URGENTE - Juntar gatas adultas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mbm1986
Membro
Registado: segunda mai 25, 2009 11:05 am

sexta jan 28, 2011 10:08 pm

Boa noite,
Venho pedir ajuda/conselhos no sentido de promover uma melhor adaptação da minha nova gata às 3 damas que já existem em casa.
Moro num apartamento e tenho três gatas de estimação, uma de 7 anos (sem sombra de dúvidas dona da casa), uma de 6 anos e outra de 5 anos que é muito "stressada" e até aos dias de hoje parece não ser bem aceite pela mais velha (está connosco desde bebé e a gata mais velha continua a bater-lhe e a assanhar-se sempre que ela se cruza no seu caminho).

Foi-me dada a oportunidade de resgatar uma gatinha de 7 anos de porte pequeno que até ao momento vivia num escritório com outros quatro manos mas que a dona não podia mais manter.

Como podem ver tenho agora um problema entre mãos: gostaria que esta nova gata fosse bem recebida pelas outras três. Sei que é um processo que pode demorar algum tempo, mas tenho receio visto a gata mais velha nunca ter sequer aceite a gata mais nova e já lá vão 5 anos. E também por a nova gatinha estar habituada a viver com outros gatos e poder rejeitar as minhas...

Alguém me pode dar dicas? Ou que ao ter já passado pelo mesmo me possa dar conselhos de como promover uma boa "sociabilização" entre as quatro damas?

Agradecia!!

Cumprimentos
Marta :wink:
BrunaViegas
Membro
Registado: domingo mar 13, 2005 2:38 pm

domingo jan 30, 2011 4:30 pm

Olá Marta.

Eu tenho duas gatas que ainda são muito jovens, uma tem 18 e a outra tem 6 meses. Ambas foram para minha casa com cerca de 2 meses e meio.
Aconteceu-me o mesmo, pois na altura que levei a mais novinha a mais velha ficou muito irritada e a principio não a aceitava muito bem. Rosnava-lhe, assanhava-se e dava-lhe algumas patadinhas (ao de leve, pra impor respeito!).
No entanto a mais velha ja tinha convivido com outros gatos, pois quando vamos para a casa da minha sogra, ela tem lá dois gatos, nas férias de uma amiga fiquei a tomar conta de um gatinho dela e ela também tinha convivido com duas gatinhas que acolhi temporariamente. Mas naquela situação era definitivo e também fiquei um pouco aflita.
Sentia-me dividida entre as duas, porque ao mesmo tempo que queria que a mais nova se adapta-se a casa e a mim, queria brincar com ela e etc também não queria que a mais velha se sentisse rejeitada, nem tivesse ciumes.

Na altura o Vet disse me para não forçar a aproximação e assim o fiz. Deixei que elas conhecessem por si só. Tenho uma prima psicologa que também me deu o mesmo conselho e que para além de nunca forçar, deveria dar mais atenção à mais velha visto que a mais nova ainda não tinha ligação comigo. À medida que elas se aproximavam, comecei a dar um pouco mais de atenção à mais nova sem problemas.
A verdade foi que elas acabaram por começar a brincar e hoje em dia não se largam.

Na sua situação talvez seja um pouco diferente pois tratam-se de gatas adultas mas talvez devesse fazer da mesma forma.
Boa sorte!

Imagem

Já agora deixo uma foto das minhas filhotinhas felinas:)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo jan 30, 2011 5:18 pm

Olá, Marta, :)

Veja este tópico: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=68149

Mais alguma dúvida, não hesite em colocar aqui.

E muito boa sorte. :wink:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
mbm1986
Membro

domingo jan 30, 2011 10:52 pm

Olá...

Obrigado pela dica, até já tinha participado nesse fórum faz algum tempo e não me lembrava.

