URGENTE - Juntar gatas adultas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda jan 31, 2011 10:23 pm

Sasha separada quando não houver gente por perto. De resto, deixá-las à vontade, mas debaixo de olho. Era o que eu faria. Afinal, estão só a conhecer-se... :lol:

Muitos mimos tranquilizadores a todas, bem como unhas cortadas. :wink:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
SofiaSapien
Membro
Registado: quarta jan 26, 2011 6:21 pm

terça fev 01, 2011 2:32 am

Não consegui ler tudo porque me doem os olhos por isso lamento se estiver a ser repetitiva mas vou dizer como fiz das duas vezes que juntei gatos:

o mais velho tem a casa por sua conta e o mais novo fica com um quarto (quarto nº2);
passados dois dias, solto o mais novo à noite enquanto todos dormimos no outro quarto (quarto nº1) para que eles vão trocando cheiros e para que o novo inquilino reconheça a casa como sua e se ambiente;
quando vejo que o novo já anda à vontade pela casa quando sai do quarto nº2, segue-se a troca de objectos;
o passo seguinte é deixar a porta entreaberta e fazê-los partilhar um brinquedo como um fio de lã ou coisa assim;
depois comecei a deixá-los ficar uns minutos juntos por dia com a minha supervisão e duas semanas depois de todo o processo começar já se consegue juntá-los.

Na minha opinião, o ideal é não mostrar o novo membro aos já existentes em casa porque a primeira impressão é muito importante para os gatos.
mbm1986
Membro
Registado: segunda mai 25, 2009 11:05 am

terça fev 01, 2011 9:06 am

Pois, tudo ao contrário do que por aqui aconteceu!
A nova inquilina já está bastante ambientada, quando ando por casa andam todas à solta e já fui dar com a mais nova em todos os cantos da casa...
Quanto à socialização, fora a mais nova, as duas mais velhas olham-na, bufam, a Sasha retribui, ficam por ali um pouco mas depois seguem caminho, a mais nova é que me saiu uma rica prenda!
Atira-se mesmo à Sasha, e até já a nós bufa e arrufa-se e afins...
Hoje vou deixar a Sasha trancada...
Veremos logo...

Cumprimentos
Marta :?
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça fev 01, 2011 9:33 am

mbm1986 Escreveu:Pois, tudo ao contrário do que por aqui aconteceu!
A nova inquilina já está bastante ambientada, quando ando por casa andam todas à solta e já fui dar com a mais nova em todos os cantos da casa...
Quanto à socialização, fora a mais nova, as duas mais velhas olham-na, bufam, a Sasha retribui, ficam por ali um pouco mas depois seguem caminho, a mais nova é que me saiu uma rica prenda!
Atira-se mesmo à Sasha, e até já a nós bufa e arrufa-se e afins...
Hoje vou deixar a Sasha trancada...
Veremos logo...

Cumprimentos
Marta :?
Pois... era de prever!

Com os gatos, por vezes o que parece... não é! :wink:

Vai ter que ter muito cuidado, e tê-los sempre vigiados. Quando lhe parecer que há arrufos, chama-os e diz não... mas não com voz zangada, apenas avisando, para que não se sintam afastados de si...

Não as deixe à solta sózinhas, como já lhe foi dito... e tenha paciência, principalmente isso! Tudo se deve fazer com calma...
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

terça fev 01, 2011 10:16 am

Olá ... parece que tou a ter um deja vu, quando juntei os meus dois gatos adultos ...!

Não desespere, tenha paciencia e lembre-se que isso dos arrufos é normalissimo, estão a testar-se e a criar hierárquias! às vezes dá-se um passo atrás para dar 2 à frente.

Continue com a vigilância e a paciência ... e tente brincar com todos juntos ...!! :)
Pela minha experiencia também não está a correr assim tão mal... os meus foi para aí uns 2 mesitos até eu os deixar sem supervisão ... era só bufos e rosnadelas (do gato residente todo "enciumado"), e hoje garanto -lhe que não vivem um sem o outro ... ADORAM-SE!!!

