Areia pra Gatos... Opinioes

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

quinta mar 03, 2011 1:54 pm

marianovo Escreveu:SofiaSapien essa areia super fina que fala...
é uma que bem nun bidão, que mais parece recepiente de gasolina?
Vi essa la no P.doce quando comprei a silica, e pelas ilustraçoes parece que o côcô vem mesmo em formato de panado nugget lol

Mas se usar so essa como é que fica o xixi?
uma pasta?
O mal da silica apesar de o xixi ficar visivel nos granulados que ficam amarelados, o huky quando vai a areia mistura tudo! E deve ser isso tambem que o faz dar umas quantas voltas a areia, acabando por fikar tudo ainda mais misturado e mais amarelado!

Nao é propriamente barata a silica 7euros uma saca metada«e da quantidade das normais que sao de 5kg.
Olá, eu estva no outro tópico :)

Eu uso aglomerante e não o xixi não fica em pasta, fica tb em bola, mas tem que ter em atenção a quantidade de areia que coloca, pois se for menos de 4cm de altura(conforme diz na embalagem) corre o risco de ficar colado no fundo do WC :wink: :wink:

Carla
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

quinta mar 03, 2011 2:41 pm

Uso silíca da marca continente (compro muitos sacos qdo aparece com 50% de modo a que cada saco sai a cerca de 2€), dura-me cerca de 3 semanas. Já experimentei de marcas mais caras e realmente a qualidade é melhor e dura 1 mês à vontade. Mesmo no continente existe a da marca continente e da marca mais barata deles. A mais barata de todas não passa mesmo dos 15 dias...

Mais do que pelo preço, uso pela comodidade, porque todas as manhãs tiro os presentes deixados pela princesa e só tenho que me preocupar em mudar quando está realmente saturada. Não deita cheiro e não fica nas patinhas, o que para mim é mto importante. Ela de vez em qdo faz bagunça principalmente se eu não tiver tirado o cocó anterior e desde que eu forro a caixa com uns sacos plástico próprios para depois ser mais cómodo limpar a caixa. Ela adora enfiar-se lá dentro a rasgar o saco e no meio disso vão umas pedrinhas para fora :x
SofiaSapien
Membro
Registado: quarta jan 26, 2011 6:21 pm

quinta mar 03, 2011 6:47 pm

marianovo Escreveu:SofiaSapien essa areia super fina que fala...
é uma que bem nun bidão, que mais parece recepiente de gasolina?
Vi essa la no P.doce quando comprei a silica, e pelas ilustraçoes parece que o côcô vem mesmo em formato de panado nugget lol

Mas se usar so essa como é que fica o xixi?
uma pasta?
O mal da silica apesar de o xixi ficar visivel nos granulados que ficam amarelados, o huky quando vai a areia mistura tudo! E deve ser isso tambem que o faz dar umas quantas voltas a areia, acabando por fikar tudo ainda mais misturado e mais amarelado!

Nao é propriamente barata a silica 7euros uma saca metada«e da quantidade das normais que sao de 5kg.

Bom...era uma caixa de cartão, tinha um gato felpudo (tipo angorá) como ilustração e dizia "aglomerante" e é mesmo do continente :) O xixi dá para remover como os cocós. Estou a gostar mesmo muito mas gosto de ter o fundo forrado com sílica. Não me fica caro comprá-la porque só uso mesmo para forrar o fundo pelo que dura mesmo muito uma vez que, com um gato, só a mudo uma vez por mês. (Também lavo e desinfecto o wc todo antes de colocar nova areia) Dá a sensação que forma uma espécie de cimento ao redor de tudo o que são fezes e não contamina o resto da areia. Acho mesmo que foi uma boa aquisição.

Vou começar a ficar atenta às promoções da sílica que também a quero comprar a 50% :wink:
Cumprimentos,
Sofia Marques
Registado: sábado jan 22, 2011 10:47 pm

quinta mar 03, 2011 9:14 pm

Uma das outras coisas que esta a acontecer com a silica é que quando ele faz côcô depois de umas voltas a areia numa de tapa pra qui, tapa pra li, chama pra ir retirar aquilo!
Mas ele tambem sempre foi assim cada vez que ia a areia primeiro nao podia ter la nada anterior. mas agora mal acaba o serviço ja nao quer aquilo ali!

Vou experimentar essa agloremado que falam a ver como funciona. ou entao a mistura de ambas.
luisfdgon
Membro

sexta mar 04, 2011 12:24 am

marianovo Escreveu:Uma das outras coisas que esta a acontecer com a silica é que quando ele faz côcô depois de umas voltas a areia numa de tapa pra qui, tapa pra li, chama pra ir retirar aquilo!
Mas ele tambem sempre foi assim cada vez que ia a areia primeiro nao podia ter la nada anterior. mas agora mal acaba o serviço ja nao quer aquilo ali!

