Aquele bichinho viciante chamado "gatodependente"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
CONCHAM
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 2:39 pm

sábado fev 05, 2011 12:04 pm

Bem, estou rendida...

O amor da minha vida vai fazer 3 anos, dia 9 de Abril, e quem diria que um gato muda tanto as nossas vidas! Sempre adorei cães, mas agora sou amante de gatos ;)

A minha mãe está fanática dos Ragdoll e eu também :) mas é de facto muito dinheiro, e como as coisas estão não podemos pagar por um bom gato de raça.

Mas, sempre tive esperança que um gatinho me miasse debaixo de um carro e que eu o fosse "salvar"... Sou uma romântica, eheh...

É verdade que os gatos de rua são mais activos e fugidios do que os criados em casa? É que todos os que eu tenho visto são muito eléctricos e nada "de colo". Espero não ser mal interpretada, mas a que se deve isto? Algum trauma?

Beijinhos a todos, feliz ano novo!
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>S&oacute; poder&aacute;s ecrever sobre um gato, quando conviveres com um.</p>
<p>S&oacute; poder&aacute;s escrever sobre um Dogue Alem&atilde;o, quando fores completamente babado por um :D </p>
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

sábado fev 05, 2011 12:14 pm

Eu acho que tudo depende do inicio de vida do gato... ou talvez não...
Se for criado em casa os gatos tem mais mimo desde bebes e a maioria gosta do mimo e assim fica um gato de colo.

Agora tambem depende do feitio do gato, porque depois ha tambem os que são criados em casa mas são mais independentes, e precisamente o contrario dos que vem da rua e se tornam mais mimalhocos apos serem conquistados!

Com o gato como com qualquer outro animal nada é certo a nivel de feitio... ha raças com mais tendencia a... mas nunca é certo!
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
CONCHAM
Membro Veterano

sábado fev 05, 2011 12:22 pm

Concordo consigo, o meu gato é MUITO dependente, mas consegue ser independente ao mesmo tempo! É estranho... Mas eu estou tão ligada a ele que é de loucos. Basta pensar no que irei fazer se tiver um dia que optar pela eutanásia que já estou a chorar... Nem quero imaginar...

Acredito que um animal faz muita falta. Nunca perdi um animal assim como um cão ou um gato, mas compreendo a dor. Há pessoas que não entendem, pensam que é irrelevante a morte de um animal, e deixam-me furiosa. O meu gato é o meu anjo da guarda, e não me imagino sem ele. Quando ele esteve internado, foi o maior vazio...

Desculpem o desabafo, mas ele acabou de vir dar turrinhas quando viu as lágrimas. E eu desatei a soluçar. Acho que ele está um bocado confuso :) não gosta de ver ninguém a chorar.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>S&oacute; poder&aacute;s ecrever sobre um gato, quando conviveres com um.</p>
<p>S&oacute; poder&aacute;s escrever sobre um Dogue Alem&atilde;o, quando fores completamente babado por um :D </p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sábado fev 05, 2011 11:34 pm

Debora20 Escreveu:Eu acho que tudo depende do inicio de vida do gato... ou talvez não...
Se for criado em casa os gatos tem mais mimo desde bebes e a maioria gosta do mimo e assim fica um gato de colo.

Agora tambem depende do feitio do gato, porque depois ha tambem os que são criados em casa mas são mais independentes, e precisamente o contrario dos que vem da rua e se tornam mais mimalhocos apos serem conquistados!

Com o gato como com qualquer outro animal nada é certo a nivel de feitio... ha raças com mais tendencia a... mas nunca é certo!
É verdade Debora20, depende do gato... :wink:

Tenho duas gatas... uma trouxe-a de uma loja de animais, quase a morrer de doente... devia ser gata de alguma casa onde tiveram um ninhada porque já la tinham tido mais 4... ela estava habituada a pessoas, e hoje é uma gata muito meiga, para nós... mas não gosta muito de colo! Só o colo da minha filha... e pessoas estranhas à casa, nem lhe tocam...

A outra é uma gatinha que apanhei na rua... é carente, meiga e se poder anda sempre ao colo...

