Corta-unhas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

quarta mar 30, 2011 2:26 pm

<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
Lirium
Membro
Registado: terça jan 04, 2011 11:04 pm

quarta mar 30, 2011 2:28 pm

Pode usar perfeitamente um corta-unhas humano, faz o mesmo que os outros. Tem apenas que ter em atenção para não cortar demasiado a unha (o sabugo - ocorrerá sangramento se for cortado) e induzir em dor o gatinho.

Eu corto apenas a ponta da unha, já é o suficiente para ele não ficar com elas demasiado grandes nem magoar quando brincamos com ele.

Imagem
Lek21
Membro Veterano
Registado: sábado jan 30, 2010 1:25 am

quarta mar 30, 2011 6:32 pm

Bom site! Exemplifica muito bem :wink:
<strong>"Os animais s&atilde;o amigos t&atilde;o agrad&aacute;veis: n&atilde;o fazem perguntas, n&atilde;o criticam." George Eliot
</strong><strong>"Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem &eacute; a &uacute;nica criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes s&atilde;o divertidas por si." James Froude</strong>
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

quarta mar 30, 2011 7:18 pm

Lek21 Escreveu:
Bom site! Exemplifica muito bem :wink:
Sinceramente acho que uma imagem vale mais que mil palavras e a meu ver a que está acima explica melhor. Deve-se cortar a meio entre a ponta da unha e o sabugo, nunca rente ao sabugo como muitos fazem...
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

quarta mar 30, 2011 8:45 pm

luisfdgon Escreveu: Nós preferimos a tesoura :) A vet tb explicou e semanalmente a menina vai à manicure! :lol:

Como habituamos desde pekenina ela nem reclama nem nada, é uma paz (já limpar ouvidos não falamos do mm...)[/quote]

Para limpar os ouvidos ponho o gatucho em cima de uma mesa, embrulho-o num pano, só com a cabecita de fora como se fosse um bébé, zás.... :lol: meto o otoclean nos ouviditos e limpo o excesso , se arranhar arranha apenas o panito, as minhas mãos safam-se.

Já teve ácaros nos ouvidos e com um tratamento que dura 21 dias a fazer de 12 em 12 horas, tive que me desenrascar :roll:

Quanto ao tema do tópico, uso o alicate e acho bastante prático.
"Procuro dono de ra&ccedil;a, porque dono vira-lata eu j&aacute; tive!"&nbsp; - Campanha de adop&ccedil;&atilde;o no Brasil
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

quinta mar 31, 2011 8:42 am

Lukilu Escreveu: Para limpar os ouvidos ponho o gatucho em cima de uma mesa, embrulho-o num pano, só com a cabecita de fora como se fosse um bébé, zás.... :lol: meto o otoclean nos ouviditos e limpo o excesso , se arranhar arranha apenas o panito, as minhas mãos safam-se.

Já teve ácaros nos ouvidos e com um tratamento que dura 21 dias a fazer de 12 em 12 horas, tive que me desenrascar :roll:

Quanto ao tema do tópico, uso o alicate e acho bastante prático.
Obrigada Lukilu :) Ela arranhar nem arranha, mas fica amuada e leva ali umas horas a olhar para mim de lado :twisted:

Imagino a tortura de limpar ouvidos de 12 em 12h... A vet disse que o ideal era uma vez por semana, por aqui andamos numa vez por mês :roll:
Lek21
Membro Veterano

quinta mar 31, 2011 11:50 am

Ainda bem que falam nisso! Não costumo limpar os ouvidos do Teco apesar de já ouvir uns zumzuns mas nunca me questionei se se devia limpar frequentemente, ou se se limpavam apenas em caso de fungos ou algo semelhante. E para além disso o vet do teco nunca me tocou no assunto. Usa-se um produto? Como se limpa? Convém limpar regularmente? :|
<strong>"Os animais s&atilde;o amigos t&atilde;o agrad&aacute;veis: n&atilde;o fazem perguntas, n&atilde;o criticam." George Eliot
</strong><strong>"Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem &eacute; a &uacute;nica criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes s&atilde;o divertidas por si." James Froude</strong>
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

sábado abr 02, 2011 3:58 pm

paulograve Escreveu:Sinceramente acho que uma imagem vale mais que mil palavras e a meu ver a que está acima explica melhor. Deve-se cortar a meio entre a ponta da unha e o sabugo, nunca rente ao sabugo como muitos fazem...
Já vi vídeos a mostrar como cortar as unhas, alguns supostamente por veterinários, e cortavam Muito rente :o pouco devia faltar para chegar ao sabugo. Tanto tambem nunca cortei. Basicamente corto a parte fina para ela não ficar presa à roupa, cortinados, tecidos em geral e desmanchar tudo.
Lu74
Membro Júnior
Registado: sexta dez 03, 2010 10:55 pm

sábado abr 02, 2011 5:55 pm

Eu uso um corta-unhas para gatos tipo tesoura e tenho-me dado sempre bem com ele. Desde que o gatinho veio cá para casa que sou eu que lhe aparo as garras, todas as semanas corto as pontinhas, habituou-se desde pequeno e é num instante.

