Gatas Grávidas&Higiene
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm
Okay, eu vou ser torturada por estas perguntas mas não encontro uma resposta esclarecedora.
As gatas enquanto grávidas podem ser desparasitas interna/externamente sem riscos para elas ou para os bebés?
E quanto ao banho?
É que li algures que deviamos evitar que gatas grávidas molhassem o pelo, mas tambem já li que se podia dar banho até a penultima semana (mas eu não sei de quanto tempo está). Quanto a desparasitação já me disseram que não, já li que sim mas numa altura especifica da gravidez, enfim.
Agradecia respostas.
As gatas enquanto grávidas podem ser desparasitas interna/externamente sem riscos para elas ou para os bebés?
E quanto ao banho?
É que li algures que deviamos evitar que gatas grávidas molhassem o pelo, mas tambem já li que se podia dar banho até a penultima semana (mas eu não sei de quanto tempo está). Quanto a desparasitação já me disseram que não, já li que sim mas numa altura especifica da gravidez, enfim.
Agradecia respostas.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
A desparasitação não é mesmo aconselhada e vacinação devem ser realizadas antes da gata engravidar porque não devem mesmo ocorrer enquanto a gata está grávida.
Em relação ao banho... nunca pus essa questão. Mas para quê estar a causar stresse no animal caso ele não goste de banho? Uns dodots devem fazer o efeito
Em relação ao banho... nunca pus essa questão. Mas para quê estar a causar stresse no animal caso ele não goste de banho? Uns dodots devem fazer o efeito

-
- Membro Veterano
É melhor explicar-me melhor, a gata está na rua e eu quero ficar com ela e com um dos bebés pelo menos.
E queria pelo menos desparasita-la para não estar depois a passar parasitas aos bebés, ou pelo menos, se não puder desparasita-la pelo menos dar lhe um banho para tentar tirar parasitas externos e deixa-la mais limpinha até porque o pelo dela é mais comprido que o normal.
Obrigada pela resposta.
E queria pelo menos desparasita-la para não estar depois a passar parasitas aos bebés, ou pelo menos, se não puder desparasita-la pelo menos dar lhe um banho para tentar tirar parasitas externos e deixa-la mais limpinha até porque o pelo dela é mais comprido que o normal.
Obrigada pela resposta.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Sendo animal de rua vai ser difícil habituá-la a banho...
1 pergunta... O que vai fazer aos restantes gatinhos da ninhada?
1 pergunta... O que vai fazer aos restantes gatinhos da ninhada?
<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>
-
- Membro Veterano
Vou tentar arranjar-lhes donos, enquanto não forem dados ficam cá, não vão para rua/canil.
A hipotese de esterilização foi logo ponderada, mas não vai para a frente, portanto agradeço que não se crie discussões a volta disso.
Pois, eu tenho essa noção e sei que vou acabar com os braços num estado maravilhoso mas se isso for a unica opção para os parasitas e assim, lá terá que ser.
A hipotese de esterilização foi logo ponderada, mas não vai para a frente, portanto agradeço que não se crie discussões a volta disso.
Pois, eu tenho essa noção e sei que vou acabar com os braços num estado maravilhoso mas se isso for a unica opção para os parasitas e assim, lá terá que ser.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
E daí talvez não, o meu Oscar adora ser molhado. Quanto às restantes questões, aconselhava a consultar um veterinário, nem que seja por telefone.
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
Pois a unica gata que tive antes depois do 3º-4º banho já ficava deitadinha na água toda relaxada.Garfield2010 Escreveu:E daí talvez não, o meu Oscar adora ser molhado. Quanto às restantes questões, aconselhava a consultar um veterinário, nem que seja por telefone.
EDIT: o Oscar com que idade foi para si e começou os banhos?
-
- Membro Veterano
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
O Oscar é o Salvador da Animais de Rua, deve ter uns 2 anos, está comigo há cerca de 1 mês e nunca lhe dei banho própriamente dito, por causa das suas características especiais e por não considerar necessário. Mas usei champô seco quando chegou (como fiz com todos os meus gatos à chegada, este foi o único que gostouFeelingNerD Escreveu:Pois a unica gata que tive antes depois do 3º-4º banho já ficava deitadinha na água toda relaxada.Garfield2010 Escreveu:E daí talvez não, o meu Oscar adora ser molhado. Quanto às restantes questões, aconselhava a consultar um veterinário, nem que seja por telefone.
EDIT: o Oscar com que idade foi para si e começou os banhos?

