Gatinhos para adopção

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

XanaRod
Registado: domingo mai 23, 2010 4:59 pm

domingo mar 06, 2011 9:59 pm

Olá, eu sou a Maria, uma gatinha, e acho que estou "grávida".

Vou precisar de donos para os meus filhotes.

Até já,
Maria "Charminho"
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo mar 06, 2011 10:07 pm

Mais uma volta, mais uma viagem...

Então, e interromper a gravidez, não? :o :roll:
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo mar 06, 2011 11:43 pm

Que tristeza, é como pregar no deserto...
Já respondi, na página dos animais p/ adopção.
SofiaSapien
Membro
Registado: quarta jan 26, 2011 6:21 pm

segunda mar 07, 2011 1:14 am

Vou começar assim: uma gata pode ter, em média, 200 filhotes num ano.

Agora o que me vem à cabeça quando abordo estes assuntos:
A mãe de uma amiga minha tem duas gatas e não as esteriliza porque não tem dinheiro para isso por isso, e como as pessoas tratam os animais como querem e têm maneiras diferentes de ver as coisas (muitas vezes porque não têm noção da realidade e das repercussões de não facilitar as situações), as gatinhas têm ninhadas após ninhadas. Mas nunca há o problema da adopção porque há sempre uma carta debaixo da manga (para desfazer o único mal que as pessoas vêem em uma gata engravidar - a multiplicação) que vai desde enterrar os bichinhos vivos a encher um balde de água, pô-los lá e virar costas porque "é muito doloroso de ver". E ocorrem-me mil pensamentos de raiva: se é doloroso, não o faça; se não o fizer, terá de alimentar as boquinhas todas; a solução que eu encontro é não deixar as gatas engravidar. A solução que a mãe da minha amiga encontrou foi dar-lhes a pílula mas e não é que as gatas engravidam à mesma? :o Que raio, não é? :evil: Secalhar a pílula não funciona. Pois, nas instruções diz que, depois de ingerida, deve-se carregar no botão ON --'

Por favooooooor! Pois uma novidade: o problema não está só na multiplicação, está nos quistos, nas mazelas que ficam no corpo... E mesmo que um dia a senhora aperte o botão ON (que passa por administrar a pílula em condições) os nódulos formam-se à mesma e a gata até morre mais cedo, imagine-se!

Eu tenho estado a usar um tom bem irónico, peço desculpa por isso mas não consigo evitar, juro!

Vou contar um segredo: a minha gata foi esterilizada mais depressa que o previsto porque eu suspeitei que ela teria sido coberta pelo gato de uma rapariga que vivia comigo. Friso o "suspeitei" para que entendam que foi o que me bastou para antecipar a OVH e talvez venha daí o facto de me custar aceitar quando as pessoas se justificam com um "aconteceu, não pude fazer nada" porque podem fazer sim: primeiro podem evitar que a gata fuja e depois podem esterilizar a bicha!

Outra história: essa minha amiga adoptou uma gata e quando ela ficou com o cio começou a saltar do terraço e da varanda para a rua (altura de um andar). Mas não havia motivo de preocupação porque a gata nunca se aleijou e voltava sempre! (ironia, outra vez) Um dia, essa minha amiga ficou bastante surpresa porque a gata estava a parir e a comer os gatos porque tinha ficado prenha no seu primeiro cio e não estava preparada para ser mãe. Ela e o namorado, ao não conseguir assistir à cena, tiraram os gatos de ao pé da gata porque "era horrível eles serem comidos vivos" mas foram pô-los ao lixo para que eles morressem à fome, ao frio...

E depois existem alminhas que passam pelo caixote do lixo e não conseguem ficar indiferentes à borrada que os outros fazem e tentam corrigir, tratando e arranjando donos (que são escassos, dado o número de animais que estão para adopção).

Isto vem-me tudo à cabeça e acho mesmo que não há nada como, aquando das adopções, se alertar os donos para a realidade das coisas! Os animais que estão em lojas, sejam para dar ou vender, deviam ser entregues esterilizados mas isso acarreta muito dinheiro, não é assim? É o país em que estamos.

Estranhamente, não levo muito a mal posts destes porque tenho consciência da não consciência das pessoas. Acho que os veterinários, a falta de fiscalização em lojinhas, pouquíssimos ou nenhuns programas de sensibilização, a pouca importância - resumindo - que o país dá a isto é que prejudica tudo e gera um ciclo vicioso de donos inconscientes que, simplesmente, acabam por não ter culpa de não perceber nada de nada quando apenas querem ter um companheiro. Mas dono que é dono busca informação, protege. E não me venham com o papo furado de que é contra-natura ou que é cruel prender um gato em casa porque cruel é acontecerem histórias como estas que contei todos os anos em todo o país.

Tenho noção de que (chegando a esta frase) se esforçaram por perceber o que escrevi e peço desculpas por não conseguir dizê-lo de outra forma.

E vou acabar assim: isto vai continuar a acontecer até que a informação vá parar às pessoas porque sabemos bem que o nosso povo é bastante acomodado; até não existirem pré-requisitos para se poder ter um animal (que, vistas as coisas como são, acredito ser uma boa alternativa) vão continuar a aparecer donos que adoram os seus animais - mas que parecem viver numa camada entre o céu e a terra - caídos de pára-quedas na realidade em que nós, meros pedestres das zonas sólidas, vivemos. É que lá, onde não é céu nem terra, não há mal em que os animais tenham ninhadas atrás de ninhadas pois são todos uns privilegiados que conseguem arranjar sempre uma entre duas alternativas: matar ou arranjar donos para os multiplicandos; e lá os animais não morrem mais cedo depois destes ciclos de vida nem sofrem com estas coisas.

