Ração comprada on-line e eventuais problemas e reclamações

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Bagaudae
Membro
Registado: quarta jun 23, 2010 1:57 pm

segunda mar 14, 2011 10:35 am

Bom dia,

Nunca tinha comprado ração on-line e nunca tinha comprado sacos de 10Kg, por isso gostava de algum conselho para decidir se o que aconteceu é normal ou não, e caso seja adequado, decidir como devo reclamar.

Comprei um saco de 10 Kg de RC Kitten36, ração que já tinha introduzido na alimentação dos bichos e que eles tinham gostado bastante. A introdução foi pacífica e com boa adesão da parte dos bichos, por isso decidi comprar um saco grande. Chegou mesmo muito rápido, dois dias depois da encomenda e como ainda tinha ração para uns 2-3 dias, nem abri logo o saco.
Quando abri, pareceu-me que o cheiro da ração não era nada como o cheiro dos sacos pequenos, não liguei muito, pois o cheiro da ração, qualquer ração, nunca me pareceu muito agradável. O problema é que os gatos também não reagiram lá muito bem, fiquei com a impressão que comeram pouco, no dia em que pus a ração (ontem) mas também podia ser por lhes ter dado guloseimas a mais (esporadicamente grelho um bocado de peito de frango ou qualquer coisa desse género para lhes dar). O comportamento deles no fim do dia, logo após lhes ter posto mais ração é que me deixou mesmo intrigado. Começaram a raspar no chão, como que a tentar tapar a comida. O comportamento que têm na caixa de areia, ou quando cheiram alguma coisa que não gostam.
De salientar que, ao abrir, não detectei nada de estranho na embalagem. Pareceu-me estar em bom estado. Logo a caminho de casa acho que vou comprar mais um saquito pequeno e vou retirar aquela ração, pelo menos até decidir o que fazer.

É normal os sacos de ração maiores terem um cheiro diferente dos mais pequenos? Os grãos continuam com a mesma dureza, textura e tanto quanto consigo ver, a mesma cor.
Já alguém teve uma experiência parecida? O que fez?

Peço desculpa pelo tamanho, mas queria explicar tudo direitinho. :? :?:
Lirium
Membro
Registado: terça jan 04, 2011 11:04 pm

segunda mar 14, 2011 11:50 am

A última vez que encomendei comida online também foi um saco de ração de 10kg, e de facto não notei qualquer cheiro diferente na ração, nem em termos de textura nem de cor.
O que por vezes noto diferença é no tamanho do grão de comida, por vezes é um pouco maior e mais claro, e outras vezes um pouco mais pequeno e escuro - aconteceu-me com sacos de 2kg e 4kg de comida, mas estes comprados nas lojas e também numas amostras que a Royal Canin me enviou... Penso que se deva tratar dos ingredientes usados (por exemplo, podemos ir sempre à mesma frutaria comprar maçãs que provêem de um mesmo produtor, mas há diversos factores que influenciam na qualidade da maçã e por vezes não vêm exactamente iguais às que anteriormente compramos).

O meu gato desde sempre demonstrou o comportamento que descreve dos seus gatos: cheira a comida e depois com as patitas raspa o chão. Achamos estranho este comportamento, porque ele faz sempre isso quer coma ou não e lá fomos pesquisar - no meio selvagem os animais escondem a comida para a manter a salvo, é um comportamento inato que eles possuem e alguns gatos domésticos apresentam-no: o que eles fazem ao cheirar a comida e depois raspar com as patinhas no chão é uma tentativa de esconder a comida :) para que os outros animais não a encontrem e ele mais tarde possa ir comer.

Se notar que eles não comem a comida do saco de 10kg ou que por ventura comam mas as fezes estão diferentes do habitual, talvez o melhor seria ir ao veterinário e falar do assunto (não sei como fazem no caso das rações dos animais, mas certamente haverá alguma instituição à qual se possa dirigir para testar a qualidade da ração no sentido de saber se poderá ser um lote com ingredientes estragados ou se estará tudo bem).
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

segunda mar 14, 2011 12:04 pm

Costumo comprar comida em lojas on-line e nunca notei diferença. Poderá ser do lote? Eu penso que poderia enviar um e-mail para a loja onde comprou, referindo que o cheiro é diferente e que os gatos não quiseram comer, sabendo se houve mais alguma queixa relativa àquele lote de ração.