Boa sorte!!
mbm1986
Membro

terça fev 01, 2011 6:10 pm

Boa tarde,

O problema aqui é que há certos conselhos que me dão que não vou conseguir seguir.
O brincar com todas juntas é impossível, das 3 gatas que já estavam em casa só duas gostam de brincar e é à bolinha (uma brinca sozinha e a outra é tipo cão, atira-se a bola ela vai buscar e vem-nos trazer) e a gata que veio cá para casa nem à bolinha nem com cordelinho, foi gata que nunca foi habituada a brincar... Logo os conselhos de brincar com todos juntos e de brincar com porta entreaberta estão fora de questão.

Depois a Sasha esteve fechada o dia todo. Resultado: chego a casa está a chorar, vou-lhe fazer festas e companhia fica a Mitto (que já era da casa) a chorar à porta porque, naturalmente também quer festas e companhia (sempre que alguém chega a casa o ritual era muitas festinhas e carinho à Mittocas, sentar no sofá, ela vir para o colo e estar ali 2 a 3h de barriga para cima a ser esfregada!).

Isto se fossem dois gatos era muito mais fácil, digo eu!
Mas são três gatas à qual estou a tentar juntar uma outra, todas com feitios diferentes. E custa-me deixar a Sasha todo o dia trancada, mas depois também deixo de conseguir dar atenção às outras três.

Barghhh...
mbm1986
Membro

terça fev 01, 2011 6:12 pm

catarinamar Escreveu:Olá ... parece que tou a ter um deja vu, quando juntei os meus dois gatos adultos ...!

Não desespere, tenha paciencia e lembre-se que isso dos arrufos é normalissimo, estão a testar-se e a criar hierárquias! às vezes dá-se um passo atrás para dar 2 à frente.

Continue com a vigilância e a paciência ... e tente brincar com todos juntos ...!! :)
Pela minha experiencia também não está a correr assim tão mal... os meus foi para aí uns 2 mesitos até eu os deixar sem supervisão ... era só bufos e rosnadelas (do gato residente todo "enciumado"), e hoje garanto -lhe que não vivem um sem o outro ... ADORAM-SE!!!

Boa sorte!!
E já agora uma questão: durante os dois meses deixou sempre o outro gatito fechado numa sala à parte? Ou deixava-lo andar à solta com o outro à solta quando estava em casa e só o fechava quando não estava ninguém em casa?
É que se foram dois mesitos, tendo em conta que tenho 3 gatas, não me parece que vá obrigar a Sasha a ficar fechada no quarto 6 meses! LOL
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

terça fev 01, 2011 6:57 pm

Pois ... eu em casa tenho uma porta que separa a cozinha e sala dos quartos ... e ra assim q fazia: um em cada lado e trocava também para eles irem-se habituando ao cheiro!
Quando chegava a casa juntava os com supervisão minha ... não estava sempre em cima deles mas sempre ouvia qq coisa ia lá, nem lhes gritava separava os, distraia os ... e dava sempre mais atenção ao gatinho residente ...!

Vai ver que no seu caso vai ser mais depressa do que pensa ...
Uma ou duas semanas não é nada para juntar as nossas ferinhas :D ... precisam de tempo! Boa sorte
pathelen
Membro Veterano

terça fev 01, 2011 11:40 pm

mbm1986 Escreveu:Boa tarde,

O problema aqui é que há certos conselhos que me dão que não vou conseguir seguir.
O brincar com todas juntas é impossível, das 3 gatas que já estavam em casa só duas gostam de brincar e é à bolinha (uma brinca sozinha e a outra é tipo cão, atira-se a bola ela vai buscar e vem-nos trazer) e a gata que veio cá para casa nem à bolinha nem com cordelinho, foi gata que nunca foi habituada a brincar... Logo os conselhos de brincar com todos juntos e de brincar com porta entreaberta estão fora de questão.

