Olá!
Não sei se já existia algum tópico assim, por isso resolvi abrir, pois acho muito importante!!
Se o vosso gato é magoado de alguma forma (atropelamento, acidente doméstico, etc) vocês sabem como reagir?
Sabem que um gato inconsciente deve ser deitado sobre o lado direito, devido ao sistema respiratório?
Deixo aqui um link que achei interessante, mas existem muitos mais!!
http://www.renad.com.br/page/sos.asp
Também existe um livro muito bom do Circulo de Leitores (passe a pub)
Comento isto porque já várias vezes tive que assistir a animais com instruçoes via telefone, desde desobstrução das vias respiratórias, a um parto.
Em caso de emergência e na impossibilidade do vet se deslocar, o que fazem?
Beijokitas,
Filipa
Primeiros socorros para gatos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Olá!
Só agora tive um tempinho para vir "matar o vício" (
:p ) e vi este tópico, que tem muito interesse.
(Espantei-me foi por não ter tido ainda nenhuma resposta, mas adiante ...)
Já tinha de facto pensado nisto, até porque no Forum dos cães se levantou esta mesma questão, e houve alguém que falou de um curso de primeiros socorros.
Há coisas para que devemos estar preparados, no sentido de saber como agir.
Tenho o meu vet perto de mim, que tem urgências, e isso é muito bom, mas não tira de devermos saber o que fazer logo nos primeiros instantes.
Lembro-me de quando os filhotes do Vânias eram pequeninos, o Frodo uma vez ficou engasgado já não me lembro com quê, e eu lá consegui que lhe saísse. Apanhei um susto daqueles, porque ele já estava a ficar com a língua arroxeada!!
Só agora tive um tempinho para vir "matar o vício" (

(Espantei-me foi por não ter tido ainda nenhuma resposta, mas adiante ...)
Já tinha de facto pensado nisto, até porque no Forum dos cães se levantou esta mesma questão, e houve alguém que falou de um curso de primeiros socorros.
Há coisas para que devemos estar preparados, no sentido de saber como agir.
Tenho o meu vet perto de mim, que tem urgências, e isso é muito bom, mas não tira de devermos saber o que fazer logo nos primeiros instantes.
Lembro-me de quando os filhotes do Vânias eram pequeninos, o Frodo uma vez ficou engasgado já não me lembro com quê, e eu lá consegui que lhe saísse. Apanhei um susto daqueles, porque ele já estava a ficar com a língua arroxeada!!

<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
<p> </p>
Olá bom dia
Excelente tópico
Também tenho dois vets ao pé de minha casa um dos quais tem hospital e está aberto 24 horas por dia, mas nunca é demais saber-mos o que podemos fazer até chegar ao vet.
Para mim então é óptimo, nunca me aconteceu nada , mas ninguem está livre.ainda no mês passado quando o Tigrinho foi esterelizado eu entrei em pânico porque ele estava muito apático e eu não sabia se ele tinha febre ou não.aliás quem me valeu foram as amigas do fórum, que me tranqilizaram e me disseram quais as temperaturas normais dos peludinhos.
Tenho a agradecer este tópico, que acho que vai poder ajudar muitos dos nossos amiguinhos em caso de acidente
Obrigada
Um bom dia
Excelente tópico
Também tenho dois vets ao pé de minha casa um dos quais tem hospital e está aberto 24 horas por dia, mas nunca é demais saber-mos o que podemos fazer até chegar ao vet.
Para mim então é óptimo, nunca me aconteceu nada , mas ninguem está livre.ainda no mês passado quando o Tigrinho foi esterelizado eu entrei em pânico porque ele estava muito apático e eu não sabia se ele tinha febre ou não.aliás quem me valeu foram as amigas do fórum, que me tranqilizaram e me disseram quais as temperaturas normais dos peludinhos.
Tenho a agradecer este tópico, que acho que vai poder ajudar muitos dos nossos amiguinhos em caso de acidente
Obrigada
Um bom dia
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
Um tópico realmente interessante. O link já vai ficar nos meus favoritos. É importante sabermos como agir em caso de urgência. Apesar de os vets onde vou terem serviço de urgências acho que devemos sempre saber como prestar os primeiros socorros.
Obrigado pelo link.
beijokas
kathleen
Um tópico realmente interessante. O link já vai ficar nos meus favoritos. É importante sabermos como agir em caso de urgência. Apesar de os vets onde vou terem serviço de urgências acho que devemos sempre saber como prestar os primeiros socorros.
Obrigado pelo link.
beijokas
kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá,
O curso básico de primeiros socorros referido no forum dos cães é para cães e gatos
Mal tenha tudo preparado, colocarei em ambos os foruns a informação e valor de inscrição. O "curso" será dado numa tarde de sábado, por um veterinário, num local ainda en estudo (Lisboa e central, para facilitar). O dinheiro da inscrição cobrirá apenas os gastos com o aluguer da sala, material usado (fotocópias do manual para cada um) e o valor simbolico que o veterinário irá cobrar.
O curso básico de primeiros socorros referido no forum dos cães é para cães e gatos