A minha gata tem esse comportamento de enterrar quando não gosta da comida (alguns peixes cozidos; leite de gato;), mas com ração nunca fez.

Vá dando novidades!
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda mar 14, 2011 1:10 pm

se o animal nao comer ou tiver problemas digestivos, é porque a ração está estragada.
já compro ração há 1 ano, on line e nunca tive problemas.
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

segunda mar 14, 2011 2:59 pm

A embalagem vinha fechada de origem? Ou seja, vinha selada?

Alguns sites, por vezes, mandam embalagens pre-abertas, e posteriormente cozidas e coladas com fita cola.
Se foi isto que aconteceu, pode ter-se dado uma deterioração, ou oxidação da ração, e os bichanos recusarem-se a comer, pois grande parte deles é muito esquisitinha com a comida.

Se vinha tudo ok, pode dar-se o que @ luisfdgon relatou.
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
Bagaudae
Membro

segunda mar 14, 2011 5:44 pm

Em relação à embalagem, tanto quanto consegui perceber, vinha selada e completamente fechada. Vou ver o lote e mandar um mail. Entretanto vou-me manter atento ao comportamento dos bichos.

Obrigado
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

segunda mar 14, 2011 8:29 pm

Só dou Purina One para gatos esterilizados à minha gata. Compro a ração no Jumbo ou onde encontrar. Mas houve uma vez que comprei um saco de ração e a gata não gostou, recusou-se mesmo a comê-la. A ração tinha uma cor mais amarelada do que é normal e também um cheiro diferente. Visto que a gata não comia, comprei outro saco da mesma ração noutra loja e esse já ela devorou com satisfação. Pergunto-me se será normal?
MarisaV
Membro Veterano
Registado: sábado dez 18, 2010 2:21 am

terça mar 15, 2011 1:03 pm

Boa tarde

O 1º saco que comprei para os gatinhos foi de 10kg, mas não foi online, foi através da criadora (ficava mais barato que na loja e eu ainda não tinha visto os preços online).

Agora, fiz uma encomenda online e notei o seguinte:
- O cheiro parece ser ligeiramente diferente... ma sisso também se pode dever ao facto de, o outro saco já estar aberto há algum tempo e já tem menos quantidade ;)
- Os grãos são ligeiramente diferentes em forma, mas a cor é igual

Sei que existem produtos cuja apresentação/ caracteristicas podem mudar ligeiramente consoante o país, não sei se aqui será o caso...
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

sexta mar 18, 2011 12:46 pm

Olá :P

Então como estão o Bagaudae e o SrGato a dar-se com a ração?

Espero que estejam bem! 8) :D
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
Bagaudae
Membro

sexta mar 18, 2011 1:40 pm

Sim, afinal acho que era só falta de prática da minha parte.

Têm comido um pouco mais do que o recomendado para gatos com o peso deles, mas como continuam bastante esguios não me preocupo muito com isso (o Camões finalmente chegou aos 4 Kg!!).
Também não notei nenhuma alteração em relação à rotina intestinal dos bichos, por isso que está tudo como deve ser.
Ainda estranho um bocado o esgravatar no chão para tapar a comida, nunca lhes tinha visto esse comportamento.

Obrigado a todos pelo interesse/respostas
Lirium
Membro
Registado: terça jan 04, 2011 11:04 pm

sexta mar 18, 2011 4:45 pm

Bagaudae Escreveu:Ainda estranho um bocado o esgravatar no chão para tapar a comida, nunca lhes tinha visto esse comportamento.
O meu faz isso sempre que vai à cozinha e se lembra de ir ver as taças da comida :) Raspa tudo o que estiver à volta, e depois vai de novo para o local onde estava, tranquilo por pensar que a comida dele está a salvo :)
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

sexta mar 18, 2011 6:28 pm

Lirium Escreveu:
Bagaudae Escreveu:Ainda estranho um bocado o esgravatar no chão para tapar a comida, nunca lhes tinha visto esse comportamento.

O meu faz isso sempre que vai à cozinha e se lembra de ir ver as taças da comida :) Raspa tudo o que estiver à volta, e depois vai de novo para o local onde estava, tranquilo por pensar que a comida dele está a salvo :)[
/quote]

É curioso, quem costuma fazer isso lá em casa é a cadela e não as gatas... 8) :lol:
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
Responder

Voltar para “Gatos”