Dúvida: Operar Gata ou Gato?
Moderador: mcerqueira
É habitual os vets falarem em 8 meses para os machos, por causa do aparalho urinário.
Mas as fêmeas aos 6 meses (e alguns vets até falam em 5) já podem ser esterilizadas. E a esterilização deve acontecer antes do 1º cio, por forma a baixar a probabilidade de apareceimento de tumores mamários, nomeadamente.
Mas as fêmeas aos 6 meses (e alguns vets até falam em 5) já podem ser esterilizadas. E a esterilização deve acontecer antes do 1º cio, por forma a baixar a probabilidade de apareceimento de tumores mamários, nomeadamente.
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Citação: "Viver é a arte de sorrir quando a vida diz que não"</p>
<p>Teresa</p>
<p>Citação: "Viver é a arte de sorrir quando a vida diz que não"</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
- Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...
Pois infelizmente, já não é o 1º que oiço dizer isso...mas a questão é se os manter inteiros até lá a probabilidade de a gatinha ficar prenha é Enorme, e não me parece que o Vet ira ficar á disposição de tomar conta da ninhada que daí poderá advir... a decisão é suaritinhalopes Escreveu:Obirgada pelas vossas opiniões e experiências.
Já falei com o Veterionário e o mesmo mantém a opinião que a operação a ambos só deve ser feita com pelo menos 8 meses.
Eu fiquei preocupada, pois não quero que a gata tenha ninhada, mas o Vet. insistiu que recomenda a operação a partir de 8 meses, quando já tiveram totalmente formados e com peso ideal. Disse para ir mantendo a vigilância entre os gatos :S

<p>Se os humanos têm Alma,os animais também têm Alma. Se os humanos têm Livre Arbítrio, os animais também o têm. Se não podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benefício da dúvida! </p>
<p>Marc Bekoff</p>
<p>Marc Bekoff</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Mas é obrigatório que seja nesse vet? Eu não aceitaria essa fundamentação, pelo menos, para a fêmea. A esterilização antes do 1º cio praticamente garante que não haverá cancro de mama, a probabilidade de ocorrência é de apenas 0,4%. Depois do 1º cio, sobe para os 8º, e após o 2º, é igual à de uma fêmea inteira: 25%. O que é isso do "peso ideal"? significa que gatos pequeninos ou mesmo anões não podem ser esterilizados? Ou será que tem receio de não dar com o aparelho reprodutor da gata, deixando um ou ambos os ovários? Francamente, parece-me uma questão de opiniões... e eu ouviria outras.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta nov 04, 2010 1:22 pm
Não é obrigatório ser neste Vet, mas ele tem sido o Vet dos outros gatinhos dos meus familiares.
Ele disse que a gatinha tinha que pelo menos atingir 4 kilos. Ela tem 3 :S
Mas digam-me uma coisa, quando os gatos quiserem "nanorar", dá para eu perceber os sinais, certo?
Imaginem que vejo que a gata começa a entrar no cio, posso levá-la logo ao VET, ou será arriscado?! Desculpem a minha ignorância, mas nunca tive gatas e gatos em simultâneo.
Mas digam-me uma coisa, quando os gatos quiserem "nanorar", dá para eu perceber os sinais, certo?
Imaginem que vejo que a gata começa a entrar no cio, posso levá-la logo ao VET, ou será arriscado?! Desculpem a minha ignorância, mas nunca tive gatas e gatos em simultâneo.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
Disparate, a minha gata ainda nem sequer atingiu os 4 kg, sendo femea costumam ser mais pequenas que os machos, se estivesse à espera do peso idealritinhalopes Escreveu:Não é obrigatório ser neste Vet, mas ele tem sido o Vet dos outros gatinhos dos meus familiares.

Não facilite, tem dois animais inteiros em casa, vá a outro vet...
Sónia
Isso é um disparate! Várias das minhas gatas não pesam sequer 4 kgs e todas foram esterilizadas cedo, logo bem antes de chegarem ao seu peso actual.ritinhalopes Escreveu:Não é obrigatório ser neste Vet, mas ele tem sido o Vet dos outros gatinhos dos meus familiares.
Acho que a Molly nem 2 kgs tinha, é muito pequenina e vinha subnutrida. Quando recuperou um bocado esterilizei (já tinha 6 meses) e só depois de esterilizada ficou compostinha e bonita
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi
Em relação ao macho, acho que ser castrado com 7 ou 8 meses nao tem problema. Mas a fêmea é absurdo, deve ser castrada após os 6 meses antes do 1º cio (probabilidade de cancro mamário é 90% inferior á de uma gata nao esterilizada ou esterilizada após 1º cio). A minha Nina foi esterilizada com 6 anos e meio e pesa 3,6 kg....
Peso ideal é relativo...
Peso ideal é relativo...
<p><strong> "A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais são tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a União Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ração)</strong></p>
<strong>
<p class="title">Número Solidário Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (€ 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
<p><strong>Linha de apoio a União Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ração)</strong></p>
<strong>
<p class="title">Número Solidário Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (€ 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
-
- Membro Júnior
Boa tarde a todas(os)
Hoje contactei novamente o Vet a indicar que pretendia então fazer a cirurgia no fim do mês à gatinha primeiro e no mês seguinte ao gatinho. Ele continuou a dizer que devia esperar mais um mês, pois acha que a gata não tem ainda as condições necessárias para a cirurgia.
Eu já não estou a gostar e vou mesmo marcar com o Hopsital Animal do Sul. Alguém conhece este hospital? Sabem me dizer se é bom?Obrigada.
Hoje contactei novamente o Vet a indicar que pretendia então fazer a cirurgia no fim do mês à gatinha primeiro e no mês seguinte ao gatinho. Ele continuou a dizer que devia esperar mais um mês, pois acha que a gata não tem ainda as condições necessárias para a cirurgia.
Eu já não estou a gostar e vou mesmo marcar com o Hopsital Animal do Sul. Alguém conhece este hospital? Sabem me dizer se é bom?Obrigada.
-
- Membro Júnior
Boa tarde a todas(os)
Ritinhalopes, eu sou de Faro e a minha Tiki vai ao Hospital Animal do Sul, normalmente é consultada pela dr. Maria, mas também gostamos mto da Dra. Elsa, que é um amor de pessoa. Eles tem sido impecáveis e incansáveis tanto com a Tiki como com o Billy, qualquer dúvida basta ligarmos ou mandarmos e-mail que eles são prontíssimos na resposta!ritinhalopes Escreveu:Boa tarde a todas(os)
Eu já não estou a gostar e vou mesmo marcar com o Hospital Animal do Sul. Alguém conhece este hospital? Sabem me dizer se é bom?Obrigada.

