Gata Esterilizada

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

horsygirl
Membro Júnior
Registado: terça mar 11, 2008 7:29 pm

domingo fev 06, 2011 9:27 pm

Boa Noite a todos,

Antes de esterilizar a minha gata li alguns topicos aqui do forum que me ajudaram a perceber melhor todo o processo, tal como todo o apoio da vet. Por isso venho aqui passar também a minha experiência e também gostava trocar algumas ideias, comparando experiencias;)

Bem, exitei bastante em tomar a decisao, mas visto que ela começou com o cio cedo, 5 meses, e tenho um gato irmao de pai, em casa, as coisas começaram a tornar se complicadas, não podia de modo algum arriscar a que ela tivesse uma gravidez com esta idade(6meses) e com este tamanho(2,5kg, ela é muito mais pequena que o irmao, com a mesma idade tem 3,300kg) acabei por arrisicar. Há 3 dias atrás foi esterilizada, foi de manha e veio a noite, com uma rede a envolver o corpo, dispensando assim o funil. Quando chegou a casa, meio estranha, deu uma voltinha devagarito e veio deitar se ao pe de mim, até ao outro dia demanha. Aí fecheia numa divisão(para evitar que o outro gato se mandasse na brincadeira para cima dela ), há noite ainda nao tinha comido nada nem bebido, embora parece se minimanente animada. Pelo sim pelo nao, passei no vet e disseme que a comida era normal , a água nao tanto mas para esperar até ontem demanha. Assim demanha reparei que ja tinha comido e bebido e desde lá continuou a comer e abeber bem. O que me agora está a preocupar é que ela ainda está muito tempo deitada, isola se e dorme imenso tempo. De vez enquando la se levanta para dar uma voltinha mas volta a arranjar um ninho para se deitar, embora por vezes nao esteja mesmo a dormir. Amanha vou a vet, mudar o penso e pergunto lhe se ainda é normal esta atitude....

Desculpem pelo longo texto, cumps ;)
SofiaSapien
Membro
Registado: quarta jan 26, 2011 6:21 pm

domingo fev 06, 2011 9:55 pm

Boa noite :)

Quando esterilizei a minha gata ela teve exactamente o mesmo comportamento à excepção da comida e da água: queria comer e beber que nem uma desalmada e eu é que tive de controlar uma vez que teve tanto tempo sem comer e por ter sido uma operação de anestesia geral. Houve até uma vez em que a deixei comer um bocadinho a mais e ela vomitou por isso aumentei os intervalos de pequena refeição. Mas no dia seguinte já estava a comer mais normalmente. Já só controlava a comida que deixava no comedouro.

Ela ficou muito deitadinha sim. E queixava-se um bocado. Tive para mim que seria natural dado que esterilizar é uma cirurgia bastante invasiva em que se mexe em ovários e útero por isso é natural causar dor ao caminhar e é preferível ficar quietinha mesmo :) mas passa ;) vai ver que não se arrepende.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo fev 06, 2011 9:58 pm

SofiaSapien Escreveu:Boa noite :)

Quando esterilizei a minha gata ela teve exactamente o mesmo comportamento à excepção da comida e da água: queria comer e beber que nem uma desalmada e eu é que tive de controlar uma vez que teve tanto tempo sem comer e por ter sido uma operação de anestesia geral. Houve até uma vez em que a deixei comer um bocadinho a mais e ela vomitou por isso aumentei os intervalos de pequena refeição. Mas no dia seguinte já estava a comer mais normalmente. Já só controlava a comida que deixava no comedouro.

Ela ficou muito deitadinha sim. E queixava-se um bocado. Tive para mim que seria natural dado que esterilizar é uma cirurgia bastante invasiva em que se mexe em ovários e útero por isso é natural causar dor ao caminhar e é preferível ficar quietinha mesmo :) mas passa ;) vai ver que não se arrepende.
Precisamente. A menos que o «quietinha» queira dizer mais alguma coisa, mas possivelmente está mesmo só ainda um pouco dorida.

De qualquer forma, como amanhã vai com ela ao vet, ele logo verá se ela está bem. :wink:

Tudo a correr pelo melhor. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
horsygirl
Membro Júnior

segunda fev 07, 2011 8:07 pm

Bem, vim agora da vet.. Está tudo bem, tem três pontitos limpinhos :)

Quanto ao dormir, ela diz que e normal, ainda e recente...Sexta tira os pontos! Obrigada pelas dicas:)
horsygirl
Membro Júnior

quarta fev 09, 2011 9:35 pm

Continuando a história ;)

Hoje, passam 6 dias da cirurgia, cheguei a casa e a minha gata estava sem vestido ( que escondeu algures, para nos não o descobrirmos), com o penso preso por pouco e um ponto rebentado!!!! Aihhhh que doida!!

