LuMaria, Obrigada.
Não fazia ideia que o efeito seria diferente. Julguei, inclusivamente, que o efeito em animais fosse mais célere, tendo em atenção o tamanho dos mesmos quando comparados connosco.
O Minus tenta defecar, mas nada sai... Mesmo após a colocação do babygel, já tentou e nada sai. Não percebo se está ou não associada alguma dor, algum mau estar... Mas algo se passa.
Com a tamanha força que faz, o esfincter chega a ficar saliente e mais avermelhado. Reparei nisto antes de lhe administrar o clister. Liguei para a veterinária questionando se mesmo assim daria o babygel, ao que me foi respondido que sim.
Embora sejam situações semelhantes, os seres são diferentes, mas recordo-me que quando o meu filho andava com mais cólicas, algumas vezes ficava também com o esfinter no mesmo estado, devido à força exercida. Com ele o que fazia era a estimulação do rabinho e ao mesmo tempo ia levantando as pernocas, ajudando assim a aliviar as dores, as cólicas e os cocózinhos iam saindo, mesmo que fosse pouco.
No caso dos gatinhos, não sei mesmo o que fazer como estimulação. Mas sim, tem razão, não estando o Minus a comer, pouco ou nada haverá para defecar. Só que se assim é, a que se deve a força que tem vindo a exercer?
Relativamente às comidas, o Minus é muito esquisito. Só come a ração seca. O Miu amava comida húmida e todos os dias lhe colocava um pedacinho de manhã e outro à noite. O Minus nunca tocava na comida seca. O mesmo se aplica para outras coisas que os gatos que conheço costumam gostar - fiambre, frango assado, peixe cozido... O Minus passa isto tudo ao lado. Em contra partida, a mais nova, até pão come
Na clínica, foi-lhe administrada uma injecção contendo o mesmo medicamento que irá tomar, doravante, em comprimidos.
Os motivos pelos quais não foram feitas análises ao sangue, não lhos sei dizer, porque também não questionei.
Deduzo apenas, sem qualquer conhecimento veterinário, que tendo em atenção os sintomas apresentados, a descrição do que tem acontecido cá em casa e a ecografia se chegásse à conclusão que o Minus padece de hepatite.
Iremos fazer o tratamento que nos foi indicado e na próxima semana regressaremos à clínica, para que seja feita uma reavaliação. Poderá ser que nessa altura sejam realizadas as análises.
Se entretanto, foi verificado que o Minus não melhora, não come, continua a vomitar - espuma ou comida - então voltaremos mais cedo para que seja feita uma ecografia, de modo a ver em que estado se encontra o fígado.
Quanto à confiança, temos sim.
Há alguma coisa que deva perguntar-lhe?
É que, como referi no início, não conheço ninguém que tenha passado pelo mesmo... Não sei o que é preciso saber, o que não é necessário saber... Vou acatando tudo quanto me dizem e filtrando o que julgo ser mais importante.
Assim, se houver alguma coisa mais com que me deva preocupar e/ou perguntar à médica, dado que a LuMaria já passou por isto, pode, por favor dizer-me o que é?
Obrigada!