Vou experimentar essa agloremado que falam a ver como funciona. ou entao a mistura de ambas.
Ahahah :lol: pensei que fosse só a minha obsessiva com essas coisas. Enquanto não vou mia e cava e volta a cavar e faz tal barulheira que eu acabo mesmo por n me esquecer de ir :roll:
araujosar
Registado: sexta mar 04, 2011 12:38 am

sexta mar 04, 2011 1:17 am

Aprendi com um veterinário especializado em comportamento e bem-estar animal que os gatos perferem areias não perfumadas e a utilização de um caixote aberto. É importante o caixote estar num num local sossegado, onde não haja stress. De preferencia deve existir por x gatos => x liteiras + 1.
luisfdgon
Membro

sexta mar 04, 2011 9:41 am

araujosar Escreveu:Aprendi com um veterinário especializado em comportamento e bem-estar animal que os gatos perferem areias não perfumadas e a utilização de um caixote aberto. É importante o caixote estar num num local sossegado, onde não haja stress. De preferencia deve existir por x gatos => x liteiras + 1.
Sim, sim também já tinha lido isso. A minha é das fechadas mas tirámos a porta e não podemos deixar o respirador tapado com filtro se não tinhamos k trocar de areia todas as semanas pq aquilo devia acumular muito cheiro lá dentro e ela não ia (mesmo trocando os cocós...).

De qualquer das formas eu acho que se o gato se adaptar bem, cada caso será mesmo um caso
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

sexta mar 04, 2011 9:47 am

99smiles Escreveu:Eu mudo quando a silica já está saturada, ou seja, já bastante amarela e a querer começar a ter cheiro.
O que faço para ela durar mais e colocar no fundo 2 mãos cheias de granulada de madeira prensada, dakela que se coloca na gaiola dos roedores. Isso absover o xixi que reside no tabuleiro e não é absorvida pela silica, fazendo com que dure mais tempo.

Como disse eu tenho 2 gatos e só mudo a silica a cada 2 ou 3 semanas, depende do estado na silica, mas normalmente dura 3 semanas.
Eu já experimentei várias areias, mas o que resulta melhor, e é o que faço actualmente, é o que está descrito em cima. E resulta bem, e com muitos gatos :)
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
marianovo
Membro
Registado: sábado jan 22, 2011 10:47 pm

sexta mar 04, 2011 9:33 pm

Mas esse granulado de madeira que coloca no fundo da caixa, nao acaba misturado depois com a silica? Tendo em conta que eles cavam a areia quando la vao?
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta mar 04, 2011 11:18 pm

marianovo Escreveu:Mas esse granulado de madeira que coloca no fundo da caixa, nao acaba misturado depois com a silica? Tendo em conta que eles cavam a areia quando la vao?
sim, acaba por ficar misturada, os granulados desfazem-se e fica uma especie de uma areia mt fininha, por isso é que mistura apenas 2 mãos cheias senão a "serradura" cresce imenso ao absorver a humida e acaba por ser mais serradura que silica.
Esse granulado é para compensar akilo que a silica não absorve, a caixa fica sempre sequinha e sem cheiro.
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

sábado mar 05, 2011 6:16 pm

Uso areia marca Continente, sacos de 10kg.
O grão é grande e faz menos pó do que outras areias que experimentei. A sílica não me convenceu, nem a mim, nem ao gato.

Todos os dias tiro apenas a parte de areia que está molhada (e mudo a areia toda de 3 em 3 dias e lavo bem a caixa ). Os cócós apanho assim que faz, normalmente faz sempre à mesma hora :wink:
"Procuro dono de ra&ccedil;a, porque dono vira-lata eu j&aacute; tive!"&nbsp; - Campanha de adop&ccedil;&atilde;o no Brasil
ritagameiro
Membro Veterano
Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am

terça mar 08, 2011 5:42 pm

Eu ando sempre à procura de novas areias, até porque o meu simba tem a mania que é muito higiénico e um dia depois de a areia ser mudada já faz o cocózinho ao lado do tabuleiro.
Às vezes nem chega a usá-lo para os cocós, apenas para o xixi.
Agora tenho usado uma ecológica da sanicat, que é feita á base de madeira. Dura mais e nunca me apercebi que ganhasse cheiro, mesmo quando já está bem saturada. Cheira a pinho e os meus bichos não acharam estranho o cheiro.
O preço é que não agrada muito, mas há bem piores. A de silica era boa para logar à bola aqui em casa, desisti logo.

http://www.continente.pt/ProductDetailM ... xMain.aspx?
ritagameiro
Membro Veterano
Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am

terça mar 08, 2011 5:44 pm

Tulipa3
Membro Júnior
Registado: terça ago 17, 2010 5:03 pm

quarta mar 09, 2011 11:32 am

Eu tenho 2 gatos, e depois de experimentar muitas das areias existentes no mercado nacional, passei a usar uma areia aglomerante que encomendo no site espanhol zooplus, e não quero outra. Chama-se Cat & Clean Brilliant e 2x 15 Kg custam 25,99€. Cheira sempre a pó de talco e aglomera muitissimo bem. Nunca mais quis outra, nunca mais houve maus cheiros e fica bastante económica porque acaba por durar também bastante tempo.
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

quinta mar 10, 2011 1:59 pm

Tulipa3 Escreveu:Eu tenho 2 gatos, e depois de experimentar muitas das areias existentes no mercado nacional, passei a usar uma areia aglomerante que encomendo no site espanhol zooplus, e não quero outra. Chama-se Cat & Clean Brilliant e 2x 15 Kg custam 25,99€. Cheira sempre a pó de talco e aglomera muitissimo bem. Nunca mais quis outra, nunca mais houve maus cheiros e fica bastante económica porque acaba por durar também bastante tempo.
Se a essa juntar a Best Oko Plus, fica com uma óptima mistura e ainda mais barata :)
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
Responder

Voltar para “Gatos”