Mal tenha tudo preparado, colocarei em ambos os foruns a informação e valor de inscrição. O "curso" será dado numa tarde de sábado, por um veterinário, num local ainda en estudo (Lisboa e central, para facilitar). O dinheiro da inscrição cobrirá apenas os gastos com o aluguer da sala, material usado (fotocópias do manual para cada um) e o valor simbolico que o veterinário irá cobrar.
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
OLÁ!
Eu bem me parecia que tinha alguma coisa a ver contigo, nynf, mas como não tinha a certeza, lancei só a ideia ...
Óptima iniciativa! Só lamento não estar aí ...
Eu bem me parecia que tinha alguma coisa a ver contigo, nynf, mas como não tinha a certeza, lancei só a ideia ...
Óptima iniciativa! Só lamento não estar aí ...

<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am
Olá a todos
Só agora tive um tempinho para vir espreitar as vossas respostas. Obrigada!
Considero este assunto de máxima importância. Como tinha referido na minha primeira mensagem, existem muitos outros links, basta pesquisar em "primeiros socorros para gatos"
O Hospital Veterinário de Almada também tem um site com informações interessantes. Aqui deixo o link
http//www.hvalmada.com/
Foi ao ver um tópico semelhante no fórum dos cães que tive a ideia de pedir a autorização ao forista Arcanjo para "plagiar" o tópico aqui.
Aproveito também para dizer que a Sociedade Protectora dos Animais tem serviço de ambulância para sócios e não-sócios.
Para mais informações, vejam aqui
http//www.sp-animais.pt/pt/spa_sociedade.html
Quanto ao curso, também adorava poder participar, mas este mês já não tenho sábados livres... ( Será que a própria Faculdade não disponibilizaria uma sala?
Espero que participem mais com os vossos conhecimentos!!
Beijokitas,
Filipa
Só agora tive um tempinho para vir espreitar as vossas respostas. Obrigada!
Considero este assunto de máxima importância. Como tinha referido na minha primeira mensagem, existem muitos outros links, basta pesquisar em "primeiros socorros para gatos"
O Hospital Veterinário de Almada também tem um site com informações interessantes. Aqui deixo o link
http//www.hvalmada.com/
Foi ao ver um tópico semelhante no fórum dos cães que tive a ideia de pedir a autorização ao forista Arcanjo para "plagiar" o tópico aqui.
Aproveito também para dizer que a Sociedade Protectora dos Animais tem serviço de ambulância para sócios e não-sócios.
Para mais informações, vejam aqui
http//www.sp-animais.pt/pt/spa_sociedade.html
Quanto ao curso, também adorava poder participar, mas este mês já não tenho sábados livres... ( Será que a própria Faculdade não disponibilizaria uma sala?
Espero que participem mais com os vossos conhecimentos!!
Beijokitas,
Filipa