Castraçao-uso do colar

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
jcpolx
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: quinta jan 06, 2011 10:06 pm

quarta mar 30, 2011 7:54 am

bom dia a todos.
o meu gato foi castrado ontem e a conselho do vet tem de usar o colar 5 dias.

mas está sempre a tirá-lo fora... :evil:

como foi o vosso caso?
obg
Garfield2010
Membro Veterano
Mensagens: 2470
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quarta mar 30, 2011 8:13 am

O meu gato não usou colar. Apenas a fêmea. No entanto, eu utilizei uma coleira elástica, ajustável, com mola para fechar, para prender o colar. Actualmente tenho um gato de colar há cerca de 3 semanas e o método é o mesmo.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
jcpolx
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: quinta jan 06, 2011 10:06 pm

quarta mar 30, 2011 8:16 am

Garfield2010 Escreveu:O meu gato não usou colar. Apenas a fêmea. No entanto, eu utilizei uma coleira elástica, ajustável, com mola para fechar, para prender o colar. Actualmente tenho um gato de colar há cerca de 3 semanas e o método é o mesmo.
o seu gato nao coçou a ferida?
99smiles
Membro Veterano
Mensagens: 1117
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta mar 30, 2011 8:53 am

O meu usou o colar, o vet mandou colocar, como tal andou com ele uma semana. Para não o tirar, o colar era apertado com uma coleira a medida do pescocito dele, se ele consegue tirar o colar é porque a coleira está muito folgada :wink:
Garfield2010
Membro Veterano
Mensagens: 2470
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quarta mar 30, 2011 10:43 am

jcpolx Escreveu:
Garfield2010 Escreveu:O meu gato não usou colar. Apenas a fêmea. No entanto, eu utilizei uma coleira elástica, ajustável, com mola para fechar, para prender o colar. Actualmente tenho um gato de colar há cerca de 3 semanas e o método é o mesmo.
o seu gato nao coçou a ferida?
Não, não tive qualquer problema.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
catarinamar
Membro
Mensagens: 150
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

quarta mar 30, 2011 11:06 am

Olá!!!
O meu gatinho quando o encontrei vinha com um abecesso na cauda ... conclusão: teveb de se tirar um bocadinho da cauda e teve de usar o colar/funil durante imenso tempo ... tadinho!!
O Vet ensinou me a por o colar: aperta-se o colar o mais possivel e se der para o meu dedo entrar é o ideal ...!!! Aliás eu apertava com ajuda e deixava sempre o meu dedito lá ... para saber q havia folga..!!!

Eu sempre tive medo de estrangula lo ou qq coisa assim ... mas o meu Vet é super rigoroso nisso e dizia que tinha d se apertar bastante e para nunca tirar ... claro que ás vezes tirava e deixava o comer e beber à vontade sempre controlado por mim ...

Espero ter ajudado ... seja firme e nada de "mariquices" é para apertar é para apertar :D !!!
fbspinto
Mensagens: 5
Registado: quarta fev 03, 2010 12:32 pm
Localização: Syrah

quarta mar 30, 2011 11:08 am

A minha gata foi esterilizada na segunda e aconteceu o memso...não ficou c o colar nem 5 minutos...tivemos que colocar uma fita ajustada ao colar p ela não o tirar, foi o q resultou....pelo menos até hj...já deu um jeito de tirar o colar de novo.....p além de ajustar, é vigiar tb rs
Lu74
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sexta dez 03, 2010 10:55 pm
Localização: Lestat - o gato Chartreux

sexta abr 01, 2011 11:10 pm

Quando o meu gato foi castrado veio para casa com o colar, a conselho da veterinária porque ele estava obcecado em lamber a sutura. Ela disse para tentar que ele usasse durante uns 3 ou 4 dias. Era isso ou vigiá-lo o tempo todo sem colar... impossível mesmo comigo em casa, porque tirei uma semana de férias para fazer de enfermeira, poder observá-lo e dar-lhe mais miminhos. ;)

Quando chegou a casa andava um bocado desorientado, de marcha atrás heheh e a bater contra tudo e ainda teve uma fúria em que o tentou tirar mas sem sucesso. Mas passado uma hora mais ou menos adaptou-se bem e no dia seguinte já corria de colar e tudo.

