O meu amarelinho morreu

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo mar 27, 2011 3:04 pm

Com a enorme quantidade de animais errantes e abandonados que há, o que podemos oferecer-lhes não é, muitas vezes, o ideal, mas o possível -- desde que esse possível respeite as condições mínimas de bem-estar animal, o que, pelo que o ChipMix descreveu, me pareceu ser o caso.

Vemo-nos muitas vezes em dilemas, como o que o paulograve descreveu ou até tão simples como: tiro a trela ao meu cão no jardim para ele poder correr? ou não tiro porque pode correr para a rua e ser atropelado?

É como em tudo na vida: a liberdade tem um preço, e a segurança também.

ChipMix, sinto muito pelo Amarelinho.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo mar 27, 2011 3:25 pm

Eu não defendo nenhuma posição radical... Não duvido que o gato estivesse bem alojado, mas um gato não é um cão. Cães não podem, legalmente, viver em liberdade, por exemplo. Quanto à esperteza, varia de animal para animal e também depende dos seus hábitos. Tanto vejo gatos como cães atropelados, tanto uns como outros atravessam estradas desvairados. Só que os cães não PODEM andar soltos. A única cadela que tive que sabia andar na rua e evitar os carros, "desaprendeu" após poucos anos de vida de casa e andar à trela.

Em última instância, a culpa é mesmo do jardineiro, que não tinha nada de abrir a porta ao bichano que, obviamente, não estava habituado a andar na rua. Eu também odeio ver cães acorrentados e aves engaioladas e não ando aí a soltá-los, bolas. O gatito provavelmente assustou-se... a liberdade não pode ser dada assim, tem de ser ensinada...
Última edição por Chamarrita em domingo mar 27, 2011 3:30 pm, editado 1 vez no total.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

domingo mar 27, 2011 3:33 pm

Chamarrita Escreveu: Quanto à esperteza, varia de animal para animal e também depende dos seus hábitos.
Verdade. Mas nunca vi gatos a atravessarem nas passadeiras e a olhar para ambos os lados antes de atravessar, e cães, já vi fazerem isso, inclusive errantes. Claro que já vi cães a atravessarem a estrada à doido, ainda no outro dia quase atropelava um, e sim também conheço um gato siamês que está sempre à beira da estrada nacional com o dono velhote e não vai para a estrada nem se assusta com o transito ( e diga-se que estão num passeio com meio metro) mas não é normal, são excepções...

O felino apesar de meigo tem mais genes selvagens que o cão.
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
paulograve
Membro Veterano
Pretita;
Chico;
Sushi

domingo mar 27, 2011 3:48 pm

Chamarrita Escreveu:a liberdade não pode ser dada assim, tem de ser ensinada...
Depende de onde se more, se morar numa rua movimentada as probabilidades de atropelamento são bem altas, e eu não colocaria a vida dos meus gatos em risco.

Como disse a Tassebem, Segurança tem um preço, a liberdade também.
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo mar 27, 2011 4:05 pm

paulograve Escreveu:[

O felino apesar de meigo tem mais genes selvagens que o cão.
Não é uma questão de genes, é uma questão de aptidão para a sobrevivência. Enquanto no cão estas capacidades são atrofiadas ou atenuadas pela domesticação, um gato tem os seus instintos ainda bastante despertos e não está tão adaptado à vida urbana; também tem uma "mente" muito diferente da do cão e basta ver que, quando um gato que não está habituado a sair de casa vai para a rua, entra em pânico e esconde-se no buraco mais próximo, enquanto os cães correm quilómetros.

Graças a esses instintos e ao seu "design", um gato safa-se muito melhor na natureza do que um cão. O cão está demasiado próximo do homem, chegando a aprender comportamentos como atravessar na passadeira e olhar para os dois lados da rua. O seu "território" é muito maior do que o de um gato. Não são comparáveis, nem é usual um gato comportar-se como um cão, nem um cão comportar-se como um gato.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano

domingo mar 27, 2011 4:36 pm

passemos às sempre agradáveis comparações com as pessoas :twisted:, especialmente com crianças 8) : uma criança que cresça num meio rural brinca com os vizinhos na rua, sobe às árvores, vai aos ninhos, suja-se de terra, leva ferroadas de abelhas... adapta-se a esse meio e aprende a viver nele, ora sendo ensinada, ora imitando os comportamentos dos seus semelhantes. Uma criança que vive numa cidade, e numa zona movimentada, que cresce no seio de uma família "normal", não vai para a rua brincar. Há muidos que passam tida a sua infância em condomínios fechados, onde há tudo, desde escola, médico, supermercado...