Depois a Sasha esteve fechada o dia todo. Resultado: chego a casa está a chorar, vou-lhe fazer festas e companhia fica a Mitto (que já era da casa) a chorar à porta porque, naturalmente também quer festas e companhia (sempre que alguém chega a casa o ritual era muitas festinhas e carinho à Mittocas, sentar no sofá, ela vir para o colo e estar ali 2 a 3h de barriga para cima a ser esfregada!).

Mas são três gatas à qual estou a tentar juntar uma outra, todas com feitios diferentes. E custa-me deixar a Sasha todo o dia trancada, mas depois também deixo de conseguir dar atenção às outras três.

Barghhh...
... os gatos não choram!

E há quem junte mais de 3... ninguém lhe disse para brincar com os 3 gatos ao mesmo tempo... até porque nessa etapa da situação nem isso seria razoável...

Já lhe deram todas as dicas e tem aí um link para um tópico que é importantíssimo!
SofiaSapien
Membro

quarta fev 02, 2011 3:19 am

Barghhh...

Mbm, não tem de ser, de facto, um brinquedo a ser partilhado através de uma porta entreaberta. Pode ser um biscoito, uma refeição. Eu explico: a ideia aqui é que, ao mesmo tempo que as gatinhas estão muito perto uma da outra (separadas por uma porta para que não se ataquem - o que pode acontecer) a sentir o cheiro uma da outra, está a acontecer uma coisa boa tal como é brincar, papar um biscoitozinho, um paté... (mnham! ^^) Então a gata residente (seja ela qual for naquele momento) e a gata que agora veio para a sua casa vão associar coisas boas ao facto de estarem juntas porque, realmente, estão a partilhar algo bom. E não é com as três gatas ao mesmo tempo, é com uma de cada vez a ir ali à portita sentir o cheiro da inquilina nova.

(p.s.: em caso de optar por servir um biscoito ou um paté, faça-o em comedouros separados colocados de cada lado da fissura da porta entreaberta)

Se quer que resulte, tem de ter paciência e tem de estar tranquila e sem medos porque senão as suas meninas ficarão apreensivas e desconfiadas da nova gata e, assim, estarão a associar à chegada dela uma coisa má que é o seu estado de inquietude. Perceba que as coisas não podem ser feitas do pé para a mão. Agora aceite :D e voilá! Estará mais tranquila e de cabeça mais fria e pronta para enfrentar este sofrimento que é ter um gato isolado durante muito tempo sem lhe poder dar carinho mas lembre-se sempre que é para que tenham uma boa relação futuramente umas com as outras e vai ver que andará mais calma e que tudo vai correr optimamente! :D

Penso, sinceramente, que devia pensar com a cabeça no futuro. Ou seja, em vez de se preocupar tanto com o dar atenção a todas, preocupe-se apenas em seguir a rotina, depois vai mimar a gata nova durante cinco minutos ou dez, depois volta e escolhe a gata mais acessível(chamemos-lhe o nº3 porque não fixei os nomes) para fazer aquilo da comida que lhe propus ali em cima e, durante esse dia e o dia seguinte, a nº3 e a menina nova vão comer um paté ali à porta sempre que for hora de refeição. (Eu iria abrindo a porta discretamente durante a refeição). Faça o mesmo com a nº 2 e com a nº1 sendo que a nº2 tem um temperamento nem muito nem pouco acessível e a nº3 será então a menos acessível de todas. E voltando à frase com que começo este parágrafo, saiba que é um mal necessário, que a gata não ficará eternamente fechada num quarto. Tudo dependerá da maneira como fizer as coisas. Não apresse nada, dê tempo ao tempo.

Outra coisa: se a rotina ao chegar a casa muda por causa da outra gata, é mais uma associação negativa para as bichinhas. Os animais não pensam mas associam muito bem.

Espero não ter ficado um texto muito confuso. Estou a dar perto do meu melhor para que seja perceptível :P

Fique bem e boa sorte* (depois coloque fotos)
mbm1986
Membro

quarta fev 02, 2011 5:09 pm

pathelen Escreveu:

Barghhh...
... os gatos não choram!