Eles vão ter agora uma campanha de castração de 40€ pra machos e 80€ para fêmeas durante o mês de Abril e eu vou levar o Mimoso da minha avó para cortar os tintins

Aconselho vivamente! Já agora só por curiosidade a que veterinário é que costuma ir?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Ritinha, não a estava a conhecer por causa do primeiro nick que usou neste tópico, mas agora percebi de quem se trata.
Como sei que adoptou os seus gatinhos numa clínica veterinária da região, e independentemente de fazer as cirurgias no Hospital Animal do Sul, aproveitando a campanha, se está com dúvidas, por que não telefona para essa clínica e pede mais uma opinião? Estou certa de que terão muito gosto em aconselhá-la, para além de lhes poder dar novidades dos mafarricos (eu já o fiz, mas ouvir directamente dos donos é sempre outra coisa).

Como sei que adoptou os seus gatinhos numa clínica veterinária da região, e independentemente de fazer as cirurgias no Hospital Animal do Sul, aproveitando a campanha, se está com dúvidas, por que não telefona para essa clínica e pede mais uma opinião? Estou certa de que terão muito gosto em aconselhá-la, para além de lhes poder dar novidades dos mafarricos (eu já o fiz, mas ouvir directamente dos donos é sempre outra coisa).

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Boa noite
Na minha opinião acho que devia operar os dois porque vão ficar mais calmos.
Eu operei a minha gata logo aos 6 meses e a operação não foi nada de mais porque hoje em dia já é uma coisa bem fácil e são raros os casos de complicações no pós operatório (claro que a escolha da clinica é muito importante para que o resultado seja o melhor possivel).
Posso dizer que no dia seguinte a operação ela já brincava, saltava para a cama, sofás, cadeiras etc já fazia a vida dela normal e passados 15 estava como nova.
Mas como as duas operações juntas são caras acho que operava primeiro o gato que fica em 60 (zona de Leiria) e depois a fêmea que ficou me em 120 euros em Leiria já com os pensos, comprimidos e pontos absorvidos (estes pontos não é preciso serem tirados passado 1semana porque o próprio organismo vai absorve-los).
Na minha opinião acho que devia operar os dois porque vão ficar mais calmos.
Eu operei a minha gata logo aos 6 meses e a operação não foi nada de mais porque hoje em dia já é uma coisa bem fácil e são raros os casos de complicações no pós operatório (claro que a escolha da clinica é muito importante para que o resultado seja o melhor possivel).
Posso dizer que no dia seguinte a operação ela já brincava, saltava para a cama, sofás, cadeiras etc já fazia a vida dela normal e passados 15 estava como nova.
Mas como as duas operações juntas são caras acho que operava primeiro o gato que fica em 60 (zona de Leiria) e depois a fêmea que ficou me em 120 euros em Leiria já com os pensos, comprimidos e pontos absorvidos (estes pontos não é preciso serem tirados passado 1semana porque o próprio organismo vai absorve-los).
Informe-se bem antes de operar porque existem clinicas que cobram pensos ou comprimidos a parte ou não tem um valor fixo da operação, conheço um caso da operação de um macho que segundo a clinica era 70 a 90 euros mas que só sabiam o preço após “abrir” o animal sendo que essa pessoa pagou no final 140 euros.
Há clinicas a ganhar muito com este tipo de coisas e depois as pessoas tem mesmo de pagar porque a operação já esta feita.
Há clinicas a ganhar muito com este tipo de coisas e depois as pessoas tem mesmo de pagar porque a operação já esta feita.
Fala de animais com os testículos recolhidos, certo ? È que não é a mesma coisa que um com eles cá fora...mjuig Escreveu:Informe-se bem antes de operar porque existem clinicas que cobram pensos ou comprimidos a parte ou não tem um valor fixo da operação, conheço um caso da operação de um macho que segundo a clinica era 70 a 90 euros mas que só sabiam o preço após “abrir” o animal sendo que essa pessoa pagou no final 140 euros. .
Informe-se também bem antes de dar opiniões definitivas.
<strong>As verdadeiras conquistas, as únicas de que nunca nos arrependemos, são aquelas que fazemos contra a ignorância </strong>
Não falo mesmo de um macho que tinha os testículos cá fora sendo que essa operação é muito simples. Foi uma simples operação e mais muitos extras caros ficando o total em 140 euros.
E ao contrário de muita gente eu não falo sem saber porque quando não o sei fico calada.
E ao contrário de muita gente eu não falo sem saber porque quando não o sei fico calada.