Muitos mimos tranquilizadores a todas, bem como unhas cortadas.

Moderador: mcerqueira
Pois... era de prever!mbm1986 Escreveu:Pois, tudo ao contrário do que por aqui aconteceu!
A nova inquilina já está bastante ambientada, quando ando por casa andam todas à solta e já fui dar com a mais nova em todos os cantos da casa...
Quanto à socialização, fora a mais nova, as duas mais velhas olham-na, bufam, a Sasha retribui, ficam por ali um pouco mas depois seguem caminho, a mais nova é que me saiu uma rica prenda!
Atira-se mesmo à Sasha, e até já a nós bufa e arrufa-se e afins...
Hoje vou deixar a Sasha trancada...
Veremos logo...
Cumprimentos
Marta
E já agora uma questão: durante os dois meses deixou sempre o outro gatito fechado numa sala à parte? Ou deixava-lo andar à solta com o outro à solta quando estava em casa e só o fechava quando não estava ninguém em casa?catarinamar Escreveu:Olá ... parece que tou a ter um deja vu, quando juntei os meus dois gatos adultos ...!
Não desespere, tenha paciencia e lembre-se que isso dos arrufos é normalissimo, estão a testar-se e a criar hierárquias! às vezes dá-se um passo atrás para dar 2 à frente.
Continue com a vigilância e a paciência ... e tente brincar com todos juntos ...!!
Pela minha experiencia também não está a correr assim tão mal... os meus foi para aí uns 2 mesitos até eu os deixar sem supervisão ... era só bufos e rosnadelas (do gato residente todo "enciumado"), e hoje garanto -lhe que não vivem um sem o outro ... ADORAM-SE!!!
Boa sorte!!
... os gatos não choram!mbm1986 Escreveu:Boa tarde,
O problema aqui é que há certos conselhos que me dão que não vou conseguir seguir.
O brincar com todas juntas é impossível, das 3 gatas que já estavam em casa só duas gostam de brincar e é à bolinha (uma brinca sozinha e a outra é tipo cão, atira-se a bola ela vai buscar e vem-nos trazer) e a gata que veio cá para casa nem à bolinha nem com cordelinho, foi gata que nunca foi habituada a brincar... Logo os conselhos de brincar com todos juntos e de brincar com porta entreaberta estão fora de questão.
Depois a Sasha esteve fechada o dia todo. Resultado: chego a casa está a chorar, vou-lhe fazer festas e companhia fica a Mitto (que já era da casa) a chorar à porta porque, naturalmente também quer festas e companhia (sempre que alguém chega a casa o ritual era muitas festinhas e carinho à Mittocas, sentar no sofá, ela vir para o colo e estar ali 2 a 3h de barriga para cima a ser esfregada!).
Isto se fossem dois gatos era muito mais fácil, digo eu!
Mas são três gatas à qual estou a tentar juntar uma outra, todas com feitios diferentes. E custa-me deixar a Sasha todo o dia trancada, mas depois também deixo de conseguir dar atenção às outras três.
Barghhh...
mbm1986 Escreveu:Boa tarde,
O problema aqui é que há certos conselhos que me dão que não vou conseguir seguir.
O brincar com todas juntas é impossível, das 3 gatas que já estavam em casa só duas gostam de brincar e é à bolinha (uma brinca sozinha e a outra é tipo cão, atira-se a bola ela vai buscar e vem-nos trazer) e a gata que veio cá para casa nem à bolinha nem com cordelinho, foi gata que nunca foi habituada a brincar... Logo os conselhos de brincar com todos juntos e de brincar com porta entreaberta estão fora de questão.
Depois a Sasha esteve fechada o dia todo. Resultado: chego a casa está a chorar, vou-lhe fazer festas e companhia fica a Mitto (que já era da casa) a chorar à porta porque, naturalmente também quer festas e companhia (sempre que alguém chega a casa o ritual era muitas festinhas e carinho à Mittocas, sentar no sofá, ela vir para o colo e estar ali 2 a 3h de barriga para cima a ser esfregada!).
Mas são três gatas à qual estou a tentar juntar uma outra, todas com feitios diferentes. E custa-me deixar a Sasha todo o dia trancada, mas depois também deixo de conseguir dar atenção às outras três.
Barghhh...
Peço desculpa, eu rectifico, a Sasha não está a chorar então, está a miar com uns miados muito suplicantes de que está farto de estar sozinho tendo em conta que durante 7 anos esteve sempre acompanhada por 5 gatos, duas da mesma ninhada que a sua.pathelen Escreveu:... os gatos não choram!mbm1986 Escreveu:Boa tarde,
Barghhh...
