Gatinha c/ 2 meses recém-chegada - ajuda! :)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Skwee
Registado: sábado nov 20, 2010 10:14 pm

sábado fev 05, 2011 8:08 pm

Olá! Peço desculpa por vir novamente melgar, mas...preciso da vossa ajuda! :P

Hoje fui ao canil buscar a tal gatinha de 2 meses para a minha amiga (que a vai receber na 2ª-feira). Perguntei se me podiam informar que tipo de ração ela estava a comer mas a srª disse que não importava, que eles comiam o que aparecia...

Instalei-a no meu quarto (para não haver confusão com o nosso cãozinho, apesar de ele ser muito sociável e pequenino), com caixote de areia, água e comida (comprei Whiskas Junior) mas ela está muito medrosa, instalou-se num cantinho minúsculo do quarto e raramente sai de lá (a não ser para ir para outro cantinho mais pequeno ainda). Tenho mantido a porta do quarto fechada, senão aí é que a perdemos mesmo!

Há algo que possa fazer para ajudá-la a perder o medo? Ela parece ter medo de pessoas (sabe-se lá o que já terá pasado...) e apesar de na foto parecer cheiinha a verdade é que é muito peluda mas não pesa quase nada, está extremamente magrinha e não parece estar a comer muito. Até já pusemos um pires de leite (sem lactose, foi o que me recomendaram) mas não me parece que ela lá vá. Será que é preciso dizer à minha amiga para depois lhe dar biberon ou isso? Tenho medo pois ela realmente está muito magrinha...

Deixo aqui a fotozinha dela:

Imagem

Obrigada desde já por toda a vossa ajuda!
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado fev 05, 2011 9:13 pm

Era este tópico, certo?
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=86657

onde lhe disseram, relativamente à alimentação adequada, para dar uma volta pelo fórum... mas não o fez, pois não? :o

Whiskas é melhor que nada. Mas apenas isso... se ainda por cima está fraquinha, precisa de MUITO melhor. Não é preciso muito, nem é caro e está na mesma prateleira... os gatos não precisam de comida colorida. Não merecia, uma vez que não fez o TPC, mas estando a vida da gata em jogo... olhe, vá num instante comprar um saquinho de purina one sensitive (para não se ressentir tanto da mudança de alimentação) e duas latinhas Gourmet de vitela para gatinhos.

Arranje uma caixinha pequena, pode ser de cartão, ponha uma camisola, uma mantinha ou folhas de papel absorvente de cozinha. Ligue o aquecimento, coloque a caixa num local aconchegado e "privado", onde ela se sinta refugiada mas ao qual tenha facilmente acesso. Mantenha-a aquecida, coloque a comida e a água de um lado da caixa, a caixinha de areia do outro (convém que estejam separadas, mas por duas noites não é preciso ir pôr a caixa na outra ponta do quarto). É normal que esteja aterrorizada e desconfiada, num sítio estranho, com pesosas estranhas e sem a companhia de outros gatos à qual estava habituada... ainda por cima é apenas uma bebé e não parece estar muito habituada ao contacto com pessoas.

Logo que possa, desparasite-a interna e externamente. Uma gatinha que "comia o que apanhava" não deve ter sido sequer desparasitada... e a sua amiga que a leve ao veterinário logo na 2ª feira, para ser observada e prestados todos os esclarecimentos. Ao contrário do que se diz por aí, os gatinhos são extremamente frágeis!

Bem sei que não tem obrigações, não é a dona da gata, mas está à sua responsabilidade e parece-me preocupada com o seu bem estar.... dê o seu melhor e disponha sempre! :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
marianovo
Membro
Registado: sábado jan 22, 2011 10:47 pm

sábado fev 05, 2011 9:27 pm

Na minha opinião (apesar de nao ser muito experiente na materia)
Quando o huky veio ca para casa, tive o mesmo problema!
Ja estava tudo instalado, a areia no sitio pretendido, a comidinha, a agua, a caminha....Tudo!
Quando entrei com ele em casa levei-o a "conhecer" as coisas pra ele, e mal o pousei ele cheirou tudo... e fugiu pra marquise, mais propriamente pra debaixo da maquina de lavar roupa!
tentei chamar, chamar...nada!
Fiquei sentada ao fundo a espera que ele resolvesse sair... mal metia uma orelha de fora e me via ao longe... toca a esconder!!!

desisti de esperar por ele! tinha tudo a disposiçao, nao ia passar fome, nem sede, tenha a areia limpinha... tinha que ser ele a vir ter comigo!
Reparava que a comida desaparecia... a areia fikava suja... mas a ele so o vi passados 2 dias!
Ver na totalidade! Porque ver a cabeça a expreitar nao conta, ou ve-lo a fugir a voltar a esconder-se tambem nao!

Acho que é normal, eles estao num sitio estranho, têm medo!
Apesar de haver gatos k mal chegam a casa dos novos donos, dao a volta a tudo, sobem a tudo, procuram poêm-se a brincar...
Ha outros que se escondem...
O importante na minha opiniao é nao forçar nada, nem estar em cima dele a ver se sai, quando sai...
Se tem tudo a disposiçao, nao ha porque estar preocupada.
Quando menos esperar... ele vem lhe procurar!
Skwee
Registado: sábado nov 20, 2010 10:14 pm

sábado fev 05, 2011 9:53 pm

Obrigada pelas respostas.

De facto ia à procura de Purina mas não encontrei (tinha ideia que eram umas embalagens prateadas...talvez mea culpa), acabei por trazer Whiskas...até liguei a uma outra amiga minha que já tem gatos há muito tempo e ela disse-me que para já Whiskas Junior daria e que os gatos dela nem gostavam de Purina. Não sei. :(

Ela tem água, comida e areia à disposição (no formato como disseram) e está quentinho no quarto, deixei uma luz acesa para ela...a areia sei que já usou porque já a limpei, já deve ser bom sinal. :P
Responder

Voltar para “Gatos”