Sabem atravessar a estrada, ligar o microondas, brincam juntas na escola, mas ao fim do dia regressam às 4 paredes. Nas férias, quando vão passar 15 dias a casa dos avós, têm medo de tudo, não querem sujar-se, incomoda-as o silêncio, não conhecem as brincadeiras, e são alvo de riso quando aparecem com a sua btt e um equipamento que mais parece uma armadura...

Podia dar muitos outros exemplos, até aquele em que vamos daqui até Inglaterra e temos de conduzir com o volante do lado "errado", no lado errado da estrada, fazer as rotundas ao contrário... se ignoramos as regras, é provável que tenhamos um acidente.

Os animais são muito mais simples do que nós, e a sua essência é quase puramente biológica. Conseguem aprender um nº de regras bastante limitado, e dependem de nós para viverem em segurança.

Mas tratando-se de seres vivos, crianças, animais ou plantas, devemos proporcionar-lhes a melhor vida possível. E a melhor vida possível é algo muito relativo. Eu não seria capaz de viver em Lisboa, detesto cidades, mudei-me para o campo logo que pude. E enquanto vivi em apartamento - durante quase 40 anos - sempre me senti "prisioneira". Fui uma felizarda na infância, pois vivia numa rua quase sem movimento, podia brincar sem a vigilância de adultos (pelo menos que eu notasse :P), fui ensinada a não falar com estranhos, a não atravessar a estrada a correr...

Para mim, as cidades nem são boas para nós, quanto mais para os animais. Mas há pessoas que pensam de modo diferente, que adoram a vida urbana, que conseguem dormir apesar do som dos motores, das sirenes, apesar do betão, das filas, dos semáforos. e odeiam o campo, e sofrem de alergias...

Como disse, é tudo muito relativo. Quem gosta de animais, deseja para eles o que deseja para si. Há quem prefira a liberdade, há quem prefira a segurança.

O jardinéiro é que não tinha nada que abrir a porta, pronto.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
paulograve
Membro Veterano
Pretita;
Chico;
Sushi

domingo mar 27, 2011 5:01 pm

Chamarrita, concordo inteiramente consigo.

Quem gosta de animais deseja para eles o que deseja para si. Eu desejo viver numa herdade :D , no entanto vivo num T2 no 3º andar... nem sempre é possível ter as condições ideais, mas pelo menos esforçar-mo-nos por dar-lhes as melhores possíveis!
<strong>
</strong>
tlopes

terça mar 29, 2011 11:29 am

O tópico foi editado. Insinuações e provocações não são permitidas. Por favor debatam assuntos mantendo respeito.

Melhores cumprimentos,
sandralagos
Membro Júnior
Registado: quinta mar 24, 2011 4:44 pm

terça mar 29, 2011 2:28 pm

ola chipmix,
lamento muito o sua perda, não têm culpa nenhuma no que aconteceu ,o que é de lamentar é que há pessoas sempre prontas para atacar as outras e culpabiliza- las ,enfim é a sociedade que vivemos .

muito obrigada pela ajuda sobre a minha gata :D
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

terça mar 29, 2011 2:35 pm

Lamento o sucedido.
ChipMix
Membro
Registado: domingo jan 09, 2011 12:47 am

quarta mar 30, 2011 11:27 am

Muito obrigado a todos pelo apoio, esta semana tem sido complicada porque mesmo agora que o amarelinho não esta junto a mim eu quase sempre que chego da faculdade vou a esse meu "abrigo" na esperança de o encontrar e quando la chego vem-me á ideia o sucedido e fico de de novo de rastos, quanto ao jardineiro já prescindi dos serviços deste senhor e neste momento já tenho outro, espero que este não tenha as mesmas ideias do anterior...
Responder

Voltar para “Gatos”