Dúvida: Operar Gata ou Gato?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

segunda mar 14, 2011 3:43 pm

É habitual os vets falarem em 8 meses para os machos, por causa do aparalho urinário.
Mas as fêmeas aos 6 meses (e alguns vets até falam em 5) já podem ser esterilizadas. E a esterilização deve acontecer antes do 1º cio, por forma a baixar a probabilidade de apareceimento de tumores mamários, nomeadamente.
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

segunda mar 14, 2011 3:50 pm

ritinhalopes Escreveu:Obirgada pelas vossas opiniões e experiências.
Já falei com o Veterionário e o mesmo mantém a opinião que a operação a ambos só deve ser feita com pelo menos 8 meses.
Eu fiquei preocupada, pois não quero que a gata tenha ninhada, mas o Vet. insistiu que recomenda a operação a partir de 8 meses, quando já tiveram totalmente formados e com peso ideal. Disse para ir mantendo a vigilância entre os gatos :S
Pois infelizmente, já não é o 1º que oiço dizer isso...mas a questão é se os manter inteiros até lá a probabilidade de a gatinha ficar prenha é Enorme, e não me parece que o Vet ira ficar á disposição de tomar conta da ninhada que daí poderá advir... a decisão é sua :roll:
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda mar 14, 2011 3:53 pm

Mas é obrigatório que seja nesse vet? Eu não aceitaria essa fundamentação, pelo menos, para a fêmea. A esterilização antes do 1º cio praticamente garante que não haverá cancro de mama, a probabilidade de ocorrência é de apenas 0,4%. Depois do 1º cio, sobe para os 8º, e após o 2º, é igual à de uma fêmea inteira: 25%. O que é isso do "peso ideal"? significa que gatos pequeninos ou mesmo anões não podem ser esterilizados? Ou será que tem receio de não dar com o aparelho reprodutor da gata, deixando um ou ambos os ovários? Francamente, parece-me uma questão de opiniões... e eu ouviria outras.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
ritinhalopes
Membro Júnior
Registado: quinta nov 04, 2010 1:22 pm

terça mar 15, 2011 10:41 am

Não é obrigatório ser neste Vet, mas ele tem sido o Vet dos outros gatinhos dos meus familiares.
Ele disse que a gatinha tinha que pelo menos atingir 4 kilos. Ela tem 3 :S

Mas digam-me uma coisa, quando os gatos quiserem "nanorar", dá para eu perceber os sinais, certo?

Imaginem que vejo que a gata começa a entrar no cio, posso levá-la logo ao VET, ou será arriscado?! Desculpem a minha ignorância, mas nunca tive gatas e gatos em simultâneo.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça mar 15, 2011 10:58 am

ritinhalopes Escreveu:Não é obrigatório ser neste Vet, mas ele tem sido o Vet dos outros gatinhos dos meus familiares.

Mas digam-me uma coisa, quando os gatos quiserem "nanorar", dá para eu perceber os sinais, certo?

Imaginem que vejo que a gata começa a entrar no cio, posso levá-la logo ao VET, ou será arriscado?! Desculpem a minha ignorância, mas nunca tive gatas e gatos em simultâneo.
Disparate, a minha gata ainda nem sequer atingiu os 4 kg, sendo femea costumam ser mais pequenas que os machos, se estivesse à espera do peso ideal :roll:

Não facilite, tem dois animais inteiros em casa, vá a outro vet...
S&oacute;nia
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça mar 15, 2011 1:22 pm

ritinhalopes Escreveu:Não é obrigatório ser neste Vet, mas ele tem sido o Vet dos outros gatinhos dos meus familiares.
Isso é um disparate! Várias das minhas gatas não pesam sequer 4 kgs e todas foram esterilizadas cedo, logo bem antes de chegarem ao seu peso actual.
Acho que a Molly nem 2 kgs tinha, é muito pequenina e vinha subnutrida. Quando recuperou um bocado esterilizei (já tinha 6 meses) e só depois de esterilizada ficou compostinha e bonita
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

domingo mar 20, 2011 10:04 pm

Em relação ao macho, acho que ser castrado com 7 ou 8 meses nao tem problema. Mas a fêmea é absurdo, deve ser castrada após os 6 meses antes do 1º cio (probabilidade de cancro mamário é 90% inferior á de uma gata nao esterilizada ou esterilizada após 1º cio). A minha Nina foi esterilizada com 6 anos e meio e pesa 3,6 kg....
Peso ideal é relativo...
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
ritinhalopes
Membro Júnior

quinta mar 24, 2011 3:27 pm

Boa tarde a todas(os)
Hoje contactei novamente o Vet a indicar que pretendia então fazer a cirurgia no fim do mês à gatinha primeiro e no mês seguinte ao gatinho. Ele continuou a dizer que devia esperar mais um mês, pois acha que a gata não tem ainda as condições necessárias para a cirurgia.
Eu já não estou a gostar e vou mesmo marcar com o Hopsital Animal do Sul. Alguém conhece este hospital? Sabem me dizer se é bom?Obrigada.
ritinhalopes
Membro Júnior

