que acolheu, mas era gordinho. Começou a perder peso gradualmente desde que o Miu adoeceu e não recupera o peso por nada.

Há pouco, comeu um pouco da ração que trouxemos e já lhe administrei as vitaminas. Agora está aninhado na cama.

No entanto, tratando-se de comida seca, como é que a administro se ele a recusar? "desfaço" em migalhas e dou pela seringa, também?

Já estou em casa, de baixa, porque os gémeos podem nascer a qualquer instante e por isso, ser-me-á fácil de acompanhar e ver a evolução da maleita do Minus...

E espero, sinceramente, que não cheguemos ao ponto que chegou o TOmé... :(

Obrigada pela ajuda (mais uma vez), tanto aqui, como no tópico do Miu.

Um xi-coração apertado!
SofiaCosta
Membro Júnior

sábado jan 29, 2011 10:36 pm

LuMaria, obrigada, novamente.

O que nos foi indicado, no que toca ao não haver cura, é que quando o fígado deixa de estar em plenas funções - aplicando-se o mesmo pressuposto para os restantes animais - e deixa de fazer as transformações que lhe competem, não há nada que faça com que o mesmo volte a "funcionar" a 100%.

Pode sim, fazer-se um tratamento - daí termos trocado de alimentação e iniciar a medicação - mas isso não implica a cura.

Não sei se me expliquei da melhor forma, mas muito resumido e tentando simplificar, segundo a veterinária, tratamento e cura são coisas distintas e nem sempre a primeira leva à segunda.

No entanto, dizendo-me a LuMaria o oposto - que há cura para a hepatite - é necessário que eu volte a conversar com a veterinária, de modo a verificar se o que estamos a fazer é então o suficiente para que o Minus fique saudável.

Obrigada pela sugestão do hospital. Estamos tão habituados a ir ao sítio do costume que não me lembrei dos hospitais... :S

Devemos ir já? Ou esperar mais um pouco pelo efeito que o babygel possa fazer?
SofiaCosta
Membro Júnior

sábado jan 29, 2011 10:37 pm

resposta repetida, peço desculpa!
Responder

Voltar para “Gatos”