Agora tive a desinfectar com betadite, pus uma gase e um pouco de adesivo por cima , achei que nao era necessario ir ao vet, visto amanha ja ir tirar os pontos e nao me parece ter sintomas de infeccção... Improvisei um vestido com uma meia...vamos ver quanto tempo isto aguenta, ja estava la a lember a bocado :S
horsygirl
Membro Júnior

quarta fev 09, 2011 9:47 pm

Noticia de ultima hora: Voltou a tirar tudo !!!!!! :| :| ja lhe pus outro mas ela vai tiralo ja!! que faço???? ligo a vet, agora? e q se deixo sem nada vai reentar os outros pontos!!
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta fev 09, 2011 10:03 pm

Se tiver um colar isabelino (vulgo "funil") em casa, meta-lho já. Os pontos podem até estar bem para tirar, mas ela a puxar pode magoar-se.
adrribeiro
Membro
Registado: segunda fev 07, 2011 8:25 pm
Tartarugas: Sheldon e Penny

quarta fev 09, 2011 10:16 pm

Horsy eu ligava :p

Credo a bixinha está possuída :twisted:
Andreia & Mimo
SofiaSapien
Membro

quinta fev 10, 2011 2:40 am

adrribeiro Escreveu:Horsy eu ligava :p

Credo a bixinha está possuída :twisted:
(só estou a citar porque amei este comentário :lol:)

Cá para mim não há nada melhor que o funil! Adoro o funil, nunca sai! Maravilhoso que é esse apetrecho de plástico e dá jeito tê-lo sempre à mão.

Horsy, eu não ligava ao vet, eu iria lá com a gata nem que fosse só para comprar o colar isabelino :wink:

Outra coisa um pouco à parte: alguns animais, assim como pessoas, fazem alergia ao betadine pelo que, para jogar pelo seguro, é sempre melhor desinfectar feridas com soro fisiológico ou (no caso de não ter) uma solução de água com sal. Ambos são um desinfectante natural e não haverá perigo de alergias e posteriores complicações. Simples e eficaz! :wink:
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta fev 10, 2011 12:41 pm

soro fisiológico não desinfecta absolutamente nada, e o sal impede a cicatrização! :o

Se quer desinfectar alguma coisa, faça-o com clorexidina, há muitos produtros no mercado com esta substância, normalmente usada na higiéne oral. Ou então, betadine diluido em água.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
horsygirl
Membro Júnior

quinta fev 10, 2011 6:48 pm

Bem, ontem ja nao liguei nem fui la, ja estava fechado e custoume estar a pedir consulta de urgência :S Acabou por ficar sem nada, agora vou la tirar os pontos, penso quee esta com bom aspecto ;)

Ela e tao doida, ainda por cima tem o irmao que e bem maior e sao bem capaz de ter feito o lindo serviço em conjunto xD

Quanto ao betadine, ja tinha visto a vet meter quando foi fazer o penso, por isso repeti o processo ;)

Logo a noite dou noticias,

Cumps
SofiaSapien
Membro

sexta fev 11, 2011 4:41 am

Chamarrita Escreveu:soro fisiológico não desinfecta absolutamente nada, e o sal impede a cicatrização! :o

Se quer desinfectar alguma coisa, faça-o com clorexidina, há muitos produtros no mercado com esta substância, normalmente usada na higiéne oral. Ou então, betadine diluido em água.

Chamarrita, para não pensar que o que se segue é uma espécie de contra-ataque, adianto que simpatizo consigo e não tenciono "desdizê-la". Por isso, e só para manter a minha credibilidade (e também porque aceito que muitas pessoas não saibam que o Betadine foi substituído - digamos assim - por soro fisiológico em primeiros socorros há relativamente pouco tempo), deixo aqui um link que o comprova:

http://e-chemistry.blogspot.com/2007/10 ... io-09.html

Gostei bastante da dica do segundo parágrafo, era-me totalmente desconhecida :) obrigada
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

sexta fev 11, 2011 10:02 am

Como desinfectante/cicatrizantes em pequenas feridas, utilizo o Bephantene Plus, já utilizei nas minhas aves e nos gatos (além dos filhos, claro :lol: ), sempre com óptimos resultados e sem efeitos secundários.

Não experimentei nos riscos do carro, como no anúncio, porque acho que não resolveria, mas de resto: desinfecta, cicatriza e não arde.... :D
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta fev 11, 2011 10:40 am

Sofia, o soro pode ser usado para limpar feridas, por ser uma solução estéril, mas não desinfecta nada.
adrribeiro
Membro
Registado: segunda fev 07, 2011 8:25 pm
Tartarugas: Sheldon e Penny

sexta fev 11, 2011 11:32 am

Bem vou dizer algo parvo, mas vou. Há uns anos fiz um piercing na orelha (manias de adolescente) e disseram-me que água salgada é o melhor desinfectante/cicatrizante do mundo. Foi só o que usei e correu tudo bem.

Agora a Chamarrita diz isso, mas quer ver que me podia ter caído a orelha com estas ideias? :P

A gata da Horsy teve um ataque de "touro enraivecido" e mostrou-nos a todos como é que se faz, granda gata 8)
Andreia & Mimo
Responder

Voltar para “Gatos”