<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
Garfield2010 Escreveu: Em vez de dar um banho na banheira, talvez possa optar por esta solução do banho seco ou dos toalhetes. É mais demorada mas menos stressante e agressiva, principalmente com uma gata grávida. E eles ficam limpos na mesma... é só uma sugestão...
Eu associei o nome, mas tambem se é mimado como diz é normal que aceite bem essas coisas.

Provavelmente, se vir que posso desparasitar vou optar por toalhetes (nem sabia que havia próprios para gatos) ou banho seco.
Talvez amanhã de manhã passe por um vet, visto que devo ir apanha-la hoje ao fim da tarde (e depois virei para aqui dar uma de mamã babada com fotos da sua gatinha).
-
- Membro Veterano
Não, não é normal O Oscar é um gato muito traumatizado e que não gosta de ser mexido, principalmente quando chegou. Por isso, foi uma surpresa quando reparei que aceitava bem o facto de ser molhadoFeelingNerD Escreveu:Garfield2010 Escreveu: Em vez de dar um banho na banheira, talvez possa optar por esta solução do banho seco ou dos toalhetes. É mais demorada mas menos stressante e agressiva, principalmente com uma gata grávida. E eles ficam limpos na mesma... é só uma sugestão...
Eu associei o nome, mas tambem se é mimado como diz é normal que aceite bem essas coisas.![]()
Provavelmente, se vir que posso desparasitar vou optar por toalhetes (nem sabia que havia próprios para gatos) ou banho seco.
Talvez amanhã de manhã passe por um vet, visto que devo ir apanha-la hoje ao fim da tarde (e depois virei para aqui dar uma de mamã babada com fotos da sua gatinha).

Os toalhetes que utilizo são para bebé não são específicos para gato....
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
Garfield2010 Escreveu: Não, não é normal O Oscar é um gato muito traumatizado e que não gosta de ser mexido, principalmente quando chegou. Por isso, foi uma surpresa quando reparei que aceitava bem o facto de ser molhado.
Os toalhetes que utilizo são para bebé não são específicos para gato....
No seu caso não tem que se preocupar com isso porque ele não lambe, mas neste caso visto que se pode lamber não fará mal?
-
- Membro Veterano
Não lambe agora, nunca criou problemas com os meus gatos, e tenho gatos há muitos anos já, nem com os meus filhos que chegaram a morder alguns
Além disso, limpo todos os meus gatos, quando é necessário, com toalhetes para bebé ou champô seco, por isso, caso causasse problemas, já teria reparado... Banhos completos, sinceramente, só em último caso, caso contrário, não se justificam. Não me lembro de alguma vez ter dado um banho de banheira a um gato, à excepção do meu primeiro mas aí não existiam nem toalhetes nem chanmpô seco, logo

<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
FeelingNerd, eu lavaria só a gata com uma toalhinha de pano molhada em água morna e depois bem torcida, para retirar alguma sujidade que tenha. Depois secava-a bem com uma toalha seca -- tudo isto em ambiente resguardado, para ela não se constipar. O resto da higiene, ela depois vai-se encarregando disso.
Quanto aos parasitas externos e internos, deve realmente levá-la ao vet e ele dir-lhe-á o que se deve fazer. Se ela tiver pulgas, para já, tire as que puder à maneira antiga.
Quanto aos parasitas externos e internos, deve realmente levá-la ao vet e ele dir-lhe-á o que se deve fazer. Se ela tiver pulgas, para já, tire as que puder à maneira antiga.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Pois não sei quais são os benefícios/risco de desparasitar. Acho que devia mesmo passar no vet habitual e perguntar o que será menos mau.
Se a gatinha é de rua talvez um banho para primeira experiência de casa seja meio traumático... melhor fazer com toalhetes ou champoo seco.
Conte como foi e estou ansiosa pa ver as fotos da sortuda
Se a gatinha é de rua talvez um banho para primeira experiência de casa seja meio traumático... melhor fazer com toalhetes ou champoo seco.
Conte como foi e estou ansiosa pa ver as fotos da sortuda