O que eu penso é que além de ter a ver com a personalidade do animal, os gatinhos que sofrem na rua, e depois lhes é dada a oportunidade de terem carinho e comida, se tornam mais agradecidos... se é que se pode chamar assim! :?
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo fev 06, 2011 1:27 am

São gratos, sim, mesmo que não demonstrem a gratidão com manifestações de afecto. Eu até costumo dizer que a melhor maneira de "amansar" um gato é tratá-lo quando está doente. Gotas nos olhos e picas fazem "milagres", por muito que protestem; a verdade é que se habituam a ser manipulados, e começam a associar essa manipulação ao facto de se sentirem melhor. Tenho bastantes gatos, alguns bravitos, de rua, mesmo, e recentemente houve uma que adoeceu... pois meteu-se em casa, deiou-me pegar-lhe ao colo, portou-se bem no vet, apesar de aterrorizada, e deixou-se tratar lindamente até começar a sentir-se melhor! Depois já fugia, rosnava e mordia quando lhe dava comprimidos... era a minha Lucie de volta! :roll: :twisted: mas o comportamento dela mudou, está muito menos arisca e vem muito mais vezes a casa. Aprendeu a confiar, dentro dos seus limites. E deve ressalvar-se que praticamente todos os animais nascem com medo instintivo ao ser humano... mesmo no gato mais manso, descendente de gerações de gatos mansos, pode haver um momento em que esse medo retorna, um estremecimento de receio, tal como nós, que nos sentimos pouco à vontade, quando um gato nos fita com as orelhas coladas à cabeça e as presas expostas numa bufadela - é apenas um gato, mas invade-nos o receio primordial dos grandes felinos, que nos podem tirar a vida.

Uma coisa que tenho aprendido com os gatos, é que, apesar de muitas coisas em comum, todos são diferentes, têm personalidades bem vincadas e nenhum leu o manual de funcionamento de um gato. :lol: Alguns são naturalmente meigos, outros mais sociáveis, uns mais tímidos, nem todos podem ser amansados, nem todos querem ser amansados. Amo cada um por aquilo que é, e respeito-os e aceito-os exactamente como são. Conheço as suas manias, as suas rotinas, aprendi a observá-los e a estar atenta, da mesma forma que eles nos observam e nos lêem - embora eles sejam muito mais capazes do que nós, são peritos em comunicação não verbal - e vou tendo vislumbres da sua mente, percebo quando algo não está bem, tranquilizo-me quando os vejo felizes. Cada um tem uma forma única de demonstrar como se sente, nós só temos de prestar atenção. :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
CONCHAM
Membro Veterano

domingo fev 06, 2011 12:59 pm

Não é justo! Com isso deixaram-me cheia de vontade de ter um ranhoso vira-latas! 8) Eu gosto muito de gatos... O meu é a melhor coisa que eu tenho :P Estamos todos apaixonados pelo raio do bicho! :twisted:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo fev 06, 2011 2:12 pm