Expondo a situação até ao momento:
- a mais velha (Brezeer), ao contrário do que previa, n se mostrou minimamente interessada pela nova inquilina (Sasha), não a procurou, não a veio visitar, nada... (deixá-la!);
- a do meio (Mittó), ao contrário do que esperava, mira-la de longe e sempre que a nova inquilina tenta explorar bufa mas nada de muito agressivo;
- a mais nova (Udi), que julgava mais tímida por ter um diagnóstico de "stress" é a que mais se aproxima mas sempre que o faz chega-se perto da Sasha e bufa, bufa , bufa, mas não se atira a ela nem nada...

Portanto acho que para primeiro dia não está mal!

Só tenho pena que a Sasha desde que chegou se tenha escondido debaixo da cama do meu quarto e não queira de lá sair...
Já a levei à cozinha e voltou imediatamente para debaixo da cama =(
BrunaViegas
Membro
Registado: domingo mar 13, 2005 2:38 pm

domingo jan 30, 2011 11:21 pm

Ainda bem que está a correr bem, agora é com calma tanto para a nova gatinha quanto para as outras. Talvez pelo facto de ter 3 gatinhas, seja um pouco mais complicadoporque elas são como "o grupo da casa" e a outra por enquanto é vista como uma intrusa e a reacção de cada uma depende da reacção das outras. Provavelmente quando a primeira delas, ceder e aceitar a nova, as outras vão aceitar mais rápido porque vão deixar de ver a mais nova como uma ameaça!
Boa sorte com as suas gatinha=)
mbm1986
Membro

segunda jan 31, 2011 8:54 am

Bom dia,
Obrigado pelo seu conforto mas tenho cá para mim que isto não será muito pacífico.
A nova inquilina recusa-se a sair do meu quarto e as outras que passavam muito tempo no meu quarto agora recusam-se a entrar...
Como tenho de ir trabalhar vou fechar a sasha no meu quarto mas tenho medo que comece a chorar...
Enfim...
A mim até me dava jeito que todo o processo fosse minimamente pacífico visto o meu pai não me falar por ter trazido a nova bichana e se elas agora não se dão ter que devolver a sashinha é uma chatice!!!

Esperemos para ver!!!

Cumprimentos
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

segunda jan 31, 2011 10:51 am

mbm1986 Escreveu:Bom dia,
Obrigado pelo seu conforto mas tenho cá para mim que isto não será muito pacífico.
A nova inquilina recusa-se a sair do meu quarto e as outras que passavam muito tempo no meu quarto agora recusam-se a entrar...
Como tenho de ir trabalhar vou fechar a sasha no meu quarto mas tenho medo que comece a chorar...
Enfim...
A mim até me dava jeito que todo o processo fosse minimamente pacífico visto o meu pai não me falar por ter trazido a nova bichana e se elas agora não se dão ter que devolver a sashinha é uma chatice!!!

Esperemos para ver!!!

Cumprimentos
Olá!

Estive a ler o seu tópico e só tenho que recomendar um pouco mais de calma e paciência! :wink:

Como sabe, nem sempre as apresentações de gatos são fáceis logo à primeira, e com gatos adultos, por vezes é preciso um pouco mais de calma... pelo que não precisa de desesperar, nem pensar que algo vai correr mal...

É importante que mantenha a nova gatinha fechada, quando não está em casa... e aos poucos deixá-las verem-se umas ás outras... seria até preferível que se vissem e cheirassem sem estar em contacto logo nos primeiros dias...

Mas agora, que já se viram eu penso que deve é deixar que interajam todos os dias um pouco... sempre com a sua vigilância... e é muito normal que a nova se esconda... e você não deve insistir para que ela saia do sitio, onde sente alguma segurança... aos poucos ela sairá, quando sentir que o ambiente com as outras gatas estiver mais calmo!

Faça tudo com calma e não tente apressar as coisas... e vai ver que de repente todas se vão entender... :wink:
mbm1986
Membro

segunda jan 31, 2011 7:59 pm

Olá...
Novamente obrigada pela ajuda...
Já percebi que cometi erros nesta união, o de deixá-las verem-se logo no primeiro dia e hoje não fechei a porta do quarto para a sasha explorar mas o meu pai (que já "amansou") diz que ela nem saiu do quarto nem elas lá se foram meter...

