Veterinário: Necessário ou "chulice"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta fev 09, 2011 12:51 pm

Chamarrita Escreveu:
(...)

pessoalmente, depois do reforço anual, optei pela vacinação de 2 em 2 anos. Há quem defenda a anual e, no caso de gatos mais frágeis, também opto por este protocolo.

(...)
Chamarrita, eu também estava a seguir o protocolo da vacinação de 2 em 2 anos, mas acontece que, em Novembro/Dezembro passado, tive quase todos os meus gatos com coriza, e chegou a dar duas voltas!

A conclusão foi que, em ambientes de alta densidade populacional, como são os nossos, a vacinação anual é mesmo necessária para conferir uma protecção eficaz.

A partir de agora, volto a vacinar os meus gatos anualmente.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta fev 09, 2011 1:55 pm

Bom, não acho muito bem estar a dizer que o animal não precisa de ir levar a 3a vacina. Não se sabe o que levou anteriormente, pelo que, mais tusto menos tusto é indiferente.
Além do mais, o facto de ir desparasitar ao veterinário sempre implica uma consulta de check up. O que, mais tusto menos tusto, pode ser benéfico. Todos os meus animais vão 2X por ano ao veterinário e, tal como eu, fazem análises anualmente.

Em relação aos meus gatos, toda a vida foram desparasitados duas vezes por ano e levavam a pipeta mais ou menos 3 em 3 meses. Mantenho a casa tratada, porque isso é fundamental.

Apoio a análise para despiste, mas já não vejo a necessidade da vacina.

Resumindo, quem tem 20 gatos tem forçosamente de gerir necessidades. Quem tem 1 ou 2 pode dar-lhe tratamento extra, que pode significar saúde e anos extra de vida.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
goliath
Membro
Registado: terça nov 02, 2010 12:03 pm

quarta fev 09, 2011 2:40 pm

LuMaria Escreveu:Bom, não acho muito bem estar a dizer que o animal não precisa de ir levar a 3a vacina. Não se sabe o que levou anteriormente, pelo que, mais tusto menos tusto é indiferente.Além do mais, o facto de ir desparasitar ao veterinário sempre implica uma consulta de check up. O que, mais tusto menos tusto, pode ser benéfico. Todos os meus animais vão 2X por ano ao veterinário e, tal como eu, fazem análises anualmente.

Em relação aos meus gatos, toda a vida foram desparasitados duas vezes por ano e levavam a pipeta mais ou menos 3 em 3 meses. Mantenho a casa tratada, porque isso é fundamental.

Resumindo, quem tem 20 gatos tem forçosamente de gerir necessidades. Quem tem 1 ou 2 pode dar-lhe tratamento extra, que pode significar saúde e anos extra de vida.
LuMaria, no boletim de vacinas estava claramente identificado, com a etiqueta da vacina colada e tudo, assinado e carimbado pelo veterinário... Por essa ordem de ideias eu levo o meu boletim de vacinas ao médico e ele dá-me todas outras vez, mesmo que as tenha levado há um mês, por não saber ao certo.
Quanto à ultima parte sem duvida, não me importo de pagar o que for preciso para a minha gatita, mas detesto que me vão ao bolso... é apenas pelo principio da coisa... é que foram 34€ que se calhar não os precisava de ter gasto e tinha comprado comida para mais um mês ou um ginásio maior que ela tanto agradeceria...
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta fev 09, 2011 2:54 pm

Tassebem Escreveu:Chamarrita, eu também estava a seguir o protocolo da vacinação de 2 em 2 anos, mas acontece que, em Novembro/Dezembro passado, tive quase todos os meus gatos com coriza, e chegou a dar duas voltas!

A conclusão foi que, em ambientes de alta densidade populacional, como são os nossos, a vacinação anual é mesmo necessária para conferir uma protecção eficaz.

A partir de agora, volto a vacinar os meus gatos anualmente.
Também já li isso, e hesitei muito antes de decidir. Neste momento optei por vacinar de 2 em 2 anos os mais velhos, que já foram vacinados alguns anos e manter a anual nas mais pequenas, que ainda só levaram vacina 1 ou 2 anos. Confesso que falo isto de motu proprio, o vet aconselha anual, mas li bastante sobre o assunto e decidi deste modo, tendo também em conta que novas entradas estão fora de questão.
Este site foi fundamental para mim
http://www.abcd-vets.org/index.asp
já que antes só via teorias americanas e tinha duvidas da sua aplicação por cá (tipos de vacinas serão diferentes).
Os 1ºs a "ficar em pousio" ainda não completaram os 2 anos desde a ultima vacina, mas até hoje (e bate na madeira) não tenho tido problemas, tenho gatos bastante saudáveis.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta fev 09, 2011 4:03 pm

Falando em vacinas, a vet dos meus apenas disse que era um disparate dar a vacina da raiva todos os anos.
Se eles não vão a rua e uma vez que a doença da raiva não existe em portugal há muitos anos, bastava apenas dar-lhe a 1º vacina da raiva aos 3 ou 4 meses como prevenção e thats it.