E há quem junte mais de 3... ninguém lhe disse para brincar com os 3 gatos ao mesmo tempo... até porque nessa etapa da situação nem isso seria razoável...
Já lhe deram todas as dicas e tem aí um link para um tópico que é importantíssimo!
Não, não foi confusa e ajudou imenso, obrigado...SofiaSapien Escreveu:
Mbm, não tem de ser, de facto, um brinquedo a ser partilhado através de uma porta entreaberta. Pode ser um biscoito, uma refeição. Eu explico: a ideia aqui é que, ao mesmo tempo que as gatinhas estão muito perto uma da outra (separadas por uma porta para que não se ataquem - o que pode acontecer) a sentir o cheiro uma da outra, está a acontecer uma coisa boa tal como é brincar, papar um biscoitozinho, um paté... (mnham! ^^) Então a gata residente (seja ela qual for naquele momento) e a gata que agora veio para a sua casa vão associar coisas boas ao facto de estarem juntas porque, realmente, estão a partilhar algo bom. E não é com as três gatas ao mesmo tempo, é com uma de cada vez a ir ali à portita sentir o cheiro da inquilina nova.
(p.s.: em caso de optar por servir um biscoito ou um paté, faça-o em comedouros separados colocados de cada lado da fissura da porta entreaberta)
Se quer que resulte, tem de ter paciência e tem de estar tranquila e sem medos porque senão as suas meninas ficarão apreensivas e desconfiadas da nova gata e, assim, estarão a associar à chegada dela uma coisa má que é o seu estado de inquietude. Perceba que as coisas não podem ser feitas do pé para a mão. Agora aceitee voilá! Estará mais tranquila e de cabeça mais fria e pronta para enfrentar este sofrimento que é ter um gato isolado durante muito tempo sem lhe poder dar carinho mas lembre-se sempre que é para que tenham uma boa relação futuramente umas com as outras e vai ver que andará mais calma e que tudo vai correr optimamente!
![]()
Penso, sinceramente, que devia pensar com a cabeça no futuro. Ou seja, em vez de se preocupar tanto com o dar atenção a todas, preocupe-se apenas em seguir a rotina, depois vai mimar a gata nova durante cinco minutos ou dez, depois volta e escolhe a gata mais acessível(chamemos-lhe o nº3 porque não fixei os nomes) para fazer aquilo da comida que lhe propus ali em cima e, durante esse dia e o dia seguinte, a nº3 e a menina nova vão comer um paté ali à porta sempre que for hora de refeição. (Eu iria abrindo a porta discretamente durante a refeição). Faça o mesmo com a nº 2 e com a nº1 sendo que a nº2 tem um temperamento nem muito nem pouco acessível e a nº3 será então a menos acessível de todas. E voltando à frase com que começo este parágrafo, saiba que é um mal necessário, que a gata não ficará eternamente fechada num quarto. Tudo dependerá da maneira como fizer as coisas. Não apresse nada, dê tempo ao tempo.
Outra coisa: se a rotina ao chegar a casa muda por causa da outra gata, é mais uma associação negativa para as bichinhas. Os animais não pensam mas associam muito bem.
Espero não ter ficado um texto muito confuso. Estou a dar perto do meu melhor para que seja perceptível![]()
Fique bem e boa sorte* (depois coloque fotos)
Não tem colocado muitas questões...mbm1986 Escreveu:Peço desculpa, eu rectifico, a Sasha não está a chorar então, está a miar com uns miados muito suplicantes de que está farto de estar sozinho tendo em conta que durante 7 anos esteve sempre acompanhada por 5 gatos, duas da mesma ninhada que a sua.pathelen Escreveu:... os gatos não choram!mbm1986 Escreveu:Boa tarde,
Barghhh...
E há quem junte mais de 3... ninguém lhe disse para brincar com os 3 gatos ao mesmo tempo... até porque nessa etapa da situação nem isso seria razoável...
Já lhe deram todas as dicas e tem aí um link para um tópico que é importantíssimo!
E até agora está tudo a correr pela positiva.
E sim, VI toda a informação que comigo teve a gentileza de partilha (tinha até já participado no fórum do link que me enviou) e estou a tentar seguir as dicas dentro do que me é possível...
Obrigado pela sua paciência e peço desculpa pela falta da minha...
Nunca antes me havia encontrado nesta situação, portanto obrigado a todos os que me têm tentado ajudar e peço desculpa se tenho colocado muitas questões.