Todos os dias me certificava que o colar estava bem apertado, sem o esganar claro, mas de forma a que o gato não o conseguisse tirar. E correu bem, tolerou o colar muito melhor do que eu esperava e aguentou-se os 4 dias com ele. Claro que ficou mais feliz quando se viu livre dele. :)

Só depois é que descobri estes colares alternativos e que aparentam ser muito mais cómodos e menos traumáticos para os nossos pets. Fica aqui o link.

http://www.comfycollars.co.uk/

Em meados de Junho vou ter uma fêmea cá em casa (nasceu há 15 dias!!) e estou a pensar encomendar um destes Comfy Collars (falta certificar-me que exportam para Portugal mas julgo que também vendem através da Amazon) para depois colocar na gatinha quando for esterilizada. E a melhor parte é que é reutilizável, guarda-se e serve para outros gatos ou outras eventualidades.

Já não fui a tempo para o Lestat mas com certeza a Morgana vai agradecer. :mrgreen:
Lu
MissDays
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: domingo mar 08, 2009 2:40 pm
Localização: Gato amarelo e gordinho x3

sábado abr 02, 2011 12:03 am

Infelizmente não serei de grande ajuda, no meu caso o meu gato não necessitou de colar, mas penso que isso possa estar relacionado com o tipo de cirurgia; digo isto porque li aqui que alguns gatos levaram sutura, no caso do meu a incisão foi bastante pequena e ele não levou pontos. Também fiquei alarmada porque ele lambia bastante mais do que o normal, mas falei com a veterinária que me disse que só necessitaria de colar caso começasse a haver infecção (zona muito vermelha com cheiro). Mas disseram-me para substituir a areia da caixinha por papel e desinfectar com Betadine (o que não serviu de nada porque ele ia lamber logo de seguida xD).

Correu tudo bem com ele, não quer dizer que seja assim com todos mas com a grande maioria é; se o seu gato não levou pontos, se não tem uma incisão muito dimensionada e a ferida parece bonitinha, provavelmente se lamber um pouco nos períodos em que o apanha sem colar não vai criar nenhuma situação problemática ;) De qualquer maneira, siga as digas que os foristas já postaram e espere por mais algumas =) De certeza que algumas delas irão ajudar ;)
jcpolx
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: quinta jan 06, 2011 10:06 pm

sábado abr 02, 2011 8:38 am

obrigado a todos.
no 1º dia tirou o colar e decidi tirar um dia para ficar com ele...depois adaptou-se bem.

vamos tirar o colar amanha.:)
Lu74
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sexta dez 03, 2010 10:55 pm
Localização: Lestat - o gato Chartreux

sábado abr 02, 2011 9:50 am

Que bom que tudo correu bem. :D
Lu
marianovo
Membro
Mensagens: 192
Registado: sábado jan 22, 2011 10:47 pm

sábado abr 02, 2011 10:21 pm

o meu tambem arranjou maneira de o tirar passado nem uma hora apos chegar a casa... voltei a meter e fez a mesma coisa passado um bocado.
o que fiz foi apertar aquilo com uma especie de coleira, apertei o mais que deu dando dois dedos de folga!
E resultou, e habituou-se mto bem aquilo no dia seguinte ja corria tudo!
é claro que ir a tigela comer ou beber é mais complicado!
No primeiro dia custou-me imenso ver ele andar de marcha atraz, querer ir comer e ver-se lixado pra tirar as medidas de distancia!
Mas eles habituam-se bem melhor que nos as situaçoes!
de vez enquando la tentava prender o funil nas nossas pernas, ou na parte de baixo da cadeira pra se ver livre dele, mas ao lhe dei treguas!
E teve 8dias com o funil, mas nao teve pontos.
espero que tudo corra bem com o seu miau
kelinhapbl
Membro Veterano
Mensagens: 846
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Localização: Londres, UK

segunda abr 04, 2011 2:48 pm

O meu Billy não teve de usar colar... O corte foi tão pequeno que não necessitou levar pontos. Só tinha de desinfectar 3x por dia e não o deixar lamber muito... Como calhou numa sexta, passei o fim de semana com ele debaixo de olho e não tive qualquer problema :)
Responder

Voltar para “Gatos”