quinta mar 24, 2011 3:27 pm

Boa tarde a todas(os)
Hoje contactei novamente o Vet a indicar que pretendia então fazer a cirurgia no fim do mês à gatinha primeiro e no mês seguinte ao gatinho. Ele continuou a dizer que devia esperar mais um mês, pois acha que a gata não tem ainda as condições necessárias para a cirurgia.
Eu já não estou a gostar e vou mesmo marcar com o Hopsital Animal do Sul. Alguém conhece este hospital? Sabem me dizer se é bom?Obrigada.
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

quinta mar 24, 2011 3:35 pm

ritinhalopes Escreveu:Boa tarde a todas(os)
Eu já não estou a gostar e vou mesmo marcar com o Hospital Animal do Sul. Alguém conhece este hospital? Sabem me dizer se é bom?Obrigada.
Ritinhalopes, eu sou de Faro e a minha Tiki vai ao Hospital Animal do Sul, normalmente é consultada pela dr. Maria, mas também gostamos mto da Dra. Elsa, que é um amor de pessoa. Eles tem sido impecáveis e incansáveis tanto com a Tiki como com o Billy, qualquer dúvida basta ligarmos ou mandarmos e-mail que eles são prontíssimos na resposta! :)

Eles vão ter agora uma campanha de castração de 40€ pra machos e 80€ para fêmeas durante o mês de Abril e eu vou levar o Mimoso da minha avó para cortar os tintins :D

Aconselho vivamente! Já agora só por curiosidade a que veterinário é que costuma ir?
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mar 24, 2011 3:38 pm

Ritinha, não a estava a conhecer por causa do primeiro nick que usou neste tópico, mas agora percebi de quem se trata. :)

Como sei que adoptou os seus gatinhos numa clínica veterinária da região, e independentemente de fazer as cirurgias no Hospital Animal do Sul, aproveitando a campanha, se está com dúvidas, por que não telefona para essa clínica e pede mais uma opinião? Estou certa de que terão muito gosto em aconselhá-la, para além de lhes poder dar novidades dos mafarricos (eu já o fiz, mas ouvir directamente dos donos é sempre outra coisa). :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
mjuig
Membro
Registado: quinta fev 15, 2007 9:55 pm

quinta mar 24, 2011 10:49 pm

Boa noite
Na minha opinião acho que devia operar os dois porque vão ficar mais calmos.
Eu operei a minha gata logo aos 6 meses e a operação não foi nada de mais porque hoje em dia já é uma coisa bem fácil e são raros os casos de complicações no pós operatório (claro que a escolha da clinica é muito importante para que o resultado seja o melhor possivel).
Posso dizer que no dia seguinte a operação ela já brincava, saltava para a cama, sofás, cadeiras etc já fazia a vida dela normal e passados 15 estava como nova.

Mas como as duas operações juntas são caras acho que operava primeiro o gato que fica em 60 (zona de Leiria) e depois a fêmea que ficou me em 120 euros em Leiria já com os pensos, comprimidos e pontos absorvidos (estes pontos não é preciso serem tirados passado 1semana porque o próprio organismo vai absorve-los).
mjuig
Membro

quinta mar 24, 2011 10:51 pm

Informe-se bem antes de operar porque existem clinicas que cobram pensos ou comprimidos a parte ou não tem um valor fixo da operação, conheço um caso da operação de um macho que segundo a clinica era 70 a 90 euros mas que só sabiam o preço após “abrir” o animal sendo que essa pessoa pagou no final 140 euros.

Há clinicas a ganhar muito com este tipo de coisas e depois as pessoas tem mesmo de pagar porque a operação já esta feita.
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
quinta mar 24, 2011 10:59 pm

mjuig Escreveu:Informe-se bem antes de operar porque existem clinicas que cobram pensos ou comprimidos a parte ou não tem um valor fixo da operação, conheço um caso da operação de um macho que segundo a clinica era 70 a 90 euros mas que só sabiam o preço após “abrir” o animal sendo que essa pessoa pagou no final 140 euros. .
Fala de animais com os testículos recolhidos, certo ? È que não é a mesma coisa que um com eles cá fora...

Informe-se também bem antes de dar opiniões definitivas.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
mjuig
Membro

quinta mar 24, 2011 11:28 pm

Não falo mesmo de um macho que tinha os testículos cá fora sendo que essa operação é muito simples. Foi uma simples operação e mais muitos extras caros ficando o total em 140 euros.

E ao contrário de muita gente eu não falo sem saber porque quando não o sei fico calada.
Responder

Voltar para “Gatos”