Acredite que não a estou a julgar. Deve gostar da sua gatinha, deve-lhe ter muito carinho. Acredito é que não esteja bem informada acerca do que acarreta (a nível de saúde) o facto de uma gata ter filhotes. Digo-lhe de coração que o nascimento de um novo ser é algo que nunca me cansarei de assistir de tão lindo que é, mas é preciso que veja os contras desta situação. Amealhe dinheiro, vá pedir emprestado ou na rua mas proteja a saúde da sua gata e esterilize-a.

E tenho esta pergunta para lhe fazer: tem consciência dos prós e dos contras?

Espero fazê-la pensar. Do fundo do meu coração, espero isso mesmo. E lembro-lhe que não a julgo, limitei-me a pôr-lhe o resto das cartas na mesa ou, se preferir, a puxá-la um pouco para o chão (metáfora para realidade) em que caminho.
Cumprimentos,
Sofia Marques
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda mar 07, 2011 1:23 am

agradeço, Sofia. Palavras sensatas. Eu já não consigo, estou naquele ponto em que se pede paciência a deus, porque, se nos dá força, partimos-lhes a cara. :evil:
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
SofiaSapien
Membro

segunda mar 07, 2011 1:53 am

Gosto tanto da sua maneira de se expressar! :lol:
Cumprimentos,
Sofia Marques
Registado: sexta mar 04, 2011 7:55 pm

segunda mar 07, 2011 1:54 am

XanaRod Escreveu:Olá, eu sou a Maria, uma gatinha, e acho que estou "grávida".

Vou precisar de donos para os meus filhotes.

Até já,
Maria "Charminho"
Ola...aconselho.a muito sinceramente a desistir deste forum...e tudo anti.gatas.prenhas :wink:
SofiaSapien
Membro

segunda mar 07, 2011 1:57 am

:o com tão valioso conselho, não percebo duas coisas: a facilidade com que o ofereceu e a sua permanência aqui.
Cumprimentos,
Sofia Marques

segunda mar 07, 2011 1:58 am

SofiaSapien Escreveu::o com tão valioso conselho, não percebo duas coisas: a facilidade com que o ofereceu e a sua permanência aqui.
p :lol: k se os k me criticam nao se calam, porque hei.de eu faze.lo????
SofiaSapien
Membro

segunda mar 07, 2011 2:01 am

Remando contra a maré, não se consegue navegar nem chegar a bom-porto
Cumprimentos,
Sofia Marques

segunda mar 07, 2011 2:01 am

e engraçado ver os conselhos que se dao a uns e a outros...e da maneira como opinam serem tao diferentes...enfim...eu tambem gosto muito da minha gatinha..e toda a gente me acusa do contrario...e pk???´
ainda tento perceber.......
SofiaSapien
Membro

segunda mar 07, 2011 2:04 am

Falo por mim: nunca a acusei de nada, nunca a vi nem sei nada sobre si, como a posso ter acusado de algo e não saber? :o
"toda a gente" não me engloba, concluo.
Cumprimentos,
Sofia Marques

segunda mar 07, 2011 2:09 am

SofiaSapien Escreveu:Falo por mim: nunca a acusei de nada, nunca a vi nem sei nada sobre si, como a posso ter acusado de algo e não saber? :o
"toda a gente" não me engloba, concluo.
nao claro que nao...mas como ja fui e tenho sido tao xingada neste forum.....ja nao sei se posso contar com alguem.... :?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mar 07, 2011 2:18 am

Durante os dois meses que se avizinham vão haver centenas de ninhadas de gatos para dar... e donos para eles é complicado, donos que os estimem toda a vida, não estou a falar dos donos que acham o gatinho bébe adorável e adoptam por impulso mas que depois quando cresce aparece uma alergia, uma mudança de casa, um bébe, etc, etc, não, falo de donos á séria, é mesmo complicado.
Todos os anos morrem milhares de gatos eutanasiados nos canis, atropelados, doentes, largados à sorte. Milhares.

Qual é a parte desta realidade que as senhoras que deixaram as vossas gatas emprenhar livremente não conseguem entender?
é assim tão complicado entender que as acções individuais de muitos são a razão do panorama geral das coisas?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

SofiaSapien
Membro

segunda mar 07, 2011 2:21 am

Estive a investigar e já descobri por que é que todos lhe caíram em cima.

Podem não ter falado direito mas tentam passar a mensagem que quis deixar neste post. Leu o que escrevi? Compreende? É por isso que achamos sempre triste que uma gata esteja grávida, percebe? Achamos sempre que se há donos para os gatinhos das suas gatas, é injusto para os gatos que nascem nas ruas por impossibilidade de evitar a natalidade; é injusto para os gatos que estão para adopção (alguns há anos). A maneira de falar pode não ser a melhor mas acredite que são pessoas cansadas destas situações em que - se os gatinhos das gatas que têm donos não nascessem - haveriam, pelo menos, 5 donos para os que estão em gatis. Depois também há a saúde da gata.

Mas do mal o menos: tem donos para os gatos, pelo que não os vai afogar, enterrar vivos ou colocar no lixo.

Desejo todas as felicidades para a sua gata e seus gatinhos :D mas pense em esterilizá-la para que não volte a acontecer :) é este o meu ponto de vista e o meu melhor conselho.[/quote]
Cumprimentos,
Sofia Marques

Voltar para “Gatos”