De resto os meus vão todos os anos levar a outras e fazem o check upzinho habitual.

Como são 2 todos os dias são apalpados e verificado todos os pormenores, quantidade de agua bebida, comida, fezes....
Qualquer coisa fora do anormal é logo um telefonema a vet para esclarecimento.

Lá em casa temos o lema do, podemos cortar €€€ em muita coisa, menos na saude deles ou nossa.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta fev 09, 2011 4:11 pm

goliath Escreveu:
LuMaria Escreveu:Bom, não acho muito bem estar a dizer que o animal não precisa de ir levar a 3a vacina. Não se sabe o que levou anteriormente, pelo que, mais tusto menos tusto é indiferente.Além do mais, o facto de ir desparasitar ao veterinário sempre implica uma consulta de check up. O que, mais tusto menos tusto, pode ser benéfico. Todos os meus animais vão 2X por ano ao veterinário e, tal como eu, fazem análises anualmente.

LuMaria, no boletim de vacinas estava claramente identificado, com a etiqueta da vacina colada e tudo, assinado e carimbado pelo veterinário... Por essa ordem de ideias eu levo o meu boletim de vacinas ao médico e ele dá-me todas outras vez, mesmo que as tenha levado há um mês, por não saber ao certo.
Quanto à ultima parte sem duvida, não me importo de pagar o que for preciso para a minha gatita, mas detesto que me vão ao bolso... é apenas pelo principio da coisa... é que foram 34€ que se calhar não os precisava de ter gasto e tinha comprado comida para mais um mês ou um ginásio maior que ela tanto agradeceria...
Eu não sei o que está no boletim de vacinas. Porque não pergunta ao vet o motivo da 3a vacina?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta fev 09, 2011 4:19 pm

99smiles Escreveu:Falando em vacinas, a vet dos meus apenas disse que era um disparate dar a vacina da raiva todos os anos.
Se eles não vão a rua e uma vez que a doença da raiva não existe em portugal há muitos anos, bastava apenas dar-lhe a 1º vacina da raiva aos 3 ou 4 meses como prevenção e thats it.

De resto os meus vão todos os anos levar a outras e fazem o check upzinho habitual.
...
Vai viajar com eles? É que se não vai e eles nem saem de casa, disparate é mesmo dar-lhes a vacina da raiva de todo!
O meu 1º vet queria dar a vacina da raiva ao Indy, foi um dos motivos porque mudei que vet :o
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

quarta fev 09, 2011 7:48 pm

O meu Martim também levou 3 doses da vacina, apesar de já ter vindo com a primeira dose tomada. A vet achou melhor e, quem sou eu para contrariar. :lol:

Quanto à vacina da Felv, a única vet em que eu confiei na minha vida toda (mas que infelizmente lhe perdi o rasto por ela ter deixado a clínica) disse-me que, se os meus gatos não estavam em contacto com outros gatos e não iam à rua, não se justificava. Até porque em alguns casos, essa vacina poderia despoletar (são poucos os casos em que isso acontece, mas pode sempre acontecer) problemas mais graves (cancerígenos, por exemplo).
Já a outra vet queria a todo o custo dar-lhes a vacina da Felv mas eu não aceitei. :wink: E ficou arreliada por a outra vet me ter informado.
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

quinta fev 10, 2011 5:54 pm

Como em tudo na ciência, nunca há certezas absolutas de nada...E então na medicina há tantos protocolos diferentes (e tantas coisas que funcionam numas pessoas/animais e noutros não...) que é errado desdenhar completamente a opinião de um profissional formado. O dono deve decidir mediante diferentes opiniões (profissionais!) e considerar, com as consequências que daí possam advir, qual a melhor solução para o seu caso.

Relativamente ao teste de FiV e FeLV. São ambas doenças muito problemáticas. E o facto de o animal estar saudável agora não quer dizer que não esteja infectado. Eu faria os testes.

A vacina do FeLV: De facto, o veículo em que a vacina é administrada (uma vacina é composta por vários ingredientes um deles sendo o "veículo" onde os restantes compenentes estão "misturados") provoca potencialmente uma reacção inflamatória muito "potente" que pode, de facto, levar ao desenvolvimento de um sarcoma pós-vacinal (muito complicado de resolver...esta vacina e a da raiva devem, inclusivamente ser administradas nos membros de trás do gato na perna esquerda e direita respectivamente para, caso haja desenvolvimento de tumor a pata poder ser amputada. é um tumor extremamente invasivo). Dar ou não dar? è preciso medir prós e contras. como já foi dito anteriormente se o animal não sai à rua e NUNCA tem contacto com outros gatos o risco de infecção será, em príncipio, muito baixo.
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

quinta fev 10, 2011 7:42 pm

nel1123 Escreveu:esta vacina e a da raiva devem, inclusivamente ser administradas nos membros de trás do gato na perna esquerda e direita respectivamente para, caso haja desenvolvimento de tumor a pata poder ser amputada.
A vet também me explicou isso. :wink:

No caso dos meus, optei por não dar.
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Responder

Voltar para “Gatos”