E são apaixonantes e viciantes mesmo! :D Então para quem gosta de desafios e mentes complexas... 8) Para quem não é doido varrido como eu, acho que 3 gatos é o número ideal. Número máximo...7. Dez já pode ser um bocadinho demais, sobretudo pela trabalheira que dá aos donos manter tanta caixa de areia limpa, e pelas limitações de espaço. Eu não sou exemplo para ninguém, tenho "gatos a mais" e há muito que desisti de definir os meus limites, porque aparece sempre mais ou dois a provar que estou enganada :lol: - isto em termos de gestão de afectos, atenções, etc. E não tenho "vida própria", isto é, redefini todas as minhas escolhas e prioridades e, além do meu emprego, com o qual estou cada vez mais desencantada devido à sua desumanização e excessos burocráticos (sou professora de Artes Visuais,... em "terra de cegos" :twisted:), vivo para os gatos. No final de 2009, tinha 11 gatos num t3. Em Agosto de 2010, eram 17, e já tinham morrido 5. :( Desde Abril, sempre que ultrapassava os 16, havia gatos a morrer... A Natureza é sábia e, mesmo entre apredes de cimento, ela age no sentido d equilibrar as populações. Consegui, finalmente, encontrar uma moradia numa aldeiazinha rural, entre Leiria e a Maceira (vivo nos Cavalinhos), a 10 minutos de Leiria e 5 minutos da escola - suficientemente perto e suficientemente longe da cidade que não é, de todo, indicada quando 1/3 dos gatos vieram da rua jovens ou adultos, e jamais esqueceram a liberdade. O confinamento, a impossibilidade de se isolarem, por muito que o espaço fosse mais "na vertical" do que "na horizontal", a divisão em "subgrupos", acabam por gerar stress, que é o grande inimigo dos gatos e das "cat people". O facto de me encontrar de baixa devido a esgotamento associado a depressão (o chamado "burn out") permitiu-me estar disponível e ir gerindo, mas em Setembro tinha de regressar à escola. A continuar no apartamento em que estava (e q era pavoroso, mas o único onde me aceitaram animais sem perguntas...), dava-nos o badagaio a todos. Como os anteriores inquilinos da moradia em que vivo agora sairam, tive a oportunidade e aproveitei-a! Logo no dia 1, mudei-me com os gatos e o seu "enxoval"; eu "acampei" durante mais de 3 semanas, já que esta casinha, apesar de humilde e antiga, estava semi-mobilada e tinha tudo o que necessitava. Aliás, descobri que tinha muito menos necessidades do que pensava ter! Sem companheiro/a, sem filhos, teho os meus hábitos e rotinas e a verdade é que a casa está completamente "adaptada" aos gatos, ao seu bem estar, e também eu me sinto bem assim. Muitos amigos "desapareceram" - não aceitaram a minha escolha, o meu "sacerdócio", a minha mudança de hábitos. Mas conheci outras pessoas, "maluquinhas dos gatos" também, que aceitam, compreendem e não levam a mal, e com as quais tenho aprendido imenso. Estou certa de que pessoas "normais" teriam um choque ao visitar-me, sobretudo as que me conheceram antes de eu "enlouquecer" :lol: e passar a valorizar outras coisas, e pôr os meus animais em primeiro lugar. Eu tenho muita gente, família, amigos... eles só podem contar comigo e assumi, com gosto, esta responsabilidade. É verdade também que estou cada vez mais "eremita" e anti-social mas, se não "encaixo", é escusado violentar-me. Não me fazem falta as férias fora de casa, já viajei onde quis, já realizei os sonhos que tinha. Agora, os sonhos são outros... 3/5 do salário vão para as despesas obrigatórias - prestação da casa que ando a tentar reconstruir e que tenciono vender quando tudo estiver licenciado (fui miseravelmente enganada, mas isso é outra história :P - e aprendi com o erro, fiz várias más escolhas), para a renda, para as despesas com água, luz, gás, combustível, etc, o resto é para mim e para os gatos. Sempre fui uma adoradora de cães, e tenho 8, que me "calharam na rifa", mas são muito mais fáceis de lidar e satisfazer. Tal como eu, vivem felizes com o "básico" e, contra tudo o que aprendi antes, bem mais resistentes do que os gatos, sobretudo os gatos criados em ambiente urbano.

Já li algures, numa assinatura, que cães têm donos, gatos têm empregados... :roll: eu alteraria para "cães são educados, gatos são educadores".

Mas já me estou a alargar... :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano

domingo fev 06, 2011 2:34 pm

só mais uma achega, de outra citação:

"I had been told that the training procedure with cats was difficult. It's not. Mine had me trained in two days." (Bill Dana)
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

domingo fev 06, 2011 2:42 pm

:D Linda licao de vida, Chama. :D
<p>Life isn't about waiting for the storm to pass, it's about learning to dance in the rain.</p>
<p>Forum da raca Bengal http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=177</p>
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

domingo fev 06, 2011 3:39 pm

Chamarrita Escreveu:só mais uma achega, de outra citação:

"I had been told that the training procedure with cats was difficult. It's not. Mine had me trained in two days." (Bill Dana)
É que é mesmo assim sem tirar nem pôr :P :lol:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
CONCHAM
Membro Veterano

domingo fev 06, 2011 5:33 pm

LINDOO!
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quarta fev 16, 2011 1:41 pm

Olá

Desculpa não ter respondido à mp, mas tenho estado menos presente na arca. Neste momento (felizmente) não temos gatinhos bebés. Ainda... Mas tarda nada surgem... E sim acho que fazem muito bem em adoptar um belíssimo exemplar SRD :D
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Responder

Voltar para “Gatos”