Todos os fins de semana, normalmente ao sábado há o ritual do grooming completo. Pego no Lestat, limpo os olhos com soro fisiológico, aparo as garras, escovo o pêlo para estar sempre impecável e brilhante e também lhe limpo os ouvidos com OtoClean. É inspecção e serviço completos. ;)

Como se porta sempre bem e sem reclamar, no fim ofereço-lhe uns biscoitos como recompensa!
Lu
Lek21
Membro Veterano

sábado abr 02, 2011 6:21 pm

Lu74 Escreveu:Pego no Lestat, limpo os olhos com soro fisiológico, aparo as garras, escovo o pêlo para estar sempre impecável e brilhante e também lhe limpo os ouvidos com OtoClean. É inspecção e serviço completos. ;)
Quanto à limpeza dos ouvidos como é a aplicação do OtoClean? É só pôr nos ouvidinhos e pronto?
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

sábado abr 02, 2011 7:56 pm

O Otoclean é um líquido bastante gorduroso que vem em doses individuais. Uso uma para os cães, mas para o gato só uso meia pipeta para os 2 ouvidos e guardo o resto bem tapado para uma 2ª vez (para o gato). Há outras marcas boas, mas esta tem a vantagem de ser em pipetas individuais.

Basta deixar cair o conteúdo da pipeta, o líquido escorrega bem para dentro do ouvido, massajar um pouco (ouve-se mesmo o barulhinho tipo chapinhar) e depois o animal ao sacudir-se faz com que a sujidade venha para a parte de fora da orelhita. É só passar um lenço de papel para tirar o excesso de líquido e a sujidade que sair, e mais nada. Nada de cotonetes!!

Limpo de 2 em 2 semanas (no cão limpo semanalmente).
Só quando teve os ácaros é que era de 12 em 12 horas :roll:

Espero ter ajudado :wink:
"Procuro dono de ra&ccedil;a, porque dono vira-lata eu j&aacute; tive!"&nbsp; - Campanha de adop&ccedil;&atilde;o no Brasil
Lu74
Membro Júnior

sábado abr 02, 2011 8:24 pm

Faço minhas as palavras de Lukilu. Aplico o Otoclean da mesma forma. :)
Uso esta marca porque o vet disse que o produto era bastante bom e tinha a vantagem de vir em doses individuais. Confesso que não conheço outras marcas, tenho usado sempre esta.

O vet do Lestat fez a primeira vez lá no hospital para eu aprender. Segura-se a cabeça do gato na vertical para as orelhas ficarem direitas e a apontar para cima para se certificar que as gotas entram (senão eles sacodem antes de massagar e estragam tudo). Também uso as embalagens individuais (mono-doses) e também me disseram que posso re-utilizar o resto da próxima vez que não há problema, porque não se gasta uma dose numa só limpeza. Depois do líquido estar no ouvidinho é massagar e tem que se ouvir o splosh splosh senão é sinal que não se pôs suficiente (dica do vet). A seguir limpo com um lenço de papel e vem a sujidade agarrada, algum bocado de cera eventualmente. Como faço todas as semanas acaba por não se formar muita sujidade, as orelhas dele andam sempre limpinhas.

Mas de 15 em 15 dias também serve perfeitamente. :)

P.S. o soro fisiológico que uso para limpar os olhinhos dele também compro em doses individuais. Ele até não é de ficar nada rameloso mas de vez em quando gosto de limpar senão o pêlo junto ao canto interior do olho começa a ficar mais escuro devido ao lacrimejar e não gosto de ver.
Lu
Lek21
Membro Veterano

domingo abr 03, 2011 12:39 pm

Muito esclarecida! :) Vou investigar. :lol: É que na loja de animais da minha cidade nao encontrei em pipetas daquelas como vi na net da otoclean. Apenas encontrei estes:

:arrow: http://www.aquapicanco.com/shop/product ... s_id=14094

:arrow: http://www.aquapicanco.com/shop/product ... s_id=16699

Desta última marca tambem havia limpa lágrimas...

OtoClean há em farmácias? (desculpem se a pergunta for ridicula :|)
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

domingo abr 03, 2011 12:51 pm

Lek21 Escreveu:Ainda bem que falam nisso! Não costumo limpar os ouvidos do Teco apesar de já ouvir uns zumzuns mas nunca me questionei se se devia limpar frequentemente, ou se se limpavam apenas em caso de fungos ou algo semelhante. E para além disso o vet do teco nunca me tocou no assunto. Usa-se um produto? Como se limpa? Convém limpar regularmente? :|
Deita-se umas 2, 3 gotas de otoclean e dp com uma gase limpa-se de dentro para fora, sem ir muito dentro dos ouvidos (mais ou menos como as pessoas).

Se for sem otoclean (por exemplo com os toalhetes) ela nem se chateia muito, agora assim que sente as gotas, fica logo "de trombas" loool
Lu74
Membro Júnior

segunda abr 04, 2011 3:45 pm

Lek21 Escreveu:OtoClean há em farmácias? (desculpem se a pergunta for ridicula :|)
Por acaso não faço ideia... compro sempre no Hospital Veterinário onde levo o meu gato.

E não é uma pergunta ridícula, há muitos produtos veterinários que também se vendem na farmácia como os desparasitantes por exemplo.
Lu
Responder

Voltar para “Gatos”