Uma dúvida: vocês que são mais experientes que eu, digam-me se é normal esta fase de se assanharem umas as outras e bufarem...
É que a Sasha hoje já anda a explorar mais e as duas mais velhas não estão nem aí para ela, o máx que fazem é olhar de longe e bufar e depois seguem a sua vida, mas a mais nova (Udi) anda sempre atrás da Sasha a bufar-lhe e a fazer de "cão de guarda"...
Cá por casa os humanos andam todos calmos, ninguém força nada e sinceramente nem andamos a supervisionar muito, deixar a Sasha andar à sua vontade e as outras também...
Mas custa-me deixar a Sasha fechada todos os dias tendo em conta que era uma gata que vivia em comunidade e à solta dentro dum escritório...

Cumprimentos e obrigado pela paciência...
Marta :wink:
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda jan 31, 2011 8:19 pm

Pelo que conta, eu acho que até está a correr muito bem. O que não é normal é os gatos caírem logo nos braços uns dos outros...

Vai ver que em breve já não vai precisar de deixar a Sasha fechada e aí sim, ela terá ganho tudo com a mudança. :wink: :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
pathelen
Membro Veterano

segunda jan 31, 2011 8:20 pm

Claro que é normal isso de soprarem e assanharem... e muita sorte teve, mesmo assim, de elas não se terem assanhado a sério, sendo gatas adultas!

No entanto, se as está a deixar à vontade, o melhor é mesmo supervisionar... porque por vezes há surpresas desagradáveis!
pathelen
Membro Veterano

segunda jan 31, 2011 8:21 pm

LOL... Tassebem, até pensei que era a minha mensagem, no seu nick...

respondemos ao mesmo tempo,quase a mesma coisa... :lol:
Tassebem
Membro Veterano

segunda jan 31, 2011 8:27 pm

Acho que já não é a primeira vez... :lol:
mbm1986
Membro

segunda jan 31, 2011 8:34 pm

Lol... Realmente as mensagens foram enviadas quase à mesma hora e com conteúdo parecido, muito bom!!

A minha mãe foi dar agora com a nova inquilina sentada em cima do meo do seu quarto com a mais nova deitada na arca em frente a adorarem-se uma à outra...

Até já estou mais descansada se dizem que parece estar tudo a decorrer normalmente... Por aqui também admito que estava à espera de bem pior!

Depois amanhã partilho como foi a noite e dia...
Por agora é dar miminhos às mais velhas e continuar com a rotina de jogar às bolinhas e afins e esperar que a Sasha se ambiente às rotinas cá de casa (como as horas das papinhas húmidas, as horas dos miminhos secos, etc.)...

De qualquer maneira vou continuar com uma liteira e gamelas com água, secos e húmidos no meu quarto para a Sasha, embora ela já tenha descoberto e comido das gamelas das outras na cozinha (curiosidade: quando a Sasha estava na cozinha a comer a Udi - mais nova - veio a correr para comer também e só quando já estava com o focinho na gamela é que viu que era a Sasha se assanhou e foi-se embora assustada, lol).

Cumprimentos :D
mbm1986
Membro

segunda jan 31, 2011 10:08 pm

Problema de última hora: Udi (mais nova) atirou-se à Sasha, que se virou a ela, naturalmente, e depois a Udi foi-se esconder debaixo de um armário e a Mitto e Breezer atiraram-se à Sasha.

Resultado: Sasha mitíssimo assustada trancada no quarto e agora tenho 3 gatas a assanharam-se umas às outras...
Coloquei eu a carroça à frente dos bois!

:(
mbm1986
Membro

segunda jan 31, 2011 10:11 pm

Já agora, volto à estaca zero, certo?
Sasha trancada, "visitas" supervisionadas e etc.?

Será que no futuro este incidente terá repercussões?

Agora sim estou aflita, lol...
Responder

Voltar para “Gatos”