E há quem junte mais de 3... ninguém lhe disse para brincar com os 3 gatos ao mesmo tempo... até porque nessa etapa da situação nem isso seria razoável...

Já lhe deram todas as dicas e tem aí um link para um tópico que é importantíssimo!
Peço desculpa, eu rectifico, a Sasha não está a chorar então, está a miar com uns miados muito suplicantes de que está farto de estar sozinho tendo em conta que durante 7 anos esteve sempre acompanhada por 5 gatos, duas da mesma ninhada que a sua.
E até agora está tudo a correr pela positiva.
E sim, VI toda a informação que comigo teve a gentileza de partilha (tinha até já participado no fórum do link que me enviou) e estou a tentar seguir as dicas dentro do que me é possível...
Obrigado pela sua paciência e peço desculpa pela falta da minha...

Nunca antes me havia encontrado nesta situação, portanto obrigado a todos os que me têm tentado ajudar e peço desculpa se tenho colocado muitas questões.
mbm1986
Membro

quarta fev 02, 2011 5:19 pm

SofiaSapien Escreveu:
Mbm, não tem de ser, de facto, um brinquedo a ser partilhado através de uma porta entreaberta. Pode ser um biscoito, uma refeição. Eu explico: a ideia aqui é que, ao mesmo tempo que as gatinhas estão muito perto uma da outra (separadas por uma porta para que não se ataquem - o que pode acontecer) a sentir o cheiro uma da outra, está a acontecer uma coisa boa tal como é brincar, papar um biscoitozinho, um paté... (mnham! ^^) Então a gata residente (seja ela qual for naquele momento) e a gata que agora veio para a sua casa vão associar coisas boas ao facto de estarem juntas porque, realmente, estão a partilhar algo bom. E não é com as três gatas ao mesmo tempo, é com uma de cada vez a ir ali à portita sentir o cheiro da inquilina nova.

(p.s.: em caso de optar por servir um biscoito ou um paté, faça-o em comedouros separados colocados de cada lado da fissura da porta entreaberta)

Se quer que resulte, tem de ter paciência e tem de estar tranquila e sem medos porque senão as suas meninas ficarão apreensivas e desconfiadas da nova gata e, assim, estarão a associar à chegada dela uma coisa má que é o seu estado de inquietude. Perceba que as coisas não podem ser feitas do pé para a mão. Agora aceite :D e voilá! Estará mais tranquila e de cabeça mais fria e pronta para enfrentar este sofrimento que é ter um gato isolado durante muito tempo sem lhe poder dar carinho mas lembre-se sempre que é para que tenham uma boa relação futuramente umas com as outras e vai ver que andará mais calma e que tudo vai correr optimamente! :D

Penso, sinceramente, que devia pensar com a cabeça no futuro. Ou seja, em vez de se preocupar tanto com o dar atenção a todas, preocupe-se apenas em seguir a rotina, depois vai mimar a gata nova durante cinco minutos ou dez, depois volta e escolhe a gata mais acessível(chamemos-lhe o nº3 porque não fixei os nomes) para fazer aquilo da comida que lhe propus ali em cima e, durante esse dia e o dia seguinte, a nº3 e a menina nova vão comer um paté ali à porta sempre que for hora de refeição. (Eu iria abrindo a porta discretamente durante a refeição). Faça o mesmo com a nº 2 e com a nº1 sendo que a nº2 tem um temperamento nem muito nem pouco acessível e a nº3 será então a menos acessível de todas. E voltando à frase com que começo este parágrafo, saiba que é um mal necessário, que a gata não ficará eternamente fechada num quarto. Tudo dependerá da maneira como fizer as coisas. Não apresse nada, dê tempo ao tempo.

Outra coisa: se a rotina ao chegar a casa muda por causa da outra gata, é mais uma associação negativa para as bichinhas. Os animais não pensam mas associam muito bem.

