Gato com problemas hepáticos
Moderador: mcerqueira
SofiaCosta, hepatite tem cura, o que o seu gato tem eu não sei.
Eu também não sei o que há-de fazer. A Sofia é que está com o gato e conhece a veterinária.
Eu também não sei o que há-de fazer. A Sofia é que está com o gato e conhece a veterinária.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
desculpe, não tinha lido os posts todos. As vitaminas, além de ajudarem o fígado a recuperar, aumentam o apetite. Se ele recusar comida, sim, terá de ser forçada com uma seringa, em pequenas quantidades, mas com frequência. Encontra facilmente seringas de alimentação em qualquer farmácia. Pode diluir um pouco patê, ou triturar ração, ou fazer purés de carnes magras, mas vá tentando que ele coma por si, nem que seja com guloseimas. Quando ele recuperar o apetite, logo corta no que não faz bem, agora o importante é levá-lo a comer e a ter prazer em fazê-lo. Evite, no entanto, as gorduras, já que pioram a situação e levam ao enjoo e ao vómito... As guloseimas podem ser, por exemplo, bocadinhos de queijo fresco sem sal.
Não sei se está inscrita noutros fóruns, se não está, recomendo-lhe o Felinus: tem um fórum de saúde felina, em que são abordadas várias doenças, existe partilha de experiências e a participação de pessoas com muita experiência com felinos.
Não sei se está inscrita noutros fóruns, se não está, recomendo-lhe o Felinus: tem um fórum de saúde felina, em que são abordadas várias doenças, existe partilha de experiências e a participação de pessoas com muita experiência com felinos.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Hepatite pode ser muita coisa... é "doença hepática". As gorduras e toxinas acumuladas no fígado provocam infecção. Mas se a vet disse que não tem cura e apenas pode ser atenuado, a experiência que tenho e as que conheço de casos semelhantes (perdas, abandonos), leva-me a pensar em lipidose, ainda para mais se o Minus é gorduchito e tem vindo a perder peso. Não comendo, o fígado vai buscar as reservas de gordura, que acabam por o intoxicar. Mas uma hepatite também pode ser provocada por outras coisas, sim, e também pode levar à lipidose.LuMaria Escreveu:Chamarrita, calma aí. Uma coisa é lipidose, outra é hepatite. Alimentar um animal com hepatite, sem regras, é matá-lo em dias.
Mas também não sei a que é que a forista se refere quando diz que o problema dele não tem cura. Hepatite tem cura.
Eu não sei se me fiz entender quando disse que era muito complicado; é que alimentar um gato com hepatite, sem regras, mata-o em dias; não o alimentar, também...

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Sofia, não tenho experiência (felizmente) nem conhecimentos sobre problemas hepáticos em gatos, pelo que me limito a desejar com muita força que o Minus possa melhorar rapidamente. 

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro
- Registado: domingo ago 15, 2010 2:31 am
- Localização: 1 gata (Lua), 2 chinchilas (Chim e Chilla), 1 tartaruga (Antranks Stranfans)
Boa noite.
Experiencia nisto tambem nao tenho, mas sinceramente, se tem hipotese de o levar a um hospital, acho que é o melhor que tem a fazer rapidamente. Lá fazem logo os exames precisos para chegar a algum lado e acabam-se as duvidas.
Em tempos com o meu 1º cao, tambem andamos a empatar uma semana no veterinario, todos os dias havia uma hipotese nova para o facto de ele ter ficado paralizado nas patas traseiras, e apenas ao fim dessa semana, uma senhora eq nos disse que podia ser X doença, e assim informamos o veterinario, que ai nos mandou logo para o hospital pq ele nada podia fazer (e ja nada havia a fazer =( ). Como tal, acho mesmo que deve voar para o hospital, pq pode ou nao ser nada de grave, mas se ele nao mostra melhoras, alguma coisa é.
Boa sorte
Experiencia nisto tambem nao tenho, mas sinceramente, se tem hipotese de o levar a um hospital, acho que é o melhor que tem a fazer rapidamente. Lá fazem logo os exames precisos para chegar a algum lado e acabam-se as duvidas.
Em tempos com o meu 1º cao, tambem andamos a empatar uma semana no veterinario, todos os dias havia uma hipotese nova para o facto de ele ter ficado paralizado nas patas traseiras, e apenas ao fim dessa semana, uma senhora eq nos disse que podia ser X doença, e assim informamos o veterinario, que ai nos mandou logo para o hospital pq ele nada podia fazer (e ja nada havia a fazer =( ). Como tal, acho mesmo que deve voar para o hospital, pq pode ou nao ser nada de grave, mas se ele nao mostra melhoras, alguma coisa é.
Boa sorte
Nem mais.tonilda Escreveu:Boa noite.
Boa sorte
Como está hoje?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
a recovery é indicado para animais doentes e com pouco apetite. não sei se é indicado para esse caso, mas de qualquer forma ninguém consegue perceber qual é o problema do gato. se fosse comigo, há muito tempo que tinha tomado outras medidas, mas cada um é que sabe
Uma simples recolha de sangue enerva o animal? Enerva. Um bocado, mas não mata.
O que eu faria, já disse. Agora a Sofia fará o que achar melhor. Mas por favor, não dispare porcarias inadequadas pela boca do gato abaixo. Para além do enjoar e o fazer vomitar acaba com qualquer hipótese de recuperação.
O que eu faria, já disse. Agora a Sofia fará o que achar melhor. Mas por favor, não dispare porcarias inadequadas pela boca do gato abaixo. Para além do enjoar e o fazer vomitar acaba com qualquer hipótese de recuperação.
-
- Membro Júnior
- Registado: terça fev 24, 2009 3:55 pm
Bom dia a todos!
Obrigada pelas respostas.
Chamarrita, em fóruns de animais só estou registada neste, mas vou seguir o conselho e registar-me também no felinus para que possa seguir tópicos semelhantes e/ou tirar mais dúvidas com o que vai sendo por lá escrito. Obrigada pela sugestão.
*
O Minus comeu durante a noite e durante a manhã, a ração seca que trouxemos e cerca de uma hora depois, conseguiu ir ao caixote defecar. Muito pouco, mas fê-lo.
Já lhe administrei o comprimido correspondente ao dia de hoje e também já lhe dei as vitaminas.
Daqui a pouco, vamos dar-lhe mais ração. Ele por si só não procura a comida nem a água, neste momento. Mas nós, vamos insistindo. Como come pouco de cada vez, vamos tentando dar-lhe a ração de 2h em 2h para que possa estar alimentado.
*
Bom domingo a todos e mais uma vez, obrigada pela ajuda e preocupação.
Obrigada pelas respostas.
Chamarrita, em fóruns de animais só estou registada neste, mas vou seguir o conselho e registar-me também no felinus para que possa seguir tópicos semelhantes e/ou tirar mais dúvidas com o que vai sendo por lá escrito. Obrigada pela sugestão.
*
O Minus comeu durante a noite e durante a manhã, a ração seca que trouxemos e cerca de uma hora depois, conseguiu ir ao caixote defecar. Muito pouco, mas fê-lo.
Já lhe administrei o comprimido correspondente ao dia de hoje e também já lhe dei as vitaminas.
Daqui a pouco, vamos dar-lhe mais ração. Ele por si só não procura a comida nem a água, neste momento. Mas nós, vamos insistindo. Como come pouco de cada vez, vamos tentando dar-lhe a ração de 2h em 2h para que possa estar alimentado.
*
Bom domingo a todos e mais uma vez, obrigada pela ajuda e preocupação.
"One cat just leads do another." Ernest Hemingway
-
- Membro Veterano
Por acaso, conheço duas situações em que isso aconteceu, e numa estive presente. O gato stressou de tal forma que teve uma paragem cardíaca e morreu. E também já matei uma gata a tentar dar-lhe um comprimido... ela já estava muito doente, talvez morresse de qualquer forma, mas ao agarrá-la stressei-a de tal forma que, depois de me ter mordido, abriu muito os olhos e caiu para o lado. Não consegui ressuscitá-la com massagem cardíaca nem respiração boca-nariz, e foi horrível: só aí aprendi quão fácil é matar um gato por stress.LuMaria Escreveu:Uma simples recolha de sangue enerva o animal? Enerva. Um bocado, mas não mata.
Chamarrita, então mais vale não levar os gatos ao veterinário não vá dar-lhes uma coisa má.Chamarrita Escreveu:Por acaso, conheço duas situações em que isso aconteceu, e numa estive presente. O gato stressou de tal forma que teve uma paragem cardíaca e morreu. E também já matei uma gata a tentar dar-lhe um comprimido... ela já estava muito doente, talvez morresse de qualquer forma, mas ao agarrá-la stressei-a de tal forma que, depois de me ter mordido, abriu muito os olhos e caiu para o lado. Não consegui ressuscitá-la com massagem cardíaca nem respiração boca-nariz, e foi horrível: só aí aprendi quão fácil é matar um gato por stress.LuMaria Escreveu:Uma simples recolha de sangue enerva o animal? Enerva. Um bocado, mas não mata.
Desisto de participar neste tópico. Ficou absurdo.
Além do mais já dei a minha opinião - hospital veterinário ONTEM.
-
- Membro Veterano
Não se trata de ser ou não absurdo. Nunca deixei de fazer análises ou o que quer que fosse por causa do stress dos gatos, mas há situações em que a morte pode ocorrer inesperadamente. Estava a tentar justificar a atitude da vet, ao não fazer análises, imaginando que, conhecendo o Minus, tenha entendido que fosse melhor para o bichano não andar a rapar pêlo e picá-lo. Não sei se é a vet que o acompanha desde sempre ou não, presumi que fosse. E a Sofia parece confiar nela ou, pelo menos menos, não ter razões para não confiar. Eu confesso, se fosse hoje, teria levado o Tomé ao veterinário que agora acompanha os meus animais - e mudei ao fim de 15 anos de confiança e "lealdade". Mas a mudança já foi sugerida, agora a Sofia é que decide.
Chamarrita, o gato fez uma ecografia pelo que pelou a barriga toda com máquina. Levou injectável pelo que foi picado e não faz o básico que é um hemograma por causa do stress? Hello?