Espero não ter ficado um texto muito confuso. Estou a dar perto do meu melhor para que seja perceptível :P

Fique bem e boa sorte* (depois coloque fotos)
Não, não foi confusa e ajudou imenso, obrigado...
A rotina com as outras gatas até agora não mudou em nada, continuo a brincar à bolinha, a dar festinhas, a do meio vem smp para o colinho à noite receber miminhos, diga-se que a rotina para com as três residentes não se alterou pelo menos nos 2 últimos dias (no dia em que a Sasha chegou é que admito ter-lhe dado um pouco mais de atenção :oops: ).
Agora a Sasha anda à vontade enquanto as outras estão à lareira e quando vejo que uma delas deu pela presença da Sasha e vai à sua procura deixo-la ir, quando ouço arrufos trago comigo uma bola de papel e lá as distraio!
Ontem e hoje tudo calmo... E com Sasha retida no meu quarto durante o dia e quando não está ninguém em casa...

E a Sasha até já se mete comigo dentro dos lençóis durante a noite (deixo a porta do "nosso" quarto encostada durante a noite mas ninguém vagueia nem explora)...

Dois dias bons, e eu tenho paciência, embora possa não pareça...
Sei que não é amanhã nem nos próximos tempos que se darão como mel, até porque se lerem o link que o panthelen me enviou já lá participei pois a gata mais velha e a mais nova NUNCA se deram na vida, bufam-se, assanham-se e afins... Faria eu se não tivesse paciência. :oops:

Obrigado a todos pela compreensão.
Dentro de dias darei notícias para que não seja muito incómoda!

Cumprimentos
pathelen
Membro Veterano

quarta fev 02, 2011 6:13 pm

mbm1986 Escreveu:
pathelen Escreveu:

Barghhh...
... os gatos não choram!

Peço desculpa, eu rectifico, a Sasha não está a chorar então, está a miar com uns miados muito suplicantes de que está farto de estar sozinho tendo em conta que durante 7 anos esteve sempre acompanhada por 5 gatos, duas da mesma ninhada que a sua.
E até agora está tudo a correr pela positiva.
E sim, VI toda a informação que comigo teve a gentileza de partilha (tinha até já participado no fórum do link que me enviou) e estou a tentar seguir as dicas dentro do que me é possível...
Obrigado pela sua paciência e peço desculpa pela falta da minha...

Nunca antes me havia encontrado nesta situação, portanto obrigado a todos os que me têm tentado ajudar e peço desculpa se tenho colocado muitas questões.
Não tem colocado muitas questões... :wink: apenas tem passado ao lado, dos conselhos... e tem feito por vezes as coisas ao contrário, o que lhe tem dificultado a situação...

E não precisa de me agradecer, porque não fui eu que lhe indiquei o link... eu apenas já o conhecia, porque passei pela mesma situação!

Boa sorte com as gatinhas!
SofiaSapien
Membro

quinta fev 03, 2011 12:47 am

Mbm, não está a ser incómoda. Pelo menos para mim :) fique à vontade para expor as suas dúvidas que certamente terá uma resposta minha, a menos que eu não saiba mesmo ajudá-la.

Até breve :)
mbm1986
Membro

sexta fev 04, 2011 10:17 am

Apesar de ter corrido tudo bem terça-feira à noite e ontem de manhã (a minha gata do meio até já se tinha deixado lamber pela Sasha) ontem não estava em casa e deixei as gatitas entregues aos cuidados da minha mãe com todas as indicações.
Resultado: atiraram-se todas umas às outras, parece ter sido uma coisa muita feia porque a minha mãe diz que não as conseguiu separar e só conseguiu fechar a Sasha no meu quarto quando deram todas em debandada, e o meu pai que não estava satisfeito com a vinda da Sasha assitiu e deu-lhe ordem de despejo até amanhã :(
O pior é que já estava habituada aos miminhos da Sasha e não consigo demovê-lo da ideia, mesmo explicando-lhe que é normal acontecer, que é a forma delas estabeleceram hierarquias e afins... M*r*a

Dia tristes os próximos...
Responder

Voltar para “Gatos”